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Painel
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titleSumário

Âncora
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1 Conceito
2 Requisitos
3 Configurações
3.1 Permissões de Acesso
4 Funcionalidades
4.1 Clientes
4.1.1 Dados Cadastrais
4.1.1.1 Principal
4.1.1.2 Dados Adicionais
4.1.1.3 Endereço de Cobrança
4.1.2 Referências
4.1.2.1 Pessoal / Comercial
4.1.2.2 Bancárias
4.1.2.3 Profissionais
4.1.2.4 Sócios
4.1.3 Mensagens
4.1.3.1 Observações
4.1.3.2 Recados
4.1.3.3 Instruções Operacionais
4.1.4 Política Comercial
4.1.4.1 Venda
4.1.4.2 Nota Fiscal
4.1.4.3 Contas
4.1.4.4 Regras de Preço
4.1.4.5 Regras Preço Grupo
4.1.4.6 Crédito
4.1.4.7 Entrega Futura
4.1.4.8 Banco
4.1.5 Frota
4.1.5.1 Veículos
4.1.5.2 Motoristas
4.1.5.3 Grupos
4.1.6 Conveniados
4.1.7 Identificações
4.1.8 Fidelidade
4.1.9 WEB
4.1.10 Anexo
4.1.11 Consultas
4.1.11.1 Vendas
4.1.11.2 Contas a Receber
4.1.11.3 Consumo
4.1.11.4 Entrega Futura
4.2 Fornecedores
4.2.1 Principal
4.2.2 Produto
4.2.3 Referências Bancárias
4.3 Funcionários
4.3.1 Dados Principais
4.3.2 Informações Adicionais
4.4 Grupos de pessoas
4.4.1 Venda
4.4.2 Vencimentos
4.4.3 Pessoas
4.4.4 Políticas de Preço
4.5 Produtos
4.5.1 Principal
4.5.2 Fiscal
4.5.2.1 Tributação
4.5.2.2 CFOP
4.5.2.3 CST Pis/Cofins
4.5.2.4 IPI
4.5.3 Empresa
4.5.4 Estoque
4.5.4.1 Depósito
4.5.4.2 Lote
4.5.4.3 Fatores de Conversão
4.5.5 Fornecedor
4.5.6 Informações
4.5.7 Composição
4.5.7.1 Matéria-Prima
4.5.7.2 Complementos
4.5.7.3 Obs. Preparo
4.5.8 Pontos
4.5.9 Opções
4.5.10 Consultas
4.5.10.1 Movimentação
4.5.10.2 Entradas
4.6 Kit de produtos
4.6.1 Principal
4.6.2 Empresa
4.6.3 Estoque
4.6.4 Produtos
4.6.5 Pontos
4.7 Grupos de produtos
4.7.1 Subgrupos
4.7.2 Fiscal
4.7.3 Estoque
4.7.4 Produtos
4.7.5 Pontos
4.7.6 Comanda Eletrônica
4.7.7 Opções
4.8 Tabelas de preço
4.8.1 Regras da Tabela de Preço
4.8.2 Condição Especial
4.9 Depósitos e tanques
4.10 Bombas
4.11 Bicos de combustível
4.12 Plano de contas
4.12.1 Opções
4.12.2 Limite
4.12.3 Conta RFB
4.13 Centros de custo
4.14 Motivos de Movimentação
4.14.1 Forma Pagamento
4.14.2 Troco
4.14.3 Campos
4.14.4 Informações
4.14.5 Vínculos
4.14.6 Documentos
4.14.7 ECF / TEF
4.14.7 Políticas de Preço
4.14.8 Empresas
4.14.8.1 Movimentação
4.14.8.2 Contador automático
4.14.9 Instruções
4.14.10 Centros de Custo
4.15 Mensagens

Âncora
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1 Conceito


O menu Cadastros possui uma grande importância na utilização do sistema, permitindo o controle de funcionários, clientes, fornecedores, dentre outros. Os cadastros seguem uma sequência de código na ordem crescente, independentemente do tipo. Isso ocorre porque o cadastro é unificado. Assim, caso seja cadastrado um cliente com o código 3, o próximo cadastro terá o código 4, independentemente do tipo, seja funcionário, cliente, fornecedor e/ou empresa.

Âncora
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2 Requisitos


Para que as rotinas de Cadastros funcionem corretamente será necessário possuir o Linx Postos AutoSystem® instalado e devidamente configurado e gerenciar as configurações a seguir:

Âncora
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3 Configurações


Para utilizar a rotina de Cadastros será necessário configurar as Permissões de Acesso dos usuários no módulo Gerencial. Estas configurações serão descritas abaixo:

Âncora
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3.1 Permissão de Acesso



As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de acesso, acessar Gerencial > Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > aba Configurações, conforme imagem a seguir:
Nesta aba, poderão ser configuradas as permissões de Incluir, Alterar, Excluir e Visualizar no registro dos Cadastros.

Âncora
_4_Funcionalidades
_4_Funcionalidades
Âncora
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4 Funcionalidades


O menu Cadastros possui grande importância na utilização do sistema. Neste menu serão registrados as principais informações necessárias para o correto funcionamento do Linx Postos AutoSystem®. A seguir estes cadastros serão detalhados.

Âncora
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_Toc448156726
4.1 Clientes

O cadastro de Clientes fornecerá uma maior organização, possibilitando o controle de seus vencimentos, contas a pagar, consumo, vendas realizadas, faturamento via banco e e-mail.

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  • Código: este campo será preenchido automaticamente com um código disponível ao abrir o cadastro de clientes ou ao clicar no botão Novo;
  • CPF/CNPJ: informar o número de CPF ou CNPJ do cliente;
  • Nome Red.: informar um nome reduzido para o cliente. Algumas funcionalidades terão a possibilidade de utilizar o nome reduzido do cliente ao invés do nome completo;
  • Pessoa Física/Pessoa Jurídica: marcar se o cliente é Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Este campo deverá ser marcado automaticamente conforme o CPF ou CNPJ informado;
  • Nome: informar o nome completo do cliente;
  • Grupo: selecionar o grupo ao qual o cliente pertencerá. Somente estarão disponíveis os grupos que foram cadastrados com o tipo CLIENTE. Grupos poderão ser cadastrados conforme capítulo 4.4;
  • Empresa: selecionar a empresa onde o cliente poderá realizar compras. Este campo será exibido apenas quando houver mais de uma empresa cadastrada. Empresas poderão ser cadastradas em Configurações > Parâmetros > Empresas. Este campo possui o botão:
  • Adicionar: permitirá adicionar mais empresas onde o cliente terá permissão de efetuar compras.


Âncora
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_Toc439146299
Âncora
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Marcar a opção Inativo fará com que o cliente se torne inoperante, no entanto, seus dados continuarão cadastrados no sistema.

Âncora
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4.1.1 Dados Cadastrais

A aba Dados Cadastrais tem como objetivo cadastrar os dados de contato, dados adicionais e endereço do cliente. Esta aba possui outras três abas que serão descritas nos próximos capítulos.

Âncora
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4.1.1.1 Principal

A aba Principal permitirá cadastrar informações de contato como endereço, telefones, contatos eletrônicos, dentre outros.
Esta aba possui os campos:

  • Logradouro: informar o logradouro da residência/estabelecimento do cliente;
  • Número: informar o número da residência/estabelecimento;
  • Complemento: informar o complemento da residência/estabelecimento;
  • Bairro: selecionar, ou informar manualmente, o bairro do cliente. Bairros poderão ser cadastrados em Cadastros > Tabelas;
  • Município: selecionar o município onde o cliente possui residência/estabelecimento;
  • UF: será preenchido automaticamente, com a unidade federativa, ao selecionar um município;
  • País: será preenchido automaticamente ao abrir o cadastro de clientes;
  • CEP: informar o CEP da residência/estabelecimento do cliente;
  • CNAE: selecionar o código CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) do cliente. Os códigos CNAE estão disponíveis para consulta no website do IBGE;
  • FAX: informar o número de FAX do cliente;
  • Celular: informar o número do celular do cliente;
  • Telefone: informar o número do telefone do cliente. Este campo possui o botão:
  • Adicionar: clicar neste botão caso queira adicionar mais de um telefone.
  • Inscr. Estadual: informar o número da inscrição estadual do registro do cliente. Ao deixar este campo em branco, este será preenchido automaticamente como ISENTO;
  • Inscr. Municipal: informar o número da inscrição municipal do registro do cliente;
  • Código de Restituição: informar o código de restituição;
  • RG: informar o número de RG do cliente;
  • Órgão Exp.: informar o órgão expedidor do RG;
  • Data Exp.: informar a data de expedição do RG;
  • Data nasc.: informar a data de nascimento do cliente. Este campo será exibido apenas quando a opção Pessoa Física estiver marcada;
  • Data fundação: informar a data de fundação do estabelecimento do cliente. Este campo será exibido apenas quando a opção Pessoa Jurídica estiver marcada;
  • Sexo: selecionar o sexo do cliente;
  • Cliente Desde: informar a data em que o cliente se tornou cliente do posto. Este campo será preenchido automaticamente ao abrir o cadastro de cliente e permitirá alteração;
  • Data Abert Conta: informar a data em que o cliente passou a adquirir produtos a prazo no estabelecimento;
  • E-mail: informar o endereço de e-mail do cliente;
  • Contato: informar o nome de contato do cliente.
  • Constar em: permitirá marcar as seguintes opções:
  • Fornecedores: marcar esta opção para incluir o cliente no cadastro de fornecedores. Fornecedores poderão ser cadastrados conforme capítulo 4.2;
  • Funcionários: marcar esta opção para incluir o cliente no cadastro de funcionários. Funcionários poderão ser cadastrados conforme capítulo 4.3;
  • Entregadores: marcar esta opção para incluir o cliente no cadastro de entregadores. Entregadores poderão ser cadastrados em Cadastros > Tabelas;
  • Entidades: marcar esta opção para incluir o cliente no cadastro de entidades. Entidades poderão ser cadastradas em Cadastros > Tabelas;


Ao marcar a opção Órgão Público o cliente passa a ser considerado um órgão público.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

Âncora
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_Toc448156729
4.1.1.2 Dados Adicionais



A aba Dados Adicionais permitirá registrar dados adicionais dos clientes, como por exemplo: naturalidade e filiação, conforme imagem a seguir:
Nesta aba, a guia Naturalidade possui os campos:

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  • Nome: selecionar um funcionário para gerenciar as contas do cliente. Funcionários poderão ser cadastrados conforme capítulo 4.3.


