Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

1. INTRODUÇÃO

     Com o intuito de sempre fornecer as ferramentas necessárias para o bom desempenho de sua empresa, a SoftPharma traz inovações para o software através do release SG3 3.0.60. E neste informativo serão abordadas as inovações referentes alterações realizadas na geração de GIAs (DIME-SC), relatórios fiscais, e entre outras.

...

FISCAL

...

GIAs

...

Expandir
titleDIME SC

...

Visando atender a demanda de transferências de ICMS entre estabelecimentos centralizados e centralizadores, a partir deste release estarão disponíveis para edição os campos abaixo, que por sua vez estão localizados na aba “Declaração de ICMS e Declaração Complementar” na sub-aba “Apuração”:

  • 130 - Saldo devedor transferido ao estabelecimento consolidador;
  • 150 - Saldo credor transferido ao estabelecimento consolidador.

...

Image Added

Figura 01 – Dime-SC

...

Image Removed

...

Aviso
titleImportante


Esses campos somente estarão habilitados quando na capa da DIME-SC estiver selecionada a opção "É estabelecimento consolidado" no campo "Apuração Consolidada".

E na sub-aba “Pagamento Impostos” (DIME-SC > Declaração de ICMS e Declaração Complementar) ao pesquisar e selecionar um código de receita que possua mais de 04 (quatro) dígitos, os primeiros dígitos serão apresentados no campo “Código receita” e os demais no campo “Classe vencimento”.

...

Segue abaixo as figuras 02 e 03 onde apresentam a seleção de um código de receita com mais de 09 (nove) dígitos e posteriormente a disponibilização deste na tela “Pagamento de Imposto”.

...

Image Added

Figura 02 – Consulta - Receitas

...

Image Added

Figura 03 – Código de Receitas/Classe de Vencimento 

...

Ou seja,

...

Image Added

...

Relatórios Fiscais

...

Expandir
titleMapa ECF

...

Com o objetivo de melhorar e agilizar a analise dos relatórios de ECF antes de gerar e validar o arquivo SPED-EFD, foram realizadas melhorias no programa “Relatórios Fiscais” na opção “MAPA de resumo ECF”, nos relatórios “Movimento ECF com diferença” e “Movimento ECF”.

...

Devido a intervenções técnicas, pode ocorrer de uma impressora fiscal gerar duas Reduções Z em um mesmo dia, por sua vez o SG3 totaliza o montante de todas as reduções e ao validar o arquivo SPED-EFD apresenta divergências. Com base nas informações apresentadas o relatório “Movimento ECF com diferença” foi alterado para que quando houver duas Reduções Z no mesmo dia o montante deverá ser apurado independente, ou seja, utilizando como regra o COO inicial e final, conforme poderá observar na imagem abaixo:

...

Image Added

...

Outro ponto, anteriormente o sistema não carregava no relatório “Movimento ECF com diferença”, o dia que tivesse apenas cupons cancelados. A partir de agora o SG3 apresentará que tem Redução Z, porém faltam os cupons fiscais.

...

E, no relatório “Movimento ECF” demostrará quais são os cupons fiscais que não estão vinculados a nenhuma Redução Z do dia. Para atendimento desta demanda foi inclusa a seguinte frase no relatório:

...

 "Existem cupons fiscais emitidos para essa data e não existe a respectiva Redução Z”.

Image Removed

Figura 04 – Movimento ECF

 

2.3 SPED

2.3.1 EFD – Contribuições

...

SPED     

Expandir
titleSPED - EFD Contribuições

Neste release foram alteradas algumas regras na geração do SPED – Contribuições, essas alterações foram aplicadas nos blocos A e C.

...

Quando a empresa for enquadrada no “Lucro Presumido” poderá observar que no programa “EFD-Contribuições” o campo “Enviar movimentações de terceiros quando” ficará bloqueado e marcando automaticamente a opção “Possuem crédito de PIS e COFINS”, evitando que o usuário altere essa informação (Figura 04).  E no Bloco C (registros C100 e filhos), não gerará as notas de entradas próprias, pois não é possível a visualização destas informações através do PVA (Programa Validador e Assinador).

