ASSUNTO

Manual do projeto E-Commerce da Nissan, contendo os passos de configuração e as funcionalidades no Linx DMS.

Produto

LinxDMS

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LinxDMSIntegrador

Data

 

Autor

Distribuição Linx DMS
[email protected]

Área

P&D DMS


FINALIDADE

Este documento tem a finalidade de detalhar a configuração e a operação do projeto E-Commerce da Nissan no Linx DMS.

ABRANGÊNCIA

Este documento destina-se a todas as concessionárias da marca Nissan.

APLICAÇÃO

O projeto E-Commerce Nissan trata-se de um processo de troca de informações entre a Rede de Concessionárias com  o Data Lake Nissan.

Esta troca de informações contemplam os dados dos veículos novos disponíveis no estoque da concessionária que serão apresentados no portal do E-Commerce Nissan.  

Através do Portal, o cliente final Nissan poderá:

  • Selecionar um veículo  que estará disponível  a partir do envio do Estoque das concessionárias.
  • Realizar  o seu cadastro, solicitar a reserva do veículo atrelado a um pagamento de sinal.
  • Acompanhar o Status do seu pedido.

Os dados as reservas são integrados no Linx DMS, cadastrando o cliente e gerando uma negociação para o veículo e um adiantamento de cliente com o valor da reserva.

A partir do recebimento destas informações no Linx DMS, toda comunicação do Status do pedido criado, também será comunicado via integração para a Montadora.


Para Clientes que utilizam o CRM Linx:

Após a confirmação do veículo selecionado no portal na Nissan pelo cliente, a Nissan gera um lead para a concessionária que será enviado através do Nissan DI na interface Hot Leads.

O contato do Hot Lead nunca será o mesmo contato gerado quando houver uma reserva do veículo. Contatos gerados pelo Hot Lead são um alerta para a concessionária entrar em contato com  o cliente que nem sempre vai reservar o veículo.

Portanto, considerar os passos descritos abaixo para tratar as reservas realizadas. E caso de dúvidas na forma como tratar os Hot leads, pode ser observado o manual do processo  Projeto NDI- Nissan Dealer Integration.


Importante: Para a devida criação dos títulos de adiantamento no Linx DMS  para os clientes que realizaram o pagamento do Sinal  no portal Nissan, é fundamental que exista a referência cruzada gerada  para as origens e bancos informados nos parâmetros, conforme detalhamento passado abaixo.



A seguir , o detalhamento do processo.


  Configuração no Linx DMS

A seguir são descritos os pontos de configuração do sistema para a utilização do processo.


Parâmetros do Fábrica

Menu: Fabrica > Nissan > Parâmetros

Acessar a aba E-Commerce e preencher os campos solicitados para cada aba.

Aba Estoque- Informações referentes ao envio do  Estoque da concessionária.

      Figura :  Manutenção de Parâmetros Nissan - E-commerce


Campos:

  • Utiliza E-Commerce: Marcar este campo em todas as revendas que devem comunicar com a Nissan.
  • Envia Preço Definido pela Concessionária: Campo indica se a integração envia o Preço E-Commerce definido pela concessionária. Se estiver desmarcado, será enviado o valor da Ficha Gama do veículo.
  • % Mínimo da Ficha Gama para o Preço E-Commerce: Informar o percentual mínimo para o Preço E-Commerce em relação a Ficha Gama do veículo.
  • Envia Estoque em Trânsito Montadora ao Receber a Nota Fiscal no Nissan DI: Marcar este campo se deseja que os veículos que foram incluídos no estoque  com TM-transito Montadora, sejam enviados a Nissan assim que forem integrados.

Dica : o parâmetro ficando desmarcado, não haverá o envio da movimentação do veículo imediatamente a sua integração,  somente na próxima Carga Full, portanto, será possível editar o cadastro do veículo  e indicar o parâmetro "Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan: Indica se este veículo será enviado para o portal do E-Commerce Nissan".


  • Enviar Veículos em Estoque: Ao clicar no botão será apresentado a seguinte pergunta:

  Ao confirmar, todos os veículos em estoque são atualizados como "Veículo Disponível para venda no portal E-Commerce". Os registros atualizados são enviados pelo Linx DMS Integrador.


Aba Reserva -Informações referentes ao recebimento das reservas e adiantamento dos clientes.


Figura: Parâmetros do Fabrica E-commerce

Campos:

  • Vendedor do Atendimento de veículo do E-Commerce:
    • Vendedor da vez: Preencher este campo para direcionar os contatos das Reservas para o vendedor da Vez
    • Distribuição de Contatos: Preencher este campo para direcionar os contatos das Reservas para fila da Distribuição de contatos.
  • Vendedor Padrão para Encaminhamento: Opção disponível para preenchimento se a opção Distribuição de contatos for preenchida. Os contatos serão enviados para o usuário indicado;
  • Usuário Gerente: Informar o usuário do gerente para recebimento das mensagens/e-mail  referentes aos contatos de reservas recebidos;
  • Valor de Sinal (Adiantamento)
    • Condição Pagamento: Informar a condição de pagamento para criação do adiantamento (sinal) recebido com as reservas;
    • Departamento: Informar o departamento para criação do adiantamento (sinal) recebido com as reservas;
    • Origem do Pagamento: Informar a Origem do pagamento para criação do adiantamento (sinal) recebido com as reservas;
  • Cartão de Crédito (título pagamento)
    • Origem do pagamento: Informar a Origem do pagamento para criação do título do pagamento (sinal) recebido com as reservas;
    • Banco: Informar o banco do pagamento para a criação do título do pagamento (sinal) recebido comas reservas;
  • Pix (título pagamento)
    • Origem do pagamento: Informar a Origem do pagamento para criação do título do pagamento (sinal) recebido com as reservas;
    • Banco: Informar o banco do pagamento para a criação do título do pagamento (sinal) recebido comas reservas;

Quando a Reserva é recebida no Linx DMS, ela virá com a informação de como o cliente final pagou pelo valor do Sinal, podendo ser via Cartão de crédito das Bandeiras Master ou Visa, ou não vir informada a qual bandeira pertence. Ou poderá ser via Pix.

Na integração com o Linx DMS, sempre será gerado o Adiantamento ao cliente e os títulos do Pagamento. Quando informado os campos da Origem e Banco no Fabrica, será respeitada estas informações portanto, para reservas realizadas via Cartão de crédito, independente da Bandeira, serão gerados os títulos com essa origem e esse banco. O mesmo para o PIX.

