Sumário


Os arquivos XML gerados pelo Portal MID-e podem ser extraídos para consulta. Para isso, é necessário seguir as etapas  apresentadas a seguir.


1 Acesso ao Portal MID-e 

Para realizar o download dos arquivos, acesse o Portal MID-e através do navegador Internet Explorer no endereço http://portal.mide.linxsaas.com.br/portal



Na página inicial serão solicitados os dados de usuário e senha. Esses dados serão fornecidos no momento da implantação, caso ainda não possua essas informações, entre em contato com a Linx para obtê-las.

Inseridas as informações, clique em Entrar.

Para funcionar corretamente, o portal do MID-e necessita que o complemento Silverlight esteja instalado em seu navegador. Caso esse complemento não tenha sido instalado, será exibida a requisição de instalação conforme imagem abaixo:



Clique para realizar o download e a instalação do complemento.


2 Download de XML

Ao acessar o portal, no canto direito da tela, navegue no menu Movimentações > Download de XML's.



Ao carregar a tela, clique na lupa ao lado do campo Cadastro. Dessa forma, todos os campos referentes ao cadastro serão preenchidos automaticamente.



No campo Emissão, informe o intervalo para o download das notas no ícone .


A diferença entre a Data de Emissão Inicial para a Data de Emissão Final não pode ser maior que 31 dias

Marque uma das opções de Nota ou Cupom abaixo para pesquisa: 

  • NF-e
  • NFC-e / CFe SAT 
  • NF-e de Entrada 

Selecionado o tipo de documento, clique na lupa no canto superior esquerdo. O sistema irá buscar todas as notas ou cupons no intervalo informado.



Serão apresentados os documentos de acordo com os parâmetros informados.



Para realizar o download de um documento específico, selecione o documento na coluna Selecione e clique no botão Download do XML:



Após, basta nomear o nome do arquivo e salvar no computador.


3 Agendamento de Download

Caso a geração do arquivo XML fique muito grande, o sistema apresentará a seguinte mensagem:



Será necessário agendar o download dos documentos. Clicando em Sim, o portal solicitará a inclusão de um endereço de e-mail para que seja encaminhado ao mesmo o link para download.



Não há restrições para o e-mail digitado. Neste campo é possível inserir o e-mail do cliente ou do contador.

Inserido o endereço de e-mail, clique em Agendar. Feito isso, o agendamento será criado e em 24 horas o link para realizar o download dos arquivos será enviado.