...

Image Added

Figura 05 – Bloqueio de Campo

...

No programa “SPED – Contribuições” ocorreram alterações nos Blocos A e C, conforme segue:

  • Bloco “A”: para os registros A100 e filhos, somente serão carregadas as notas do tipo “Nota Municipal”.

  • Bloco “C”: para os registros C100 e filhos, foi alterado para carregar corretamente as notas "M1" e "NF-e" evitando possíveis erros no validador por falta do item.

34. CONTÁBIL

3.1 HISTÓRICO DE LANÇAMENTOS

3.1.1 Notas de Entrada

...

Contábil

Histórico de lançamentos

Expandir
titleNotas de entrada

Para fins de agilizar o processo de lançamentos de notas de entrada, foram realizadas algumas melhorias na funcionalidade “Lançamento Notas Fiscais de Entrada”.

...

Atualmente quando pressionar a tecla de atalho “F10 – Pesquisar” o sistema disponibiliza a tela “Pesquisar entradas e serviços” para que o usuário efetue a busca das notas lançadas, e após a seleção dos filtros desejados o usuário deve pressionar com o mouse o botão “Consultar” para que o sistema apresente os resultados da pesquisa. Com as alterações, a partir de agora apresentará as pesquisas após pressionar o ENTER, ou seja, quando o usuário for passando de um campo ao outro pressionando a tecla ENTER ao final processará a pesquisa conforme os filtros informados.

...

Outra alteração que poderá ser observada, que ao apresentar o resultado da pesquisa de notas na tela, o sistema automaticamente selecionará a primeira nota e para ser inserida na tela de lançamentos. Além do duplo clique do mouse também será possível através da tecla ENTER. 

...

Image Added

Figura 06 – Consulta de entradas e serviços

...

E na tela de lançamentos, ao inserir novos produtos (aba Produtos) e novos serviços (aba Serviços) após a inclusão dos dados necessários o usuário deve clicar com o mouse no botão (+) ou barra de espaços para inserir as informações na tabela, e a partir de agora essa função também será possível através do “ENTER”, ou seja, quando o usuário for passando de um campo ao outro pressionando a tecla ENTER ao final processará a inclusão das informações.

...

Image Added

Figura 07 – Lançamentos de entradas e serviços

 

...


SEF

...

- Sistema de Escrituração Fiscal


Expandir

...

titleO que é o SEF?

O sistema SEF II foi disponibilizado pela SEFAZ-PE, e tem por sua principal função a concentração de todos os dados necessários para que os contribuintes cumpram com suas obrigações relativas às informações: econômico-fiscal, benefícios fiscais do PRODEPE, e também Escrita Fiscal. Ou seja, agrupa as funções dos atuais aplicativos que tratam a GIAM, SINTEGRA e GIAF.

...

Entre as vantagens proporcionadas pelo SEF podemos citar:

  • Entrega centralizada de diversos documentos em uma única remessa;
  • Vedação de ocorrências referentes a erros de cálculos involuntários;
  • Correta transferência de valores entre livros;
  • Apuração automática dos impostos;
  • Eliminação de múltiplas escriturações;
  • Minimização de substituições dos documentos;
  • Cópias do arquivo SEF autênticas e válidas, garantidas pela certificação digital;
  • Redução de custos de escrituração e armazenamentos de livros fiscais obrigatórios. 

4.1 Objetivo

...

Com o intuito de atender o fisco do Estado do Pernambuco a SoftPharma disponibiliza o aplicativo SEF-II (Módulo Fiscal), que por sua vez gerará arquivos específicos conforme cada necessidade fiscal, e poderá ser utilizado pelo clientes enquadrados nos perfis: Simples, Lucro Presumido ou Lucro Real

...

.

...

SEF-II

...

