Um orçamento neste módulo representa uma intenção de venda, ou seja, um pedido ainda não aprovado pelo cliente. Aqui será demonstrado o cadastramento de um orçamento e após como proceder a sua aprovação para que se transforme em um pedido aprovado.
Dica | ||
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O cadastro de Orçamento/Pedido e a alteração da observação estão protegidos pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estarão disponíveis se o usuário em questão tiver permissão para acesso (Grupo Faturamento, Subgrupo Permissões Gerais de Orçamento/Pedido, Permissões: "Orçamentos/Pedidos de Venda" e "Modificar observação no orçamento"). |
Cadastro de orçamento
Na página inicial deste cadastro serão apresentados os campos:
- Data de Emissão: data fixa ao dia atual;
- Código do Cliente: Poderá apresentar a Razão Social, a Razão Social com o CPF/CNPJ, o Nome Fantasia ou ainda o Nome Fantasia com o CPF/CNPJ do cliente, conforme o que estiver configurado no parâmetro "Exibir Nome Fantasia ou Razão Social" localizado em "Menu Empresa > Parâmetros Globais > CRM > Grupo Outros".
Ao selecionar o cliente, os contatos, endereços de entrega e vendedor relacionados a ele, serão mostrados para seleção. Ao informar o cliente, ao lado do mesmo, será exibido um ícone na cor vermelha ( ) indicando que o cliente está bloqueado ou na cor verde ( ) indicando que o cliente está desbloqueado. Clicando na imagem será possível visualizar a situação financeira do cliente. Os orçamentos de clientes bloqueados não poderão ser aprovados.
- Contato;
- Endereço de Entrega;
- Número de Lojas;
- Natureza de Operação
- Vendedor/Repres.;
- Tabela de Preços;
- Indicado Por:
- Converter valores em reais: Caso o valor dos itens estiverem em outra moeda, o sistema fará a conversão para Real;
Os campos Código do Cliente, Número de Lojas, Natureza de Operação e Vendedor/Repres, são campos obrigatórios.
É possível informar um arquiteto no orçamento de venda, para isto é necessário realizar as devidas parametrizações em Empresa > Parâmetros Globais > Parâmetros Gerais para ramo Geral:
- Em "Classe" deve ser informada a classe que o cliente/fornecedor deverá possuir, apenas os clientes/fornecedores que possuírem esta classe poderão ser informados no orçamento;
- habilitar o parâmetro "Informar indicador na tela inicial do orçamento";
- Configurar uma legenda dinâmica no campo "Legenda arquiteto indicação";
- Em "Obrigatório informar o indicador no orçamento" é possível definir se será obrigatório o preenchimento dos campos.
Parametrização
Assim que todas as configurações forem realizadas, os campos "Realizado por" e "Arquiteto" (legenda de acordo com a configuração) serão apresentados no cadastro de orçamento. Para que todos os clientes/fornecedores estejam disponíveis para a seleção nestes campo, é necessário que possuam a classe configurada e que sejam pessoas físicas.
Arquiteto
Nota | ||
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Caso esteja logado como administrador, a mensagem será a seguinte: Bloqueio do campo Classe para administrador
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Nota | ||
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Caso o cliente não esteja cadastrado no sistema, através do link contido no campo "Código do Cliente" é possível cadastrá-lo. Cadastro de cliente no Orçamento/Pedido Caso seja informado um CPF válido, será exibido o campo "Sexo" para seleção. O preenchimento padrão deste campo depende do parâmetro "Tipo", disponível em: Empresa > Parâmetros Globais > CRM > Grupo "Outros". Gênero padrão para o campo "sexo"
Parâmetro configurado como "Branco" |
Inclusão de Itens
Na página seguinte deverão ser inclusos todos os itens do orçamento. Este procedimento é feito clicando no botão "Inserir itens" ou através do código de barras no campo destinado a ele (inserção rápida de itens).
Inserção de itens no cadastro de orçamento de venda
Caso a natureza de operação escolhida esteja com o parâmetro “Diferencial de alíquota para ativo imobilizado e/ou uso e consumo” marcado o sistema apresentará uma mensagem alertando ao usuário, mais informações sobre esta funcionalidade podem ser consultadas clicando aqui.