A guia Outros possui os campos:

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Após informar os campos, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

Âncora
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_Toc448156730
4.1.1.3 Endereço de Cobrança



A aba Endereço de Cobrança permitirá cadastrar informações para facilitar a cobrança do cliente, conforme imagem a seguir:
Nesta aba, a guia Endereço de Cobrança possui os campos:

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Após informar os campos, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

Âncora
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_Toc448156731
4.1.2 Referências



A aba Referências tem como objetivo cadastrar informações de pessoas/empresas que foram indicadas pelo cliente para confirmar as informações fornecidas. Estas podem ser informações de pessoas conhecidas, lojas, bancos, empresas onde trabalhou ou até mesmo de um sócio. Tais referências poderão ser verificadas no módulo Caixa, clicando no botão Consultar Cliente, conforme imagem a seguir:

Âncora
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4.1.2.1 Pessoal/Comercial



A aba Pessoal / Comercial permitirá cadastrar as referências de pessoas conhecidas pelo cliente, um vizinho ou parente por exemplo, conforme imagem a seguir:
Nesta aba, a guia Informações possui os botões:

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Após adicionar as referências, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

Âncora
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4.1.2.2 Bancárias

A aba Bancárias permitirá cadastrar informações referentes a um banco que o cliente possui conta por exemplo, conforme imagem a seguir:

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Após adicionar as referências, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

Âncora
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_Toc448156734
4.1.2.3 Profissionais

A aba Profissionais somente será exibida quando o cliente for pessoa física. Esta aba permitirá cadastrar os dados da empresa onde o cliente trabalha, conforme imagem a seguir:

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Após adicionar as referências, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

Âncora
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_Toc448156735
4.1.2.4 Sócios

A aba Sócios somente será exibida quando o cliente for pessoa jurídica. Esta aba, permitirá cadastrar as informações relacionadas aos sócios da empresa, conforme imagem a seguir:

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Após adicionar as referências, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

Âncora
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_Toc448156736
4.1.3 Mensagens

A aba Mensagens tem como objetivo cadastrar recados, observações e instruções operacionais para o cliente. Possui três abas que serão descritas nos próximos capítulos.

Âncora
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_Toc448156737
4.1.3.1 Observações


A aba Observações permitirá inserir um texto com informações relevantes para o cadastro do cliente. Este campo é de livre preenchimento, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os campos:

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Após informar os campos, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

Âncora
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_Toc448156738
4.1.3.2 Recados


A aba Recados permitirá cadastrar recados que serão exibidos no fechamento da venda. Um recado poderá ser exibido quando uma determinada placa for informada ou para todas as vendas realizadas para o cliente, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui os botões:

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Após cadastrar os recados, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

Âncora
_4.1.3.3_Instruções_Operacionais
_4.1.3.3_Instruções_Operacionais
Âncora
_Toc448156739
_Toc448156739
4.1.3.3 Instruções Operacionais



A aba Instruções Operacionais permitirá cadastrar informações para cobrança, conforme imagem a seguir:
Informar a Instrução Operacional no campo em branco.
Esta aba possui os botões:

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Ao clicar no botão Visualizar mensagem a seguinte mensagem será exibida:
Após cadastrar a instrução operacional, clicar no botão Salvar na tela de cadastro de cliente para registrar as informações.

Âncora
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_Toc448156740
4.1.4 Política Comercial

A aba Política Comercial tem como objetivo cadastrar as formas de pagamento, regras de preço, desconto, dentre outras configurações relacionadas às movimentações de venda. Esta aba é composta por várias outras abas que serão descritas a seguir:

Âncora
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4.1.4.1 Venda

A aba Venda permitirá cadastrar todas as informações referentes ao fechamento de venda no módulo Caixa, conforme imagem abaixo:

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  • Utilizar tabela de preço: selecionar uma tabela de preço para vincular as regras e condições, nela cadastradas, a este cliente. Tabelas de preço poderão ser cadastradas conforme capítulo 4.8. Este campo possui a opção:
  • Brinde: ao marcar esta opção, os produtos da tabela selecionada serão considerados brindes.
  • Forma de pgto padrão: selecionar uma forma de pagamento e torná-la padrão para este cliente. Formas de pagamento poderão ser cadastradas conforme capítulo 4.14.1. Este campo possui a opção:
  • Utilizar forma do grupo: ao marcar esta opção, o campo Forma de pgto padrão será desabilitado e o cliente passará a utilizar a forma de pagamento configurada no grupo de pessoa ao qual ele pertence.
  • Inf. obrigatórias: tornará obrigatório o preenchimento do(s) campo(s), marcado(s), no fechamento da venda. Este campo possui as opções:
  • Placa: marcar esta opção tornará o preenchimento da placa obrigatório;
  • KM: marcar esta opção tornará o preenchimento da quilometragem obrigatório;
  • Frota: marcar esta opção tornará o preenchimento da frota obrigatório;
  • Motorista: marcar esta opção tornará o preenchimento do motorista obrigatório;
  • HM: marcar esta opção tornará o preenchimento do horímetro obrigatório;
  • Impressão digital: marcar esta opção, tornará a solicitação da impressão digital obrigatória;
  • Portal: marcar esta opção tornará o preenchimento do campo portal obrigatório;
  • Autorização: marcar esta opção tornará o preenchimento da autorização obrigatório;
  • Somente quando combustível: marcar esta opção tornará o preenchimento dos campos referentes ao veículo, obrigatório;
  • CPF/CNPJ: marcar esta opção tornará o preenchimento do CPF/CNPJ obrigatório.

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Após informar os campos, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

Âncora
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4.1.4.2 Nota Fiscal



A aba Nota Fiscal permitirá cadastrar o e-mail para envio de notas fiscais eletrônicas, conforme imagem a seguir:
Nesta tela, a primeira guia Nota Fiscal Eletrônica possui o campo:

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A guia seguinte também possui o campo E-mail, porém, este campo será exclusivo para clientes do módulo TRR.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

Âncora
_4.1.4.3_Contas
_4.1.4.3_Contas
Âncora
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4.1.4.3 Contas

A aba Contas permitirá cadastrar quais contas serão exclusivas para este cliente, assim como a configuração do vencimento, faturamento e limite de pendências, conforme imagem a seguir:

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  • Limite Total: exibirá o limite total de crédito que o cliente possui, ou seja, neste campo será exibido a soma dos valores contidos na coluna Limite;
  • Tabela Preço Faturamento: selecionar uma das tabelas de preço previamente cadastradas para vincular suas regras e condições ao faturamento das contas aqui configuradas. Tabelas de preço poderão ser cadastradas conforme capítulo 4.8.


A guia Entrega de faturas possui os campos:

  • Unidade de origem: selecionar uma das empresas cadastradas para indicar que esta será a empresa de origem da entrega da fatura. Empresas poderão ser cadastradas em Configurações > Parâmetros > Empresas;
  • Tipo de entrega das faturas: Este campo possui as opções:
  • Unidade de origem: marcar esta opção fará com que a entrega da fatura seja feita pela unidade de origem informada no campo anterior;
  • Terceiro: marcar esta opção fará com que a entrega da fatura seja feita por uma empresa terceiriza e o campo abaixo será habilitado:
  • Serviço de entrega: selecionar um fornecedor para torná-lo responsável pela entrega das faturas. Fornecedores poderão ser cadastrados conforme capítulo 4.2.
  • Outro: marcar esta opção fará com que a entrega da fatura seja feita por outros e o campo abaixo será habilitado:
  • Outro tipo de entrega: informar outro tipo de entrega.
  • Destino 2ª via comprovante: Este campo possui as opções:
  • Manter no posto: marcar esta opção manterá a 2ª via, do comprovante da fatura, no posto;
  • Enviar para matriz: marcar esta opção enviará a 2ª via, do comprovante da fatura, para a matriz;
  • Unidade origem: marcar esta opção manterá a 2ª via, do comprovante da fatura, na unidade de origem informada anteriormente.

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    • Conta: selecionar a conta que será utilizada pelo cliente. Contas poderão ser cadastradas conforme capítulo 4.12.