O SEF-II contempla a geração de quatro arquivos, porém neste primeiro momento o módulo de escrita fiscal abordará somente o “e-Doc” e “LA-ICMS”. Segue abaixo a relação das informações contidas nos arquivos:

  • Dados de identificação do contribuinte;
  • Registro de entradas - RE;
  • Mapa-resumo de ECF;
  • Registros de Saídas – RS;
  • Registro de apuração do ICMS – RAICMS;

     Nos próximos itens serão apresentadas as configurações necessárias para a posterior geração dos arquivos.

...

CONFIGURAÇÃO

Configurações Iniciais

...

Para o correto funcionamento do aplicativo SEF-II são necessárias efetuar algumas configurações. E para isso deverá acessar a aba “Configuração” (figura 01), onde poderá observar que estão previamente listadas as configurações das operações de agrupamento dos documentos fiscais gerados nos arquivos SEF-II.

...

Image Added

Figura 08 – Configuração SEF-II

...

Nas colunas “Operação” e “Descrição” o sistema apresentará os códigos das operações seguidos pela sua descrição, como por exemplo: EA10 – Compra. E na coluna “CFOPs” estão relacionados os CFOPs vinculados às operações da coluna anterior.

...

Apesar do sistema informar automaticamente as operações e os CFOPs no ato da habilitação da funcionalidade, existem algumas regras de configuração:

  • Para operação OP00, não é possível efetuar a manutenção dos CFOPs vinculados;
  • As operações iniciadas em EA referem-se aos CFOPs de entrada, e as operações iniciadas em SP referem-se aos CFOPs de saída;

...

Image Added

  • Não é possível inserir novas operações.
  • O usuário poderá incluir, alterar e/ou inativar os CFOPs vinculados nas operações.
  • Porém o CFOP somente poderá estar vinculado a uma operação, ou seja, não é permitido que um mesmo CFOP esteja inserido em duas ou mais operações. 

CFOP

...

E para efetuar as manutenções das operações de agrupamento, deverá clicar no botão 

...

Image Added disponibilizado ao lado da coluna CFOPs, que abrirá a tela abaixo, permitindo ao usuário remover e incluir os CFOPs.

...

Image Added

Figura 09 – Configurar CFOP

  • Inclusão: deverá consultar o CFOP desejado e posteriormente pressionar o botão Image Modified.
  • Remoção: para remover um CFOP vinculado deverá clicar no “X” disponibilizado na coluna “Remover”.

...

E posteriormente pressionar o botão “OK” para salvar as alterações realizadas.

...

Geração

...

Neste item apresentaremos a tela “Geração” e as principais funcionalidades nela disponibilizadas. E também apresentar de forma sucinta o que são os arquivos “e-Doc” e “LA-ICMS”, e quais são as conferências a serem realizadas pelo usuário antes e depois da geração dos arquivos.

Image Removed

Tela: Geração

...

Aviso
titleImportante


O prazo de entrega do arquivo SEF é o dia 15 do mês subsequente ao período fiscal

Na aba “Geração” é possível gerar os arquivos fiscais e para isso estão disponíveis os campos abaixo:

...

Image Added

Figura 10 – Geração e-Doc e LA-ICMS

  • Filial: neste campo estarão disponíveis somente as filiais que estão cadastradas no Estado do Pernambuco, e deverá selecionar apenas uma filial por vez.

  • Período: selecione o período desejado da apuração (mês/ano) por padrão estará selecionado o período anterior a data atual.

    • Dia Inicial/Final: nesses dois campos deverá selecionar o período que deseja efetuar a apuração das informações, o sistema apresentará automaticamente o primeiro e último dia do mês (período) respectivamente.

  • Finalidade:nesse campo o usuário poderá informar se gerará o arquivo original ou substituto através das opções:

    • Arquivo original: este arquivo contempla a primeira geração das apurações em um determinado período.

    • Arquivo substituto: o usuário deverá selecionar essa opção quando for gerar um arquivo corrigido, ou seja, substituto.