Com a empresa utilizando o bloqueio de produtos sem saldo no depósito, ao informar na inserção rápida o código de barras de um produto cujo depósito não possuir o saldo suficiente para atender a quantia informada ou estiver com saldo zerado, o sistema apresentará a mensagem informando que o depósito não possui ou não atende a quantidade informada, conforme figura a seguir.
Mensagem informando que o saldo do depósito não é suficiente
Os preços dos itens serão sugeridos de acordo com a tabela de preço selecionada, isso se a natureza de operação utilizar preço de venda, caso contrário, o preço de custo que será considerado (Custo com ICMS ou Custo Total, de acordo com o cadastro da natureza de operação).
Maiores explicações sobre tabela de preços vide Módulo Estoque -> Cadastro auxiliar de Tabela de Preço e explicações sobre natureza de operação vide este Manual tópico Cadastro Auxiliares -> Natureza de Operação.
É possível conceder desconto individualmente para os itens no orçamento. O desconto concedido deve respeitar o limite de desconto por usuário, porém se o mesmo exceder o estabelecido será necessária autenticação por meio de senha de usuário ( ) que possua valor de desconto maior.
Pesquisa de produtos no cadastro de orçamento de venda
O cliente cadastrado dentro de uma classe e/ou subclasse poderá receber um desconto sobre o total da venda desde que esteja dentro do limite estipulado. Este desconto poderá ocorrer na inclusão de itens e na finalização do cadastro de orçamento de venda. Porém, se o desconto aplicado na inclusão de itens for o valor/percentual limite, não será possível aplicar desconto na finalização do cadastro de orçamento de venda. Se o desconto aplicado for maior que o permitido será exibida uma mensagem de alerta, conforme abaixo.
Mensagem de alerta
Nota | ||
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Pesquisa de itens no cadastro de orçamento de venda
Inclusão de itens com parâmetro de agrupador ativado
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INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX
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Ao pesquisar um item no campo "Pesquisar por:" serão listados todos os produtos vinculados a pesquisa. Na listagem serão exibidos os campos:
- Registros por página: no qual o usuário poderá escolher quantos produtos serão visualizados por página;
- Pesquisar: no qual o usuário poderá realizar uma pesquisa dentre todos os produtos listados como resultado da pesquisa anterior;
Campos auxiliares de pesquisa
No botão "Inserir Itens", ao efetuar a pesquisa por "Referência", e no campo quantidade do primeiro produto listado informar a quantidade geral, ao clicar no ícone "Ratear quantidade entre os itens", o sistema irá dividir a quantidade entre os produtos da referência.
No exemplo da imagem abaixo, foi informado no primeiro campo "Qtd/Und", 80 peças, ao clicar no ícone para ratear a quantidade, foi dividido 20 peças para cada item listado.
Inclusão de itens no cadastro de orçamento de venda
Ao clicar no link que aparece logo após o nome do produto abrirá em uma nova janela a lista dos itens associados. Para inserir o item é necessário informar a quantidade desejada no campo "Und/Qtd", marcar o produto na coluna "Sel." (caso não seja um item obrigatório) e clicar no botão Inserir. Caso o produto esteja sinalizado com a imagem significa que a inclusão deste item é obrigatória e não será possível prosseguir sem a inserção do mesmo.
Inserção dos itens associados no cadastro de orçamento de venda
Na coluna "Saldo" da pesquisa do produto uma imagem é exibida ( ). Ela que simboliza se há saldo em estoque ou não. A carinha verde aparece quando há quantidade do produto em estoque na empresa logada, a carinha amarela indica que não há saldo na empresa logada, mas possui saldo em outra empresa do mesmo portal. Já a carinha vermelha indica que não há saldo disponível, tanto na empresa logada, como nas demais empresas.
Ao clicar sobre a carinha será aberta a página de consulta de saldos consolidada, sendo possível visualizar o saldo por empresa e depósito.
Consulta de saldos na pesquisa de itens do cadastro de orçamento de venda
Dica | ||
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A visualização dos saldos é controlada pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível se o usuário tiver permissão para acesso (Grupo Estoque, Subgrupo Permissões gerais do grupo estoque, permissão: Visualizar qtde. Estoque). |
Nessa mesma coluna é exibido o simulador de preço , sendo possível simular o preço de cada item de acordo com a forma de pagamento e o plano selecionado.
Simulação de preço na pesquisa de itens do cadastro de orçamento de venda
Também é exibido o ícone que permite visualizar os dados das últimas compras do produto pesquisado para o cliente informando na página inicial do cadastro do orçamento, assim, como os dados dos últimos orçamentos deste cliente.