A aba Limites / Vencimentos permitirá adicionar os detalhes da conta, limite de crédito e de pendência, vencimentos e prazos. Lembrando que ao configurar a conta nesta sessão, o sistema verificará os dados no momento da venda, verificando se o cliente possui saldo ou não. Em casos positivos, o vencimento configurado nesta aba será aplicado automaticamente na finalização da venda.
Nesta aba, a guia Limites possui os campos:

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  • Conta fatura: selecionar uma para ser vinculada como FATURAS A RECEBER. Contas poderão ser cadastradas conforme capítulo 4.12;
  • Tipo vencto: selecionar um dos tipos de vencimento: diário, quinzenal, mensal, semanal fixo ou mensal fixo para indicar de quantos em quantos dias o faturamento ocorrerá;
  • Base: permitirá marcar uma das opções abaixo:
  • Data referência: marcar esta opção indicará que a data de vencimento será a data de referência;
  • Data de vencimento dos títulos: marcar esta opção indicará que a data de vencimento será a data de vencimento do título mais antigo.
  • Prazo vencto: informar o prazo de vencimento em dias corridos;
  • Portador: selecionar um portador bancário para esta conta. Portadores poderão ser cadastrados em Cadastros > Tabelas;
  • Faturar para: selecionar o cliente para o qual a fatura será gerada. Ao deixar o campo em branco a fatura será gerada para o próprio cliente a ser cadastrado;
  • Tolerância: informar quantos dias de tolerância o cliente terá após o vencimento, antes de ser bloqueado.

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Após realizar as configurações, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.
Clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de clientes para registrar as informações.

Âncora
_4.1.4.4_Regras_de
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Âncora
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4.1.4.4 Regras de Preço



A aba Regras de Preço permitirá cadastrar regras para cada cliente ou grupo de clientes. Tais regras concederão descontos e/ou aplicarão um valor fixo a determinados produtos ou grupos de produtos, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui os botões:

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  • Tabela preço: selecionar uma das tabelas de preço previamente cadastradas, para agilizar o cadastramento da regra de preço. Tabelas de Preço poderão ser cadastradas conforme capítulo 4.8.
  • -: campo informativo. Exibirá a letra equivalente ao produto/grupo incluído. P para produtos, G para grupos de produto, C para Combustível e T para Todos (Especial);
  • Nome: exibirá o nome do produto/grupo incluído;
  • Valor: informar o valor do acréscimo, desconto ou valor fixo do produto/grupo incluído;
  • Tipo: informar o tipo de acréscimo, desconto ou valor fixo. Informar F para valor fixo, % para percentual, A para acréscimo e D para desconto;
  • Sobre: informar sobre quais valores a regra será aplicada. Informar V para valores à vista, P para valores a prazo, C para valores de custo e B para valores da bomba;
  • Ação: informar se será preço unitário ou desconto/acréscimo. Informar D para diferenciar o preço unitário e A para aplicar um desconto ou acréscimo.

...

Na aba Grupos de usuário, ao marcar a opção Regra de preço restrita – somente os grupos de usuários selecionados abaixo terão permissão para utilizar a regra de preço a ser cadastrada, conforme imagem abaixo:
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

Âncora
_Toc448156745
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4.1.4.5 Regras Preço Grupo



A aba Regras Preço Grupo exibirá todas as regras de preço vinculadas ao grupo, ao qual o cliente pertence, conforme imagem a seguir:
Esta aba não permitirá alterações, sendo somente para visualização. Para adicionar e/ou gerenciar uma regra de preço por grupo, acessar o capítulo Regras de Preço, criar uma regra e vincular a um grupo de cliente.

Âncora
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4.1.4.6 Crédito


A aba Crédito permitirá configurar o limite de crédito do cliente, definindo um padrão e um conceito, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui os campos:

  • Grupo de crédito: selecionar um dos grupos de crédito previamente cadastrados. Grupos de crédito poderão ser cadastrados em Cadastros > Tabelas;
  • Conceito: informar o conceito. Exemplo: o conceito A possui os melhores clientes, B possui bons clientes, C possui clientes regulares e assim por diante;
  • Limite de crédito: informar o limite de crédito disponível para o cliente;
  • Crédito padrão: preenchido automaticamente ao informar o grupo de crédito;
  • Crédito máximo: preenchido automaticamente ao informar o grupo de crédito.


Âncora
_Toc448156747
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4.1.2 Referências


A aba Entrega Futura permitirá cadastrar uma venda antecipada de combustível e controlar as quantidades vendidas no módulo Caixa, para conferir com a quantidade comprada antecipadamente pelo cliente. Segue imagem da aba:

Para mais informações de como utilizar esta rotina, acessar o Manual de Entrega Futura.

Âncora
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4.1.4.8 Banco


A aba Banco permitirá adicionar informações os Bancos que este cliente utilizará e mais tarde será vantajoso na rotina de Baixa Liquidez, utilizada no bloqueio de emissão de boletos bancários para clientes que não possuem permissão para realizar cobranças bancárias, conforme imagem a seguir:

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Marcar a opção Bloqueado fará com que o boleto bancário não possa ser emitido para este banco.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar – F5 para registrar as informações.
Para informações sobre a rotina de Baixa Liquidez, acessar o Informativo Baixa Liquidez.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

Âncora
_Toc448156749
_Toc448156749
4.1.5 Frota

A aba Frotas tem como objetivo controlar quais serão os veículos que poderão abastecer ou mesmo para ter um controle da quantidade de litros que um determinado veículo gasta em um determinado período. As configurações desta aba serão descritas a seguir:

Âncora
_4.1.5.1_Veículos
_4.1.5.1_Veículos
Âncora
_Toc448156750
_Toc448156750
4.1.5.1 Veículos



A aba Veículos permitirá cadastrar veículos, vinculados a uma determinada frota, para o cliente a ser cadastrado, conforme imagem a seguir:

...

A aba Grupo exibirá os grupos cadastrados anteriormente, conforme imagem a seguir:
A guia Grupo de veículos permitirá habilitar os grupos cadastrados para esta frota, para que obedeça as restrições configuradas nas abas anteriores. Para cadastrar um Grupo de veículo, acessar o capítulo 4.1.5.3 Grupos.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

Âncora
_4.1.5.2_Motoristas
_4.1.5.2_Motoristas
Âncora
_Toc448156751
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4.1.5.2 Motoristas



A aba Motoristas permitirá cadastrar motoristas que serão vinculados a uma determinada frota, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui os botões:

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  • Código: gerado automaticamente ao abrir a tela;
  • CPF: informar o número de CPF do motorista a ser cadastrado;
  • Nome: informar o nome do motorista a ser cadastrado;
  • Conveniado: selecionar um conveniado caso se deseje vinculá-lo a um motorista. Conveniados poderão ser cadastrados conforme capítulo 4.1.6;


Na aba Configurações a guia Acesso possui os campos:

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O botão Ajuda exibirá uma breve descrição desta tela.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

Âncora
_4.1.4.3_Grupos
_4.1.4.3_Grupos
Âncora
_Toc448156752
_Toc448156752
4.1.5.3 Grupos

A aba Grupos permitirá cadastrar grupos de veículos, possibilitando a restrição de compras e abastecimento por grupo, conforme imagem a seguir:

...

  • Adicionar: permitirá adicionar um veículo ao grupo. Veículos poderão ser cadastrados conforme capítulo 4.1.5.1;
  • Excluir: permitirá excluir o veículo selecionado.


Após incluir os veículos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.
Após cadastrar os grupos de veículos, clicar no botão Salvar na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

Âncora
_4.1.6_Conveniados
_4.1.6_Conveniados
Âncora
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4.1.6 Conveniados



A aba Conveniados tem como objetivo cadastrar conveniados vinculados ao cliente, sendo possível vincular também motoristas a este cadastro, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:

...

  • Adicionar: permitirá cadastrar um novo motorista e vinculá-lo ao conveniado ou buscar um dos motoristas já cadastrados para ser vinculado. Motoristas poderão ser cadastrados conforme o capítulo 4.1.5.2;
  • Excluir: permitirá excluir o vínculo selecionado.


Após realizar o cadastro, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.

Âncora
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_Toc448156754
4.1.7 Identificações



A aba Identificações tem como objetivo cadastrar identificações referentes a códigos de barras ou códigos RFID associados ao veículo, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:

...


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.
Após inserir as identificações necessárias, clicar no botão Salvar na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

Âncora
_Toc448156755
_Toc448156755
4.1.8 Fidelidade



A aba Fidelidade tem como objetivo cadastrar cartões de acumulação de pontos que o cliente possui, a tela exibirá a lista de todos os cartões cadastrados até o momento, conforme imagem a seguir:
Nesta tela, a guia Cartões fidelidade do cliente possui os botões:

...


Após informar os campos, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

Âncora
_Toc448156756
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4.1.9 WEB



A aba WEB tem como objetivo cadastrar o nome de usuário e senha para acesso ao módulo WEB. Nesta aba serão realizadas as principais configurações do módulo WEB, conforme imagem a seguir:
Nesta aba, a guia Acesso possui os campos:

...


Marcar a opção Mostrar senha para visualizá-la.
Na guia Sessões visíveis no Módulo WEB serão configuradas as permissões de acesso do cliente.
Para mais informações de como configurar o módulo WEB, acessar o Manual Módulo WEB.

Âncora
_Toc448156757
_Toc448156757
4.1.10 Anexo



A aba Anexo tem como objetivo armazenar os anexos no cadastro de cada cliente. Ao configurar um anexo na matriz, o mesmo apenas será exibido na filial após a sincronia, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:

...

  • Tipo: selecionar o tipo de arquivo que se deseja anexar. Tipos de Anexo poderão ser cadastrados em Cadastros > Tabelas;
  • Arquivo: Este campo possui os botões:
  • Diretório: permitirá buscar um arquivo salvo no computador para anexá-lo;
  • Digitalizar: permitirá digitalizar um arquivo para anexá-lo.
  • Descrição: informar uma descrição para o arquivo selecionado;
  • Forma pgto.: selecionar uma forma de pagamento para que este anexo seja exibido ao selecioná-la no fechamento da venda. Formas de pagamento poderão ser cadastradas conforme capítulo 4.14.1;
  • Conveniado: selecionar um conveniado para que este anexo seja exibido ao selecioná-lo no fechamento da venda. Conveniados poderão ser cadastrados conforme capítulo 4.1.6;
  • Motorista: selecionar um motorista para que este anexo seja exibido ao selecioná-lo no fechamento da venda. Motoristas poderão ser cadastrados conforme capítulo 4.1.5.2;
  • Placa: informar a placa para que este anexo seja exibido ao informá-la no fechamento da venda.


