O que é o clube do Whisky?
O clube do Whisky funciona como um sistema de fidelização de clientes que tenham apreço por Whisky’s e afins, fazendo com que o cliente volte mais vezes em um curto período de tempo, tendo em vista que tem um curto prazo de validade para consumação(normalmente de 90 ou 180 dias).
Como funciona o clube do Whisky?
O cliente faz um cadastro na compra da sua(s) garrafa(s) apresentando os documentos obrigatórios e a partir deste momento ele passa a ser proprietário da(s) mesma(s) e só pode(m) ser consumida(s) dentro do estabelecimento e dentro do período de validade.
Como ativamos esse produto no Menew?
Para ativar esse produto no nosso Sistema precisamos fazer um processo de 2 etapas, nos parâmetros do Banco e nos cadastros dos produtos.
No Banco:
CLUBE_NOME = Nome do Clube (Clube do Whisky)
CLUBE_PRAZO = Prazo em dias da validade
CLUBE_TIPO = Pode ser 1 ou 2 (Usei o 2 no exemplo a seguir)
UPDATE TBPARAM SET CLUBE_NOME = 'CLUBE DO WHISKY',CLUBE_PRAZO = '90', CLUBE_TIPO = '2'
No Cadastro do Produto:
Dentro do Cadastro do Produto precisamos preencher o “Cód. Clube do Whisky” nos produtos que fazem parte do mesmo, estes devem ser preenchidos com o mesmo código do produto.
Como Funciona:
O cliente fará a compra das garrafas normalmente através do Salão ou Balcão, após isso deverá ser feito cadastro do cliente no clube e registrar os produtos que foram adquiridos.
O acesso do Clube do Whisky é através do Menew PDV > Menu > Clube
Cadastro Cliente:
Para Cadastrar um cliente no Clube:
- Clica no botão "+"
- Preencher os dados cadastrais
- Clicar no "Ok".
Lembre-se de orientar o cliente a emitir o contrato do cliente através do botão "Adesão" onde o cliente do clube assinará um termo informando todas as regras do Clube conforme configuradas.
Incluir um produto:
Para incluir um produto:
- Clica no botão "Incluir"
- Seleciona o produto na lista de itens pertencentes ao clube
- Clica no botão "Ok" ao lado da lista de itens
Importante orientar o cliente a selecionar a impressora e emitir a etiqueta, o modelo padrão do sistema saem 2 vias da etiqueta, sendo 1 para a garrafa e a outra fica disponível para ser colada junto ao contrato ou carteira do cliente que contratou o serviço.
Gerar Protocolo para Consumo:
Geralmente as garrafas pertencentes ao clube do Whisky ficam guardadas em uma adega ou setor no qual apenas um responsável tem acesso. Então para que a garrafa possa ser retirada do setor geralmente é gerado um protocolo informando o nome do cliente, produto e registro. Como emitimos esse Protocolo:
- Localiza o cadastro do cliente
- Seleciona o produto desejado
- Clica no botão "Protocolo"
O Protocolo será impresso automaticamente no caminho da impressora de relatórios.
Baixa Garrafa Finalizada:
O sistema não tem como detectar que o produto já foi completamente consumido, com isso o operador precisa informar que aquele produto foi finalizado através do Clube, seguindo o passo-a-passo:
- Localiza o cadastro do cliente
- Seleciona o produto finalizado
- Clica sobre o botão "Finalizar"
O produto deixará de estar disponível para emissão de protocolos e mudará de cor automaticamente para que o operador saiba que já foi finalizado.