Neste cadastro auxiliar devem ser configurados os agrupamentos e contas contábeis que devem ser apresentadas no relatório de Fluxo de Caixa Gerencial. Ao Ao acessar a página será possível iniciar o cadastro de uma nova configuração e visualizar lista de todas as configurações já cadastradas anteriormente, com as opções de editação e exclusão para cada cadastro.
Fluxo de Caixa Gerencial - Configuração
Para realizar a alteração de uma configuração basta clicar sobre o botão na listagem para que o sistema apresente os grupos cadastrados, as linhas de cada grupo e as contas pertencentes à ela.
Alteração de configuração
Para excluir uma configuração basta clicar sobre o botão e o sistema apresentará um alerta solicitando a confirmação da operação, caso a opção "OK" seja selecionada a configuração será excluída e a listagem será recarregada.
Confirma exclusão
Para realizar o cadastro de uma nova configuração basta inserir uma descrição e clicar em "Cadastrar", desta forma, será exibida a página de Inclusão/Edição. Caso o usuário tente avançar sem preencher o campo "Descrição" o sistema apresentará um alerta solicitando o preenchimento da informação.
Alerta para descrição
Inclusão/Edição da configuração
Na página de Inclusão/Edição deverão ser informados os grupos, as linhas e as contas escolhidas, esta página é dividida em três partes:
1. Cabeçalho:
No cabeçalho será apresentada a descrição da configuração que está sendo incluída, acompanhada de um espaço destinado ao ID que será gerado quando ela for salva. Na edição, a descrição da configuração poderá ser alterada, porém o ID permanecerá o mesmo. Através do botão "Inserir Grupo" será possível realizar a criação de um novo grupo de contas.
Cabeçalho de inclusão/Edição
2. Novo Grupo
Ao inserir um novo grupo, o campo virá nomeado como "Novo Grupo" e deverá ser modificado pelo usuário, caso contrário o sistema não permitirá que a configuração seja salva, exibindo o seguinte alerta:
Alerta da falta de preenchimento do nome
Além disso, será necessário definir se o grupo será de "Entrada" ou "Saída". Após a criação do grupo, através do ícone de lixeira () será possível excluí-lo, no entanto todos os dados informados que pertencerem a ele (linhas e contas) serão excluidosexcluídos, e o sistema emitirá a confirmação da ação.
Alerta de exclusão de grupo
Caso o usuário confirmar a operação, o grupo e as contas que pertenciam a ele serão excluídos e se o grupo for o último ou único no cadastro de configuração o sistema irá exclui-lo e irá carregar um novo que conterá apenas as informações iniciais (descrição e conta).
Modelo de novo grupo
3. Linha:
Ao criar o grupo são exibidas duas colunas:
- Descrição correspondente ao nome da linha, acompanhada do ícone para exclusão ;
- Contas que comporão a linha, com as ações de adicionar e excluir .
Linha pertencente ao grupo
Ao realizar a exclusão de descrição serão excluídas também todas as contas que pertencem aquela linha, desta forma o sistema irá emitir um alerta para confirmação:
Alerta de confirmação de exclusão
Caso a descrição a ser excluida excluída seja a única ou a última cadastrada, o sistema apresentará o apenas uma linha com as configurações iniciais (descrição e conta).
Na coluna "Contas" será possível informar o código da conta contábil que corresponderá à linha em questão, ao inseri-lo o sistema preencherá o campo com descrição da conta escolhida e o seu índice. Caso seja informada uma conta que não consta no plano de contas da empresa o sistema emitirá um alerta informando que não foi encontrada e solicitará a verificação.
Alerta de conta não encontrada
Para que inserir novas linhas ao grupo basta clicar sobre o botão localizado abaixo da tabela, ao inseri-las, serão apresentadas com a configuração inicial e em branco.
Preenchidas todas as informações necessárias, para finalizar o cadastro basta selecionar a opção , e caso seja necessário abortar o cadastro basta utilizar o botão .
Nota | ||
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Âncora | ||||
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