Para concessionárias que desejam uma separação da Origem para cartões  de crédito por Bandeira, podem deixar o parâmetro Cartão de Crédito no fábrica em Branco. Na integração com o Linx DMS, será realizada a verificação das condições de pagamento criadas que se encaixem dentro das seguintes regras:

Para cartão de crédito:
Será procurado pela Condição de pagamento do tipo " T- Cartão", o Tipo do cartão tem que ser "Credito"  e tem que haver um banco associado. 
No  cadastro do Banco, haver  preenchido a aba "Cartão de credito" com a  bandeira Master ou Visa ou "outros" 

* outros será usado quando não vier a bandeira informado na reserva da Nissan .

Para Pix:

Deve haver uma condição de pagamento  do tipo "Faturamento com duplicata",  na descrição da condição não pode haver  palavra "Debito".
Precisa ter um banco associado.
Caso exista mais do que uma condição de pagamento com estas características, será usada primeira, e que  contenha na descrição  a palavra "PIX".

Importante: É fundamental que haja a Referência cruzada montada em Financeiro > Cadastros >  Referência Cruzada. E ou no  Integrador Contábil para clientes que o utilizam,

No processo de integração das reservas, a primeira validação realizada será  se o veículo está disponível e a segunda será a geração do Adiantamento ao cliente, então no caso de não haver Referência cruzada gerada para isso,  será acusado no log  do Integrador e também na mensagem enviada ao Gerente indicado nos parâmetros do Fabrica. Será indicado qual foi  a Origem e o banco "encontrado" e que não tem a referência montada. 

Exemplo:

O detalhamento de como realizar o processo de integração da reserva nestes casos, estará detalhado abaixo.


Origem do Trafego

Menu: CRM Plus > Cadastros > Origem de Tráfego

Deve ser realizado o De > Para  da da Mídia de Atração Nissan código "28. E-Commerce".

Esse processo atenderá  o Hot lead recebido via Nissan DI. Desta forma a Montadora irá controlar os leads gerados a partir do site o E-commerce.

Figura  :  Mídia de Atração E-commerce


Permissão de Função

Menu: Configuração > Cadastros > Menus / Usuários > Permissão por Menu / Função

Para permitir a alteração do campo “Preço E-Commerce Nissan” nas telas do Linx DMS é necessário liberar a função “879 - ALTERAR PREÇO E-COMMERCE” aos usuários responsáveis.


Instalação do Linx DMS Integrador

Configuração no Linx DMS Integrador

O Linx DMS Integrador é o processo responsável pelo envio e recebimento de dados do processo do E-commerce Nissan.


A seguir são descritos os pontos de configuração para envio e recebimento das informações. 


Linx DMS Integrador

Menu: LDIConfig > Configuração > E-Commerce Nissan

Na aba Configuração, informar os dados de acesso ao banco de dados.

Figura  : Configuração E-Commerce Nissan


O campo “Permanência do log no Banco” controla a forma de gravação das informações do log.

Valores possíveis:

  • -1: Mantém o log sem limite de data
  • 0: Não grava log.
  • >0: Mantém o log por “n” dias conforme o valor informado.

Clicar em “Testar Conexão” para validar as informações. Clicar em “Next” somente se for apresentada a mensagem “Conexão com o Banco de Dados realizada com sucesso!”. Caso não ocorra, verifique se os parâmetros informados são os mesmos utilizados pelo Linx DMS.

Na aba Configuração-  E-Commerce – Estoque - informar os dados de acesso ao serviço do Envio do Estoque para o Portal Nissan

Figura  : Configuração E-commerce Nissan 


Campos

  • Nome: Nome da configuração.
  • Descrição: Descrição da configuração.
  • Log Detalhado: Indicativo para gravação do log detalhado no banco de dados.
  • Log de XML: Indicativo para gravação dos XML’s de comunicação no banco de dados.
  • Log de SQL: Indicativo para gravação dos comandos executados no banco de dados.
  • URL:  Endereço para acesso ao servidor da Nissan - https://apigw-pod1.dm-us.informaticacloud.com/t/alliance.prd.com/p-WS-ECODMS001-set-stock

 (o endereço de comunicação foi fornecido pela Montadora portanto, pode ser alterada. Qualquer situação relacionada  a isso, a própria montadora deve ser acionada.)

  • Usuário: Usuário para acessar o servidor da Nissan - Utilizar as mesmas credencias do Nissan DI
  • Senha: Senha para acessar o servidor da Nissan - Utilizar as mesmas credencias do Nissan DI
  • Horário Inicial de Envio: Horário para envio do estoque completo da concessionária, conforme a situação dos veículos. O Horário recomendado é as 05:15:00 hrs.
  • Agendamento:
    • Intervalo: Tempo entre cada consulta das informações.

Importante: Mesmo a comunicação  via integrador ocorrendo as 05:15 hrs  para a carga full e a realização do envio dos gatilhos durante o dia, a Nissan tem horários pré-definidos para carregar as informações enviadas pelas concessionárias no portal E-commerce, estes horários são: 06Hrs, 12Hrs, 16Hrs e 20Hrs portanto, somente após estes horários os veículos irão ficar disponíveis no portal.

Estes horários foram fornecidos pela própria Montadora portanto, qualquer alteração com relação a isso ou dificuldades em visualizar os veículos no portal, a Nissan deve ser acionada.

Importante:

  1. O botão “Executar Manualmente” efetua a comunicação com a Nissan sem a utilização do serviço do Linx DMS Integrador.
  2. É criada uma única configuração para o processo. As BIR’s para comunicação serão obtidas através do parâmetro “Utiliza E-Commerce” do Fábrica Nissan.


Na aba Configuração E-Commerce – Reserva -  informar os dados de acesso ao serviço do Recebimento das Reservas realizadas no Portal da Nissan.

Figura  : Configuração E-commerce Nissan

Campos

 (o endereço de comunicação foi fornecido pela Montadora portanto, pode ser alterada. Qualquer situação relacionada  a isso, a própria montadora deve ser acionada.)

  • Usuário: Usuário para acessar o servidor da Nissan - Utilizar as mesmas credencias do Nissan DI
  • Senha: Senha para acessar o servidor da Nissan - Utilizar as mesmas credencias do Nissan DI
  • Agendamento:
    • Intervalo: Tempo entre cada consulta das informações.- Indicado deixar até 5 minutos.


Na aba Configuração E-Commerce – Status -  informar os dados de acesso ao serviço do Envio do Status dos pedidos de reserva gerados no Linx DMS para o  Portal da Nissan.

Figura  : Configuração E-commerce Nissan

Campos

 (o endereço de comunicação foi fornecido pela Montadora portanto, pode ser alterada. Qualquer situação relacionada  a isso, a própria montadora deve ser acionada.)

  • Usuário: Usuário para acessar o servidor da Nissan - Utilizar as mesmas credencias do Nissan DI
  • Senha: Senha para acessar o servidor da Nissan - Utilizar as mesmas credencias do Nissan DI
  • Agendamento:
    • Intervalo: Tempo entre cada consulta das informações.- Indicado deixar até 5 minutos.