Visualização dos dados das últimas compras do cliente na pesquisa de itens do cadastro de orçamento de venda
Inclusão de Itens via Upload de Arquivo
Na página "Inclusão de Itens" no momento de realizar a pesquisa de produtos será possível visualizar o botão "Inserir itens via arquivo lote" posicionado ao lado do botão "Retornar para o Pedido", conforme ilustrado na figura a seguir. Esta opção possibilita a pesquisa de produtos em lote mediante a carga de um arquivo de texto, contendo algumas informações dos itens a serem inseridos como: código de barras, quantidade e custo.
Inclusão de itens em lote em um Orçamento/Pedido
Ao clicar no botão será apresentada a página abaixo:
Inserir produtos em lote
Para realizar o upload do arquivo de texto é necessário escolher um tipo de configuração para o arquivo.
O primeiro tipo - "Arquivo de texto (posição fixa)" utiliza as configurações dos parâmetros globais de Estoque (menu Empresa > Parâmetros Gobais Globais > Estoque) para leitura do arquivo. Essas são as mesmas configurações utilizadas para leitura do arquivo de Balanço. Maiores informações sobre a criação do arquivo de texto podem ser obtidas no manual de Estoque item "Balanço". Está opção é restrita somente para leitura do código de barras e quantidade dos produtos.
O segundo tipo - "Arquivo de texto (com delimitador)" necessita que o campo "Delimitador" seja selecionado para possibilitar a leitura do arquivo. Por este motivo ao clicar sobre o check-box "Arquivo de texto (com delimitador)" duas novas opções de seleção serão exibidas na página: "Vírgula" e "Ponto e Vírgula", onde as informações no arquivo de texto devem estar separadas por um dos seguintes caracteres: "Vírgula" ou "Ponto e Vírgula".
Por padrão, ao abrir a página "Inserir produtos em lote" pela rotina "Orçamento/Pedido" estará selecionada a opção "Arquivo de texto (delimitado)" e delimitador "Ponto e Vírgula".
Na pesquisa de produtos há os botões: Abortar orçamento para que a operação seja cancelada e Retornar para o pedido para que seja possível retornar à página de inserção rápida de itens, onde constam os itens já inseridos no orçamento. Também é exibido o check-box "Continuar Inserindo" que possibilita inserir os itens pesquisados, e continuar na página de pesquisa para que seja possível inserir outros itens.
Ao final da listagem será mostrado um marcador de paginação e um totalizador de registros.
Marcador e totalizador
Após inserir os produtos, será possível visualizar o percentual de markup de cada produto, através da coluna "Markup (%)", e também o total de markup do orçamento. Essa informação estará disponível se a permissão de usuário estiver marcada: no grupo Estoque – opção "Visualizar Custo".
Itens inseridos no cadastro do orçamento de venda
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Se o parâmetro "Exibir coluna ICMS/ST por itens" (localizado no menu Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento-Gerais, no grupo Nota Fiscal) estiver marcado, será apresentado o valor do ICMS/ST por item da nota. |
Para excluir um item inserido no orçamento basta clicar no ícone (Excluir), e ao clicar no ícone (Editar) abrirá uma nova janela, permitindo alterar os dados do item que constam na imagem abaixo:
Nota | ||
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O campo "Realizado por", apresentado após inserção dos itens será de preenchimento obrigatório quando o parâmetro "Obrigatório informar o indicador no orçamento" estiver habilitado em Empresa > Parâmetros Globais > Parâmetros Gerais para Ramo Geral. |
Alteração do item no cadastro do orçamento de venda
Dica | ||
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O preço unitário, desconto e tabela de preço dos itens inseridos no orçamento e o limite de desconto estão protegidos pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente poderão ser alterados se o usuário tiver as respectivas permissões, (Grupo Faturamento, Subgrupo Permissões gerais do grupo Faturamento):
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Nesta página também há o recurso para substituir um item por outro similar. Para utilizar este recurso, primeiramente é necessário acessar o menu Empresa -> Parâmetros Globais -> Faturamento-Gerais e marcar a opção "Substituir o item por um item similar". Com este recurso habilitado, caso o produto inserido, não tenha saldo suficiente em estoque, o mesmo poderá ser substituído por outro produto que esteja associado a ele, e que possua saldo para atender o orçamento. A associação de produtos é realizada através do menu Suprimentos -> Estoque -> Produtos, no link "Associação de Produtos".
