No Linx Big Farma existe a possibilidade de criar grupos de clientes, onde podem ser feitas ações específicas para esses grupos.

Por exemplo:

Uma promoção de produtos para hipertensos, direcionando à clientes que necessitam desse medicamento;

Malas diretas para clientes que vencem todo dia 10;

Grupos profissionais; etc...


Para configuração do mesmo, entre no menu Cadastros > Grupos de Clientes e será exibida a tela abaixo:


Figura 01 - Cadastro de Grupos de Clientes


Para criar um grupo de clientes  clique no botão  ou na tecla de atalho F5, e preencha os campos necessários.


Figura 02 - Cadastro de Grupos de Clientes


Ao terminar este cadastro, determinando quais grupos serão utilizados, pode-se associa-los ao cadastro de clientes, definindo que o determinado cliente participa de um grupo específico, ou de vários grupos, onde será possível fazer ações específicas para esses grupos.

Para fazer a associação desse grupo de clientes, entre no menu Cadastros > Clientes, ou pelo botão  na barra de menu rápido, selecione o cliente digitando o nome do mesmo no campo Nome, Chapa, CPF...  e  clique no botão  ou então tecle F3, e será exibido o cadastro do cliente solicitado, em seguida vá até a aba Edição (F2) e na sub-aba Grupos.


Figura 03 - Cadastros de Clientes - Aba Grupos


Para selecionar o Grupo cadastrado, verifique na coluna da esquerda, onde estarão listados todos os grupos, escolha  clicando em cima do Grupo desejado e em seguida  clique no botão , ou 2x (duas vezes) com o mouse no grupo.

Concluído essa associação, é possível fazer as ações destinadas aos grupos.

Para isso, no cadastro do cliente existe o botão , e será exibida a tela conforme Figura 04 abaixo:


Figura 04 - Seleção de Grupos de Clientes


A forma de seleção é a mesma citada acima.

Selecione o grupo desejado e  clique 2x (duas vezes) com o mouse ou no botão , e depois no botão .

Pode-se cadastrar vários grupos para o mesmo cliente, refinando a pesquisa do mesmo.

Por exemplo:

Diabéticos,

Secretária,

Convênio Médico...

E assim por diante, formando grupos específicos, para ações específicas, de acordo com a necessidade da loja. 


Com essa ação serão exibidos na tela todos os clientes associados ao grupo selecionado, em seguida poderá ser feito uma Mala Direta.

Para ter maiores informações sobre como realizar uma Mala Direta, acesse o artigo Impressão de Mala Direta - Carta de Cobrança - Mensagem Aniversariante.