Clicar em “Next” para acessar a aba Conclusão.

Figura  : Configuração E-commerce Nissan


Clicar em “Finish” para salvar as informações.

Para iniciar a comunicação é necessário reiniciar o serviço do Linx DMS Integrador.


Durante a execução do processo, é possível consultar a comunicação através do menu Configuração > Monitor Log de Execução. Esta opção está disponível apenas quando a configuração estiver com o parâmetro “Permanência do Log no Banco” diferente de 0 (zero).

Figura  : Monitor do Log de Execução do Linx DMS Integrador


Os registros específicos do E-Commerce podem ser acessados filtrando pelo “Módulo – dll” igual a “eLDIECommerceNissan.exe”.

Os registros com Tipo XML e SQL podem ser acessados através de dois cliques. Para o tipo XML é apresentada a requisição enviada/recebida e para o tipo SQL é apresentado o comando executado no banco.

Para verificação de informações mais completas, poderá acessar o log que fica na pasta Linx DMS Integrador, nomeado com a data conforme exemplo: “LDIServer_20220517.log”, onde 20220517 corresponde à data invertida.


Utilização no Linx DMS

Envio Estoque

O Linx DMS Integrador é responsável por enviar as informações dos veículos novos em estoque da concessionária para a o portal da Nissan. Será enviado diariamente uma carga Full contendo todos os veículos novos que estão Disponíveis  conforme a situação, e também os eventos conforme detalhamento abaixo.

O veículo é considerado disponível no estoque com base na Situação do veículo.

São consideradas as seguintes Situações:

  • Todas com Disponibilidade igual a “Disponível” e Disponível p/ Venda igual a “Sim”.

Menu Veículos > Cadastros > Tipo de Situação

Figura  : Manutenção de Tipos de Situação


  • Trânsito montadora.

O código padrão para a situação de Trânsito Montadora é informado nos parâmetros do módulo de Veículos, aba Faturamento da Fábrica, campo “Situação”

Figura : Manutenção dos Parâmetros de Veículos  - Dados do Veículo - Situação 


Importante: Todos os veículos que estejam na situação acima serão enviados para a Nissan, tanto na Carga Full como nos eventos, porém o parâmetro “Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan” do cadastro do veículo é que vai indicar se ele deverá ser exibido ou não no portal do E-commerce. Este parâmetro será detalhado em um tópico específico deste manual. 


O Linx DMS Integrador efetua o envio do estoque nas seguintes situações:

  • Diariamente ( Carga Full): O estoque disponível é enviado para o portal no horário determinado no campo “Horário Inicial de Envio” da configuração.
  • Por evento: Durante andamento das atividades da concessionária, são enviadas as atualizações realizadas com o veículo.

Eventos:

  • Recebimento de nota fiscal de veículos faturados da Nissan
  • Recebimento de Veículos
  • Manutenção do Veículo
  • Reserva de veículo
  • Negociação de Veículo
  • Cancelamento de Proposta
  • Manutenção do Preço E-Commerce do Veículo
  • Atualização da Ficha Gama
  • Emissão de Nota Fiscal
    • Venda
    • Transferência
    • Devolução para a Montadora
    • Devolução de Clientes
    • Saída em Demonstração
  • Cancelamento de Nota Fiscal
  • Manutenção de Movimento de Nota Fiscal


A seguir, são detalhados os pontos de integração das informações com o Portal da Nissan.


Cadastro de Veículos

Menu Veículos > Cadastros > Veículos

No cadastro do veículo  é possível informar se  ele será enviado a Nissan com a disponibilidade para venda no Portal E-commerce.

Figura : Manutenção de Veículos 


Opções do processo:

  • Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan: Indica se este veículo será enviado para o portal do E-Commerce Nissan.
  • Preço E-Commerce Nissan (879): Indica o valor de venda do veículo que será enviado para o portal.

Caso o valor estiver abaixo do limite determinado nos parâmetros do Fábrica  será apresentada a mensagem a seguir e não será possível prosseguir:

Figura  : Mensagem


O preço apresentado é o valor mínimo conforme o parâmetro do Fábrica em relação à Ficha Gama do veículo. Para a mensagem acima, a Ficha Gama é de 97.390,00 e o parâmetro de % Mínimo é igual 80.

Caso o valor estiver acima do valor da Ficha Gama do veículo, será a mensagem a seguir apenas como um alerta, ou seja, o Veículo será enviado para o portal com o valor acima da Ficha Gama.

Figura  : Mensagem


O preço apresentado é o valor da Ficha Gama do veículo.

Importante: Se o campo “Preço E-Commerce Nissan” ficar em branco, será enviado o valor atual da Ficha Gama do veículo para o portal.

Caso seja modificado algum dos campos a seguir, o registro do veículo será enviado para o Portal da Nissan como um evento:

  • Situação
  • Modelo do Veículo
  • Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan
  • Preço E-Commerce Nissan
  • Reservado

O botão “Integra E-Commerce” permite enviar um veículo novamente para o portal sem que sejam alteradas as informações. Utilizado apenas para reenviar o veículo, ou seja, não é necessário utilizar a todo momento.

Os seguintes campos, quando alterados na Ficha de Seguimento, também enviam uma atualização para o Portal da Nissan:

  • Ano Modelo
  • Ano Fabricação
  • Cor

Os Campos "Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan" e "Preço E-Commerce Nissan (879)", somente ficam habilitados para veículos novos em Estoque.

Recebimento de Veículos

Menu Veículos > Transações > Entradas > Recebimento de Veículos

Durante o processo de efetivação da Nota de entrada de veículos Novos também é possível informar se  o veículo ele será enviado a Nissan com a disponibilidade para venda no Portal E-commerce. Esta opção fica visível para os usuários que tem permissão para essa função.

Figura  : Recebimento Veículos


  • Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan: Indica se este veículo será enviado para o portal do E-Commerce Nissan. Conforme imagem  o campo vem marcado por padrão, caso não deseje realizar o envio do veículo, deve-se desmarcar o campo.
  • Preço E-Commerce Nissan (879): Indica o valor de venda do veículo que será enviado para o portal.


Atualização da Ficha Gama

Nissan DI- Configuração (679)- Ficha Gama de Veículos.

No processo de atualizada da Ficha Gama de Veículos, que é efetuado pelo Nissan DI, os valores dos modelos podem ser atualizados. A cada modelo atualizado é verificada a necessidade de envio de um Evento para a Nissan.
Isso ocorre para os clientes que utilizam o parâmetro "Envia Preço Definido pela Concessionária", dos parâmetros do Fábrica, e têm os valores dos veículos indicados no campo Preço E-Commerce Nissan (879), pois será feito o cálculo do novo valor mínimo do modelo de acordo com o percentual indicado no campo "% Mínimo da Ficha Gama para o Preço E-Commerce". Se o valor atual do veículo estiver abaixo do valor calculado, o campo Preço E-Commerce Nissan (879) será zerado e será disparado um Evento para a Nissan atualizando o valor do veículo para o valor da Ficha Gama.