Ao clicar no botão Visualizar o anexo será exibido na tela.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.
Após inserir os anexos necessários, clicar no botão Salvar na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

Âncora
_Toc448156758
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4.1.11 Consultas

A aba Consultas tem como objetivo consultar as vendas, contas a receber e consumo do cliente em um determinado período. As configurações desta aba serão descritas a seguir.

Âncora
_Toc448156759
_Toc448156759
4.1.11.1 Vendas



A aba Vendas permitirá consultar as vendas efetuadas pelo cliente, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui o filtro:

...


Abaixo da tabela será exibido o totalizador Total de vendas no período que exibirá o valor total de vendas registradas no período informado.

Âncora
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_Toc448156760
4.1.11.2 Contas a Receber


A aba Contas a Receber permitirá consultar as contas a receber, em aberto, do cliente, conforme imagem a seguir:
Os campos apresentados na tabela são:

...


Abaixo da tabela será exibido o totalizador Total de vendas no período que exibirá o valor total de vendas registradas no período informado.

Âncora
_Toc448156761
_Toc448156761
4.1.11.3 Consumo



A aba Contas a Receber exibirá os produtos consumidos pelo cliente, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui o filtro:

...


Abaixo da tabela será exibido o totalizador Total de vendas no período que exibirá o valor total de vendas registradas no período informado.

Âncora
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_Toc448156762
4.1.11.4 Entrega Fatura




A aba Entrega Futura permitirá consultar todas as compras, efetuadas no módulo Caixa, que utilizaram como forma de pagamento uma movimentação de Entrega Futura, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os filtros:

...


O totalizador, Quantidade total no período exibirá a quantidade total vendida para o cliente em questão, ou seja, exibirá a soma dos valores contidos no campo Quantidade.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de cliente, para registrar as informações.

Âncora
_4.2_Fornecedores
_4.2_Fornecedores
Âncora
_Toc448156763
_Toc448156763
4.2 Fornecedores

O cadastro de Fornecedores possibilitará cadastrar empresas para fornecimento de materiais, serviços terceirizados, facilitando entradas de notas. Ao informar o código do fornecedor no sistema, os dados do mesmo automaticamente serão registrados na rotina de nota, sem que seja necessário redigir o endereço do fornecedor a cada nota de entrada.

...


Marcar a opção Inativo fará com que o fornecedor permaneça inoperante, no entanto, seus dados continuarão cadastrados no sistema.

Âncora
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_Toc448156764
4.2.1 Principal

A aba Principal tem como objetivo cadastrar os dados principais e complementares do fornecedor a ser cadastrado.

...


Após informar os dados principais do fornecedor, clicar em Salvar para registrar as informações.

Âncora
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_Toc448156765
4.2.2 Produto



A aba Produto tem como objetivo cadastrar os produtos que já foram fornecidos pelo fornecedor em questão, conforme imagem abaixo:
Esta tela possui os botões:

...

  • Produto: selecionar o produto já fornecido. Produtos poderão ser cadastrados conforme capítulo 4.5;
  • Fornecedor: será exibido automaticamente ao abrir a tela. Não permitirá alteração;
  • Código: informar o código do produto utilizado pelo fornecedor;
  • Unidade: informar a unidade de medida utilizada na compra do produto. O sistema possui diversas unidades cadastradas, no entanto, ao necessitar de algo mais específico, Unidades de Medida poderão ser cadastradas em Cadastros > Tabelas.
  • Quant./unid.: informar a quantidade do produto que foi comprada;
  • Alíq. ICMS: informar o percentual de imposto (ICMS) do produto comprado;
  • CST: selecionar o CST (Código de Situação Tributária) referente à situação do produto comprado.


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.
Ao retornar à tela de cadastro de Fornecedores, clicar no botão Salvar para registrar os produtos adicionados.

Âncora
_Toc448156766
_Toc448156766
4.2.3 Referências Bancárias



A aba Referências Bancárias tem como objetivo tem como objetivo cadastrar as contas bancárias que o fornecedor possui, conforme imagem a seguir:
Nesta aba, a guia Informações possui os botões:

...


Após incluir as contas bancárias do fornecedor, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de fornecedores, para registrar as informações.

Âncora
_4.3_Funcionários
_4.3_Funcionários
Âncora
_Toc448156767
_Toc448156767
4.3 Funcionários

O cadastro de Funcionários fornecerá uma maior organização, possibilitando cadastrar dados importantes referentes ao funcionário. Este cadastro permitirá cadastrar informações pessoais, profissionais e bancárias.

...

  • Código: será preenchido automaticamente ao abrir a tela ou ao clicar no botão Novo;
  • CPF: informar o número do CPF do funcionário;
  • Nome: informar o nome completo do funcionário;
  • Grupo: selecionar o grupo de pessoa ao qual o funcionário será vinculado. Grupos de pessoas poderão ser cadastrados conforme capítulo 4.4;

Empresa: selecionar, para qual empresa, o funcionário será contratado. Este campo será exibido apenas quando houver mais de uma empresa cadastrada. Empresas poderão ser cadastradas em Configurações > Parâmetros > Empresas.
Marcar a opção Inativo fará com que o funcionário permaneça inoperante, no entanto, seus dados continuarão cadastrados no sistema.

Âncora
_Toc448156768
_Toc448156768
4.3.1 Dados Principais

A aba Dados Principais permitirá cadastrar as informações pessoais e para contato do funcionário. Esta aba possui os campos:

  • Logradouro: informar o logradouro da residência do funcionário;
  • Número: informar o número da residência do funcionário;
  • Complemento: informar o complemento;
  • Bairro: informar o bairro do endereço informado;
  • Município: informar o município do endereço informado;
  • UF: informar o estado do endereço informado;
  • Sexo: informar o sexo do funcionário;
  • País: informar o país do endereço informado;
  • CEP: informar o CEP do endereço informado;
  • Telefone: informar o número de telefone do funcionário;
  • Celular: informar o número do celular do funcionário;
  • Data nasc.: informar a data de nascimento do funcionário;
  • RG: informar o número do RG do funcionário;
  • Órgão exp.: informar o órgão expedidor do RG informado;
  • Data exp.: informar a data de expedição do RG informado;
  • E-mail: informar o e-mail do funcionário;
  • Data cad.: informar a data do cadastro do funcionário;
  • Cargo: informar o cargo do funcionário;
  • Data adm.: informar a data de admissão do funcionário;
  • Constar em: marcar a opção Clientes para incluir o funcionário na relação de Clientes e/ou Entregadores para incluir o funcionário na relação de Entregadores;
  • Observação: permitirá informar uma observação referente ao funcionário.

Âncora
_Toc448156769
_Toc448156769
4.3.2 Informações Adicionais



A aba Informações adicionais permitirá cadastrar as informações adicionais do funcionário. Por exemplo: Conta Bancária, Grau de Escolaridade, dentre outros, conforme imagem abaixo:
Nesta aba, a guia Informações bancárias possui os campos:

...


Após informar os campos, clicar no botão Salvar na tela de cadastro de funcionários para registrar as informações.

Âncora
_4.4_Grupos_de
_4.4_Grupos_de
Âncora
_Toc448156770
_Toc448156770
4.4 Grupos de Pessoas

O cadastro de Grupos de pessoas permitirá realizar um conjunto de regras a serem aplicadas aos clientes de maneira rápida, não sendo necessária a configuração para cada cliente separadamente.

...


Marcar a opção Utilizar nome reduzido na pesquisa de clientes deste grupo para que, ao Procurar os clientes deste grupo no sistema, o nome a ser exibido, seja o Nome Reduzido do cliente ao invés do Nome Completo.

Âncora
_Toc448156771
_Toc448156771
4.4.1 Venda

A aba Venda tem como objetivo cadastrar as informações referentes às vendas e faturamento realizados para os clientes pertencentes ao grupo. Cada grupo poderá ter uma tabela de preço ou uma tabela de faturamento configurada

...

  • Utilizar tabela de preço: selecionar a tabela de preço para vincular as regras e condições nela cadastradas, a este grupo de pessoas. Tabelas de preço poderão ser cadastradas conforme capítulo 4.8;
  • Tabela de preço para faturamento: selecionar uma tabela de preço para vincular as regras e condições nela cadastradas, a este grupo de pessoas. O sistema irá preencher automaticamente as informações de faturamento na geração das faturas. Tabelas de preço poderão ser cadastradas conforme capítulo 4.8;
  • Forma de pgto padrão: selecionar a forma de pagamento que os membros do grupo utilizarão como padrão. Formas de Pagamento poderão ser cadastradas conforme capítulo 4.14.1;
  • Validade de cadastro (dias): informar um número de dias, caso deseje que este grupo tenha que ser atualizado após um determinado período de tempo. A tela a seguir será exibida ao término do prazo:

...


Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

Âncora
_Toc448156772
_Toc448156772
4.4.2 Vencimentos



A aba Vencimentos tem como objetivo configurar quais serão as contas exclusivas que o grupo de pessoas utilizará, assim como a configuração do vencimento, faturamento e limite de pendências, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui os botões:

...


