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Ao iniciar o sistema será apresentada uma tela para inserir a placa e iniciar o atendimento.
No canto superior esquerdo da tela, onde está localizada a logo do Jet Oil, podem ser acessadas as configurações e outras funções, conforme abaixo:
Sincronia
Ao clicar em Sincronia, serão apresentados os dados enviados e recebidos através da sincronia:
Os dados também podem ser sincronizados manualmente clicando no botão Sincronizar.
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No menu lateral, acessando o item Caixa, será apresentada a seguinte tela:
Cada função será detalhada nos próximos capítulos.
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Informar o valor total de troco existente no caixa, ao final do turno, e clicar em Confirmar.
Será emitido um relatório contendo todas as informações do caixa, conforme exemplo abaixo:
Após o fechamento de caixa, o sistema será direcionado para a tela inicial de autenticação. Ao iniciar o sistema será apresentada a tela para abertura do turno.
Informar o valor do troco inicial e pressionar Iniciar Turno. Será apresentada uma tela para selecionar o responsável pelo turno.
Após a seleção do responsável, clicar em Confirmar. O sistema estará pronto para ser utilizado.
3.3
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O menu lateral também conta com a opção Atendimentos. Ao selecioná-la, serão exibidos os atendimentos realizados, sendo possível localizá-los pelo nome do cliente ou pela placa do veículo.
Ao pressionar o botão Detalhes, no atendimento, será apresentada a seguinte tela:
Os atendimentos que foram salvos poderão ser retomados, pressionando o botão Retomar Atendimento.
Será aberta a tela de atendimento, podendo ser adicionado mais itens ou prosseguir com a finalização do atendimento.
Todos os detalhes do atendimento serão vistos logo mais.
3.4 Venda Avulsa
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Produtos
Ao selecionar a opção Produtos no menu lateral, será possível efetuar a busca dos produtos cadastrados para consulta de informações.
A consulta pode ser feita tanto pela leitura do código de barras quanto pela busca manual do produto do produto, pressionando Buscar produto cadastrado.
Ao retornar o resultado da busca, serão apresentadas as informações do produto, impostos e tributações e informações do manual técnico. No canto inferior esquerdo da tela, será apresentada também a data e hora em que foi realizada a última atualização de estoque do produto.
Para sair da tela, pressionar o X localizado no canto superior direito, pressionar a tecla de atalho ESC ou pressionar o botão Fechar.
3.4 Atendimentos
O menu lateral também conta com a opção Atendimentos. Ao selecioná-la, serão exibidos os atendimentos realizados, sendo possível localizá-los pelo nome do cliente ou pela placa do veículo.
Ao pressionar o botão Detalhes, no atendimento, será apresentada a seguinte tela:
Os atendimentos que foram salvos poderão ser retomados, pressionando o botão Retomar Atendimento.
Será aberta a tela de atendimento, podendo ser adicionado mais itens ou prosseguir com a finalização do atendimento.
Todos os detalhes do atendimento serão vistos logo mais.
3.5 Venda Avulsa
Ao acessar a opção Venda Avulsa, no menu lateral, será apresentada a seguinte tela:
Alguns produtos, separados por categoria, estarão disponíveis para venda avulsa. Para ver mais categorias, basta clicar em Ver mais no campo localizado abaixo da tela.
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Para prosseguir, pressionar Finalizar Venda. Será apresentada uma tela para confirmação dos produtos.
Caso o cliente necessite de mais algum produto, basta pressionar Adicionar mais itens e o sistema retornará à tela anterior para a escolha do item.
Para definir a forma de pagamento, pressionar o botão Inserir forma de pagamento e selecionar a desejada.
Após selecionar a forma de pagamento, pressionar o botão Selecionar.
Caso a compra tenha que ser identificada com CPF/CNPJ, pressionar o botão Inserir CPF/CNPJ na compra.
Na tela, o cliente pode ser localizado inserindo o nome ou código no campo de busca, ou clicando em Buscar cliente cadastrado.
Nesta tela serão listados os clientes cadastrados, os quais também podem ser localizados pelo código, nome e CPF/CNPJ.
Após selecionar o cliente, pressionar o botão Continuar.
Na tela de confirmação dos produtos, para prosseguir e selecionar a desejada.
Após selecionar a forma de pagamento, pressionar o botão Selecionar.
Caso a compra tenha que ser identificada com CPF/CNPJ, pressionar o botão Inserir CPF/CNPJ na compra.
Na tela, o cliente pode ser localizado inserindo o nome ou código no campo de busca, ou clicando em Buscar cliente cadastrado.
Nesta tela serão listados os clientes cadastrados, os quais também podem ser localizados pelo código, nome e CPF/CNPJ.
Após selecionar o cliente, pressionar o botão Continuar.
Na tela de confirmação dos produtos, caso o cliente desista da compra, é possível efetuar o cancelamento pressionando o X localizado no canto superior direito da tela, o qual também possibilita voltar para a tela anterior.
Ao clicar em Não, voltar, o sistema retornará à tela anterior. Ao clicar em Sim, confirmar, o atendimento será cancelado.
Ao optar por realizar o cancelamento, será necessário informar o motivo.
Em seguida pressionar Ok, confirmar.
Para prosseguir com o atendimento, pressionar o botão Efetuar pagamento.
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4 Atendimento
Para iniciar um atendimento de troca de óleo, basta inserir na tela inicial a placa do veículo e clicar em Iniciar.
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Será apresentada uma tela para preenchimento das informações do veículo e do cliente.
Caso a placa inserida já tenha sido informada em um atendimento anterior, os dados do veículo serão carregados na tela, sendo necessário informar apenas a quilometragem atual. Do contrário, deve ser selecionada a Marca, o Ano/Modelo, Modelo, Versão e Km do veículo (atual).
Nos Dados do Cliente deve ser informado o número do CPF, Nome completo, número do telefone Celular e o endereço de E-mail.
Ao pressionar Ver atendimento anteriores, será apresentada uma tela apresentando os últimos atendimentos realizados para o veículo cuja placa foi informada, acompanhados da data e horário dos atendimentos.
Ao pressionar o botão Continuar sem preencher os dados do cliente, será exibida uma mensagem alertando ser importante o preenchimento para maior captação de clientes. Para fechar a mensagem, pressionar o botão OK, entendi.
Após o preenchimento dos dados, clicar em Confirmar. Será apresentada a tela para o Checkup.
Ao selecionar um item do Checkup, para efetuar a troca, à direita da tela será apresentada um listagem de produtos recomendados pelo fabricante, porém estes também podem ser localizados pela busca rápida.
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Para prosseguir com o checkup, pressionar o botão Finalizar.
Será apresentada uma tela para informar a pressão dos pneus dianteiros e traseiros; e selecionar se foi oferecido o serviço de aspiração interna.
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