Cadastro
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manual de
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redução Z (
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impressora Matricial)
Para os clientes que ainda possuem modelos de impressoras matriciais, as Reduções Z emitidas diariamente deverão ser cadastradas manualmente, pois, as mesmas não têm memória interna, dificultando o processo de gravação automática dos registros de movimentação, como é feito atualmente com as impressoras de modelos térmicos.
Para cadastrar as Reduções Z é necessário possuir em mãos cada uma delas, se por algum motivo estiver faltando a movimentação de algum dia, poderá ser consultada pelo menu 990 - Menu Fiscal > Espelho MFD da tela de Vendas, informe o dia que está faltando ou o número de COO, se souber. Será impresso, em formato texto, um arquivo semelhante à Redução Z, na pasta PAF dentro da pasta padrão do SistemaBIG.
Assim que tiver as movimentações de todos os dias, acesse o menu Cadastros > Fiscais > Redução Z e cadastre as informações.
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- (Contador de Ordem de Operações Inicial (COO)): este valor não é indicado na impressão do cupom da Redução Z, mas para informar seu valor basta pegar o valor do COO da última Redução Z e somar mais 1, por exemplo, seguindo a Figura 01, o COO da última Redução Z foi 238 + 1 = COO Inicial 239. O COO do dia seguinte será 244, pois, o COO da Redução Z é 243, e assim sucessivamente.
- (Contador de Ordem de Operações Final (COO)): este valor também não é informado na impressão do cupom da Redução Z, mas para informar seu valor basta subtrair 1 do total do campo COO Redução Z.
- (Filial): este campo normalmente já aparece preenchido automaticamente, mas, se estiver errado, poderá ser alterado.
- (Impressora): é um campo composto das informações: Código da Filial, Nº do Caixa e Nº de Série. Selecione qual for correspondente.
Salve o cadastro e repita a operação até que todas as reduções diárias estejam registradas. Lembrando que para as impressoras de modelos térmicos esse procedimento não é necessário, pois, as reduções são cadastradas automaticamente pelo sistema, após cada emissão de Redução Z.
Geração do
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arquivo principal
Para a geração do arquivo Sintegra à ser enviado ao Governo, vá ao menu Fiscal > Geração do Arquivo Sintegra.
Figura 02 - Geração do Arquivo Sintegra
A filial já aparecerá selecionada automaticamente, não podendo ser alterada, a menos que, a geração do arquivo esteja sendo feita pelo Escritório. Se for necessário editar alguma informação da filial, clique no botão .
Na aba Parâmetros para a geração do Arquivo selecione os registros necessários para a geração.
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Aviso | ||
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Para cada Estado são exigidos registros diferentes, logo, deve-se consultar o contador para que este informe quais registros serão necessários. |
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Nota | ||
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Quando |
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o Registro 74 - Inventário |
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for marcado será habilitada a |
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seção Data da Posição de Estoque - Registro 74 |
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em que será possível verificar em que situação se encontra o estoque na data selecionada. Juntamente à essa seção também será habilitada a |
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seção Tipo de preço |
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que poderá ser escolhida entre: Custo médio (PMC) |
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ou Compra unitário (Preço de Cadastro) |
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Nota
Essas duas seções deverão ser utilizadas conforme determinação de cada Estado.
A seção Gerar arquivo com produtos por: Código Barras ou Código Interno deverá ser marcada de acordo com determinação de cada Estado.
Para atender os requisitos dos clientes que geram o arquivo do Sintegra semanalmente ou quinzenalmente, a geração desse arquivo poderá ser feita por intervalos de data conforme necessário. Se escolher a opção Mês Fechado funcionará como antes, informe apenas o mês e ano correspondente que deseja gerar o arquivo.
Se escolher a opção Período de à informe os dias do mês que deseja gerar o arquivo.
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Nota | ||
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Os dias informados tanto na data inicial quanto na final devem estar dentro do mesmo mês, pois, o Sintegra é validado mensalmente. |
Note que ao selecionar o período desejado para geração, o nome do arquivo será alterado automaticamente, a fim de evitar a substituição do arquivo gerado anteriormente como havia sendo feito até o momento.
A Finalidade do Arquivo dependerá da necessidade e poderá ser escolhida entre:
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A cada registro corrigido, a grade de dados será atualizada, como a maioria dos registros são dependentes, não será necessária a correção de muitos deles, pois, a correção de uma inconsistência pode acarretar na correção de outras. Ao terminar as correções clique no botão ou atalho F3.
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Nota | ||
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Não é obrigatório efetuar a correção dos registros, entretanto, não é garantido que o arquivo esteja com informações corretas, por isso, é aconselhável que seja feito o maior número de correções possível. |
Em seguida será exibida uma tela com várias abas separadas, correspondentes aos registros marcados na tela principal.
Figura 05 - Validação do Arquivo Sintegra
Se houver algum registro que não passou pela validação da tela anterior, este será mostrado em sua aba correspondente como Inválido e deverá ser corrigido em seu devido módulo.
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Nota | ||
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Se desejar visualizar apenas os registros inválidos marque a opção "Exibir apenas os registros com erro". |
Em seguida clique em ou F3 para gerar o arquivo definitivamente. Após concluir todo processo, será necessário enviar o arquivo para a SEFAZ do Estado em que o estabelecimento está localizado.
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Nota | ||
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Para verificar os passos para o envio, siga os processos do artigo Validador Sintegra e TED.... Acesse o |
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artigo Validador Sintegra e TED. |