Marcar a opção Enviar e-mail sobre atraso de pendências financeiras para que um e-mail seja enviado para os membros deste grupo cada vez que estes tenham alguma pendência financeira.
Ao clicar no botão Adicionar, a tela de Vencimento por Conta será exibida. Esta tela permitirá cadastrar limites, vencimentos e faturamento para os membros do grupo. Para mais informações de como cadastrar um vencimento por conta, acessar o capítulo 4.1.4.3.
Após incluir os vencimentos, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de grupos de pessoas, para registrar as informações.

Âncora
_Toc448156773
_Toc448156773
4.4.3 Pessoas



A aba Pessoas tem como objetivo, relacionar as pessoas cadastradas no sistema, que foram vinculadas ao grupo de pessoa em questão, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui o botão:

  • Editar: permitirá acessar o cadastro do cliente selecionado e executar algumas alterações.

Âncora
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_Toc448156774
4.4.4 Políticas de Preço



A aba Políticas de Preço tem como objetivo registrar regras de preço para o grupo de pessoas, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:

...


Ao clicar no botão Adicionar, a tela de cadastramento das Regras de Preço será exibida. Esta tela permitirá cadastrar regras de preço, condições e os grupos de usuários que poderão utilizá-la. Para mais informações de como cadastrar uma regra de preço, acessar o capítulo 4.1.4.4.
Após configurar a tela de Grupos de pessoas, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

Âncora
_4.1_Clientes
_4.1_Clientes
Âncora
_4.5_Produtos
_4.5_Produtos
Âncora
_Toc448156775
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4.5. Produtos

O cadastro de Produtos permitirá cadastrar as informações específicas de cada mercadoria para que seja possível controlar a grande entrada e saída destas. O cadastro dos produtos ocorre de forma rápida e simples, podendo vincular os mesmos a um grupo de produtos ou ainda cadastrar seu código de barras.

...


Marcar a opção Inativo fará com que o produto permaneça inoperante, no entanto, seus dados continuarão cadastrados no sistema.

Âncora
_Toc448156776
_Toc448156776
4.5.1 Principal

A aba Principal tem como objetivo cadastrar os dados principais da mercadoria, por exemplo: fornecedores, quantidades, preços, dentre outros.

...

  • Grupo: selecionar o grupo de produtos ao qual o produto pertencerá. Grupos de produto poderão ser cadastrados conforme capítulo 4.7;
  • Subgrupo: selecionar o subgrupo de produtos ao qual o produto pertencerá. Subgrupos de produto poderão ser cadastrados conforme capítulo 4.7.1;
  • Marca: selecionar a marca do produto. Marcas poderão ser cadastradas em Cadastros > Tabelas;
  • Fornecedor: selecionar o fornecedor do produto. Fornecedores poderão ser cadastrados conforme capítulo 4.2;
  • Unid. med. Venda: selecionar a unidade de medida utilizada na venda do produto. O sistema possui diversas unidades cadastradas, no entanto, ao necessitar de algo mais específico, Unidades de Medida poderão ser cadastradas em Cadastros > Tabelas;
  • Unid. med. Entrada: selecionar a unidade de medida utilizada pelo fornecedor no momento em que o produto entra no estoque. O sistema possui diversas unidades cadastradas, no entanto, ao necessitar de algo mais específico, Unidades de Medida poderão ser cadastradas em Cadastros > Tabelas;
  • Qtd. unid. Entrada: informar quantas unidades de entrada estarão contidas em cada unidade de venda;
  • Perc. Imposto: informar o percentual de impostos que será deduzido no relatório de lucros do sistema. Este campo é utilizado somente para relatórios, não impactará na venda;
  • Tipo: permitirá escolher entre três opções para diferenciar o produto. Este campo possui as opções:
  • Mercadoria: marcar este campo indicará que o produto a ser cadastrado trata-se de uma mercadoria;
  • Combustível: marcar este campo indicará que o produto a ser cadastrado trata-se de um combustível;
  • Serviço: marcar este campo indicará que o produto a ser cadastrado trata-se na verdade de um serviço.
  • IPPT: (Indicador de Produção Própria ou de Terceiro) indicar se o produto é terceirizado ou produzido pelo próprio estabelecimento.
  • Opções: permitirá marcar as opções a seguir:
  • Perecível: marcar esta opção indicará que o produto perecerá em pouco tempo e que alguns cuidados específicos serão necessários no gerenciamento deste produto;
  • Exclusivo para uso e consumo: marcar esta opção indicará que o produto será de uso e consumo exclusivo do próprio estabelecimento, ou seja, não será comercializado.

...


Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

Âncora
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_Toc448156777
4.5.2 Fiscal

A aba Fiscal tem como objetivo cadastrar os principais dados fiscais do produto. É de suma importância que os dados informados estejam corretos, caso contrário, o sistema poderá apresentar divergências entre o Sintegra (Sistema Integrado de Informações sobre Operações

...

  • Código CEST (Código Especificador da Substituição Tributária): selecionar o código CEST referente ao produto a ser cadastrado. A tabela de códigos poderá ser encontrada no site do CONFAZ;
  • Código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul): selecionar o código NCM do produto. A tabela de códigos poderá ser encontrada no site do SEFAZ;
  • Classif. fiscal: caso o produto possua classificação fiscal, selecionar uma das classificações previamente cadastradas. Classificação Fiscal poderá ser cadastrada em Cadastros > Tabelas;
  • Tipo Combust.: selecionar o tipo de combustível de acordo com a lista de combustíveis da ANP (Agência Nacional do Petróleo). Este campo será utilizado quando a opção Combustível estiver marcada na aba Principal;
  • Tipo serviço: selecionar o tipo de serviço. A tabela de códigos poderá ser encontrada no site da Fazenda. Este campo apenas será exibido quando a opção Serviço estiver marcada na aba Principal;
  • Unid. med. Tributável: informar a unidade de medida tributável. Mais informações sobre este campo poderão ser encontradas no site do SEFAZ;
  • Impostos: Este campo possui a opção:
  • Destacar ICMS substituição em notas fiscais: marcar esta opção destacará o "ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) substituição" nas notas fiscais.


Âncora
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_Toc448156778
4.5.2.1 Tributação

Um produto somente será registrado no sistema e poderá ser vendido se a sua Tributação for informada. Caso tenha alguma dúvida referente à tributação de determinado produto, verificar na nota fiscal de compra, ou procurar um contador para melhor instruí-lo.

...


Ao informar os campos da Tributação, clicar no botão Confirmar para incluir a tributação ao cadastro do produto.
Após informar os campos na aba Fiscal, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

Âncora
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4.5.2.2 CFOP


A aba CFOP será responsável pelo cadastro do Código Fiscal de Operações e Prestações referentes à cada natureza de operação. O cadastro do CFOP será necessário para vendas dentro e fora do estado, conforme imagem a seguir:

...


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.
Após incluir as contas SPED, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de produtos, para registrar as informações.

Âncora
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_Toc448156780
4.5.2.3 CST PIS/COFINS

Na aba CST Pis/Cofins serão informados os dados do CST (Código de Situação Tributária) PIS/Cofins de entrada e saída, que serão utilizados na geração do arquivo SPED PIS/Cofins, conforme imagem abaixo:

...


As guias Entrada e Saída possuem as mesmas configurações que a aba Pis/Cofins. Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de produtos, para registrar as informações.

Âncora
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4.5.2.4 IPI



Na aba IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) será possível informar os CST (Código de Situação Tributária) de entrada e saída e a alíquota IPI do produto. Estes dados serão utilizados na emissão de nota fiscal de venda para calcular o IPI na nota, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui os campos:

...


Após informar os campos, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de produto, para registrar as informações.

Âncora
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_Toc448156782
4.5.3 Empresa



A aba Empresa tem como objetivo diferenciar as informações por empresa e irá exibir todas as empresas cadastradas, possibilitando selecionar a empresa desejada e configurar cada uma delas de acordo com as informações exibidas da última movimentação. Esta aba apenas será exibida quando houver mais de uma empresa cadastrada no sistema, conforme imagem a seguir:
Nesta aba, a guia Informações por empresa possui o botão:

...


Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

Âncora
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_Toc448156783
4.5.4 Estoque



A aba Estoque exibirá os depósitos aos quais o produto possui vínculo e permitirá configurar informações como contas, lote e fatores de conversão, conforme imagem a seguir:
Nesta tela, a guia Informações possui os campos:

...

  • Calcular estoque: ao clicar neste botão, o sistema calculará a quantidade total do produto em estoque, em todos os depósitos, e exibirá no campo Estoque total.


Âncora
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4.5.4.1 Depósito



A aba Depósito possui a guia Informações por depósito, onde serão exibidos os depósitos, vinculados ao produto, e informações relevantes do produto. Nesta aba selecionar o depósito que deseja configurar e definir as quantidades Padrão, Mínimo e Máximo do produto no estoque. Também será possível definir se o produto poderá ou não ser movimentado em um determinado depósito, conforme imagem a seguir:

Âncora
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_Toc448156785
4.5.4.2 Lote



A aba Lote exibirá os lotes cadastrados na entrada da nota fiscal. Exibirá informações como: o nome do lote, a data de entrada, a data de validade e a quantidade disponível, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui a legenda:

  • Vencido: indicará que o lote está vencido;
  • A Vencer: indicará que o lote vencerá em sete dias ou menos;
  • Não Vencido: indicará que não está vencido.


Âncora
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4.5.4.3 Fatores de Conversão



A aba Fatores de Conversão permitirá realizar o fator de conversão que é um índice utilizado para converter a unidade interna da empresa para a unidade do fornecedor e vice-versa. A seguir imagem da aba:
Esta tela possui os botões:

...


