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Painel
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titleSumário

1 Conceito
1.1 Requisitos
2 Operações Administrativas
2.1 Operações
2.1.1 TEF Administrativo
2.2 Vendas
2.3 Configurações
2.3.1 Configurações do Totem de Autoatendimento
2.3.2 Configurações de Documento Fiscal
2.3.3 Configurações de TEF
2.3.4 Configurações de banco de dados Pré-Venda
2.3.5 Configurações de servidor de e-mail
2.3.6 Configurações de Catracas
3 Utilização do Autoatendimento
3.1 Inserindo produtos self service à comanda
3.1.2 Efetuar Pagamento

Âncora
1CON
1CON
1 Conceito

O Linx Postos Autoatendimento foi desenvolvido para melhorar a experiência do consumidor da loja, fornecendo uma forma de pagamento padronizada e intuitiva, melhorando dessa forma, a experiência do consumidor durante sua estadia na loja. Além disso, o atendimento é agilizado, diminuindo as filas no caixa.

O Autoatendimento possibilita ainda que o consumidor adicione novos produtos (produtos de prateleira) à venda em curso (comanda) através da leitura de código de barras ou através da seleção em uma listagem de produtos.

Aviso
titleImportante

Por hora, os documentos fiscais emitidos pelo terminal de autoatendimento serão: NFC-e e SAT.

Âncora
1.1REQ
1.1REQ
1.1 Requisitos

Para o correto funcionamento do autoatendimento é necessário: 

  • Ter o módulo de Autoatendimento liberado na chave;
  • Possuir resolução de tela 768x1360, modo retrato;
  • Estar integrado com MID-e;
  • Estar integrado com D-TEF.


Âncora
2OPE
2OPE
2 Operações Administrativas

O módulo Operações Administrativas permite administrar as operações de turno e efetuar as configurações de autoatendimento. Para acessar as operações administrativas, deve-se pressionar na tela inicial, o canto superior esquerdo por alguns segundos até que seja apresentada a tela de login.

Será apresentada a tela de login para que o usuário, com permissão de acesso, informe os dados para autenticação. Após informar os dados de usuário e senha, é possível acessar a tela de configurações do Autoatendimento.

Âncora
2.1OPE
2.1OPE
2.1 Operações

Ao acessar a opção Operações administrativas, serão apresentados os botões Operações, Vendas, Configurações, e Fechar Totem.

O botão Operações apresentará as opções:

  • Abrir Turno: permite realizar a abertura do turno. Na abertura do turno nenhum relatório será impresso.
  • Fechar Turno: permite realizar o fechamento do turno. Ao fechar o turno, será impresso um relatório com todas as vendas realizadas.
  • TEF Administrativo: permite realizar algumas operações, as quais serão descritas logo mais.

Caso seja necessário o cancelamento do procedimento, clique no botão Cancelar Operação.

O relatório impresso no fechamento do turno será conforme imagem abaixo.



Âncora
2.1.1TEF
2.1.1TEF
2.1.1 TEF Administrativo

Ao acessar o TEF Administrativo serão apresentadas as seguintes opções: 


  • Cancelamento: para realizar o cancelamento de uma transação de pagamento (TEF) é necessário informar a data da venda e o número do NSU, que consta na via do TEF emitida juntamente com o documento fiscal. Será solicitado para inserir o cartão utilizado na transação, informando o tipo de operação (débito/crédito) e a senha para o cancelamento da operação TEF.


Ao final será emitido um comprovante de cancelamento.


  • Reimpressão: para realizar a reimpressão de uma venda é necessário informar a data da venda e o número do NSU que consta na via do TEF emitida juntamente com o documento fiscal. Ao final será reemitido o comprovante da transação TEF.


  • Resumo de Vendas: ao clicar nesta opção será emitido o resumo das vendas efetuadas no dia.

  • Consulta Saldo: permite consultar o saldo de crédito/débito; 
  • Consulta Parcelas: caso o estabelecimento aceite parcelamento no cartão, como forma de pagamento, essa opção permite realizar a consulta do parcelamento das compras efetuadas no Totem; 
  • Resgate de Prêmios Cielo: permite pontuar através do programa Cielo Premmia.

Caso seja necessário o cancelamento do procedimento, clique no botão Cancelar Operação.

Âncora
2.2VEN
2.2VEN
2.2 Vendas

Nessa tela serão apresentadas ao usuário as últimas vendas efetuadas, para que seja possível efetuar o cancelamento e reimpressão do DANFE.