A Substituição é realizada após a inserção do produto, através do link , conforme evidenciado na imagem abaixo.
Substituição do item por outro similar no cadastro do orçamento de venda
Caso o orçamento se encaixe em uma ação promocional que é oferecida um produto como cortesia ou desconto na venda/produto e esse produto não estiver inserido na venda, será apresentada uma mensagem informando que a venda se enquadrou em uma ação promocional e informando se deseja incluir o produto/referência para que a ação seja aplicada, conforme imagem a seguir.
Mensagem informando que a venda se enquadrou em uma ação promocional
Nota | ||
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É possível destacar os descontos das ações promocionais por item, para tanto, é necessário habilitar o parâmetro "Associar desconto da ação promocional ao item" em Empresa -> Parâmetros Globais -> Faturamento-Gerais no grupo "Nota Fiscal".
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No orçamento de venda, também é possível inserir serviços. Ao pesquisar um serviço que contém valores diferenciados para HN (hora normal), HE (hora extra) e HAD (hora adicional noturno), o sistema exibirá um campo Qtd/Und para cada tipo de hora, possibilitando informar quantidades diferentes para cada hora. Com isso, será inserido o serviço somando a quantidade, e no valor unitário será calculada a média, levando em consideração a quantidade e os valores das horas informadas.
Caso o serviço seja inserido através do campo código de barras (inserção rápida de itens), o mesmo será gravado no orçamento com o valor da hora normal (HN).
Inclusão de itens no cadastro de orçamento de venda
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Aviso | ||
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INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX
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Para realizar o cálculo do ICMS basta clicar sobre o botão "Calcular Impostos", e consequentemente abaixo do total de itens serão mostrados os campos "Valor do ICMS", "Valor ICMS ST." e "IPI" com os seus respectivos valores. Além disso, se o Fundo de Combate à Pobreza estiver configurado na configuração tributária, serão exibidas também as colunas "Valor ICMS FCP", "Valor ICMS FCP-ST".
Cálculo considerando FCP
Cadastro de Orçamento de Venda (dados para finalização)
Após a inserção dos itens, ao clicar em "Prosseguir", será apresentada a página de finalização do cadastro de orçamento.
Dados e valores do Orçamento de Venda
Dados e valores
- Valor com Desconto;
- ICMS-ST;
- FCP-ST;
- Subtotal do Orçamento;
- Tipo Frete;
O campo "Tipo Frete" poderá ser exibido com outro nome caso esteja configurada outra legenda para o frete no parâmetro "Utiliza label dinâmico para o frete", como por exemplo, "Taxa de Entrega". Para habilitar este parâmetro e modificar a legenda é necessário acessar o menu Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento-Orçamento.
O campo Tipo Frete (CIF ou FOB) poderá vir desabilitado na primeira página do Orçamento de venda e ser inserido automaticamente pelo sistema, dependendo do valor do orçamento e do "Valor Faturamento mínimo" estabelecido no cadastro do cliente. Para isso, em Parâmetros Globais – Faturamento Geral deve estar marcada a opção "Considerar valor faturamento mínimo para escolha do tipo de frete". Se o valor do orçamento for maior que o campo "Valor faturamento mínimo" do cliente em questão, o frete será CIF, do contrário, se o valor for menor, o frete será FOB. Maiores informações sobre este recurso vide Manual CRM – Item Cadastro – Explicações sobre o campo "Valor Faturamento Mínimo".
- Valor Frente;
- Plano de Pagamento;
Caso a empresa trabalhe com múltiplos planos de pagamento, no campo "Valor total de tributos" serão apresentados os valores destacados de ICMS/ST, IPI e FCP-ST (quando for o caso).
Valor de tributos
Para emitir um Orçamento/Pedido de Venda com acréscimo basta selecionar o plano de pagamento ja cadastrado com o valor de acréscimo. Mais informações consulte tópico Planos de Pagamento. Após a aprovação do orçamento e o faturamento do pedido, será necessário informar novamente o plano de pagamento, caso seja do tipo Crediário e possua acréscimos ou descontos o valor será exibido na coluna correspondente.