Exemplo de cálculo realizado:

Parâmetro do Fabrica indicando no campo %Mínimo da Ficha Gama  para o Preço E-Commerce" = 70%

Valor do modelo do veículo (ficha Gama) = 113.000,00

Valor do Mínimo da Ficha Gama  para o Preço E-Commerce = 79.100,00

Veículo (Veículos > Cadastros > Veículos)  Com o campo Preço E-Commerce Nissan(879) = 79.100,00

Veículo teve a atualização da Ficha Gama, passando  o  valor do modelo para um valor de R$ 125.000,00, o valor %Minimo da Ficha Gama passa  a ser  R$ 87.500,00, portanto o valor do veiculo no cadastro, será Zerado.

Após a execução completa da atualização da Ficha Gama, é enviado um Correio Eletrônico para o usuário configurado no Nissan DI, contendo os veículos atualizados, conforme a seguir:


Figura  : Correio


Manutenção de Preços E-Commerce Nissan

Menu Veículos > Cadastros > Preço E-Commerce Nissan

Figura : Manutenção de Preço E-Commerce Nissan - Filtro


Programa criado para consultar os veículos novos disponíveis em estoque, respeitando os parâmetros de situação citados anteriormente.

Opções de filtro:

  • Código do Veículo
  • Chassi
  • Ano Fabricação
  • Ano Modelo
  • Cor
  • EIM – Modelo
  • Modelo Nissan (Modelo de Serviço)
  • Situação
  • Disponível para Venda no Portal E-Commerce


Ao pesquisar os veículos, é apresentada uma grade com os registros selecionados.

Figura : Manutenção de Preço E-Commerce Nissan - Resultado


Na grade são apresentados os principais dados do veículo e as informações do último envio de "eventos" realizados para a Nissan. Na coluna "Tipo Inclusão" é apresentado qual evento específico disparou o envio.   

Ao clicar duas vezes no registro, é possível efetuar a manutenção dos seguintes campos:

  • Preço E-Commerce Nissan (879): Indica o valor de venda do veículo que será enviado para o portal.

O valor informado é validado da mesma forma que no Cadastro de Veículos.

  • Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan: Indica se este veículo será enviado para o portal do E-Commerce Nissan.

Figura : Manutenção de Preço E-Commerce Nissan - Manutenção 


O registro será enviado automaticamente ao salvar as informações, respeitando a situação atual do veículo.

A grade “Comunicação com o E-Commerce Nissan” apresenta uma consulta a todas as comunicações realizadas para o veículo com os respectivos valores de Tipo Estoque, Disponibilidade Venda, Tipo Reserva.

Os valores possíveis para estas colunas são:

  • Tipo Estoque
    • 1 – Físico: Veículo disponível na concessionária.
    • 2 – Trânsito: Veículo disponível, mas em trânsito da montadora para a concessionária.
    • 3 – Devolução: Veículo devolvido para a montadora.
  • Disponibilidade Venda
    • 0 – Não: Veículo vendido, em transferência entre filiais ou em devolução para a montadora.
    • 1 – Sim: Veículo liberado para a venda.
  • Tipo Reserva
    • 1 – Venda Ecom: Veículo vendido no portal. 
    • 2 – Bloqueio Manual Ecom: Veículo com o campo “Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan” desmarcado.
    • 3 – Venda Showroom: Veículo reservado ou vendido.
    • 99 – Outros: Veículos em transferência entre filiais ou em devolução para a montadora.

A coluna "Tipo Inclusão" indica o evento que ocasionou o envio da informação a Nissan.

Os veículos com Status VE-Vendidos, também serão apresentados nesta tela como forma de consulta, nestes casos, os campos não ficam editáveis para nenhum tipo de manutenção.

Figura : Manutenção de Preço E-Commerce Nissan - Manutenção 

Reservas

Todo veículo reservado é sinalizado para a Nissan, portanto, no envio da Carga full todo veículo que está marcado com o parâmetro “Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan”, é enviado a Nissan com o campo Disponibilidade para a  Venda como "1-SIM".  Quando ocorre uma reserva, será disparado um evento de envio  da seguinte forma:

Informação

Valor

Disponibilidade Venda

0 – Não

Tipo Reserva

3 – Venda Showroom / 1-Venda Ecom

Mesmo que o veículo esteja marcado para ficar disponível para venda no portal E-commerce, quando é realizado uma Reserva no Linx DMS, esse veículo então é enviado com a Disponibilidade igual a "Não" porque não poderá mais ser visível no Portal. Enquanto a reserva ficar ativa, o veículo sempre será enviado desta forma na Carga Full.

Caso a Reserva expire ou seja cancelada manualmente, também será enviado um evento, e então conforme a situação do veículo, será disparado um evento de envio da seguinte forma.

Quando o veículo está com o parâmetro “Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan” desmarcado.

Informação

Valor

Disponibilidade Venda

0 – Não

Tipo Reserva

2 – Bloqueio manual Ecom


Quando o veículo está com o parâmetro “Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan” marcado:

Informação

Valor

Disponibilidade Venda

1 – Sim

Tipo Reserva

Em branco

No caso de ocorrer a Venda do veículo reservado, será enviado o evento conforme detalhamento do tópico "Emissão e Cancelamento de Notas Ficais" deste manual.

Dica:Para as concessionária que utilizam o "Processo Linx DMS" para derrubar as reservas automaticamente, quando a reserva expirar, também será disparado para a Nissan as informações conforme detalhamento acima.

Importante- Reserva recebidas pela Integração do E-commerce não são derrubadas pelo Processo Apollo e nem caem no tempo determinado informado nos parâmetros de Veículos. Reservas do E-commerce tem a duração (fixa) de 1 ano.


Notas Fiscais de Veículos Faturados

O Nissan DI é responsável por efetuar o recebimento das notas fiscais de veículos faturados da Nissan.

A interface “NFE Nissan Concessionária (Atacado)” faz o recebimento das Notas Fiscais emitidas pela Nissan para a concessionária. Dentre estas notas, estão as notas referentes aos veículos novos.

Ao receber a nota, caso o parâmetro do Fabrica "Envia Estoque em Trânsito  Montadora ao Receber a Nota  Fiscal no Nissan DI" esteja marcado, o veículo será enviado automaticamente para o portal da Nissan com as seguintes informações:

Informação

Valor

Tipo Estoque

2 – Trânsito

Disponibilidade Venda

1 – Sim

Tipo Reserva

Em branco

Preço E-Commerce

Igual a Ficha Gama do veículo

Caso o parâmetro esteja desmarcado, o veículo será enviado na próxima Carga Full, seguindo as mesmas informações.