  • Indicador de escrituração do ISS: neste indicador deverá selecionar se a loja é obrigada a escriturar o ISS e em qual regime a mesma está enquadrada:

    • Sim, com regime simplificado de escrituração do imposto: informe essa opção quando a empresa for enquadrada no Simples Nacional e houver movimentação de serviços com ISS.

    • Sim, com regime integral de escrituração e apuração do imposto: selecione essa opção quando a empresa estiver enquadrada no Normal (Lucro Real ou Presumido) e houver a movimentação de serviços com ISS.

    • Não obrigado a escriturar: e selecione essa opção quando não houver movimento de serviços com ISS.

  • Indicador escrituração do ICMS: neste campo deverá selecionar se a loja é obrigada a escriturar o ICMS e em qual regime a mesma está enquadrada:

    • Sim, com regime simplificado de escrituração do imposto: informe essa opção quando a empresa pertencer ao Simples Nacional.

    • Sim, com regime intermediário de escrituração e apuração normal do imposto: essa opção refere-se aos clientes enquadrados no Lucro Real ou Presumido.

    • Sim, com regime integral de escrituração e apuração normal do imposto,

    • Não obrigado a escriturar.

Image Removed

...

Informações
titleObservação


As duas últimas opções não serão utilizadas até o presente momento, pois nossos clientes precisam efetuar a escrituração do ICMS.

  • Indicador de escrituração contábil: nesse campo deverá selecionar como será a escrituração contábil, porém recomendamos que verifique com a Contabilidade qual a opção informar.
    • Completa registrada em arquivo digital;
    • Completa registrada em papel, microfilme, fichas avulsas, ou fichas/folhas contínuas;
    • Simplificada registrada em arquivo digital;
    • Simplificada registrada em papel, microfilme, fichas avulsas, ou fichas/folhas contínuas;
    • Livro caixa registrado em arquivo digital;
    • Livro caixa registrado em papel, microfilme, fichas avulsas, ou fichas/folhas contínuas;
    • Não obrigado a escriturar.
  • Indicador do registro de impressão de documentos fiscais: neste campo deverá selecionar se deseja ou não efetuar as impressões dos documentos fiscais. Sugerimos informar a opção “Não”, pois a impressão destes documentos é utilizada por gráficas que fabricam formulários de notas.
  • Indicador de registro anual de inventário: informe se há ou não a necessidade de informar os registros de inventário.
  • Indicador registro avulso de inventário: informe se há ou não a necessidade de informar os registros avulsos de inventário.

...

Para os indicadores de inventário, selecione a opção “Não”, pois o layout do inventário está previsto para uma próxima versão do sistema. Mas, caso a Contabilidade necessitar do inventário, o mesmo poderá ser gerado pelo relatório de inventário, através do Sintegra ou SPED-EFD

...

Image Removed

 

4.2.3 e-Doc

...

.

Aviso
titleImportante


Para fins de facilitar a identificação os arquivos gerados pelo SEF-II, são do tipo texto (.txt), e terão suas iniciais como 'SEF+Tipo de Movimento + Identificação(CNPJ) + Período (mês,ano, horas)', por exemplo: SEF_EDOC_1_99999999000199_052013_09380000.txt".

E-DOC

Visando atender a lei nº 12.333/03 que estabelece a previsão para adoção dos documentos fiscais digitais, então o e-Doc Extrato emitirá em formato digital a nota fiscal, conhecimento de transporte, e outros documentos fiscais que são entregues ao adquirente e mantidos pela contabilidade para escrituração.

...

Informamos que no SG3 para geração do arquivo e-Doc contemplará as informações de capa de notas e seus respectivos itens, onde seguirá a seguinte ordem de geração: Bloco 0; Bloco C e Bloco 9.

  • Bloco 0: abertura, identificação e referências, neste bloco também serão capturadas as informações selecionadas nos campos indicadores de escrituração de ISS e ICMS do programa “SEF-II”.
  • Bloco C: documentos fiscais do ICMS e do IPI – Mercadorias
  • Bloco 9: controle e encerramento do arquivo digital.