Esta tela apresenta as seguintes informações:

  • Número - Série: exibe o número e a série da NFC-e;
  • Valor: exibe o valor total da comanda;
  • Identificação de cliente: apresenta o nome do cliente. Esse dado é informado no início da venda.
  • Situação: apresenta a situação da comanda.
  • Data e hora: exibe a data e a hora da abertura da comanda;
  • Cancelar Operação: permite cancelar a operação. Ao selecionar essa opção, o usuário será levado de volta à tela inicial do autoatendimento.
  • Cancelar Venda: para realizar o cancelamento de uma venda é necessário informar a data da venda e o número do NSU, que consta na via do TEF emitida juntamente com o documento fiscal. Será solicitado para inserir o cartão utilizado na transação, informando o tipo de operação (débito/crédito) e a senha para o cancelamento da operação TEF. 

As informações acima solicitadas poderão ser consultadas através do Comprovante de TEF emitido com o documento fiscal no final da venda. 


Ao final será emitido um comprovante de cancelamento.


Através do ícone  será possível fazer a impressão da DANFE conforme imagem abaixo:

Âncora
2.3CON
2.3CON
2.3 Configurações

Na opção Configurações, o usuário poderá configurar o documento fiscal, o TEF, dados de pré-venda, servidor de e-mail, além de configurações do próprio totem.


Âncora
2.3.1CON
2.3.1CON
2.3.1 Configurações do Totem de Autoatendimento

A opção Permitir adicionar produtos ao consumo possibilita adicionar produtos de prateleira ao consumo. Essa configuração será realizada diretamente no Linx Postos AutoSystem, não permitindo a edição no Totem de Autoatendimento. Caso a opção esteja ativa, o procedimento para inclusão de itens poderá ser consultado no tópico 3.1.


Âncora
2.3.2CON
2.3.2CON
2.3.2 Configurações de Documento Fiscal

Nesta opção, o usuário deverá selecionar o documento fiscal habilitado que será emitido pelo sistema para o registro de cada venda, indicar o endereço do servidor MIDe, o diretório XML - MIDe, o diretório DANFe  -MIDe, a marca da impressora utilizada, o modelo, a porta da impressora não fiscal, a velocidade da porta entre as opções disponíveis, e o Spooler do SO.

A impressora pode ser configurada por comunicação direta ou sistema operacional.

Para realizar a configuração de impressora via DLL, é necessário informar a porta da impressora não fiscal, a velocidade da porta e demais informações como marca e modelo. Para informação sobre qual porta a ser inserida nas configurações do Totem, verificar no Gerenciador de Dispositivos. As DLLs já vem com o instalador do Totem, não sendo necessário copiá-las para a pasta de instalação.

A impressora já deve estar configurada no Windows na opção via Spooler. O Totem de autoatendimento fará a identificação da impressora conectada à máquina e preencherá automaticamente o modelo. Para isso, basta selecionar a opção de Spooler de SO.



Também é possível selecionar as opções de Enviar comando de corte (guilhotina) a cada fechamento de venda. Ao selecionar essa opção, os comprovantes emitidos pela impressora serão cortados do tamanho do exato automaticamente.

É possível selecionar a opção de questionamento da impressão do comprovante ao cliente no final da venda, basta selecionar a optar pela seleção no botão Perguntar se deseja realizar a impressão do comprovante ao final da venda.

Âncora
2.3.3CON
2.3.3CON
2.3.3 Configurações de TEF

É possível configurar as opções de TEF contratados, bastando clicar  nas opções disponíveis, Caso o estabelecimento for participante da promoção Cielo-Premia é possível indicar da mesma forma, clicando no botão Estabelecimento participante da promoção Cielo-Premia.

Aviso
titleImportante

Por hora, a opção de TEF disponível é o D-TEF.


Âncora
2.3.4CON
2.3.4CON
2.3.4 Configurações de banco de dados Pré-Venda

Neste  espaço é possível realizar as configurações para a utilização de um banco de dados para a pré-venda, Indique o endereço, a porta o usuário a senha e o banco de dados da pré-venda. Para testar a comunicação com o banco, pressione o botão Testar comunicação.