Para adicionar um fator de conversão, basta clicar no botão Adicionar, escolher uma unidade de medida e clicar no botão Confirmar. Ao retornar à aba Fatores de Conversão, clicar no campo fator e informar o índice desejado.
Caso o sistema não possua a unidade de medida necessária para a conversão, acessar o cadastro de Unidades de Medida em Cadastros > Tabelas.
Após incluir os fatores de conversão, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

Âncora
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_Toc448156787
4.5.5 Fornecedor



A aba Fornecedor permitirá cadastrar as empresas que já forneceram este produto para o posto, assim como informações fiscais referentes ao produto e o código utilizado pelo fornecedor, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:

...

  • Produto: exibirá o produto em questão;
  • Fornecedor: selecionar o fornecedor desejado. Fornecedores poderão ser cadastrados conforme capítulo 4.2;
  • Código: informar o código que o fornecedor utiliza para o produto em questão;
  • Unidade: selecionar a unidade de medida do produto ao compra-lo do fornecedor;
  • Quant./unid.: informar a quantidade de que a unidade possui;
  • Alíq. ICMS: informar o percentual de imposto (ICMS) do produto comprado
  • CST: selecionar o CST (Código de Situação Tributária) referente à situação do produto comprado.


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para incluir o fornecedor.
Após incluir os fornecedores, clicar no botão Salvar na tela de cadastro de produtos para registrar as informações.

Âncora
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_Toc448156788
4.5.6 Informações

A aba Informações tem como objetivo cadastrar as informações de uso do produto. Essas informações são utilizadas principalmente quando o produto é utilizado na troca de óleo, conforme imagem a seguir:

...


Marcar a opção Produto destacado como especial no relatório de venda de produtos caso seja necessário que o produto seja destacado em um campo especial do relatório de venda de produtos.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

Âncora
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4.5.7 Composição

A aba Composição tem como objetivo cadastrar produtos compostos por matérias-primas. Estes são produtos que possuem mais de um produto vinculado à sua formação, como um sanduíche ou uma bebida.

...

Dica

A venda de um produto composto é realizada da mesma forma que um produto comum, a diferença está no controle do estoque. No caso do produto composto é feito o cotrole da mtéria-prima que o compõe, e não do produto em si. Tendo como exemplo um sanduíche composto de pão, presunto e queijo, será controlado o estoque do pão, presunto e queijo, e não do sanduíche.


Âncora
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4.5.7.1 Matéria-Prima

O sistema oferece uma característica específica para produtos que são feitos dentro do próprio estabelecimento. A aba Matéria-Prima permitirá cadastrar as matérias-primas que farão parte do produto principal, conforme imagem abaixo:

...


Após incluir as matérias-primas desejadas, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

Âncora
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4.5.7.2 Complementos

A aba Complementos permitirá cadastrar produtos que serão complementos do produto principal, conforme imagem abaixo:

...


Para incluir algum produto como complemento do produto final, basta clicar no botão Adicionar.
Após incluir os complementos desejados, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

Âncora
_Toc448156792
_Toc448156792
4.5.7.3 Obs. Preparo



A aba Obs. Preparo permitirá cadastrar as observações, descrições e/ou instruções de preparo do produto, conforme imagem a seguir:
Nesta aba, a guia Observações para preparo do produto possui os botões:

...


Para incluir uma observação ao produto, basta clicar no botão Adicionar.
Após incluir as descrições desejadas, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

Âncora
_4.5.8_Pontos
_4.5.8_Pontos
Âncora
_Toc448156793
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4.5.8 Pontos



A aba Pontos tem como objetivo realizar as configurações referentes à pontuação deste produto, conforme imagem a seguir:
Para habilitar a opção desejada e permitir informar os campos para cada produto, será necessário acessar as configurações do módulo Fidelidade em Gerencial > Configurações > Módulos > Fidelidade > Configurações.
A aba Pontos possui as opções:

...


Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

Âncora
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4.5.9 Opções



A aba Opções tem como objetivo realizar as configurações de reajustes de preços, entrada e venda do produto informado, conforme imagem a seguir:
Nesta aba, a guia Reajuste de preço na Entrada de Mercadorias possui o campo:

...


Após marcar as opções desejadas, clicar no botão Salvar para registrar as informações.


Âncora
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4.5.10 Consultas



A aba Consultas permitirá realizar consultas relacionadas às movimentações dos produtos e às movimentações por estoque, conforme imagem a seguir:

Âncora
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4.5.10.1 Movimentação

A aba Movimentação permitirá verificar todas as movimentações do produto, como aferição, consumo, entrada, inventário, dentre outras. As operações Aferição e Medição são de uso exclusivo dos combustíveis.

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Ao clicar no botão Preencher, uma relação das movimentações filtradas será exibida na guia Movimentações.

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4.5.10.2 Entradas

A aba Entradas permitirá controlar a entrada de produto cadastrado no estoque, conforme imagem a seguir:

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Ao clicar no botão Preencher, uma relação das movimentações filtradas será exibida na guia Notas Fiscais de Entrada.
O campo Total exibirá a soma do valor total de cada movimentação exibida.

Âncora
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4.6 Kit de Produtos

Para chamar a atenção dos clientes alguns postos optam por fazer ou comprar kit de produtos para vender. Pensando nisto o Linx Postos AutoSystem® implementou o cadastro de Kit de produtos que permitirá cadastrar kits de produtos de forma rápida e eficaz.

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Dica

A venda de um kit de produtos é realizada da mesma forma que um produto comum, a diferença está no controle do estoque. No caso do kit de produtos é feito o cotrole de estoque dos produtos que o compõe, e não do kit em si. Tendo como exemplo um kit contendo um pão de queijo, uma água e um chocolate, será controlado o estoque do pão de queijo, da água e do chocolate, e não do kit.


Âncora
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4.6.1 Principal

A aba Principal permitirá cadastrar o grupo e o preço do kit de produtos.

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  • Grupo: selecionar, em qual grupo de produtos, o kit de produtos será vinculado. Grupos de produtos poderão ser cadastrados conforme capítulo 4.7;
  • Subgrupo: selecionar, em qual subgrupo de produtos, o kit de produtos será vinculado. Subgrupos de produtos poderão ser cadastrados conforme capítulo 4.7.1.


A guia Informações comuns a todos os postos da rede possui o campo:

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Marcar a opção Vendedor Obrigatório obrigará o usuário a informar o vendedor no fechamento da venda.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

Âncora
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4.6.2 Empresa



A aba Empresa será exibida apenas quando houver mais de uma empresa cadastrada. Esta aba tem como objetivo diferenciar os preços de cada estabelecimento, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui o campo:

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Para diferenciar os preços, clicar no estabelecimento desejado, informar o campo Preço venda e garantir que a coluna Diferencia foi marcada.
Após informar o preço de venda, clicar no botão Salvar para que o valor informado seja vinculado ao estabelecimento selecionado.

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4.6.4 Estoque



A aba Estoque tem como objetivo exibir todos os depósitos vinculados ao kit de produtos, conforme imagem a seguir:

Os Depósitos poderão ser vinculados ao kit de produto conforme capítulo 4.7.3 e 4.9.

Para definir a quantidade Padrão, Máxima e Mínima do produto no estoque, basta clicar duas vezes em cima de cada campo e digitar o valor desejado. Marcar a coluna Movimenta indicará que o depósito selecionado permitirá movimentação do kit em questão.

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Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

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_Toc448156804
4.6.4 Produtos



A aba Produtos permitirá incluir os produtos que farão parte do kit de produtos, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:

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Na guia Produtos do Kit será possível alterar o valor da coluna Quantidade para configurar quantos produtos de cada, o kit terá.
Após incluir os produtos necessários, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de kit de produtos, para registrar as informações.

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4.6.5 Pontos

A aba Pontos tem como objetivo realizar as configurações referentes à pontuação deste kit de produtos, conforme imagem a seguir:

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Esta aba possui as mesmas configurações da tela de cadastro de Produtos, para mais informações de como configurar esta aba, acessar o capítulo 4.5.8.

Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

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_4.7_Grupos_de
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_Toc448156806
4.7 Grupos de Produtos

O cadastro de Grupos de produtos facilita o gerenciamento das opções de estoque, movimentações de depósitos e reajustes de preços.

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  • Código: gerado automaticamente ao abrir a tela ou ao clicar no botão Novo;
  • Nome: informar o nome do grupo de produtos;
  • Margem: informar uma margem de lucro sugerida para os produtos do grupo;
  • Comissão: informar neste campo a comissão, caso o vendedor tenha comissão sobre a venda do produto. Podendo ser estabelecido com base em valor percentual (%) ou real (R$);
  • Perc. Imposto: informar o percentual de impostos que será deduzido no relatório de lucros do sistema. Este campo é utilizado somente para relatórios, não impactará na venda.

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_4.7.1_Subgrupos
_4.7.1_Subgrupos
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_Toc448156807
4.7.1 Subgrupos

A aba Subgrupos tem como objetivo vincular subgrupos ao grupo a ser cadastrado, proporcionando melhor organização aos produtos.
Nesta aba, a guia Relação de Subgrupos possui os botões:

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A guia Comanda Eletrônica permitirá vincular uma comanda eletrônica a cada subgrupo. Esta guia poderá ser configurada conforme capítulo 4.7.6.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para incluir o subgrupo ao grupo e retornar a tela de cadastro de Grupos de produtos. Clicar no botão Salvar para registrar as informações.

