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Millen-289 – NFSe – Município de Curitiba - PR

Processo: Fiscal

Nome do Processo: Emissão de NFSe

Acesso

Vendas\Movimentações

Motivação

Permitir a impressão de notas fiscais eletrônicas de serviço no município de Curitiba – PR.

Atenção! Para emissão de NFSe neste município, é necessário que a empresa obtenha dois certificados junto ao órgão competente. O primeiro será para realização de testes de homologação e o segundo para as emissões de notas em produção. Ambos deverão ser registrados junto ao órgão, para que os serviços possam ser acessados.

Importante! Cada município deve ser homologado no sistema para que possa fazer emissão de notas de serviço, de acordo com suas características fiscais e legislação vigente.


Parâmetros

Instalar o certificado de emissão das NFSe na máquina onde as notas serão emitidas.
Em Utilitários\Administrador, cadastrar um evento para faturamento de serviço, sendo:

  • Na guia, no campo Tipo de Produto, selecione a opção Serviço
  • Na guia Fiscal, no campo Modelo NF Padrão, deve ser selecionado o modelo 00 Nota Fiscal de Serviço
  • Na guia Logística, no campo Influência no Estoque, selecione a opção N. Infui.

Em Produtos e Serviços\Serviços, ter serviços cadastrados no sistema, na guia Fiscal, localize o campo Município Homologado e selecione a opção Curitiba.

Os demais campos deste cadastro devem ser preenchidos de acordo com as características fiscais da empresa emitente, de acordo com a prefeitura do município de Curitiba.
Em Utilitários\Empresa\Filiais, selecione a filial responsável pela emissão das NFSe, na guia Tributação:
Ligar o parâmetro Utiliza Nota Fiscal Eletrônica de Serviços
No campo Ambiente, selecione a opção Produção
No campo Dados Extras NFSe, preencha com o usuário e senha, fornecidos pelo órgão responsável pelo cadastramento da empresa para emissão de notas eletrônicas de serviço.


Entradas

Emissão de NFSe em ambiente de homologação
Antes de iniciar a emissão das notas fiscais de serviço, é interessante realizar testes de emissão no ambiente de homologação disponibilizado pelo próprio município de Curitiba.
Para iniciar, o certificado deverá estar registrado na área de Homologação (Ambiente Piloto) da Prefeitura de Curitiba, caso contrário, quando enviar a NFSe ocorrerá o erro: "403 - Forbidden Acess Denied".
O endereço do Ambiente Piloto (Homologação) é: https://piloto-iss.curitiba.pr.gov.br/iss/Default.aspx
Talvez seja necessária a ajuda do contador da empresa para efetuar este processo de homologação.
Como testar se o certificado está válido no Ambiente Piloto (Homologação):
1) Abrir o navegador "Chrome" e informar o endereço do Ambiente Piloto (Homologação): https://piloto-iss.curitiba.pr.gov.br/iss/Default.aspx
2) Abrirá uma janela para o usuário escolher o certificado.
3) Ao escolher o certificado o navegador já acessa o site da prefeitura, se der o erro "403 - Forbidden Acess Denied", significa que o certificado escolhido não está registrado para a homologação na Prefeitura de Curitiba.
4) Para emitir notas fiscais de testes sugerimos que o usuário lance valores bem baixos, por exemplo, R$ 1,00.
Após a realização dos testes de homologação, se tudo estiver correto, a empresa poderá passar a emitir as notas em ambiente de produção.

Validações e Saídas

Emissão da NFSe referente ao serviço prestado.



Millen-564_565 BM-2831_2832 – Integração Dropshipping

Processo: Logística

Nome do Processo: Recebimento de movimento

Acesso

Logística\Recebimentos

Motivação

No dropshipping, uma empresa A vende produtos, de um fornecedor parceiro B, em um e-commerce. Este e-commerce, por sua vez, a cada venda realizada do produto, envia a ordem dessa transação para o fornecedor parceiro. É o fornecedor quem vai enviar o produto vendido para o cliente (consumidor final) em nome da empresa A, que tem como lucro a diferença entre o preço cobrado na venda para o consumidor final e aquele pago ao parceiro comercial.
Nesse processo, o parceiro emite uma nota fiscal de remessa para o consumidor final e, para cada nota de remessa emitida, também deve ser emitida uma nova fiscal de venda por conta e ordem para a empresa A. Esta última, deverá emitir uma nota fiscal de venda para o consumidor final, a qual serão recolhidos os impostos referentes à operação comercial de venda.


