• O que é o Onboarding?
  • Como configurar minha franquia usando o Onboarding?
  • Como são as regras para cadastro nas telas do Onboarding

Onboarding uma experiência guiada!

O que é o onboarding?

  • É uma nova funcionalidade que facilita a implantação da nova franquia, guiando o usuário por passos onde é realizado os cadastros e configurações essenciais pertinentes a uma nova marca na Retaguarda.

Quem pode usar?

  • O onboarding é apresentado apenas para novas franquias. Uma franquia é considerada nova quando não possui produtos cadastrados.
  • O onboarding somente é apresentado e pode ser utilizado por usuário administrador de franquia, pois contempla os cadastros que competem somente a franquia.

Qual a vantagem de utilizar o onboarding?

  • Realizando os cadastros pelo onboarding, diversas etapas de cadastro são simplificadas:
    • Cadastro de usuário simplificado (tela única para o cadastro  da pessoa e do usuário)
    • Cadastro da venda orientada automática à partir do cadastro do grupo e produto de venda
    • Sugestão de mais de 50 formas de pagamento já pré-cadastradas com todas as configurações para uso do TEF prontas (inclusive configuração de receita TEF)

Para conseguir utilizar as vantagens do onboarding, não realize os cadastros (grupo, produto de venda, grupo e formas de pagamento/receita) por fora do onboarding.

Uma vez que o cadastro é realizado por fora, o sistema o considera concluído e não é mais possível realizar o cadastro em questão pelo onboarding.

Além disso, é necessário que todo o cadastro do passo seja efetuado de uma única vez pelo onboarding (ex: No passo de grupo de produto de venda, deve-se cadastrar todos os grupos desejados de uma única vez, não sendo possível retornar para incluir mais itens pelo onboarding posteriormente).


Início do onboarding 

O onboarding é apresentado apenas para novas franquias. Uma franquia é considerada nova quando não possui produtos cadastrados.

Ele é apresentado automaticamente logo após o login, desde que o usuário esteja acessando com perfil administrador de franquia.

Caso o usuário feche o onboarding, ele poderá ser acessado a qualquer momento através do banner do dashboard.

O onboarding é composto de alguns passos, mas caso o usuário clique no botão cancelar ou o processo seja interrompido por algum motivo, ao realizar login novamente no sistema, o onboarding será apresentado novamente na mesma tela onde parou, ou ficou pendente.



Passo de seleção do tipo de PDV

Este primeiro passo dá ao usuário a opção de escolher se a nova marca utilizará Taste One em todas as lojas ou se usará também o Degust PDV.



Passo de Criação de Usuário de Franquia

Este passo tem o objetivo de criar o usuário administrador da franquia, responsável pela marca/ franqueadora.

Cadastro de Venda Orientada Completo

Nesta etapa o sistema já realiza o cadastro de pessoa e de usuário de maneira simplificada..

O usuário é cadastrado com acesso a todas as lojas e com os perfis de acesso total de "Administrador" (Franquia) e "Franqueado Operador" (loja).


Onboarding vai ser apresentado para usuários ADM/Franqueador que tenham acesso ao cadastro de usuário

Este passo é considerado concluído caso exista 1 usuário cadastrado:

    • Para franquias do varejo: Se existir 1 usuário cadastrado
    • Para as outras franquias: Se existir 1 usuário vinculado à um perfil que seja do tipo "Franqueador" 

Após cadastrar o usuário e prosseguir o sistema perguntará se deseja prosseguir com as configurações, conforme abaixo:


Caso clique em Lembrar mais tarde, sempre que realizar o login, ou clicar sobre o banner será redirecionado para o passo de seleção de credenciadora (veja no próximo passo)

Caso optar por Configurar Agora será diretamente redirecionado para o passo de seleção de credenciadora.

Desta maneira, é possível que o implantador realize o cadastro do responsável pela franquia e continue a configuração (opção "configurar agora") ou direcione a configuração para o usuário responsável da franquia, selecionando a opção "Lembrar mais tarde"



Continuação do onboarding 

Sempre que o franqueador administrador logar, o sistema abrirá o onboarding.

Caso o usuário encerre a tela, é possível clicar no banner e continuar a configurar da onde parou!



Passo de Seleção de Credenciadora

O sistema solicita o credenciador, para ser utilizado no cadastro de formas de pagamento.

