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Todos os dias recebemos inúmeros questionamentos sobre nossos produtos, por isso levantamos DEZ destes itens que responderemos para contribuir com seu dia-a-dia sanando todas as suas dúvidas de forma clara e objetiva. Clique nos quadros abaixo para consumir esse conteúdo. 


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titleTOP 1: Como são exibidas, no documento interno, as vendas que possuem vale como parte do pagamento?

Depende da forma de pagamento utilizada.

Caso a venda seja realizada utilizando as formas de pagamento Dinheiro + Vale, no documento interno será apresentado o valor total como se o pagamento tivesse sido totalmente em dinheiro, isso ocorre porque por padrão o sistema entende o vale como um pagamento à vista. Portanto, ao acessar Faturamento > Movimento Diário você notará que sua venda estará indicando a forma de pagamento dinheiro, tanto na listagem quanto no documento interno conforme ilustrado abaixo:


Venda utilizando Vale + Dinheiro - Listagem relatório de Movimento Diário


Venda utilizando Dinheiro + Vale - Documento Interno


No entanto, caso a venda seja finalizada utilizando Vale + Cartão (ou demais formas de pagamento diferentes de dinheiro), estes valores são diferenciados tanto na listagem do relatório quanto no documento interno, conforme abaixo:


Venda utilizando Vale + Cartão - Listagem relatório de Movimento Diário


Venda utilizando Vale + Cartão - Documento Interno


Nota
titleNota

Lembrando que o valor do vale sempre se apresentado como dinheiro.



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titleTOP 2: Como realizar o cancelamento/desfazimento de uma antecipação financeira?

A antecipação financeira nada mais é do que um adiantamento do pagamento, total ou parcial, de uma venda em que o produto não será entregue no mesmo dia, ou seja, uma "Venda de Entrega Futura". A antecipação financeira é feita através de um DAV, e uma vez antecipada, é possível realizar o desfazimento dela.


Nota
titleNota

Ao realizar o desfazimento da antecipação financeira, o DAV é cancelado, tem a possibilidade de finalizá-lo.


Para visualizar a rotina de desfazimento acesse Faturamento > Desfazimento > Realizar Desfazimento. Ao abrir a rotina, é necessário informar alguns dados.

  • Período: deve ser inserido o período que deseja buscar pelas antecipações;
  • Cliente: deve ser inserido o cliente que fez antecipação;
  • Número da Antecipação: é possível inserir o número da antecipação gerada.


Pesquisa da antecipação financeira


Após inserir as informações necessárias, será listada todas as antecipações geradas.



Listagem com as antecipações financeiras pesquisadas


Para realizar o desfazimento, seleciona o ícone da última coluna da listagem.


Botão para desfazimento


O usuário será direcionado para uma nova página com todos os detalhes do DAV e da Antecipação Financeira realizada.



Detalhes do DAV e da antecipação financeira


Para prosseguir com o desfazimento, será necessário marcar algumas informações no grupo Acerto Financeiro.

  • Pagamento Efetivado: deverá marcar qual será o valor pago para realizar o acerto;
    • Valor Pago Gerencial: nesta opção será considerado na baixa da fatura o valor pago antecipadamente mais acréscimos e/ou descontos;
    • Valor Pago: nesta opção será considerado somente o valor pago na baixa das faturas.
  • Forma de Acerto: deverá ser selecionada a forma de acerto por dinheiro, crédito ou vale.


Opções do acerto financeiro


Na próxima etapa será possível inserir uma observação sobre o acerto.


Inclusão de uma observação sobre o acerto


Ao clicar em Prosseguir, o desfazimento é finalizado e será exibida um documento com as informações do desfazimento.


Documento sobre o desfazimento


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titleTOP 3: Como permitir a alteração dos campos de PIS e COFINS na entrada de compras?

Os valores de PIS e COFINS podem ser definidos de duas formas: através da configuração tributária ou manualmente durante o processo de inserção dos itens na nota.