Parâmetros

Em C:\wts\modules, localize e instale o módulo millenium!mnfe.minst. Aguarde a mensagem de módulo instalado com sucesso e depois acesse o Gerenciador de usuários, para liberar acesso ao link.
Em Utilitários\Administrador\Eventos, devem ser configurados:

  • Evento de entrada, do tipo compra, para recebimento das vendas por conta e ordem, sendo:

Na guia Acesso, preencher o campo Filiais Permitidas, selecionando as filiais que podem realizar este tipo de processo.

  • Evento de saída, do tipo venda, para faturamento de venda para o consumidor final.

Em Utilitários\Empresa\Filiais, cadastrar o fornecedor/parceiro como uma filial da empresa. Isso é necessário para que o sistema consiga gerar as movimentações de entrada das notas de remessa e venda por conta e ordem, que serão enviadas por XML.

Entradas
Configurando o movimento de nota fiscal eletrônica
Em Utilitários\Administrador\Configurações Gerais\Movimento Nota Fiscal eletrônica, preencha os campos:
Evento (Entrada), selecionando o evento configurado para o recebimento das notas de remessa por conta e ordem.
Conta, onde serão lançados os valores das movimentações.
Diretório (Server), onde ficarão os arquivos XML enviados pelo fornecedor parceiro, referentes às vendas realizadas.
Modo Faturamento, vai depender de como a empresa realiza o processo.
Ligar o parâmetro Utiliza Filial como Gerador. Este parâmetro habilitará na tela os demais campos necessários para a configuração correta desse recurso:
Filial, selecione a empresa que vende os produtos no e-commerce.
Tipo de Gerador, selecione a opção Fornecedor. É o parceiro, é aquele que detém o estoque de produtos e fará seu envio para o consumidor final.
Tabela Filial X Gerador
Esta tabela servirá para informar ao sistema como preencher os campos Filial e Fornecedor, na geração da movimentação de entrada, durante o recebimento dos XMLs. Acima, nós informamos que o tipo de gerador será um fornecedor, então na coluna Gerador, devemos selecionar qual é o fornecedor que emitiu as notas por conta e ordem. E, na coluna Filial, selecionamos a filial que foi cadastrada com os dados do fornecedor/parceiro.

Tabela de CFOP

Preencha a tabela com as CFOPs a serem usadas nas movimentações de entradas que serão geradas a partir do recebimento dos XMLs enviados pelo fornecedor. Por exemplo, para a CFOP 5.923 enviada no XML do fornecedor, o sistema deverá usar a CFOP 1.923 na movimentação de entrada que será gerada.

Recebimento da nota fiscal por conta e ordem

Feitas as configurações necessárias para que o sistema realize corretamente o processo, podemos iniciar com os recebimentos dos XMLs enviado pelo fornecedor.
Em Logística\Recebimentos\Recebimento de movimentos, no link Outras Funções, vamos selecionar os arquivos XML que serão lançados no sistema. A seguir, clique em Importar.

Faça uma nova busca na tela de recebimento, selecione o arquivo importado e, no link Ações, clique em Faturar e depois clique em Executar.

Para visualizar as movimentações geradas, em Logística\Recebimentos\Consulta Movimentações, faça uma busca e observe os eventos de entrada que foram incluídos:

  • Venda por conta e ordem
  • Remessa de venda por conta e ordem


Faturamento dos pedidos de venda entregues por conta e ordem

Agora que as notas fiscais das vendas por conta e ordem foram devidamente recebidas do fornecedor, a empresa poderá emitir as notas fiscais de venda ao consumidor. Esta emissão se faz necessária para que o recolhimento dos impostos, referentes à operação de venda sejam realizados, porque, como vimos acima, a nota fiscal que acompanhou a entrega do produto para o consumidor final não havia destaque de impostos.

