Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Painel
titleColor#FFB200
titleBGColor#2C004B
titleSumário

1 Conceito
2 Requisitos
2.1 Dispositivos Biométricos Compatíveis
3 Configurações
3.1 Instalação do Módulo Biometria
3.2 Instalação de Software
3.3 Instalar o Leitor Biométrico
3.4 Ativar o Módulo
3.5 Configurar Estação
3.6 Permissões
3.7 Cadastro de Digital do Funcionário
3.8 Cadastro de Digital do Cliente
4 Funcionalidades
4.1 Impressão Digital no Ponto Eletrônico
4.1.1 Registro Ponto Módulo Gerencial
4.1.2 Registro Ponto Módulo Caixa
4.2 Abertura de Módulos com Biometria

Âncora
1con
1con
1 Conceito

O módulo Biometria é uma integração com equipamentos de reconhecimento de impressões digitais, que traz comodidade e agilidade nos processos de identificação de usuários do sistema, registro de clientes e colaboradores do posto, para utilização no fechamento das vendas, de funcionários, para operar módulos do sistema e registrar ponto eletrônico.

...



Será necessário substituir o arquivo biometria.exe instalado, pelo arquivo biometria.exe disponibilizado no link descrito acima como Instalação Biometria.

Âncora
3.2ins
3.2ins
3.2 Instalação de Software

Para funcionamento do módulo Biometria será necessária a instalação de um software de reconhecimento da impressão digital.

...


Na área de trabalho será criado um atalho com o seguinte executável: Instalar o FingerCap USB Driver. Instalar esse aplicativo para utilização do dispositivo através da entrada USB.

Âncora
3.3ins
3.3ins
3.3 Instalar o Leitor Biométrico

Ao conectar o aparelho de leitura de impressão digital, efetuar os passos de instalação de drivers solicitados pelo Windows®.

Âncora
3.4ati
3.4ati
3.4 Ativar o Módulo

Para habilitar o módulo, será necessário executá-lo. Procurar no menu Iniciar, ou na pasta de instalação C:\autosystem\biometria, pelo ícone conforme imagem abaixo: 

...


Ele permanecerá em execução e será exibido na barra de tarefas, conforme imagem abaixo: 


Âncora
3.5con
3.5con
3.5 Configurar Estação

Através do Configuração da Estação selecionar a opção Biometria. A janela abaixo será exibida:

...

Ao pressionar o dedo no leitor, a captura será realizada, e o sistema exibirá mensagem conforme imagem abaixo:

 


Âncora
3.6per
3.6per
3.6 Permissões

As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > aba Configurações, abaixo a lista das permissões disponíveis:

  • Cadastros > Biometria (Cadastro de Clientes);
  • Cadastros > Biometria (Cadastro de Funcionários).

Conforme imagem abaixo: 

Âncora
3.7cad
3.7cad
3.7 Cadastro de Digital do Funcionário

Para cadastrar a digital de um funcionário, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Funcionários. Clicar no botão Digital, conforme imagem abaixo:

...


Após, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.

Âncora
3.8cad
3.8cad
3.8 Cadastro de Digital do Cliente

Para cadastrar a digital de um cliente, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Clientes. Clicar no botão Digital, conforme descrito no capítulo 3.7

...

Clicar no botão Salvar para registrar as alterações.

Âncora
4fun
4fun
4 Funcionalidades

O módulo Biometria será utilizado nos módulos Gerencial e Caixa através do ponto eletrônico ou na abertura dos módulos.

...

Após realizada a leitura, será exibida uma mensagem conforme a imagem abaixo:


Âncora
4.1.2reg
4.1.2reg
4.1.2 Registro Ponto Módulo Caixa

Para registrar o ponto eletrônico no módulo Caixa, na tela inicial, clicar na tecla de atalho F4. O sistema exibirá uma tela aguardando a leitura da impressão. 

...

Após realizada a leitura, será exibida uma mensagem conforme a imagem abaixo:


Âncora
#4.2abe
#4.2abe
4.2 Abertura de Módulos com Biometria

Conforme descrito no capítulo 3.5, é possível solicitar a impressão digital na abertura dos módulos do sistema, para isso habilitar a configuração no aplicativo Configurar Estação.

...