A listagem que é apresentada, é a mesma do campo "Credenciadora" do cadastro de receita no grupo "Dados NFCe/SAT".

Essa informação é necessária para preenchermos a sugestão de formas de pagamento cartão dos próximos passos, pois essa informação não pode ser sugerida e é diferente para cada franquia, sendo necessária por regras fiscais para emissão da nota no PDV.



Passo de Cadastro de Grupo de Forma de Pagamento

Este é o passo do cadastro de grupo de forma de pagamento. Corresponde ao cadastro de grupo de receita.



O sistema apresenta sugestões, onde não é possível excluir, mas é possível renomear. Os grupos são necessários para que o sistema realize a sugestão de formas de pagamento no próximo passo.

    • Dinheiro
    • Delivery
    • Crédito
    • Débito
    • Voucher
    • Carteira Digital

A sugestão de grupo de forma pagamento somente não será carregada se foi realizado o cadastro de grupo de forma de pagamento por fora do onboading, na tela de cadastro de grupo de receita.

É possível realizar o cadastro manual dos grupos de forma de pagamento clicando em “Novo”:


Os grupos informados manualmente pelo usuário, poderão ser excluídos antes dele prosseguir.


É possível realizar o cadastro de grupo de forma de pagamento via planilha, clicando em “Importar Planilha”:


    • É possível realizar o download de um modelo de planilha para importação, clicando em “Baixar modelo de planilha”.
    • Para selecionar uma planilha já editada, basta clicar em “Selecione um arquivo do computador”

A importação da Planilha prevalece sobre as sugestões. Ou seja, ao importar os dados por planilha, a franquia abre mão das sugestão de grupos e formas de pagamento.



Passo de Forma de Pagamento

Este é o passo de criação de forma de pagamento, por padrão duas formas de pagamento vêm cadastradas na criação da franquia “DINHEIRO” e “HUB OUTROS” e não podem ser excluídas (a forma de pagamento "Hub Outros" possui o "Código de Integração Delivery=HUB_OUTROS, que é o código default caso o sistema não encontre algum de/para de forma de pagamento nas integrações com marketplace, Por isso é importante sempre mantê-la no cadastro, já que garante que nenhuma venda será perdida por falta de configuração de forma de pagamento).


O sistema apresentará a sugestão de mais de 50 formas de pagamento, que podem ser alteradas e também excluídas de acordo com a realidade de cada franquia.

A sugestão de formas de pagamento somente não será carregada se:

  • Foi utilizada a importação de planilha no passo de "Cadastro de Grupo de Forma de Pagamento" (cadastro de grupo de receita)
  • Foi realizado o cadastro de grupo de forma de pagamento e/ou forma de pagamento por fora do onboading, ou seja, nas telas de cadastro de grupo de receita e receita da Retaguarda.

Cadastro de Venda Orientada Completo

As formas de pagamento sugeridas são configurados de maneira completa na Retaguarda, já prontas para uso no PDV, pois vinculam e configuram os seguintes cadastros:

  • Para formas de pagamento TEF, no cadastro de receita (forma de pagamento) já são configurados o "Tipo Eletrônico", TEF e Operação TEF (CRT)
  • Além disso é realizada a parametrização de "Configuração de receita TEF" para os seguintes tipos de TEF:
    • D-TEF
    • SITEF via DLL
    • Stone
    • Cielo
  • Para todas as formas de pagamento, são configurados os dados de finalizador, bandeira e credenciadora para NFCe/SAT.


É possível realizar o cadastro manual de forma de pagamento clicando em “Novo”:



É possível realizar o cadastro de forma de pagamento via planilha, clicando em “Importar Planilha”:

    • É possível realizar o download de um modelo de planilha para importação, clicando em “Baixar modelo de planilha”
    • Para selecionar uma planilha já editada, basta clicar em “Selecione um arquivo do computador”

  • A importação da Planilha prevalece sobre as sugestões. Ou seja, ao importar os dados por planilha, a franquia abre mão das sugestão de formas de pagamento.
  • O cadastro somente pode ser efetuado por usuários ADM, que possuam acesso a função de cadastro de receita
  • Caso o usuário realize o cadastro de forma de pagamento por fora do onboarding, ou seja, pelo cadastro de Receita da retaguarda, não será possível utilizar as sugestões e nem cadastrar novas formas de pagamento pelo onboarding. 
  • O cadastro de forma de pagamento é considerado "Concluído" sempre que existir 1 ou mais receitas cadastrados, além dos defaults Dinheiro e Hub Delivery, não sendo mais possível a inclusão através do onboarding.
  • Caso o usuário feche essa tela antes de ser concluída, ao abrir novamente sempre será redirecionado para ela até que seja concluída.