Validações e Saídas

Em Financeiro\A Pagar, faça uma consulta e verifique que foi incluído um título para o fornecedor, referente à venda do produto, que foi enviado por conta e ordem, diretamente ao consumidor final.
Em Financeiro\A Receber, há um título incluído em nome do consumidor final, referente ao pedido de venda que foi baixado do site.



Millen-591 - Enviar o número do título no arquivo de remessa do Cobrebem - Sicredi

Processo: Financeiro

Nome do Processo: Contas a receber

Acesso

Financeiro\A Receber\Integrações\Cobrebem

Motivação

Gerar o arquivo de remessa Cobrebem informando o número do título, em vez de informar o número do lançamento. Na geração do arquivo de remessa, o sistema utiliza o número interno para identificar o título a receber no boleto enviado ao cliente, dificultando sua identificação no caso em que o cliente entra em contato com a empresa.
Para que o número do título seja impresso no boleto, foi criado um flag que, quando acionado, incluirá este número no arquivo de remessa.

Atenção! Este recurso está disponível somente para o banco que solicitou o envio desta informação.


Parâmetros

Em Financeiro\A Receber\Cadastros\Carteira, selecione a carteira cadastrada para o Banco Sicredi. Na tela de consulta da carteira, localize e ligue o flag Usa número do título como número de controle.


Entradas

Em Financeiro\A Receber\Borderô, faça uma busca, selecione o borderô e acesse o link Gerar Arquivo CobreBem.

Validações e Saídas

No diretório de arquivos de remessa, faça uma consulta, onde é possível visualizar o arquivo gerado com a numeração do título.



Millen-789_790_791_792 - Pedidos de Venda com Garantia Estendida - VTex

Processo: Vendas

Nome do Processo: Pedidos de Venda

Acesso

Menu Principal\Seguradora

Motivação

Realizar o vínculo entre um produto vendido e o serviço de garantia estendida, fornecido pela empresa. Cada item do pedido de venda deverá estar relacionado a sua garantia e, no faturamento do pedido, o sistema emitirá o bilhete do seguro que será transmitido por arquivo à seguradora responsável, que irá analisar e autorizar, ou não, a concessão do seguro. Após a análise, a seguradora retorna um arquivo com as informações para a empresa e a contratação do seguro, se aprovada, será enviada ao cliente através de um e-mail, disparado automaticamente pelo Millennium ERP.

Atenção! Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.


Parâmetros

Em C:\wts\modules, localize e instale o módulo millenium!mgarantidaestendida.minst. Aguarde a mensagem de módulo instalado com sucesso e depois acesse o Gerenciador de usuários, para liberar acesso ao link.
Em Utilitários\Empresa\Filiais, na aba Garantia Estendida, preencha as informações para geração do bilhete:

  • Código Filial (Não é o código da filial no Millennium ERP)
  • Código Representante (Não é o código do cadastro de representantes no Millennium ERP)
  • Número Inicial Bilhete Seguro

(Estas informações devem ser fornecidas pela seguradora)

  • Diretório de Envio Arquivo Remessa – Crie um diretório no qual o Millennium ERP irá salvar os arquivos gerados.


Em Vendas\Configurações Gerais\Pedido de venda, na aba:

  • Logística, ligar o parâmetro Usa Campo Item
  • Acessos, ligar o parâmetro Acessa Produto Relacionado ao Serviço (Este somente estará visível quando o parâmetro acima estiver ligado).


Em Produtos e Serviços\Serviços, ter um serviço cadastrado para ser vinculado ao produto e, na aba Garantia Estendida, preencher os campos:

  • Tipo de Garantia
  • Vigência da Garantia Complementar
  • Plano AXA

(Estas informações devem ser obtidas com a seguradora, de acordo com o contrato firmado com a empresa).