A interface “Cancelamento NFE Nissan Concessionária (Atacado)” faz o recebimento dos dados de cancelamento das NF-e que foram previamente faturados para a concessionária.

Ao receber o cancelamento, o veículo será enviado automaticamente para o portal da Nissan com as seguintes informações:

Informação

Valor

Tipo Estoque

3 – Devolução

Disponibilidade Venda

0 – Não

Tipo Reserva

99 – Outros

Preço E-Commerce

Conforme o cadastro do veículo.


Recebimento de Veículos

Menu Veículos > Transações > Entradas > Recebimento de Veículos

No recebimento dos veículos novos que estavam em trânsito da montadora, é possível atualizar o “Preço E-Commerce Nissan”, na aba Veículo.

Ao confirmar a nota fiscal, o veículo será enviado automaticamente para o portal da Nissan com as seguintes informações:

Informação

Valor

Tipo Estoque

1 – Físico

Disponibilidade Venda

Conforme a posição atual do veículo.

Tipo Reserva

Conforme a situação atual do veículo.

Preço E-Commerce

Conforme o cadastro do veículo


Manutenção de Movimento de Notas Fiscais

Menu Faturamento > Notas Fiscais > Manutenção

Ao excluir uma nota fiscal em andamento referente à veículos novos faturados pela fábrica, o veículo será enviado automaticamente para o portal da Nissan com as seguintes informações:

Informação

Valor

Tipo Estoque

3 – Devolução

Disponibilidade Venda

0 – Não

Tipo Reserva

99 – Outros


Emissão e Cancelamento de Notas Ficais

Na emissão e no cancelamento das notas fiscais referentes aos veículos novos, a informação será atualizada no portal da Nissan conforme a seguir:

Operação

Tipo de NF

Subtipo

Tipo Estoque

Disp. Venda

Tipo Reserva

Emissão

Entrada

Devolução

1 – Físico

1 – Sim

-

Entrada

Transferência

1 – Físico

1 – Sim

0 – Não

-

3 – Venda Showroom

Saída

Normal

1 – Físico

0 – Não

3 – Venda Showroom

Saída

Transferência

2 – Trânsito

0 – Não

99 – Outros

Saída

Devolução

3 – Devolução

0 – Não

99 – Outros

Cancelamento

Entrada

Devolução

1 – Físico

0 – Não

3 – Venda Showroom

Entrada

Transferência

2 – Trânsito

1 – Sim

0 – Não

-

3 – Venda Showroom

Saída

Normal

1 – Físico

1 – Sim

0 – Não

-

3 – Venda Showroom

Saída

Transferência

1 – Físico

1 – Sim

0 – Não

-

3 – Venda Showroom

Saída

Devolução

1 – Físico

1 – Sim

0 – Não

-

3 – Venda Showroom


      Observações:

  1. Para as notas com mais de uma opção em “Disponibilidade de Venda” e “Tipo Reserva”, na primeira linha são os valores para os veículos disponíveis e a segunda linha são os valores para veículos reservados.
  2. Em todos os casos, o Preço E-Commerce Nissan será lido do cadastro do veículo. Se estiver em zerado ou em branco, será enviado o valor da Ficha Gama.
  3. Todos os veículos que não estão com o parâmetro marcado "Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan",  tem  o envio para a Nissan do campo Disponível para venda=0 e Tipo de Reserva = 2- Bloqueio Manual. para qualquer tipo de nota.


Reservas Recebidas  via Portal Nissan

O Linx DMS Integrador é responsável por receber as reservas realizadas no  portal da Nissan. A partir da integração dos dados no Linx DMS:

  • Será incluído o cadastro do cliente, ou atualizado em caso de já existir na base da concessionária
    • Em caso de atualização, somente serão atualizados os dados do Telefone ou e-mail  do cliente.
  • Será gerado um contato e encaminhado para a fila do vendedor ou para distribuição de contatos , de acordo com os parâmetros informados no fabrica;
  • Será gerada a Reserva do veículo;
  • Será criado um adiantamento para o cliente, no valor do sinal recebido na integração;
  • Será disparado um E-mail e um correio eletrônico para o usuário que recebeu o atendimento e para o gerente, de acordo com os parâmetros informados no fabrica;
  • Para clientes que utilizam o CRM Linx, será enviado via Nissan DI, a comunicação do Atendimento gerado via interface Registro e Atualização de Atendimento (FL001), com a origem do atendimento = 5- indicando que é um atendimento criado pelo E-commerce Nissan.
  • Será disparado o primeiro Status  para a Nissan.

A ordem destas informações depende de algumas situações que serão detalhadas a  seguir.


Atendimento gerado e reserva realizada- Distribuição de Contatos

Quando o recebimento da Reserva Nissan  ocorre para um veículo que não possui reserva na concessionária, será  criado o atendimento e enviado o e-mail e correio informando o nome do cliente, a criação do Adiantamento e a reserva realizada. O  e-mail será sempre enviado para os usuários que estiverem informados nos parâmetros do  Fabrica aba Reserva, neste caso será enviado para o "Usuário Gerente" . Quando houver a distribuição do Contato, será também enviado um e-mail para o vendedor que receber o contato.

Importante: Para o correto funcionando do envio do e-mail, deverá ser configurado os dados na aba Agenda de processos do Cadastro de Empresas e Revendas Configuração > Cadastros > Empresas e Revendas.

Além disso, será pesquisado  o e-mail dos usuários vendedores/gerentes  no cadastro do vendedor em Faturamento > Cadastros > Vendedores. Para os usuários no qual não estiver preenchido, o e-mail não será enviado, somente  o correio.

Figura: Agenda de processos-Empresas e Revendas.


Para um detalhamento maior a respeito dessa rotina, pode ser observado o Manual do Linx Dms.


E-mail enviado com o recebimento da Reserva:

Figura: Correio

Reserva

Ao consultar o veículo, a reserva já será apresentada com a observação que é uma Reserva Integração E-Commerce Nissan e tem a Duração de 1 ano a contar do dia da integração. 

Importante: Reservas recebidas pela Integração do E-commerce não são derrubadas pelo Processo Apollo e nem caem no tempo de terminado nos parâmetros de Veículos. Considerando que foi pago um sinal de adiantamento pelo cliente.

Figura: Manutenção do Veículo-Reserva

Todo veículo reservado é sinalizado para a Nissan, portanto, será gerado o evento informando sobre essa reserva, enviando para este chassi o campo Disponibilidade para Venda = 0-Não  com o Tipo da Reserva = Venda Ecom.