Âncora
2.3.5CON
2.3.5CON
2.3.5 Configurações de servidor de e-mail

Através dessa opção, é possível configurar o servidor de e-mail para envio dos comprovantes de venda. Para que esse procedimento seja possível, indique o Endereço do servidor smtp, a porta, o usuário e senha. Inseridas as informações, clique em Salvar.

Após realizada a configuração acima, será apresentada ao cliente a tela abaixo em que o mesmo poderá optar em receber seus comprovantes via e-mail.

Será solicitado que o mesmo insira o endereço de e-mail para envio de comprovante.


Em instantes o cliente receberá no e-mail indicado a nota fiscal conforme exemplo abaixo:


Âncora
2.3.6CON
2.3.6CON
2.3.6 Configurações de Catracas

Na opção Configurações de Catracas estará indicado o diretório vinculado à catraca, onde serão salvos os arquivos XML correspondentes a liberação e o bloqueio da comanda. Essa configuração deverá ser realizada diretamente no Linx Postos AutoSystem.


Âncora
3UTI
3UTI
3 Utilização do Autoatendimento

Após realizadas as configurações necessárias descritas nos tópicos anteriores, será possível utilizar as funções de autoatendimento. Para inciar o processo de pagamento de uma comanda, pressione o botão Toque para iniciar o pagamento na tela inicial.


Após pressionar a tela inicial do autoatendimento, o usuário será orientado a realizar a leitura do QR Code do seu consumo no leitor localizado no canto direito inferior do equipamento. 


Ao efetuar a leitura, o usuário será então direcionado ao fluxo de venda do sistema.

Esta tela apresentará as seguintes informações:

  • Confira seu consumo: apresenta o número da comanda lida no QR Code;
  • Itens relacionados à sua comanda: apresenta a quantidade, a descrição do produto e o valor correspondente;
  • Valor total: apresenta o valor total do pedido.

Através do ícone  será possível adicionar produtos de categoria self service (de prateleira), basta clicar no ícone e efetuar a leitura do código de barras. O procedimento pode ser consultado no tópico 3.1.

Âncora
3.1INS
3.1INS
3.1 Inserindo produtos self service à comanda

Caso o cliente desejar adicionar produtos de prateleira ao consumo da comanda, será possível ao pressionar o botão +Adicionar Produtos.



Ao pressionar o botão, será solicitado ao cliente que posicione o código de barras do produto no leitor e a seguinte tela será apresentada:


Em seguida, será apresentada a tela em que será possível conferir o item, quantidade e valor. Conferidas as informações, basta pressionar o botão Concluir para adicionar o produto ao consumo.



Após, serão apresentados os produtos consumidos na loja juntamente com os produtos de prateleira que o cliente adicionou manualmente ao consumo.


Aviso

Os itens constantes na comanda não poderão ser excluídos pelo consumidor. Necessário neste caso, que o mesmo se direcione ao caixa para efetuar o cancelamento. Os produtos adicionados através de leitura de código de barras (self service) poderão ser retirados da comanda apenas quando a operação for cancelada ou na tela de carrinho, conforme imagem a seguir.



Âncora
3.1.2EFE
3.1.2EFE
3.1.2 Efetuar Pagamento

Para realizar o pagamento, o CPF deverá ser informado para a emissão do comprovante fiscal, que será impresso neste.



Informe o CPF e selecione a opção Confirmar.


Após, será apresentada a tela em que serão exibidas as opções de formas de pagamento disponíveis. O terminal de autoatendimento está habilitado para receber as seguintes formas de pagamento:

  • Crédito: possibilita pagamentos com cartão de crédito;
  • Débito: possibilita pagamentos com cartão de débito;
  • Voucher: possibilita pagamentos com cartões-benefícios. 



As opções de pagamento Crédito/Débito e Voucher seguirão processos semelhantes. Abaixo um exemplo de pagamento com cartão de crédito. 

Ao selecionar a opção de pagamento, será solicitado ao cliente que insira ou passe o cartão no Pin Pad. No equipamento Pin Pad será apresentado o valor a ser pago e solicitada a senha do cliente. Enquanto isso, a seguinte tela será apresentada no autoatendimento:




Após o pagamento ter sido concluído, o cliente terá duas opções de receber o comprovante da transação: através da impressão do comprovante pelo autoatendimento ou poderá optar por receber o comprovante através de e-mail.


Será emitido um comprovante da operação D-Tef referente ao pagamento efetuado.


Após finalizado o processo, a seguinte tela será apresentada: