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Após a instalação do Linx POS Manager e importação dos dados (via Datasync Retail), o sistema está pronto para ser iniciado.

Pré-requisitos

  • Usuário cadastrado com acesso gerencial no Cadastro de Vendedores Loja Varejo - Tela 300006 - Retaguarda.

Procedimentos

1.   Na área de trabalho do Windows, dê um duplo clique no ícone  .

É apresentada a tela de login.

2.   Na área Servidor, selecione o servidor do banco de dados a ser utilizado.

3.   Na área Usuário, informe o usuário e senha.

4.   Na área banco de Dados, selecione o nome do banco a ser utilizado.

5.   Selecione uma Bandeira correspondente ao idioma que deseja operar o sistema Linx POS.

6.   Clique no botão Entrar para acessar o menu principal.

Serão apresentadas as opções disponíveis no menu.

7.   Clique em cada uma das opções na imagem a seguir para verificar suas funcionalidades.

  • Caixa
  • Estoque
  • Configurações
  • Clientes
  • Gerencial

8.   Clique no botão Sair para abandonar o sistema.

 

Caixa

O gerenciamento do caixa contempla sua abertura, suspensão, encerramento e gestão, por meio dos relatórios, de toda a movimentação da loja. Os relatórios gerenciais possibilitam a visualização dos tickets emitidos por vendedor, movimentação de trocas, cancelamentos, etc.

Nesta opção, estão disponíveis os seguintes controles:

  • Gerenciamento
  • Relatórios

Procedimentos

Para utilizar as opções de Caixa:

1.   No menu principal, clique na opção .

Será apresentada a tela com as opções de menu.

2.   Clique em cada uma das opções na imagem para verificar suas funcionalidades ou nos links a seguir:

  • Opção Gerenciamento
  • Opção Relatórios

3.   Clique no botão Voltar, para retornar ao menu anterior.

 

Gerenciamento

O gerenciamento central de caixa é uma funcionalidade importante para as lojas que possuem mais de um caixa dentro da loja para checkout. Com ele, é possível a partir de um único terminal: abrir, fechar e suspender a operação de qualquer caixa que esteja na rede.

Outra possibilidade é que o gerente, estando no Linx POS Manager no terminal 1, realize as operações de abertura, fechamento e suspensão de caixa do seu terminal e dos terminais 2 e 3.

A opção de gerenciamento de caixa possibilita os seguintes controles:

  • Abertura

A abertura do caixa significa a possibilidade de iniciar as operações de vendas no terminal. O caixa pode ser aberto tanto no POS quanto no POS Manager. O diferencial do Manager é a possibilidade de abrir vários terminais de uma única vez.


É importante ressaltar que, após abertura do caixa no POS Manager, deve ser efetuada a Leitura X no POS.

Veja detalhes nos tópicos

  • Suspensão

A opção de suspensão é utilizada em situações de conferência do caixa. Enquanto o caixa não está conferido, as vendas ficam suspensas.

Exemplo:

Supondo a situação em que o caixa do terminal 3 está realizando uma venda. O gerente da loja deseja fazer uma conferência parcial do caixa. Para isso, o gerente pode dirigir-se ao caixa em que o Linx POS Manager está instalado e, nele, mandar suspender a venda do Terminal 3. A venda que está sendo realizada no terminal 3 prosseguirá até o final. Mas ao seu término, o caixa do terminal 3 não conseguirá efetuar nenhuma outra venda. Após conferido o caixa, o gerente pode, novamente, reabrir ou fechar o caixa.

  • Encerramento

O encerramento fecha o período atual do caixa. Por ser um processo que não pode ser retornado ou cancelado, deve ser feito com atenção.

Procedimentos

Para iniciar, suspender ou finalizar o caixa:

1.   Na opção Caixa, clique em  .

Será solicitado o operador e senha.

2.   Informe e confirme.

Será apresentada a tela principal.

Para iniciar o caixa:

1.   Selecione um ou todos os terminais e clique no botão Iniciar.

O sistema solicita confirmação da abertura do terminal.

