Desenvolvimento   Millen-14484 - Melhoria no Controle de Custos
Release                    104
Versão                      5
Autor                       André Mota

Processo: Fiscal

Nome do Processo:

Motivação

Disponibilizar um melhor controle dos custos de entrada de produtos, possibilitando a empresa reportar mensalmente o estoque valorizado por CNPJ para a contabilidade.
Demonstrar de forma clara, como chegou ao cálculo de custo contábil, gravando o histórico das entradas, que permitirá uma futura auditoria.

Atenção! Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.

Parâmetros

  • Em Vendas > Formação de Preços > Tabelas de Preços, cadastrar as tabelas a serem usadas no processo:

Custo de Reposição: utilizada para a gravação do preço de custo do produto pago ao fornecedor, contido na tabela de custo utilizada na movimentação de entrada dos produtos.
Custo da Nota: utilizada para a gravação do preço de custo do produto, somando-se impostos contidos na nota emitida pelo fornecedor, subtraindo-se os descontos (cortesia).
Custo Contábil: utilizada para a gravação do preço de custo da nota, subtraindo-se os impostos dedutíveis incidentes na operação (ICMS/IPI/PIS/Cofins), somando-se o ICMS ST elegível ― que não é destacado, mas soma-se ao custo do produto.
Custo Médio Atual: utilizada para a gravação do custo médio atual ponderado com base no mecanismo existente no 317 - Kardex – a tabela informada no evento será a prioritária.

  • Em Utilitários > Empresa > Filiais. Busque a filial desejada. Na guia Custo, selecione as tabelas de custos a serem usadas no processo:


  • Em Utilitários > Administrador > Eventos, na guia Custos:

Ligar o parâmetro Gravar Custos. Este parâmetro, quando habilitado, permitirá a gravação dos custos de reposição, nota e contábil no sistema, ao efetivar a movimentação.

Entradas

Gravando os preços de custos
Em Compras > Movimentações, realize uma movimentação de entrada para a gravação dos tipos de custos unitários do produto no sistema.
Importante:

  1. Por influenciar no custo contábil, a movimentação não pode ser alterada. Caso haja a tentativa de alteração, o sistema instruirá o usuário a cancelar e a refazer a movimentação.
  2. Caso a movimentação/nota seja cancelada, o sistema irá estornar o custo da tabela, voltando para os valores anteriores registrados.


Consultando a memória do cálculo
Em Vendas > Formação de Preço > Memória de Cálculo, consultar a memória de cálculo dos custos unitários referentes aos produtos das movimentações.
Preencha os campos de filtro e faça uma busca. Clique no botão Detalhes do Cálculo para visualização dos valores:


Validações e Saídas

Gravação dos valores nas respectivas tabelas de custos



Gerando relatórios de consulta da memória de cálculo
Relatório 317 – Valorização do Estoque (Kardex) O relatório mostra descrição, código, cor, estampa e tamanho do produto, tipo e data da movimentação, quantidade movimentada, custo unitário alocado (custo de aquisição e média do custo para venda), custo total, valor acumulado, saldo em estoque e o custo médio.
O fator de atualização é um cálculo interno do sistema e dependerá da configuração do evento. Nos eventos de saída com troca (entrada) será calculada a média de custo. A listagem pode ser impressa por período, filial, produto acabado, matéria-prima, material de consumo ou serviço, curva ABC, código de produto, cor, divisão, grupo, coleção e departamento.


Gerador de Relatórios – Central de Informações
Foram disponibilizados os atributos para geração de relatórios de acordo com a necessidade do usuário.

  • Sem rótulos