Passo de Criação do Grupo de Venda

Este é o passo do cadastro de grupo de venda:


  • É possível realizar o cadastro manual dos grupos Venda clicando em “Novo”:

 


Os grupos informados manualmente pelo usuário, poderão ser excluídos antes dele prosseguir


É possível realizar o cadastro de grupo de venda via planilha, clicando em “Importar Planilha”:


    • É possível realizar o download de um modelo de planilha para importação, clicando em “Baixar modelo de planilha”. Neste caso a sugestão é adicionada no modelo excel (exemplo abaixo)
    • Para selecionar a planilha já editada, basta clicar em “Selecione um arquivo do computador”. Após realizado o processo a informação será adicionada na grid. É possível realizar as edições via grid:



  • Caso o cadastro de grupo de venda seja realizado por fora do onboarding, os botões de “Novo” e “Importar por planilha”, ficam desativados.
  • O cadastro de grupo de venda é considerado "Concluído" sempre que existirem grupos de venda cadastrados, não sendo mais possível a inclusão através do onboarding.
  • Caso o usuário feche essa tela antes de ser concluída, ao abrir novamente sempre será redirecionado para ela até que seja concluída.



Passo de Cadastro de Produtos

Este é o passo do cadastro de produtos:


  • É possível realizar o cadastro manual produtos clicando em “Novo”:

  • O campo código, nome, unidade, preço, grupo de venda, NCM e CEST são obrigatórios
  • É possível editar o código do campo Código, automaticamente é sugerido o próximo código disponível.
  • O campo NCM Possui obrigatoriamente 8 caracteres numéricos
  • O campo CEST Possui obrigatoriamente 7 caracteres numéricos

Nesta etapa você pode adicionar um produto principal, se já houver um criado anteriormente. O sistema monstra o nível do produto ao ser configurado com o produto principal


  • É possível realizar o cadastro de produtos via planilha, clicando em “Importar Planilha”:
  • É possível realizar o download de um modelo de planilha para importação, clicando em “Baixar modelo de planilha”.
  • Para selecionar uma planilha já editada, basta clicar em “Selecione um arquivo do computador”
  • Ao importar é feita a validação dos valores, casos esteja incorretos o sistema irá evidenciar para o usuário realizar a correção. É possível realizar as edições e excluir registros via grid.



  • Caso o cadastro de produto de venda seja realizado por fora do onboarding, os botões de “Novo” e “Importar por planilha”, ficam desativados.
  • O cadastro de produto de venda é considerado "Concluído" sempre que existirem produtos cadastrados, não sendo mais possível a inclusão através do onboarding.
  • Caso o usuário feche essa tela antes de ser concluída, ao abrir novamente sempre será redirecionado para ela até que seja concluída.

Cadastro de Venda Orientada Completo

Ao realizar a inclusão do produto de venda através do onboarding, o sistema automaticamente já realizará os seguintes cadastros:

  • Cadastro da venda orientada
  • Cadastro do grupo de venda orientada (cada grupo de venda também é cadastrado como um grupo de venda orientada)
  • Cadastro de produto por grupo de venda orientada (cada produto será vinculado ao grupo de venda orientada correspondente)

Desta maneira é importante que o cadastro de produto seja efetuado pelo onboarding, pois uma vez que realizado por fora, diretamente na tela de cadastros de produto, não será mais possível realizar o cadastro pelo onboarding vinculando toda venda orientada.


Finalização do Onboarding

Quando finalizarmos o cadastro dos produtos e assim terminar o passo de cadastro de produto será exibida a tela de “Personalize suas vendas”:


    • Caso clique em “Depois”, o onboarding será finalizado junto com o banner
    • Caso optar por “Configurar Agora”, o usuário será redirecionado para tela de Configuração de Venda Orientada


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