1 Conceito
O Linx Postos POS integrado com o POS DTEF foi desenvolvido para levar conveniência, segurança e integração à gestão de negócios que possuam grande volume diário de movimentações. Com uma máquina de cartões sem fio, compatível com todas as bandeiras de débito e crédito do mercado, as soluções de pagamento serão gerenciadas com a plataforma conectada ao software de ponto de venda e ao conciliador de cartões e será possível aceitar diversas formas de pagamento, em dinheiro, cartão de crédito e débito. Todas as transações serão integradas ao sistema do ponto de venda que dará baixa no estoque, emitirá o documento fiscal e permitirá a gestão completa e conciliação das transações financeiras, proporcionando mais automação e segurança para o negócio.
2 Requisitos
Para que a Integração do sistema Linx Postos POS com o POS DTEF funcione corretamente, será necessário possuir:
- Equipamento Verifone modelo C680 homologado pela Linx.
- DTEF instalado e configurado.
- Módulo POS-DTEF liberado na intranet para uso da integração.
- NFC-e ou CF-e habilitados no cliente.
- Botão Pagamento Mobile habilitado nas configurações do PDV, conforme descrito no item 4 deste manual.
2.1 Restrições
Não homologados para PAF/ECF e MF-e.
3 Funcionalidades
A solução POS DTEF integrada ao Linx Postos POS permite:
- A abertura e fechamento automática da conta PDV definida para a integração com o POS.
- A venda de combustíveis através da seleção do bico de abastecimento ou através da lista de todos abastecimentos pendentes quando informado 00 como código do bico ou ao deixar em branco.
- A venda com as formas de pagamento: Dinheiro, Crédito, Débito.
- A identificação do frentista informando o código do frentista cadastrado no Linx Postos POS.
- A identificação do cliente através de CPF ou CNPJ, apresentando o CPF ou CNPJ no DANFe.
- Realizar a transação TEF imprimindo a via do estabelecimento após aprovada, além de permitir a impressão da via do cliente (opcional).
- A integração automática da movimentação financeira, do estoque e emite o documento fiscal modelos 65 (NFC-e) ou 59 (CF-e SAT) no linx postos pos, realizando a impressão do DANFe no POS.
- A aplicação de preço diferenciado através de listas de preço cadastradas no Linx Postos POS que identificam o cliente, o combustível ou a forma de pagamento.
- Configurar a comunicação do POS através de GPRS (3G/4G) ou Wi-Fi.
4 Configurações no Posto Pop
Para realizar a integração entre o Linx Postos POS e o POS DTEF, será necessário realizar algumas configurações utilizando o Posto Pop. Para isso, acesse ao menu: Cadastros > Máquinas e Periféricos.
Ao acessar a tela de Máquinas e Periféricos selecione a máquina na lista para inserir as informações ou no botão cadastrar a máquina.
Ao selecionar a máquina, a seguinte tela será apresentada:
Em Configurações marque a opção Integrado com POS D-TEF para habilitar a integração com o POS D-TEF na máquina selecionada.
Efetuado o procedimento, clique em Salvar para concluir a operação.
5 Serviço
Para ativar a integração, é necessário acessar no PDV a opção Sincronia e em Dados Recebidos clicar em Sincronizar agora.
6 Realizando uma venda
A seguir será apresentado o processo de venda.
Na tela inicial da máquina serão apresentadas as opções de forma de pagamento do abastecimento. Selecione uma opção e prossiga.
Esta tela apresenta as seguintes opções:
- Crédito: possibilita selecionar a opção pagamento via cartão de crédito;
- Débito: possibilita selecionar a opção pagamento via cartão de débito;
- Dinheiro: possibilita selecionar a opção pagamento dinheiro;
- Serviços: possibilita realizar a reimpressão de documentos fiscais.
6.2 Identificação do Abastecimento
Passada a identificação do cliente, indique o bico do qual se refere ao abastecimento. Quando informado o número do bico, serão apresentados todos os abastecimentos pendentes daquele bico.
Dica |
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É possível apresentar todos os abastecimentos de todos os bicos. Para isso, no campo para indicação do número do bico informe a opção 00 ou deixe em branco e Confirme. |
O sistema efetuará uma busca dos abastecimentos em aberto, conforme imagem abaixo:
6.3 Confirmação do Abastecimento
Após identificação será apresentada uma lista com os abastecimentos em aberto. Serão apresentadas as informações de litragem e os respectivos valores.
Selecione o abastecimento para pagamento.
Aviso |
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Será permitido apenas um abastecimento por venda. |
Aviso |
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Caso o abastecimento já tenha sido baixado em outro aparelho no momento da seleção, será apresentada uma mensagem informando o frentista de que o abastecimento não consta como pendente. |
6.4 Identificação do Frentista
É possível informar o código do frentista que está realizando o atendimento. Neste caso, basta informar o código cadastrado no Seller Web para o frentista.
6.5 Confirmação do Atendimento
Após informados os dados, será apresentado um resumo do abastecimento em que constará o tipo do combustível, o bico selecionado, o preço, a litragem e o valor total. Conferidos os dados do abastecimento, o usuário confirmará o atendimento.
Dica |
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Caso haja aplicação de preço diferenciado através de lista de preço, o mesmo já estará aplicado e apresentado na lista de abastecimentos. |
6.6 Operações de Pagamento - TEF
Após confirmar os valores do abastecimento, caso o pagamento se dê através de cartão de crédito ou débito, o cartão deverá ser lido pelo sistema, conforme imagem abaixo:
Insira ou passe o cartão e aguarde a digitação da senha.
Finalizado o processo, o sistema apresentará as mensagens confirmando o pagamento:
Após a transação TEF, o POS envia as informações da venda para o Posto Pop, que realiza a integração da movimentação financeira, movimentação de estoque e emite o documento fiscal, que posteriormente poderá ser impresso no POS.
Aviso |
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Aguardar a impressão do comprovante TEF, que garante que a operação foi registrada corretamente no Posto Pop. |
Caso haja qualquer tipo de inconsistência, inclusive por parte da SEFAZ, a transação de pagamento com cartão será desfeita e será apresentado no dispositivo, o NSU (número sequencial único) gerado.
6.7 Impressão dos Comprovantes TEF
A impressão dos comprovantes TEF para o estabelecimento é realizada automaticamente. Já a via do cliente é opcional, dessa forma somente será impressa com a confirmação do mesmo.
Via do estabelecimento
Via do cliente
Ao selecionar a opção Sim, será impresso o comprovante da transação para o cliente, conforme imagem abaixo:
6.8 Impressão do DANFE
Após realizar a impressão dos comprovantes TEF, será possível realizar a impressão do DANFE. A impressão do DANFE é opcional, por isso para que seja impressa no POS, é preciso confirmar a operação selecionando a opção Sim, conforme imagem abaixo:
6.9 Cancelamento de Venda
O cancelamento da venda deve ser realizado no PDV. Para isso, acesse o menu PDV > Documentos e na guia NFC-e ou CF-e selecione o documento fiscal a ser cancelado e clique em Cancelar.
Para realizar o cancelamento da transação TEF, acesse o menu TEF > Operações Administrativas e selecione a opção Cancelamento.
Digite os dados da transação para indicar o documento a ser cancelado.
7 Serviços
Através da opção Serviços, será possível realizar a reimpressão dos documentos fiscais.