No relatório de extrato de clientes é possível consultar as faturas pagas e em aberto de um cliente no período informado e também realizar a baixa em lote de faturas.
Configurações da Rotina
Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.
Permissão de Usuário
- A permissão de usuário "Relatórios" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo "Financeiro-Contas a Receber" > Subgrupo "Permissões Gerais do Grupo Financeiro-Contas a Receber" deve estar marcada.
Executando a Rotina
O relatório deve ser acessado em Adm. Financeiro > Contas a Receber > Relatórios > Extrato de Clientes e conta com os filtros:
Filtro de extrato de clientes
- Empresa: devem ser selecionadas as empresas desejadas;
- Cliente/Fornecedor: deve ser informado o cliente desejado;
- Período (Dt. Vencito): ao clicar no ícone "calendário" () será possível selecionar o ano, mês e data desejados. Para avançar ou retroceder, basta utilizar as setas, através do ícone "período" () serão apresentados os seguintes intervalos pré-estabelecidos: hoje, últimos 7 dias, últimos 15 dias, últimos 30 dias e mês atual.
- Formas de Pagamento: devem ser selecionadas as formas de pagamento desejadas;
- Série: devem ser informadas as séries desejadas;
- Portador: devem ser informados os portadores desejados;
- Vendedor: devem ser informados os vendedores desejados;
- Status da Fatura: devem ser informados os status das faturas a serem apresentadas no relatório;
- Selecione: deve ser selecionada uma ou as duas informações abaixo:
- Faturas em aberto;
- Faturas Pagas.
- Ordenar: define a ordenação dos dados apresentados no relatório, o campo apresenta as seguintes informações:
- Data de Vencimento;
- Data de Emissão;
- Nota Fiscal.
- Exibir nome do portador e status da fatura por extenso: determina se na listagem do relatório o nome do portador e status da fatura serão apresentados por extenso;
- Exibir somente adiantamentos: determina que na listagem do relatório serão exibidos apenas adiantamentos;
- Exibir coluna com a(s) forma(s) de pagamento(s) utilizada(s) na baixa da fatura: determina que na listagem do relatório será exibida uma coluna com as formas de pagamento utilizadas na baixa de faturas;
- Exibir coluna com o plano de pagamento que originou a fatura: determina se na listagem do relatório será exibida uma coluna com o plano de pagamento que originou a fatura;
- Exibir coluna com o número de dias (Informa a quantidade de dias que faltam para o vencimento ou em atraso da fatura): determina que na listagem será exibida uma coluna adicional, que apresentará o número de dias que já se passaram desde que a fatura venceu, ou o número de dias que falta para o vencimento da fatura. Caso a fatura já tenha sido baixada, será exibido um "-" na coluna "N. Dias" da fatura;
- Exibir informações da Nota Fiscal Substitutiva de Cupom Fiscal: determina se na listagem do relatório serão exibidas as informações referente a Nota Fiscal Substitutiva de Cupom Fiscal;
- Exibir total de faturas vencidas em aberto: determina se na listagem do relatório será exibido o total de faturas vencidas em aberto;
- Listar apenas faturas baixadas pelo Conciliador Bancário: determina se na listagem do relatório somente serão exibidas as faturas baixadas pelo conciliador bancário.
É possível configurar para que os filtros "Exibir coluna com o plano de pagamento que originou a fatura", "Exibir coluna com o número de dias (Informa a quantidade de dias que faltam para o vencimento ou em atraso da fatura)", "Exibir informações da Nota Fiscal Substitutiva de Cupom Fiscal" e "Exibir total de faturas vencidas em aberto" venham marcados por padrão, para tanto, é necessário ativar o parâmetro "Exibir informações adicionais da fatura" (Empresa > Parâmetros Globais > CRM).
Listagem do relatório Extrato cliente
Na primeira parte do relatório são exibidas as faturas a receber e suas colunas são exibidas conforme determinado nos filtros. Ao clicar no link da coluna "Doc/Série" o documento interno da fatura será exibido em outra aba. Através do ícone serão disponibilizadas algumas ações para cada fatura, como: detalhamento da fatura, baixa, alteração, reimpressão de carnê, Lista Negra, entre outros.
Ações
Nota | ||
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Referente a coluna Doc/Série: Caso a fatura lançada seja manual, sem vínculo a um documento fiscal, não será exibido o link para o documento interno e apresentada a seguinte mensagem: Faturas lançadas manualmente |
Na segunda parte do relatório são exibidos diversos totalizadores e ao clicar no ícone , disponibilizado nos totalizadores "Total de Créditos (Vale compras)" e "Total de Créditos (Clientes)", é possível consultar o histórico de créditos do cliente, ou seja, toda movimentação de vale-trocas e saldo dos vales gerados para o cliente filtrado.
Baixa de Faturas
Na baixa podem ser utilizados cheque de terceiros para o pagamento (Para este procedimento devem ser informados alguns dados em Parâmetros Globais – Financeiro – "Contas a Receber para baixa com cheque de terceiros") ou depósitos não identificados. Caso o usuário selecione um lançamento da listagem o mesmo será cancelado. Esta operação deve ser realizada quando as faturas a serem baixadas referem-se ao lançamento de depósito não identificado, então, o mesmo precisa ser anulado porque será feito um novo lançamento na baixa da fatura.
A seleção do depósito não identificado para a baixa em lote pode ser feita na página final da baixa das faturas (link ).
Baixa de faturas em lote
O status de faturas baixadas em lote também deve ser configurado nos Parâmetros Globais – Financeiro. Além disso, será possível exportar a listagem para o Excel, para tanto basta clicar no botão "Exportar para Excel", para que seja realizado o download do arquivo.
Exportar aquivo para Excel
Âncora | ||||
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