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4.7.2 Fiscal



A aba Fiscal permitirá configurar o CFOP do grupo de produtos. Esta aba influenciará nos produtos vinculados apenas quando estes produtos não tiverem CFOPs já configurados em seus cadastros, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:

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Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

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_4.7.3_Estoque
_4.7.3_Estoque
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4.7.3 Estoque



A aba Estoque exibirá todos os depósitos que possuem vínculo com o grupo de produtos, conforme imagem a seguir:
Nesta tela, a guia Informações possui os campos:

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Na guia Depósitos que podem movimentar produtos deste grupo, será exibido os depósitos vinculados ao grupo de produtos. Nesta aba será possível definir se o produto poderá ou não ser movimentado em cada depósito.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

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4.7.4 Produtos



A aba Produtos exibirá todos os produtos que pertencem ao grupo de produtos, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui o botão:

  • Editar: permitirá acessar o cadastro do produto selecionado e alterar os campos disponíveis.

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4.7.5 Pontos



A aba Pontos é exibida apenas quando o posto possui o módulo Fidelidade instalado e se o módulo estiver configurado para a geração de pontos. Nesta aba será possível configurar as informações referentes à geração de pontos e resgate de produtos, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui os campos:

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Para configurar quais das opções estará habilitada nesta aba, acessar Gerencial > Configurações > Módulos > Fidelidade > Configurações, e prosseguir conforme Manual Módulo Fidelidade, capítulo Geração.
Após configurar a aba Pontos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

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_4.7.6_Comanda_Eletrônica
_4.7.6_Comanda_Eletrônica
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_Toc442359164
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_Toc448156812
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4.7.6 Comanda Eletrônica



A aba Comanda Eletrônica permitirá vincular uma comanda eletrônica a um dos postos previamente cadastrados e selecionar qual impressora será utilizada, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:

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Para mais informações de como cadastrar uma Comanda Eletrônica, acessar o Manual Comanda Eletrônica.

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4.7.7 Opções



A aba Opções permitirá realizar algumas configurações referentes aos grupos de produtos, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui as opções:

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Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.

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_4.8_Tabelas_de
_4.8_Tabelas_de
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4.8 Tabelas de Preço

As tabelas de preço são utilizadas para diferenciar preços em determinados produtos ou grupos de produtos. Estas tabelas poderão ter vínculos no cadastro do cliente, grupo de pessoas, motivos de movimentação e regras de preços, conforme imagem a seguir:

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  • Código: este campo será preenchido automaticamente com o código correspondente ao abrir a tela ou ao clicar no botão Novo;
  • Nome tabela: informar o nome desejado para a tabela a ser cadastrada;
  • Cliente: selecionar um dos clientes previamente cadastrados caso desejar que a tabela seja aplicada apenas a um cliente;
  • Grupo cliente: selecionar um dos grupos de cliente previamente cadastrados caso desejar que a tabela seja aplicada a todos os integrantes de um determinado grupo;
  • Forma pgto.: selecionar a forma de pagamento que deverá ser selecionada no momento da venda para que a tabela seja aplicada;
  • Empresa: selecionar uma empresa caso desejar que a tabela seja aplicada apenas à empresa selecionada;
  • Base cálculo: selecionar uma das opções disponíveis para este campo:
  • Preço à vista: marcar esta opção para utilizar o preço à vista como base de cálculo;
  • Preço a prazo: marcar esta opção para utilizar o preço a prazo como base de cálculo;
  • Último custo: marcar esta opção para utilizar o último custo como base de cálculo;
  • Preço da bomba: utilizará o preço da bomba como base de cálculo.
  • Tipo tabela: selecionar uma das opções disponíveis para este campo
  • VENDA – Regras serão aplicadas no momento da venda: selecionar esta opção para aplicará as configurações da tabela no momento da venda;
  • FATURAMENTO – Regras serão aplicadas no momento do faturamento: selecionar esta opção para aplicará as configurações da tabela no momento do faturamento.


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_Toc448156815
4.8.1 Regras da Tabela de Preço

A aba Regras da Tabela de Preço poderá ter preços diferenciados de duas maneiras: a primeira seleciona o produto ou grupo de produto e informa o preço, e a segunda faz um reajuste para todos os produtos na mesma proporção.

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Ao marcar a opção Reajustar preços de todos os produtos, informar o percentual de desconto ou acréscimo no campo Percentual de reajuste.

Âncora
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_Toc448156816
4.8.2 Condição Especial



A aba Cond. Especial exibirá condições de preços especiais baseadas na forma e percentual de troco. Essas regras somente serão aplicadas automaticamente pelo sistema na rotina de Negociação de Venda do módulo Caixa tecla de atalho N, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui os campos:

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Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

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_4.8_Depósitos_e
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_4.9_Depósitos_e
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4.9 Depósitos e Tanques

O Linx Postos AutoSystem® permitirá realizar o cadastro de Depósitos e tanques de combustíveis, permitindo controlar seu estoque.

Âncora
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!worddav866773f8250d35e18105193184983a2a.png|height=330,width=430!Para cadastrar um Depósito ou Tanque, acessar Gerencial > Cadastros > Depósitos e tanques, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os seguintes botões:

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  • Código: informar o código para o depósito ou tanque. Quando houver mais de uma empresa cadastrada, é recomendado informar o código da empresa antes do código do depósito ou tanque, ficando da seguinte forma: 101 (101 – empresa 1 depósito 01);
  • Nome: informar um nome para o depósito ou tanque;
  • Empresa: informar a empresa responsável pela movimentação do depósito ou tanque. Este campo será exibido apenas quando houver mais de uma empresa cadastrada. Empresas poderão ser cadastradas em Configurações > Parâmetros;
  • Departamento: informar o departamento. Departamentos poderão ser cadastrados em Configurações > Parâmetros > Empresas;
  • Combustível: informar o combustível do tanque. Este campo deverá permanecer em branco ao cadastrar um depósito. Combustíveis poderão ser cadastrados conforme capítulo 4.5;
  • Modelo tanque: informar o modelo do tanque. Este campo será exibido apenas se um combustível for selecionado. Modelos de Tanques poderão ser cadastrados em Cadastros > Tabelas;
  • Cód. medidor: informar o código do medidor de tanque;
  • Opção: marcar a opção Permitir estoque negativo caso o depósito ou tanque permita estoque negativo.

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Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.

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_4.9_Bombas
_4.9_Bombas
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_4.10_Bombas
_4.10_Bombas
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_Toc448156818
4.10 Bombas

As Bombas são responsáveis pela captação de combustível dos tanques de armazenamento, são alimentadas eletricamente, possuem um ou dois lados e podem ser monitoradas remotamente com a utilização de um concentrador. Pensando nisto foi implementado no módulo Gerencial do Linx Postos AutoSystem®, uma forma de cadastrar estas bombas de forma rápida e sem dificuldade.

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  • Número: será gerado automaticamente ao abrir a tela;
  • Empresa: selecionar a empresa que onde a bomba será instalada. Este campo será exibido apenas quando houver mais de uma empresa cadastrada. Empresas poderão ser cadastradas em Configurações > Parâmetros;
  • Fabricante: selecionar o fornecedor da bomba. Fornecedores poderão ser cadastrados conforme capítulo 4.2;
  • Nr. série: informar o número de série da bomba;
  • Modelo: informar o modelo da bomba;
  • Tipo: selecionar o tipo da bomba, Analógica ou Digital.

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Após informados os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações. Ao retornar a tela de cadastro de bombas, clicar no botão Confirmar para concluir o cadastro da bomba.

Âncora
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_Toc448156819
4.11 Bicos de Combustível

Os Bicos de combustível aparecerão na tela de caixa, possibilitando a baixa do abastecimento, a partir do momento em que eles forem cadastrados e configurados no sistema.

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  • Empresa: selecionar a empresa onde a bomba será instalada. Este campo será exibido apenas quando houver mais de uma empresa cadastrada. Empresas poderão ser cadastradas em Configurações > Parâmetros;
  • Tanque: informar tanque em que o bico realizará a movimentação de combustível. Ao informar o tanque, será preenchido o nome do combustível que o bico movimentará. Tanques poderão ser cadastrados conforme capítulo 4.9;
  • Número: informar o número do bico de combustível. Este número será apresentado no módulo Caixa representando o bico vinculado;
  • Bomba: selecionar a bomba do bico em questão. Bombas poderão ser cadastradas conforme capítulo 4.10;
  • Ilha: informar em qual ilha o bico será instalado;
  • Desconto: informar o desconto padrão que o bico terá, em reais;
  • Tipo preço: determinar se o bico terá preço à vista ou a prazo (o preço será referente ao cadastro de produtos).


Esta guia possui a opção CTF, marcar esta opção caso o bico utilize o CTF (Controle Total de Frotas);
Após informados os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

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_4.11_Plano_de
_4.11_Plano_de
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_4.12_Plano_de
_4.12_Plano_de
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_Toc448156820
4.12 Plano de Contas

O Plano de contas é a base contábil do sistema, todos os lançamentos dependem de sua configuração. Toda a parte de contabilidade pode ser configurada através do plano de contas.

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Marcar a opção Imprimir fará com que um relatório seja impresso com as informações da conta em questão.

