Skip to end of metadata
Go to start of metadata
 QUESTÕES SOLUCIONADAS NESTE GUIA
  • Como analisar divergência estoque?
  • Como controlar estoque?
  • Como identificar erro estoque?


Analisando divergências de Estoque

O relatório de apuração de inventário nos apresenta os dados referente ao estoque. Para visualizar este relatório acesse o menu Relatório → Estoque → Apuração de inventário.

Podemos identificar neste exemplo, diversos itens com diferença no estoque. Para identificar se o motivo da diferença é ocasionado por erro operacional no sistema, devemos seguir alguns passos.

Primeiro vamos exportar o relatório de movimentação diária de item de estoque - Kardex e vamos analisar um dos itens que possui diferenças:

Para exportar o relatório clique no menu - Relatórios → Estoque → Mov. Diária de Item de Estoque - Kardex, selecione o item a ser analisado:

Neste relatório podemos verificar a movimentação diária deste item:


Abaixo explicamos o cálculo de cada campo.

1 - Estoque Inicial

Na coluna de 'Estoque Inicial' são apresentados a quantidade dos itens que foram efetivados na contagem do estoque do mês anterior. Para visualizar a contagem, acesse o menu Estoque → contagem mensal de estoque. É necessário que tenha a contagem mensal com referência do mês anterior efetivada

Possui dúvidas referente a contagem de estoque? Clique aqui

2 - Compras/ Produção/ Transf. Entrada (+)

Na coluna de Compras podemos visualizar as entradas dos itens. As entradas podem ser realizadas através de Nota Fiscal de Entrada Efetivada, Transferência de estoque entre lojas ou Produção de item manufaturado.

Podemos verificar quais itens foram comprados e efetivados nas notas através do menu Relatórios → Estoque → Notas Fiscais de itens. Selecione o período e o item a ser analisado:


Neste relatório podemos verificar os itens que entraram no estoque por meio das notas de entradas. É necessário verificar se a coluna quantidade está de acordo com as notas compradas. Caso esteja incorreto, necessário verificar o fator de multiplicação e conversão das unidades dos itens.

Dúvidas referente a entrada de notas e fator de multiplicação e conversão? Clique aqui

Nesta coluna também são apresentados os itens que foram transferidos de outros estoque, podemos verificar em Relatório → Estoque → Transferência de estoque. Exporte o relatório utilizando o filtro Tipo de Transferência como 'Entrada'.

E para finalizar a coluna de entrada de itens, podemos verificar os itens manufaturados que foram produzidos no menu Relatórios → Estoque → Produção Itens manufaturados.

3 - Vendas/ Produção/ Transf. Saída / NF de Saída (-)

Na coluna de Vendas podemos visualizar as saída dos itens. Os itens são baixados conforme configurados através da ficha técnica dos produtos, Transferência de estoque entre lojas, produção de item manufaturado ou até mesmo vendas realizadas através de NF-e de saída.
Para visualizar em qual ficha técnica o item pertence acesse o menu Relatório → Cadastro → Ficha técnica de produtos. Selecione o item a ser consultado:

Verifique se o item está relacionado a Todos os produtos que devem baixar o item.
Caso identifique que o item não está vinculado aos produtos corretamente ou a quantidade do item difere do real, necessário acionar o administrador do sistema para realizar as correções.
Dúvidas para realizar o cadastro de ficha técnica? Clique aqui

Nesta coluna também são apresentados os itens que foram transferidos de outros estoque, podemos verificar em Relatório → Estoque → Transferência de estoque. Exporte o relatório utilizando o filtro Tipo de Transferência como 'Saída'.

Podemos verificar os itens que pertencem aos itens manufaturados que foram produzidos no menu Relatórios → Cadastro → Ficha técnica de itens manufaturados.

E para finalizar as notas de saídas efetivadas em Estoque → Notas fiscal de saídas.

4 - Quebra conhecida (-)

São apresentados os itens que foram lançados em 'Perda de estoque'. Para visualizar acesse o menu Relatório → Estoque → Perda de estoque.

5 - Ajuste de estoque

São apresentados os itens que foram ajustados manualmente Estoque → 'Baixa Manual/ Ajuste de estoque'. Para visualizar acesse o menu Relatório → Estoque → Baixa Manual/ Ajuste de estoque

6 - Consumo de Func.

São apresentados os itens lançados no consumo dos funcionários. Para visualizar acesse o menu Relatório → Estoque → Consumo de funcionário.

7 - Estoque Apurado

No estoque apurado, o sistema realiza o cálculo: 'Estoque Inicial + Compras/Produção - Vendas/Produção + Transferências - Quebra Conhecida + Ajuste de Estoque - Consumo de Funcionário = Estoque Apurado'. Teoricamente é a quantidade que o sistema entende que deveria conter no estoque.

8 - Estoque Final

Esta coluna é alimentada pelas contagens parciais realizadas no sistema. Quando não há contagem, o estoque final é apresentado com a quantidade '0' automaticamente, porém não interfere na contagem inicial do próximo dia.

9 - Diferença Estoque

A diferença estoque é realizado o cálculo Estoque apurado - Estoque final. Desta forma quando apresenta diferença nesta coluna e há contagem efetivada deste dia, é necessário verificar todos os itens acima para identificar a divergência.


Está com alguma dúvida?

Consulte todos nossos guias na busca de nossa página principal clicando aqui.


Write a comment…