Nota | ||
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A base de cálculo do acréscimo/desconto poderá variar de acordo com o que está configurado no plano de pagamento. Para mais informações vide manual Planos de Pagamento. |
Finalização de pedido com acréscimo
Rateamento de acréscimo entre as parcelas
Após a finalização será possível visualizar as faturas geradas e o valor de acréscimo será rateado entre as parcelas compondo seu valor total. Esta rotina funcionará também com múltiplos planos de pagamento.
- Desconto ação promocional;
- Valor Líquido;
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INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX
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Dados Complementares
Dados complementares
- Transportador;
Ao selecionar um transportador, será exibido o campo "Tipo de Transporte" onde deverá ser escolhida a opção de transporte, esta informação será exibida na finalização da nota fiscal ao finalizar o pedido.
- Peso Bruto (kg);
- Peso Líquido (kg);
- Consultar Cotação de Transportadoras;
O link "Consultar Cotação de Transportadoras" tem o objetivo de possibilitar a escolha de uma transportadora por meio de uma tabela de cotação. O cadastro destas informações deverá ser efetuado no módulo logística, cadastro auxiliar de Frações e Tabela de Transportadoras (Maiores informações vide Manual Logística, itens: Frações e Tabelas de Transportadoras). O sistema mostrará as informações cadastradas na Tabela de Transportadoras: Peso Inicial, Peso Final, Valor do Seguro, Dias para Entrega e Despesas Acessórias. Serão listadas as transportadoras que na sua rota tiverem a cidade do cliente. (Campo "Cidade Entrega" do cadastro de clientes) e que o peso informado na nota esteja no intervalo de peso das transportadoras cadastradas. Clicando no botão "Ignorar município do cliente na busca", o sistema refaz a pesquisa ignorando a cidade de entrega do cliente. Ao clicar no link automaticamente serão carregadas as seguintes informações na nota: Transportador e Valor do Frete (para CIF) ou somente Transportador (para FOB).
Dica | ||
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O link "Consultar Cotação de Transportadoras" está protegido pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível se o usuário em questão tiver permissão para acesso (Grupo Faturamento, Subgrupo Permissões gerais do grupo Faturamento, permissão: "Acesso a Cotação de Transportadoras - Rotinas: Emissão de NF e Orçamento de Venda"). |
- Observações Padrões;
A observação será sugerida o que estiver informado nos Parâmetros Globais do Orçamento, campo "Observação Padrão". Também, pode-se escolher uma observação padrão e clicar no botão "Inserir". Desta forma, a mesma será inclusa no campo observação (As observações padrões devem estar previamente cadastradas, maiores informações vide item: Cadastro Auxiliar de Observações Padrões).
- Observação;
Finalização
Ao prosseguir, o orçamento será gerado (gravado no sistema).
Geração do orçamento
Informação da Nova Posição
Nesta etapa podem ser alteradas a posição e a observação do orçamento.
Nova posição
A posição e a observação também poderão ser modificadas através da rotina de Alteração de Orçamento/Pedido e o histórico de posições é obtido através do Relatório de Orçamentos/Pedidos, marcando o filtro rotulado como "Dados da Posição". O orçamento poderá ser associado há uma proposta de venda previamente cadastrada. Mais informações sobre proposta de venda vide Item "Formulários" neste manua
Outras Tarefas
serão mostrados os link's para conferência e redefinição de previsão de entrega, aprovação, impressão e alteração do orçamento. No rodapé da página será exibido o botão Novo orçamento, clicando sobre o mesmo o sistema redireciona para página inicial do cadastro de orçamento de venda.
Outras tarefas
Operações Relacionadas
Existe a opção "Manutenção das informações do B2B – NF-e" que possibilita informar o número do pedido e do item para que seja exibido no XML quando a NF-e for autorizada. Para mais informações vide tópico "Finalização da Nota Fiscal de Saída", deste manual.
Impressão do Orçamento
Na impressão do orçamento o valor de FCP-ST estará destado ao final e somado ao valor total.
Impressão do Orçamento
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É possível inserir anexos para o orçamento, para utilizar este recurso (habilitar o link), é necessário acessar o menu Empresa -> Parâmetros Globais -> Faturamento -> Orçamento e marcar a opção "Anexar/Visualizar arquivos no orçamento". Assim, em "Outras Tarefas" será exibido o link "Anexar um arquivo ao orçamento", ao clicar sobre ele, abrirá em nova janela a opção para efetuar upload do arquivo desejado. É possível anexar arquivos nos formatos: txt, jpg, gif, doc, zip, pdf, xls, htm e png.