...

Image Added

Figura 11 – e-Doc

...

Image Added

















 

...


LA-ICMS

...

E para o LA-ICMS (Livro de apuração do ICMS) contemplará as informações de capa de notas e apuração do ICMS, seguindo a ordem de geração: Bloco 0; Bloco E e Bloco 9.

  • Bloco 0: abertura, identificação e referências, neste bloco também serão capturadas as informações selecionadas nos campos indicadores de escrituração de ISS e ICMS, impressão de documentos fiscais, registro anual de inventário, escrituração contábil, e registro avulso do inventário do programa “SEF-II”.
  • Bloco E: livros de registro das operações da apuração do ICMS e do IPI.
  • Bloco 9: controle e encerramento do arquivo digital.

...

Image Added

Figura 12 – LA-ICMS

...

 

...

CONFERÊNCIAS

Conferências das Informações

     Para efetuar a conferência das informações antes de gerar os arquivos do SEF-II, deverão ser utilizados os seguintes relatórios:

  • Mapa ECF;

  • Livro de Entrada;

  • Livro de Saída;

  • Relatório de apuração do ICMS.

Validadores SEFAZ-PE

     Para realizar as validações dos arquivos gerados são utilizadas as ferramentas abaixo:

     Os contadores utilizarão:

  • Validador SEF II

  • Validador e-Doc

     E os clientes e suporte SPED:

  • Programa analisador de arquivo texto no layout do SEF II:

  • Para que este programa funcione corretamente, em primeiro lugar deverá instalar o Validador SEFII ou Validador e-DOC e vincular a pasta de instalação das regras, conforme recomendações do programa.

  • Programa editor de arquivo texto no leiaute do SEFII

    • Caso queira visualizar o arquivo texto, é possível utilizar este programa, então juntamente com o ‘Programa Analisador’, poderá ser carregado o arquivo pelo programa analisador, diretamente na linha com advertência para verificação.

      Todos os programas acima relacionados estão disponíveis no site da SEFAZ-PE:http://www.sefaz.pe.gov.br/sefaz2/sef/sef2.asp.

...

RELATÓRIO DE INCONSISTÊNCIA

     Assim como ocorre na geração do arquivo SPED-EFD e EFD-Contribuições, também foi disponibilizado o relatório de inconsistência dos dados a serem gerados no arquivo, que ocorrerá antes de gerar as informações para efetuar as correções necessárias, ou seja, enquanto houver inconsistências será bloqueada a geração do SEF-II. Segue abaixo algumas validações realizadas:

  • Configuração de operações (COP) inexistente;

  • CNPJ do contribuinte e participantes inválidos;

  • Inscrição Estadual do contribuinte e participantes inválidos;

  • Código IBGE do contribuinte e participantes diferentes de 07 (sete) dígitos;
  • CEP do contribuinte e participantes diferentes de 08 (oito) dígitos;
  • Não localização de responsáveis no cadastro do contribuinte;
  • Validação dos CFOPs das notas (entradas e saídas).

     E o relatório de inconsistência será gerado em um arquivo “.PDF”, e a sua nomenclatura será “SEF + REL + Identificação + Período”: “SEF_REL_1_99999999000199_052013_09480000.pdf”.

...

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

     Nesse capítulo vamos apresentar alguns pontos importantes e também restrições do aplicativo SEF-II.

  • O SEF-II apenas emitirá os arquivos referentes a “e-Doc” e “LA-ICMS”;

  • As empresas que pertencem ao Simples Nacional devem gerar informações referente ao Livro Caixa, porém informamos que por hora não geramos essa informação, e o contador deverá gerar essas informações através do sistema de contabilidade.

  • E também não vamos gerar o SEF-RI que corresponde ao Registro de Inventário e o SEF-GI-ICMS que demonstra as guias de pagamento de impostos.