Informação

Valor

Disponibilidade Venda

0 – Não

Tipo Reserva

1 – Venda Ecom


Consultando o veículo através do

Menu Veículos > Cadastros > Preço E-Commerce Nissan

Figura : Manutenção de Preço E-Commerce Nissan - Manutenção 

Adiantamento do Cliente

Consultando o Adiantamento do Cliente  que foi gerado

Menu Financeiro > Lançamentos > Adiantamentos

Será apresentado o Adiantamento gerado automaticamente com a integração da reserva e o sinal informado pelo cliente.

Dica: O valor será repassado pela Nissan as concessionárias através de processos Financeiros que não envolvem a Linx.

Figura: Geração do Adiantamento 

Também poderá ser visualizada a Movimentação Financeira do Cliente, e identificar a Origem e banco que foram associados os pagamentos.

Menu Faturamento > Consulta/Relatórios > Movimentação Fiscal de Clientes.

Consultando a opção Movimentação Financeira (160) na opção Cartão de Crédito é apresentada a Origem e o Banco usados na criação do título.

( Reservas recebidas com a condição de pagamento via PIX também são apresentadas nessa opção.)


Figura: Manutenção Financeira do Cliente


Distribuindo o contato- Clientes que utilizam o CRM Linx

Quando o processo for utilizado via Distribuição de contato,  o usuário  responsável pelo recebimento indicado no  Fabrica, deve acessar:

Gestão de Showroom > Acompanhamento (596) > Gestão de Leads (656) para encaminhar o Lead (contato) para o vendedor que irá atender o cliente.

Nesta tela poderá ser observado  os dados da Reserva Gerada com sucesso e o número do Pedido da Reserva na Nissan, associados ao contato.

Figura: Distribuição de Contato

Deve ser habilitado os  campos para  que sejam exibidos.

Figura: Habilitando campos gestão de Showroom

O atendimento segue para a fila do vendedor, que através do Gestão de Show Room realiza o atendimento ao cliente. 

Status- O Linx DMS Integrador é responsável por enviar o Status da reserva- Neste processo foi disparado a Nissan o Status = 1, indicando o vendedor que foi alocado para o atendimento ao cliente. e o número da Proposta gerada.

É possível consultar a comunicação do envio do Status através do menu Configuração > Monitor Log de Execução do Integrador.


Nissan DI

Para clientes que utilizam o CRM da Linx,  no momento da integração  e criação do Atendimento, foi disparado o evento  gerado via interface Registro e Atualização de Atendimento (FL001) do Nissan DI, com a origem do atendimento = 5- indicando que é um atendimento criado pelo E-commerce Nissan.


Trabalhando o Atendimento

No atendimento será apresentado a Proposta criada automaticamente com a integração da Reserva, mostrando o valor do sinal como parte da Negociação.


Figura: Dados da Proposta-Gestão de Showroom

Na proposta, constará a condição de pagamento do Adiantamento.

Importante:  A proposta será sempre criada com o valor do veículo que consta o portal e portanto, o valor que foi apresentado ao cliente quando ele selecionou o veículo com a Nissan.

Figura: Proposta de Venda


Atendimento gerado e reserva realizada- Direto ao Vendedor

Quando o recebimento da Reserva Nissan  ocorre para um veículo que não possui reserva na concessionária, será  criado o atendimento,  e enviado o e-mail e correio informando o nome do cliente para o vendedor que recebeu o contato, a criação do Adiantamento e a reserva realizada. O  e-mail será sempre enviado para o vendedor da Vez selecionado pelo Linx DMS. O Contato será enviado diretamente para a fila do Vendedor no Gestão de Show Room na aba Agenda (487)  para que seja realizado o atendimento.

Para clientes que não usam o CRM Linx, o contato será encaminhado ao vendedor e a Proposta de Venda já estará disponível para ser continuada.


Figura: Agenda-Gestão de Showroom

Status da Reserva- Nesse caso será disparado para a Nissan o Status = 1 assim que o contato for criado, e será informado a Nissan o nome do vendedor que  vai atender o cliente .


Aprovação Gerencial

Considerando o cenário de venda do veículo, ao completar a proposta com as demais condições de pagamento e enviar para  aprovação gerencial / financeira será gerado um Status a montadora.

Para concessionárias que utilizem o parâmetro de Veículos > Geral- "Emissão de Nota gerada ao financeiro" marcado, será gerado o Status após a aprovação financeira, para clientes que não utilizam esse parâmetro marcado, será gerado o Status após a Aprovação Gerencial.

Status- O Linx DMS Integrador é responsável por enviar o Status da Reserva - Neste processo foi disparado a Nissan o Status = 2- Negociação confirmada.

É possível consultar a comunicação do envio do Status através do menu Configuração > Monitor Log de Execução do Integrador.


Emissão da Nota de venda

Com a Emissão da Nota Fiscal de Venda, será gerado um novo Status de envio a Nissan.

Status- O Linx DMS Integrador é responsável por enviar o Status da Reserva - Neste processo foi disparado a Nissan o Status = 3- Nota fiscal Emitida, serão fornecidos os dados de emissão da Nota, incluindo a chave de acesso, número da Nota e data de emissão, permitindo que o cliente final tenha a acesso a estas informações no portal e possa consultar os dados da nota.

No caso do Cancelamento da Nota onde a proposta é mantida, ao emitir a nova nota, será novamente disparado o Status = 3, enviando os dados  da  chave de acesso, número da Nota e data de emissão.


Agenda de entrega

Após a emissão da Nota, deverá ser efetuado a entrega do veículo.

Para concessionárias que optaram pela geração automática da agenda de entrega após a emissão da Nota ( Parâmetro de Veículos- Agenda Entrega- "Gerar  agenda de entrega  de veículos automaticamente). Será disparado o Status referente ao agendamento da entrega.

Status- O Linx DMS Integrador é responsável por enviar o Status da Reserva - Neste processo foi disparado a Nissan o Status = 4- Veículo em Preparação, informando a data  prevista da entrega.


Será considerado  o campo  para envio da Data prevista Original para envio a Nissan.

Figura: Agendamento de Entrega


Ao realizar a entrega do veículo e preencher o campo, será disparado o Status referente a esse evento

Status- O Linx DMS Integrador é responsável por enviar o Status da Reserva - Neste processo foi disparado a Nissan o Status = 5- Veículo entregue, informando a data da entrega.


Figura: Agendamento de Entrega


Atendimento  gerado e reserva Não Realizada

No caso do recebimento da Reserva e o Sinal para um determinado chassi que já possua ou uma proposta ou uma reserva gerada na concessionária.  Será gravado o Atendimento e o Adiantamento, porém não será gerado a Proposta e a Reserva. Deverá então ser tomada uma ação pelo  Gerente para dar andamento no atendimento ao cliente.