Arquivos também poderão ser anexados na alteração do orçamento de venda. Para incluir mais anexos, basta clicar sobre o ícone e para excluir no ícone .
Os arquivos aqui anexados poderão ser visualizados através do relatório de Orçamento/Pedido e também na página do documento de impressão, ao marcar a opção "Exibir arquivos anexados no Orçamento/Pedido de vendas".
Upload de arquivos na página de finalização do orçamento de venda
Após anexar os arquivos, os mesmos são disponibilizados na listagem com informações do nome e tamanho do arquivo. Na coluna link's, irá contar as opções para download ( ) ou exclusão do arquivo ( ).
Finalização do cadastro de orçamento de venda
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Somente o usuário que anexou o arquivo ou o usuário que tiver a permissão "Excluir anexos de qualquer usuário em orçamento" é quem poderá excluí-lo, do contrário o link de exclusão não será exibido. |
Também é possível informar várias vezes os campos "Quantidade" e "Espécie" para o Orçamento, nos casos em que serão transportadas múltiplas quantidades/espécies. Para habilitar este recurso é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx. Neste caso, será exibido mais um link na finalização do orçamento: "Inserir dados sobre o transporte". Ao clicar sobre esse link será aberta uma nova janela onde é possível informar múltiplas quantidades/espécies. Para incluir mais quantidades/espécies basta clicar sobre o ícone e para excluir no ícone .
Inserção dos dados sobre o transporte na página de finalização do cadastro do orçamento de venda
O ERP dispõe do recurso de venda com entrega futura na rotina de orçamento, que tem por objetivo cadastrar observações para cada item do orçamento/pedido de venda e também gerar um pedido de compra com os itens do pedido.
Nota | ||
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Esta explicação se refere à rotina de entrega futura do orçamento e não a rotina de entrega futura do Loja |
Para utilização do recurso, os seguintes procedimentos devem ser realizados:
- Solicitar ao Suporte Técnico Linx a liberação do recurso de venda com entrega futura na rotina de orçamento;
- Cadastrar uma natureza de operação específica para "Venda Entrega Futura", com operação saída, que atualize estoque, entre outras opções. (Maiores informações sobre o cadastro de natureza de operação vide Item Natureza de Operação deste manual).
Com esse recurso habilitado, no final do cadastro/alteração do orçamento, em "Outras tarefas" será mostrado o link "Inserir observações nos produtos" onde é possível cadastrar uma observação para cada produto inserido.
Ao clicar sobre o link será exibida uma nova janela onde deve ser informada a observação dos itens.
Inclusão das observações nos itens exibida na página de finalização do orçamento de venda
A observação que foi inserida pode ser visualizada na impressão do orçamento abaixo de cada item.
Impressão do orçamento de venda
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Não será possível informar caracteres especiais nos campos "Observação", "Observação Interna" e "Descrição Narrativa". |
Através do Relatório de Produtos Vendidos/Orçados é possível visualizar os itens do orçamento que são para entrega futura, e a partir dessa informação é possível gerar um pedido de compra para os itens dos orçamentos aprovados (Pedidos de venda). Para tanto é necessário marcar o filtro "Listar apenas produtos com entrega futura" na geração do relatório, e na listagem serão mostrados apenas os itens que ainda não foram gerados os pedidos de compras. Em seguida devem ser selecionados os itens e clicar sobre o botão "Gerar Pedido de Compra".
Listagem do relatório de produtos vendidos/orçados
Automaticamente será redirecionado para a página de cadastro de pedido de compra onde os itens estarão previamente cadastrados. Sendo necessário informar a Data de Emissão do pedido, Plano de Pagamento, Centro de Custo, Comprador, Natureza de Operação e Reajuste de Custo. Lembrando que o pedido de compra é gerado para cada fornecedor dos produtos selecionados, ou seja, será o fornecedor informado no cadastro do produto.
Cadastro de pedido de compra através do relatório de produtos vendidos/orçados
Ao confirmar esses dados serão mostrados os itens marcados na listagem do Relatório de Produtos Vendidos/Orçados. E na impressão do pedido de compra serão exibidas as observações cadastradas para cada item de entrega futura do orçamento. Maiores informações sobre a inserção de itens e finalização do cadastro de pedido de compra vide Manual: Compras (Item Pedido de Compras (Manual)).
Âncora | ||||
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