Âncora
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_Toc448156821
4.12.1 Opções

Esta aba possui as opções:

  • Aceitar lançamentos: ativado automaticamente quando uma conta é criada, permitirá que a conta aceite lançamentos;
  • Controlar pendências: entradas efetuadas nesta conta poderão ser "baixadas". Permitirá o controle de lançamentos pendentes, lançamentos em atraso, limite de créditos e outros. Este campo possui as opções:
  • Controlar crédito por Pendência: controlará o crédito da conta pelo número de pendências;
  • Controlar crédito por Vencimento: controlará o crédito de acordo com a data de vencimento configurada para o cliente;
  • Controlar crédito por Saldo da Conta: controlará o crédito de acordo com o limite de crédito configurado para o cliente;
  • Não controlar crédito nessa conta: não terá qualquer tipo de controle da conta.
  • Ativar programação: marcar esta opção fará com que o sistema verifique a programação configurada para a pessoa ou grupo de pessoa utilizada no lançamento;
  • Checar outras contas programadas: marcar esta opção fará com que o lançamento seja bloqueado caso existam vencimentos em atraso em outras contas programadas para a pessoa informada;
  • Ativar compensação de adiantamento de clientes/fornecedores para essa conta: permitirá que o sistema verifique se há créditos de clientes ou débitos de fornecedores nesta conta para abater no total a receber ou a pagar. Deve ser feita ativação e configuração do ambiente de busca dos créditos e débitos nas configurações da empresa, aba Configurações;
  • Impedir lançamentos que negativem o saldo da conta: marcar esta opção fará com que o sistema calcule o saldo da conta no momento do lançamento e impedirá que seja lançado caso não possuir saldo suficiente. Para contas tipo PONTO DE VENDA, será calculado apenas o saldo do turno, visto que isso poderá impedir o lançamento de sangrias. Esta opção possui o campo:
  • Tolerância: informar o saldo mínimo que a conta poderá ter.
  • Entra no livro caixa: marcar esta opção para que esta conta seja utilizada no relatório de Projeção de Fluxo de Caixa.

Âncora
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_Toc448156822
4.12.2 Limite



A aba Limite permitirá cadastrar o limite de crédito para a conta em questão, conforme imagem a seguir:
Nesta aba, a guia Limites de crédito para clientes não cadastrados no sistema possui os campos:

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Marcar a opção Exibir informações sobre limite de crédito e saldo disponível no fechamento da venda fará com que o sistema informe o limite de crédito e o saldo disponível no fechamento da venda caso esta conta seja utilizada.

Âncora
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_Toc448156823
4.12.3 Contas RFB


A aba Conta RFB permitirá cadastrar os tipos de contas, conforme imagem a seguir:
Esta aba contém os campos:

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Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

Âncora
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_Toc448156824
4.13 Centros de Custo

As rotinas de Centros de custo foram desenvolvidas para possibilitar o vínculo dos centros de custos nos lançamentos contábeis. Nos lançamentos em conta o sistema identificará o vínculo configurado ou não nos motivos de movimentação, passível de alteração dos centros ou rateio, mediante permissão de usuário.

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Após informados os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

Âncora
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_Toc448156825
4.14 Motivos de Movimentação

Todos os lançamentos realizados no sistema possuem um Motivo de movimentação. Estes são utilizados para creditar e debitar saldos, nas contas configuradas, de acordo com a contabilidade. Há vários tipos de motivos de movimentação: formas de pagamento via caixas e bancos, formas de baixa, movimentação de cheque-troco, faturamentos, vendas, dentre outros.

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  • Nome: informar um nome para o motivo de movimentação. Ao lado do nome será exibido o campo com o código gerado automaticamente ao abrir a tela ou ao clicar no botão Novo;
  • Conta debitar: selecionar a conta que o motivo utilizará para debitar. Contas poderão ser cadastradas conforme capítulo 4.12;
  • Conta creditar: selecionar a conta que o motivo utilizará para creditar. Contas poderão ser cadastradas conforme capítulo 4.12;
  • Grupo pessoa: informar o grupo de pessoa que utilizará o motivo de movimentação como padrão. Grupos de pessoas poderão ser cadastrados conforme capítulo 4.4;
  • Tipo movto: marcar neste campo um dos diversos tipos de movimentações disponíveis;
  • Tipo movto: marcar neste campo uma das formas de movimentação disponíveis: Forma pagamento, Forma Troco ou Forma Baixa.


Marcar a opção Inativo fará com que o motivo de movimentação se torne inoperante, mas continue cadastrado no sistema.

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_4.14.1_Forma_Pagamento
_4.14.1_Forma_Pagamento
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_Toc448156826
_Toc448156826
4.14.1 Forma Pagamento

A aba Forma Pagamento permitirá realizar configurações referentes ao motivo de movimentação relacionados a pagamentos.

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Ao clicar no botão Simular uma tela com a simulação dos vencimentos será exibida na tela para consulta.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar na tela de cadastro de Motivos de movimentação para registrar as informações.

Âncora
_Toc448156827
_Toc448156827
4.14.2 Troco

A aba Troco será habilitada apenas se o segundo campo Tipo movto estiver com a opção Forma pagamento marcada. Segue abaixo imagem da aba:

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Esta guia possui a opção de clicar no botão de ajuda para maiores informações. Ao clicar neste botão, a imagem a seguir será exibida:
Após informar os campos, clicar no botão Salvar na tela de cadastro de Motivos de movimentação para registrar as informações.

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_Toc448156828
_Toc448156828
4.14.3 Campos



A aba Campos designa quais serão os campos que aparecerão nos lançamentos, quais serão de preenchimento obrigatório e quais não serão exibidos, conforme imagem a seguir:
Nesta aba, a guia Configurações para o lançamento possui opções que poderão aparecer nos lançamentos: Conta, Documento, Valor, Vencimento, Pessoa e Observação. Esta guia possui as opções:

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Ao marcar a opção Exibir, o campo selecionado será exibido nos lançamentos, no entanto, o seu preenchimento não será obrigatório. Ao marcar a opção Requerido, o campo selecionado será exibido nos lançamentos e seu preenchimento será obrigatório.
Clicar no botão Confirmar para registrar os Dados a solicitar e retornar à tela de Motivos de movimentação.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

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_Toc448156829
_Toc448156829
4.14.4 Informações

A aba Informações possui opções referentes ao documento a ser gerado a partir do motivo cadastrado, conforme imagem a seguir:

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  • Operadora: selecionar a operadora do cartão, mediante cadastro de fornecedores. Fornecedores poderão ser cadastrados conforme capítulo 4.2;
  • Tipo Cartão: selecionar o tipo de cartão a ser utilizado, Crédito, Débito ou Selecionar no momento da venda.

...


Após configurar a aba Informações, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

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_Toc448156830
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4.14.5 Vínculos



A aba Vínculos permitirá vincular os motivos de movimentação para que estes sejam lançados automaticamente pelo sistema, baseando o valor no lançamento financeiro principal, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui os botões:

...


Após configurar a aba Vínculos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

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4.14.6 Documentos

A aba Documentos exibirá todos os documentos que poderão ser emitidos a partir do motivo em questão, permitindo marcar os documentos a serem emitidos. Exibirá também os relatórios criados na unificação de relatórios, desde que estes estejam no formato .doc, conforme imagem a seguir:

...


Após configurar a aba Documentos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

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_Toc448156832
_Toc448156832
4.14.6.1 ECF/TEF



A aba ECF / TEF permitirá registrar informações TEF referentes ao layout, aos dados a serem impressos na impressora fiscal e ao motivo de movimentação que estiver vinculado a um módulo TEF, conforme imagem a seguir:

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No campo Layout do Cupom Não Fiscal Vinculado será exibido o texto do layout a ser impresso no cupom fiscal. Clicar no botão Exibir lista de campos disponíveis para visualizar os campos disponíveis e selecionar os campos desejados, conforme imagem a seguir:
Após configurar a aba ECF / TEF, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

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_Toc448156833
4.14.7 Políticas de Preço



A aba Políticas de Preço permitirá criar regras de preço para o motivo de movimentação em questão. As regras criadas serão exibidas nesta aba, conforme imagem a seguir:

...


Para informações referentes às regras de preço, acessar o capítulo 4.1.4.4.
Após configurar a aba Políticas de Preço, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

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_Toc448156834
4.14.8 Empresas

A aba Empresas tem como objetivo indicar quais empresas utilizarão o motivo de movimentação em questão e controlar a numeração dos documentos evitando duplicidade. Esta aba somente será exibida quando houver mais de uma empresa cadastrada no sistema. Empresas poderão ser cadastradas em Configurações > Parâmetros.

Âncora
_Toc448156835
_Toc448156835
4.14.8.1 Movimentação

Para que a aba Movimentação seja habilitada, será necessário marcar a opção Selecionar as empresas em que este motivo de movimentação poderá ser utilizado. Após marcá-la, basta selecionar as empresas desejadas, conforme imagem a seguir:


Âncora
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4.14.8.2 Contador Automático

Para que esta aba seja habilitada, será necessário marcar a opção Gerar automaticamente número do documento na aba Campos.

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Após configurar a aba Empresas, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

Âncora
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_Toc448156837
4.14.9 Instruções

A aba Instruções permitirá configurar as informações para cobrança que serão exibidas no caixa, conforme imagem a seguir:

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Para mais informações sobre como configurar esta aba, acessar o capítulo 4.1.3.3.
Após configurar a aba Instruções, clicar no botão Salvar para registrar as informações.


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_Toc448156838
_Toc448156838
4.14.10 Centros de Custo



A aba Centros de Custo permitirá vincular os centros de custo aos motivos de movimentação, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui os botões:

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Para mais informações de como configurar os Centros de Custo, acessar o Manual Centro de Custos.
Após configurar a aba Centros de Custo, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

Âncora
_Toc448156839
_Toc448156839
4.15 Mensagens

Para facilitar a comunicação entre a retaguarda e o módulo Caixa, foi implementada no Linx Postos AutoSystem® a aba Mensagens onde cada mensagem cadastrada no sistema será apresentada para o caixa.

...