Importante: Para a reserva automática do veículo e criação da proposta, será considerado o uso do parâmetro de Veículos-Geral-Bloquear veículo em Negociação, este parâmetro marcado, impede a geração de uma proposta para um veículo que já possui uma proposta em aberto. Neste caso, será gerado o adiantamento do cliente, mas não será gerada a proposta e a reserva. Mas caso o parâmetro esteja desmarcado, a Proposta será incluída, somente a reserva do veículo não será realizada.


E-Mail e Correio eletrônico  informando sobre  a não geração da Proposta / Reserva:



Status- O Linx DMS Integrador é responsável por enviar o Status da Reserva - Neste processo foi disparado a Nissan o Status = 0- Problemas na Reserva.


O mesmo  processo ocorrerá quando  na integração da reserva houver a disponibilidade do veículo, porém não houver as Referências Cruzadas  para a criação dos título do Adiantamento ao cliente e ou os títulos do pagamento.

Neste caso  será gravado o Atendimento, porém não será gerado o Adiantamento, nem a Reserva e nem a Proposta. Deverá então ser tomada uma ação pelo  Gerente para dar andamento no atendimento ao cliente.


E-Mail e Correio eletrônico  informando sobre  a não geração do Adiantamento/  Proposta / Reserva:


Nestes casos,  para dar andamento ao atendimento, realize os passos descritos no tópico abaixo.

Distribuindo o contato- Reserva Não gerada

Quando o processo for utilizado via Distribuição de contato,  o usuário  responsável pelo recebimento indicado no  Fabrica, deve acessar:

Gestão de Showroom > Acompanhamento (596) > Gestão de Leads (656) para realizar a ação de ou gerar uma proposta sem Chassi ou gerar uma proposta para o mesmo Chassi recebido originalmente na reserva, antes de encaminhar o Lead (contato) para o vendedor que irá atender o cliente.

Na tela da distribuição do contato, poderá ser observado  as indicações sobre o Status o Lead não OK e o Status da Reserva indicando que não foi gerada. Também pode ser marcada a opção "Contatos com Reserva Nissan não criada".

Figura: Distribuição de Contato- Gestão de  Showroom

Para associar um novo veículo, ou o mesmo veículo recebido na reserva original vinda do Portal, clicar com o botão direito para abrir as opções. Selecionar a opção "Gerar Reserva Nissan".

Dica: Não será permitido distribuir o contato sem antes  usar a opção Gerar Reserva Nissan e indicar qual ação será tomada com relação ao contato. 


Figura: Distribuição de Contato- Gestão de Showroom

Quando  na integração da reserva houver a disponibilidade do veículo, porém não houver as Referências Cruzadas  para a criação dos título do Adiantamento ao cliente e ou os títulos do pagamento. Nessa etapa, caso não tenha sido realizada ainda a Referência Cruzada informada no e-mail e no Correio, não será permitido realizar o passo de associar um chassi. Ao clicar em Gerar Reserva Nissan, será informado novamente sobre a falta da Referência cruzada.


Após a montagem da referência cruzada, poderá ser executado os passos abaixo para associação do Chassi.

Acessar novamente a opção Gerar Reserva Nissan e Selecionar qual ação vai ser realizada:


 Opção -Sem Chassi

Ao selecionar a opção "Sem Chassi"- será gerado uma proposta sem  associar a ela nenhum veículo. Com isso o atendimento poderá ser encaminhado para o Vendedor atender o cliente e dar andamento a venda. Será apresentado a mensagem informando da criação da Proposta sem chassi.


Após realizar essa ação, deverá ser distribuído o contato para um vendedor. Somente após essa ação, será disparado o Status para a Nissan.


O atendimento segue para a fila do vendedor, que através do Gestão de Show Room realiza o atendimento ao cliente. 

Nissan DI - Considerando que no momento da integração  e criação do Atendimento, foi disparado o evento  gerado via interface Registro e Atualização de Atendimento (FL001) do Nissan DI, com a origem do atendimento = 5- indicando que é um atendimento criado pelo E-commerce Nissan.

No atendimento será apresentado a Proposta criada automaticamente com a integração da Reserva, mostrando o valor do sinal como parte da Negociação mas sem  nenhum veículo associado.

Figura: Negociação-Gestão de  Showroom

Na proposta, deverá ser associado um  veículo do Estoque.


Figura: Proposta de Venda

Status- O Linx DMS Integrador é responsável por enviar o Status da Reserva- Neste processo foi disparado a Nissan o Status = 1, indicando o vendedor que foi alocado para o atendimento ao cliente e o chassi novo que foi alocado a proposta.

É possível consultar a comunicação do envio do Status através do menu Configuração > Monitor Log de Execução do Integrador.

A partir deste ponto o atendimento ao cliente segue o fluxo normal e os Status enviados a Nissan seguem a mesma ordem descrita  no passo acima "Atendimento gerado e reserva realizada".


Opção -Para o Chassi do Portal

Ao selecionar a opção "Para o Chassi do portal"- Deverá antes ter sido excluído a reserva já existente para o chassi.

Importante: Para a reserva automática do veículo e criação da proposta, será considerado o uso do parâmetro de Veículos-Geral-Bloquear veículo em Negociação, este parâmetro marcado, impede a geração de uma proposta para um veículo que já possui uma proposta em aberto. 


Ao realizar essa operação, será gerado a Proposta associada ao veículo que foi recebido originalmente na reserva.


Ao realizar essa ação, será enviado o Status para a Nissan.

Status- O Linx DMS Integrador é responsável por enviar o Status da Reserva- Neste processo foi disparado a Nissan o Status = 1, indicando o vendedor que foi alocado para o atendimento ao cliente e  mantendo o chassi que foi originado com a reserva/sinal.


Após realizar essa ação, deverá ser distribuído o contato para um vendedor.

O atendimento segue para a fila do vendedor, que através do Gestão de Show Room realiza o atendimento ao cliente. 

Nissan DI - Considerando que no momento da integração  e criação do Atendimento, foi disparado o evento  gerado via interface Registro e Atualização de Atendimento (FL001) do Nissan DI, com a origem do atendimento = 5- indicando que é um atendimento criado pelo E-commerce Nissan.

No atendimento será apresentado a Proposta criada automaticamente ,  mostrando o valor do sinal como parte da Negociação mas sem  nenhum veículo associado.

Figura: Negociação-Gestão de  Showroom

A partir deste ponto o atendimento ao cliente segue o fluxo normal e os Status enviados a Nissan seguem a mesma ordem descrita  no passo acima "Atendimento gerado e reserva realizada".


Distribuição de Contatos- Clientes que não utilizam o CRM Linx

Para clientes que não utilizam o CRM e desejem usar a opção de Distribuição de Contato, essa operação poderá ser efetuada através do programa Fabrica.exe

Menu: Fabrica > Nissan > Processos > Fabrica-Rede > Distribuição de Reservas-Ecommerce Nissan

Os atendimentos criados via integração estarão disponíveis para serem distribuídos e ou realizadas as ações para os atendimentos que forem gerados com alguma inconsistência.