Em Seguradora\Códigos de Retorno, crie um cadastro com os códigos de retorno, que serão usados pela seguradora para informar o resultado do processamento dos arquivos de remessa. Este cadastro será usado para análise, uma vez que nos arquivos de retorno virão somente os códigos numéricos. Se o resultado do processamento for positivo, o campo Autorizado deverá estar marcado.

Atenção! Insira todos os códigos que a seguradora utiliza para identificar os resultados dos processamentos. Eles serão usados na tela de consulta de arquivos de retorno.

Entradas

Assim que o pedido de venda é integrado ao Millennium ERP, o produto fica vinculado à garantia contratada pelo cliente no site. Cada produto deverá estar vinculado a sua garantia específica, pois a garantia é individual para cada item do pedido.
Abaixo em nosso exemplo, temos dois produtos e cada um com sua garantia estendida relacionada na coluna ao lado.

Atenção! O pedido de venda deve estar configurado para receber múltiplos tipos de produtos. Caso contrário, não será possível lançar produto acabado e serviço no mesmo pedido.
Após o pré-faturamento do pedido, vamos realizar seu faturamento para visualizar a geração do bilhete de garantia estendida. Perceba na tela de faturamento que o sistema identifica os itens que são produto e os que são serviço (AC – SE).

Consultar bilhete gerado
Após efetivar o faturamento, vamos consultar os bilhetes gerados para as garantias dos dois produtos.
No menu principal, localize o link Seguradora, que será visualizado somente após a instalação do módulo, e depois o link Bilhete Seguro. Nos campos de filtro, observe as opções: Enviado, Autorizado e Renovado, que irão influenciar diretamente no resultado da consulta a ser feita.


Vamos analisar o número do bilhete gerado. Seu formato é do tipo XXXYYYNNNNNNNN, sendo que estas informações vêm do cadastro da filial, conforme preenchido na aba Garantia Estendida.
XXX 035
YYY 001
NNNNNNNNN000000079
Perceba também que, após a emissão dos bilhetes, já foi feita atualização do campo Número Inicial Bilhete Seguro.

Gerar remessa de bilhetes para seguradora
O passo seguinte é criar os arquivos com os bilhetes de seguros que serão enviados à seguradora para análise e aprovação.
Em Seguradora, selecione a opção Gerar Remessa Seguradora. Selecione a filial, nesta tela deve ser o código da filial no Millennium ERP, e o mês referente às vendas realizadas. Clique em Executar.
Para verificar o arquivo gerado, vamos acessar o diretório criado para salvar os arquivos, que em nosso exemplo é C:\Remessa. Neste diretório ficarão todos os arquivos gerados com os bilhetes de garantias.
A forma de envio dos arquivos à seguradora é de responsabilidade da empresa, o Millennium ERP não realiza o envio.

Retorno de remessa de bilhetes
Depois que a seguradora analisa os bilhetes enviados, ela envia para a empresa um arquivo com o resultado das análises, autorizando ou não a contratação do seguro.
Em Seguradora, selecione a opção Receber Arquivo de Retorno. Na tela de recebimento, clique na lupa para localizar a pasta onde os arquivos de retorno foram armazenados. Selecione o arquivo e clique em Abrir, para lança-lo na tela.
Recomendamos que seja criada uma pasta específica para armazenar os arquivos de retorno, evitando dessa forma que se misturem com os arquivos de remessa.


A seguir, clique em Importar e aguarde a mensagem de comando executado com sucesso.

Validações e Saídas

Novamente na tela de consulta de bilhetes emitidos, faça uma busca e verifique que um dos bilhetes que geramos no início do processo está com as informações de retorno preenchidas. Isso significa que no arquivo que acabamos de receber veio a análise e resposta do bilhete. Perceba que a mensagem exibida é aquela que foi inserida no cadastro Códigos de Retorno, que nós fizemos no início deste documento.

Gerador de relatórios
Agora, com o bilhete autorizado pela seguradora, será enviado um email para o cliente informando que a contratação de seu seguro foi aprovada e finalizada.
O envio deste email será realizado através de um workflow, a ser desenvolvido por um consultor, utilizando um template gerado com novos campos criados para o processo de Garantia Estendida.

  • Sem rótulos