O retorno é muito simples! Você deve acessar a rotina e buscar pelas remessas realizadas, basta selecionar o cliente, os vendedores, status, período e o tipo de remessa.
Image RemovedImage Added Consultar remessas
Ao clicar em "Filtrar" serão apresentadas as remessas pendentes de acerto, basta selecionar a opção desejada e clicar em "Acertar 1 Remessa(s)".
Image RemovedImage Added Acertar remessa
Nota |
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| Os status das remessas apresentadas na listagem dependerá do filtro aplicado. Portanto, a listagem poderá exibir remessas pendentes, concluídas ou pendentes de pagamento.
Image RemovedImage Added Listagem |
Serão listados todos os itens pendentes de acerto, para conferência basta informar ou bipar o código e inserir a quantidade desejada. Na lateral direita da página serão exibidos os boxes "Vendidos" e "Devolvidos" para determinar a quantidade de cada um basta clicar em "Inserir selecionados", conforme abaixo.
Inserir itens para o acerto
Nota |
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| Caso a inserção dos itens seja realizada através do leitor de código de barras, a quantidade será atualizada automaticamente sem a necessidade de alteração manual. |
Para alterar ou remover a quantidade de qualquer um dos grupos, basta clicar em "Detalhar" e modificar o valor manualmente ou através do ícone .
Alterar quantidade
O cliente se interessou por algum produto que não está incluso na remessa? Não tem problema. É possível incluir novos produtos no momento do acerto. Para tanto, basta selecionar o grupo "Vendidos" através do botão Detalhar, e adicionar os itens desejados que não pertenciam a remessa, e que serão inclusos no acerto.
Image RemovedImage Added Itens não vinculados a remessa
Ainda no detalhamento no grupo "Vendidos", o usuário poderá realizar configurações nos campos "Natureza Operação" e "Ordens de Serviço".
Image Added Selecionar Natureza de Operação e Ordem de Serviço
Assim que você indicar os itens que foram vendidos e os que foram devolvidos será possível gerar uma pré-venda/DAV ou ir para página de pagamento para finalizar o processo.
Image RemovedImage Added Gerar pré-venda ou finalizar pagamento
Nota |
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| Importante lembrar que se tiver uma nota fiscal de entrada associada à remessa, é necessário informá-la no campo "Nota Fiscal de Retorno". Image Added Campo de Nota Fiscal de Retorno
Neste caso, somente será possível finalizar a devolução com a seleção da nota fiscal de retorno, caso contrário será exibida uma notificação.
Image Added Notificação para informar a Nota Fiscal de retorno
Para realizar os acertos com "Pré-Venda" ou "Pagamento" não será necessário informar a nota fiscal de retorno. Para devoluções é obrigatório que tenha sido feito o lançamento de uma nota de entrada antes de efetuar o acerto da remessa.
- Não será possível alterar o vendedor da nota. A nota será automaticamente vinculada ao vendedor que gerou a remessa, ou seja, da nota de origem da venda/retorno;
- As Naturezas de Operações serão listadas de acordo com a configuração de remessa e retorno na aba de "Vendas" e com as permitidas para seleção para o usuário logado;
- O usuário só conseguirá selecionar as Naturezas de Operações que não estiverem bloqueadas em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Faturamento > Naturezas de Operação Bloqueadas
Sobre o número de Ordens de Serviço: - Caso a empresa utilize Ordem de Serviço para o controle de venda ambulante, o parâmetro "Exibe campo para informar número de OS no Venda Fácil e no Acerto de Venda Ambulante" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Grupo Faturamento Gerais > Subgrupo Processo de Assistência Técnica no Venda Ambulante deve estar marcado como Sim;
- Após marcar como "Sim" o parâmetro acima, será exibido o parâmetro "Naturezas de Operação que obrigam informar Nr. de OS", no qual devem ser selecionadas as naturezas de operações que serão obrigadas a informar o número de ordem de serviço;
- Deve ser informado o número de ordem de serviço nas seguintes ocasiões: no acerto quando for inserida uma venda, em uma venda ambulante ou em uma pré-venda;
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Ao clicar em "Pré-Venda" o documento gerado poderá ser finalizado no Microvix POS.
Documento gerado
Ao prosseguir para página de pagamento poderão ser verificados e alterados os valores de impostos, acréscimos e descontos da nota, assim como definidas as formas de pagamento que serão aplicadas.
Pagamento
Ao finalizar, a nota dos itens vendidos será autorizada sendo possível imprimi-la ou retornar à listagem.
Nota gerada
Finalizando somente uma devolução, será exibida a confirmação do retorno da remessa.
Image Added Confirmação do retorno dos itens de uma remessa
Informações |
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title | O que é legal você saber: |
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| Se nas configurações de Remessa e Retorno a opção "Permite realizar vendas no acerto" não for marcada, a venda não será realizada. Caso contrário, no momento da finalização, caso a remessa retornada possua itens que foram vendidos e devolvidos o sistema gerará automaticamente os seguintes documentos: - Uma nota de venda que você observará na finalização do retorno;
- Uma nota de devolução simbólica para os itens que foram vendidos;
- Uma nota de devolução física para os itens que retornarão ao estoque (devolvidos).
Serão utilizadas para isso as parametrizações definidas nas configurações de Remessa e Retorno. |
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