Na configuração tributária:

Para definir os valores de PIS e COFINS acesse Suprimentos > Estoque > Cadastros Auxiliares > Config. Tributária > Selecione a configuração desejada > Clique em Associar Natureza de Operação > Selecione a natureza desejada (que indica compra de mercadoria) > Edite a classe fiscal desejada > Serão apresentados todos os grupos de tributação. Nos grupos PIS e COFINS podem ser definidos os valores que serão aplicados nas operações de entrada.


Definir PIS e COFINS


Além disso, esses valores também podem ser editados durante a emissão da nota de entrada através do botão "Impostos".


Editar alíquota dos impostos


Alterar alíquotas

Manualmente

Os valores de PIS e COFINS podem ser indicados manualmente também, basta acessar Empresa > Parâmetros Globais > Estoque e marcar a opção "Permitir inserção de serviços em entrada de compra", desta forma, ao inserir os itens estes campos estarão abertos para definição manual.


Definição manual das alíquotas


Nota
titleNota
  • Vale ressaltar, que ao ativar este parâmetro, além de apresentar os campos de PIS e COFINS, serão apresentados também os demais campos relativos a tributação de Serviços, visto que com ele, será possível realizar a entrada também de serviços.
  • Os campos serão abertos para definição apenas se o item for inserido pelo botão "Inserir Itens".
  • A parametrização de permite a edição dos impostos manualmente impacta apenas a Entrada de Compras (Manual).



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titleTOP 4: Como configurar as comissões por vendedores?

As comissões podem ser configuradas de diferentes formas, são elas:

  • Percentual configurado para o vendedor em: Faturamento > Cadastros Auxiliares > Vendedores/Compradores. Devem ser definidos os valores para comissão em vendas de produtos e serviços, além de associar um fornecedor ao cadastro para fins de pagamento. Ao habilitar a opção "Cadastrar fornecedor automaticamente" o sistema utilizará os mesmos dados do vendedor para o cadastro do fornecedor.


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Comissão - Cadastro de Vendedores e Compradores


  • Coeficiente de comissão no cadastro de linha: definido em Suprimentos > Estoque > Cadastros Auxiliares > Linha > Coeficiente de Comissão.


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Coeficiente de comissão no cadastro de linha


  • Coeficiente de comissão no cadastro de plano de pagamento: definido em Faturamento > Cadastros Auxiliares > Plano de Pagamento > Coeficiente de Comissão.


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Coeficiente de comissão no cadastro de plano de pagamento


  • Coeficiente de comissão no cadastro de tabela de preço: definido em Suprimentos > Estoque > Cadastros Auxiliares > Tabela de Preço > Coeficiente de Comissão.


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Coeficiente de comissão no cadastro de tabela de preço


  • Percentual de comissão no cadastro do produto: definido em Suprimentos > Estoque > Produtos > Cadastro ou Alteração > Comissão %.


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Percentual de comissão no cadastro produtos


Nota
titleNota
  • Estas cinco formas de comissão podem ser utilizadas em concomitância, desta forma, o sistema efetuará a multiplicação de todos os valores e formará o percentual de comissão total;
  • Se o percentual do cadastro de produto não estiver configurado o sistema considerará o valor de 1,0 e se estiver definido o dividirá por 100.


  • Comissões e metas por cargo: definida em Faturamento > Cadastros Auxiliares > Comissões/Metas por Cargo, devem ser configuradas as metas por loja, o prêmio e a comissão por meta de faturamento.


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Cadastro de meta por loja


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Cadastrar prêmio


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Configurar comissão por meta de faturamento


Nota
titleNota
  • Para que a rotina de Comissões e Metas por Cargo é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix e solicitar a configuração do parâmetro "Utiliza comissões e metas por cargo" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento;
  • Para mais informações sobre a rotina de Comissões e Metas por Cargo, clique aqui.


Aviso
titleImportante!

As demais formas de comissão não podem ser utilizadas em concomitância com a rotina de Comissões e Metas por Cargo, caso contrário os cálculos conflitarão.




Âncora
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