Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.


Nota Fiscal Eletrônica
Fiscal

Visão Geral
A Nota Fiscal Eletrônica tem como objetivo a implantação de um modelo nacional de documento fiscal eletrônico para a substituição da sistemática atual de emissão do documento fiscal em papel que atualmente acoberta as operações com mercadorias entre empresas (modelos 1 e 1-A), reduzindo custos, simplificando as obrigações acessórias dos contribuintes e permitindo, ao mesmo tempo, o acompanhamento em tempo real das operações comerciais pelo Fisco.
O conceito adotado trata a Nota Fiscal Eletrônica como um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação serviços, ocorrida entre as partes, e cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emissor (garantia de autoria e de integridade) e pela recepção, pela Fazenda, do documento eletrônico, antes da ocorrência da circulação ou saída da mercadoria.
O projeto da NF-e trouxe muitos benefícios para a sociedade, entre elas podemos destacar: Redução de custos de impressão, redução de custos de armazenagem de documentos fiscais, redução de erros de escrituração devido a erros de digitação de notas fiscais, aumento na confiabilidade da Nota Fiscal, diminuição da sonegação e aumento da arrecadação de impostos.

Requisitos
Antes de realizar uma transmissão de NF-e é necessário gerá-la através do módulo EMSys3. Atualmente uma nota fiscal pode ser gerada a partir de 4 origens: Nota Fiscal Fatura, Nota Fiscal de Cupom, Pré-venda e Nota Fiscal de Entrada com emissão própria.
É necessário possuir um certificado digital que fará a assinatura eletrônica ao transmitir a NF-e. O módulo EMSys3 reconhece os 3 tipos de certificados existentes no mercado: A1 (Arquivo), A2 (Leitor de Cartão) e A3 (Token).
Com o certificado instalado no computador que realizará a transmissão é possível configurar o sistema para reconhecer o certificado toda vez que for realizar a operação. Esta configuração facilita o trabalho para as empresas que possuem muitos certificados instalados. Acesse a tela de configuração:
Nota Fiscal Eletrônica > Configura Certificado Digital


Image RemovedImage Added


Clique no botão Selecionar Certificado e escolha o certificado no repositório do Windows referente a empresa logada


Image RemovedImage Added
Clique no botão Ok e na tela anterior clique no botão salvar


Image RemovedImage Added
Transmissão de NF-e
As operações de transmissão, transmissão de cancelamento e consulta situação na Sefaz são realizados através da tela: Nota Fiscal Eletrônica > Gerenciador de Notas Fiscais
Na tela do gerenciador


Image RemovedImage Added


  1. utilize os campos descritos para filtrar as notas fiscais que deseja transmitir, por número, período de datas ou situação e clique no botão:
  2. Selecione a(s) Nota(s) Fiscal(is) que deseja transmitir.
  3. O usuário pode validar os dados básicos da nota fiscal antes de transmitir, basta clicar no botão Validar NF-e, será validados campos como CNPJ, endereço e dados dos itens.
  4. A transmissão é efetuada clicando neste botão.
  5. Antes ou após a transmissão é possível salvar o XML clicando neste botão.

Após a transmissão da(s) Nota(s) Fiscal(is) o sistema exibe a mensagem de Status: "Autorizado o uso da NF-e":


Image RemovedImage Added


  1. Em caso de transmissão a Sefaz retorne a mensagem: "Lote em Processamento", aguarde alguns minutos e clique no botão: "Consultar Situação na SEFAZ" para verificar se o processo de recebimento pela Sefaz foi concluído. Caso seja afirmativo, será exibida a mensagem de autorização de uso.
  2. Exporte o XML da NF-e transmitida clicando no botão: Exportar NF-e.
  3. Caso o usuário identifique que a NF-e deverá ser cancelada, dentro do prazo legal, clique no botão "Cancelar NF-e".
  4. Após a transmissão o sistema libera a NF-e para Impressão em formato .PDF. Basta clicar no botão "Imprimir DANFE".

...

Inutilização de Numeração
A numeração de uma Nota Fiscal Eletrônica deve ser sempre ordenado de forma crescente e não deve ser escalonado. Quando por qualquer motivo o usuário pulou uma sequência de numeração, esta deverá ser informada para a Sefaz através da tela de Inutilização de Numeração. Acesse-a através do menu:
Nota Fiscal Eletrônica > Inutilização de Numeração


Image RemovedImage Added


  1. Informe o modelo de documento (55) utilizado para emissão de NF-e bem como informe o número de série deste modelo.
  2. Informe a faixa de numeração a ser inutilizada. Se a intenção é inutilizar apenas uma numeração informe-a nos dois campos, por exemplo: 201 a 201.
  3. Deverá ser preenchida uma justificativa de até 15 caracteres contendo o motivo pelo qual se está inutilizando.
  4. Clique no botão Inutilizar para fazer a transmissão da informação para a SEFAZ. O retorno desta transmissão é exibida na parta inferior da tela contendo o número de recebo e sua data de recebimento.

O sistema mantém gravado para consulta as faixas de numeração que foram inutilizadas ao longo do tempo. Para visualiza-la clique na aba "Números Inutilizados", conforme demonstrado na imagem abaixo

Âncora
_GoBack
_GoBack
Image RemovedImage Added