Na tela principal serão apresentados os Atendimentos integrados

Figura: Distribuição de Contato-Fabrica

Para distribuir os Atendimentos  gerados e reserva realizadas , que são destacados em Verde.

Deverá selecionar o contato, informado o Vendedor que vai receber o contato, selecionar a aba Contatos Novos e usar a opção "Seleciona" para direcionar o atendimento para ser encaminhado.


Figura: Distribuição de Contato-Fabrica

 Será apresentado o contato na aba Contatos Novos, para realizar a distribuição, clicar em "OK".

Figura: Distribuição de Contato-Fabrica


Para efeito de Consulta nesta tela, a aba Contatos do Vendedor apresenta todos os atendimentos que estão na fila do  Vendedor.

Figura: Distribuição de Contato-Fabrica


Para distribuir os Atendimentos  gerados e reserva Não Realizadas , que são destacados em  Amarelo. 

Deverá  realizar a ação de ou gerar uma proposta sem Chassi ou gerar uma proposta para o mesmo Chassi recebido originalmente na reserva, antes de encaminhar o Lead (contato) para o vendedor que irá atender o cliente.

Marcar o contato e clicar com o Botão direto para apresentar a opção  Gerar Reserva Nissan. As ações realizadas neste passo, seguem a mesma funcionalidade descritas  no passo acima.

Figura: Distribuição de Contato-Fabrica


Quando  na integração da reserva houver a disponibilidade do veículo, porém não houver as Referências Cruzadas  para a criação dos título do Adiantamento ao cliente e ou os títulos do pagamento. Nessa etapa, caso não tenha sido realizada ainda a Referência Cruzada informada no e-mail e no Correio, não será permitido realizar o passo de associar um chassi. Ao clicar em Gerar Reserva Nissan, será informado novamente sobre a falta da Referência cruzada.


Após a montagem da referência cruzada, poderá ser executado os passos abaixo para associação do Chassi. Selecionar qual ação vai ser realizada:

 


 Opção -Sem Chassi

Ao selecionar a opção "Sem Chassi"- será gerado uma proposta sem  associar a ela nenhum veículo. Com isso o atendimento poderá ser encaminhado para o Vendedor atender o cliente e dar andamento a venda. Será apresentado a mensagem informando da criação da Proposta sem chassi.

 Opção -Para o Chassi do Portal

Ao selecionar a opção "Para o Chassi do portal"- Deverá antes ter sido excluído a reserva já existente para o chassi.

Importante: Para a reserva automática do veículo e criação da proposta, será considerado o uso do parâmetro de Veículos-Geral-Bloquear veículo em Negociação, este parâmetro marcado, impede a geração de uma proposta para um veículo que já possui uma proposta em aberto. 

Ao realizar essa operação, será gerado a Proposta associada ao veículo que foi recebido originalmente na reserva.

Após realizar essa ação, deverá ser distribuído o contato para um vendedor seguindo as orientações do passo acima.

Dica: Todos os Status gerados usando  o programa do fabrica, seguem as mesmas regras já destacadas nos tópicos acima.


Cancelamento de Proposta.

 Nos casos onde a venda não se concretizar e a proposta for cancelada, será enviado para a Nissan o Status informando essa ação.

Status- O Linx DMS Integrador é responsável por enviar o Status da Reserva recebido- Neste processo foi disparado a Nissan o Status = 6-Venda cancelada.

É possível consultar a comunicação do envio do Status através do menu Configuração > Monitor Log de Execução do Integrador.

Com isso se encerra o processo de Reserva iniciado com o cliente no portal da Nissan e o Chassi volta a ser disponibilizado para o portal novamente.

Dica: O tratamento referente a devolução do Sinal pago pelo cliente, devem ser tratados diretamente com a Montadora. Esse processo não envolve a Linx.


Troca de Chassi na Proposta

Caso concessionária  efetue a troca chassi que foi recebido originalmente na Reserva via Nissan, por um  outro veículo  na Proposta de venda. São consideradas duas ações para envio do Status do pedido a Nissan:

  • Caso seja efetuado a troca com um veículo  do mesmo modelo, porém alterando a COR, será apresentada a mensagem:


  Ao concordar, será cancelada a Proposta atual automaticamente  e deve ser preenchido normalmente o motivo do cancelamento.


Será Gerado outra Proposta ( e outro contato) que estará associada ao chassi novo escolhido. Será apresentado a mensagem com o número da Nova proposta e o usuário já será direcionando a ela para dar andamento se estiver trabalhando com o Apollo.exe.

Para os usuários que estiverem trabalhando pelo Gestão de ShowRoom,  com o cancelamento da proposta, o contato que está sendo trabalhado será encerrado. Será então necessário iniciar o atendimento ao cliente através do contato novo originado com a criação automática da Proposta feita por esse processo.  Portanto acessar  a aba Agenda (487) e filtrar pelo nome do cliente para localizar o novo contato e dar andamento no processo de venda.

Na nova proposta, será mantida idêntica a anterior portanto, com  a condição de pagamento do Adiantando do cliente, e o mesmo valor do veículo.

O Chassi antes reservado será disponibilizado novamente a venda com o cancelamento da proposta e para o novo chassi associado  a nova proposta, será  gerada a reserva  idêntica a anterior com a  reservado por 1 ano, considerando que o adiantamento do cliente feito pelo site, segue em aberto nessa proposta.

Mas a Reserva original caindo,  a Nissan entende que o processo de venda segue diretamente com o cliente a partir desse ponto. Com isso será enviado a Nissan o Status dessa operação.

Status- O Linx DMS Integrador é responsável por enviar o Status da Reserva- Neste processo foi disparado a Nissan o Status = 6-Venda Cancelada,  indicando que a venda para o chassi originalmente selecionado , não vou confirmado a venda. E será enviado o número da Nova Proposta e o número do novo chassi associado a ela.


  • Caso seja efetuado a troca com um veículo  do mesmo modelo, versão e COR,  mudando portando somente o chassi.

A proposta é preservada e será realizada a troca, porém  o valor da proposta não mais apresentará  o valor que foi originado pelo site e que pertencia ao chassi antes selecionado. No andamento do processo de venda, todos os passos descritos neste manual para os Status que se seguem, serão realizados normalmente.

Pra a operação de troca do chassi, será enviado a Nissan o Status dessa operação.

Status- O Linx DMS Integrador é responsável por enviar o Status da Reserva- Neste processo foi disparado a Nissan o Status = 1-Veículo Reservado,  indicando neste caso  número  do novo chassi que foi indicado na Proposta.


DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.