2.   Confirme.

Para suspender o caixa:

1.   Selecione um caixa e clique no botão Suspender.

O sistema solicita confirmação da mudança de estado do terminal.

2.   Confirme.

Para finalizar o caixa:

1.   Selecione um ou todos os terminais e clique no botão Finalizar.

O sistema solicita confirmação do encerramento do terminal.

2.   Confirme.

3.   Para retornar ao menu anterior, clique no botão Início.

 

Relatórios

Por meio desta opção é possível gerenciar todos os movimentos ocorridos nos terminais de venda, uma vez que o sistema apresenta diversas consultas e relatórios. Os filtros disponíveis permitem selecionar datas, períodos, terminais e operadores.


Consultas

Guia

Descrição

Saldo do Caixa

Apresenta a movimentação financeira do caixa, como os totais de vendas em todas as formas de pagamento disponíveis, devoluções, vales produtos emitidos, subtotais e totais.

Resumo de Vendas

Apresenta os tickets emitidos, descontos e acréscimos aplicados em vendas e pagamentos, valor bruto e valor líquido das vendas.

Movimentação de Caixa

Apresenta as movimentações de caixa relacionadas a despesas e receitas diversas da loja, como por exemplo: lanches, xerox, troco, sangria, etc. Todas as movimentações podem ser detalhadas, apresentando o período em que ocorreram, terminal, lançamento de caixa e histórico.

Tipos de Pagamento

Relaciona os tipos de pagamento ocorridos e seus respectivos valores. Esta opção também apresenta a possibilidade de detalhar todos os tipos de pagamento.

Notas Fiscais

Apresenta os dados constantes nas Notas Fiscais emitidas, como código e descrição da natureza, valor dos itens, impostos agregados, dentre outros.

Associação de Trocas

Apresenta todos os dados relativos às trocas. O sistema faz a associação entre o cupom fiscal x notas fiscais de entrada referentes às trocas.


Esta consulta é importante quando o cliente perde o cupom fiscal e precisa fazer uma troca.

Nas opções de impressão, configure o parâmetro




Guia Relatórios

Opção

Descrição

Resumo do caixa

De forma sintética, apresenta o resumo das movimentações do caixa.

Movimentação

Apresenta as movimentações de entrada, saída e um resumo de ambas as formas.

Clientes por Vendas

Apresenta a relação de compras dos clientes por data, dividindo as informações por quantidade, valor, número do ticket e forma de pagamento.

Tickets por Vendedor

Relaciona, por vendedor, a média de tickets com o valor das vendas e as quantidades vendidas e trocadas.

Trocas e Cancelamentos

Apresenta a movimentação de trocas e cancelamentos, com a condição de selecionar os cancelamentos de itens, cupons e cancelamento no ECF.


Procedimentos

Para visualizar consultas e emitir relatórios:

1.   Em Caixa, clique em  .

Será solicitado o operador e senha.

2.   Informe e confirme. Na sequência será apresentada a tela de configuração dos dados para relatórios.

3.   Na área superior, informe os filtros para configuração.

Campo

Descrição

Data

Selecione um período de datas para apresentação dos dados ou a data atual.

Período

Todos os períodos: apresenta nas páginas de consulta informações de todos os períodos do caixa. O período atual é apresentado na parte superior da tela.

Somente o período: apresenta nas páginas de consulta as informações do período informado.

Terminal

Todos os terminais: apresenta nas páginas de consulta informações de todos os terminais da loja.

Somente o terminal: apresenta nas páginas de consulta as informações do terminal informado.


4. Configurados os filtros, clique em Pesquisar.
Os dados serão apresentados nas páginas disponíveis.


5. Para exportar os dados em planilha Excel, clique no botão Exportar.
6. Para limpar as consultas, clique no botão Limpar.
7. Para emitir os relatórios disponíveis, clique na página Relatórios.
Serão apresentadas as opções disponíveis.


8. Utilize a opção Janela de visualização Preview, para que o relatório possa ser visualizado na tela.
9. Utilize a opção Impressora para que o relatório seja enviado para impressora.
10. Clique no botão Sair para retornar ao menu da Opção Caixa ou o botão Voltar para retornar ao menu principal.