Versões comparadas

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Arquivos para instalação
 

Baixe o arquivo anexo.

Coloque o executável e-Pharma.exe em C:\e-pharma. Caso não exista esta pasta, crie a mesma. Apenas o exe deve estar nesta pasta.
 

Instalação

Execute o arquivo E-Pharma.exe e será aberto o programa da E-Pharma.

 

Figura 01 - Programa E-Pharma

 
Quando o programa é executado pela primeira vez, não há nenhuma informação configurada, portanto, será solicitada uma senha para que este processo seja efetuado.

Digite a senha 1234 e  clique no botão , então será direcionado para tela de configurações.

 

 Figura 02 - Configurações Terminal terminal E-Pharma

 
Defina o número do terminal que deve ser informado pela própria E-Pharma.

Este número poderá ser utilizado apenas por UMA máquina, se tentar utilizar em mais de uma, o terminal será bloqueado automaticamente pela E-Pharma.

Informe o CNPJ da loja e  clique no botão  para configurar o servidor E-Pharma.

 

Figura 03 - Parâmetros de Comunicaçãocomunicação  

  

Na seção Tipo de Conexão defina o campo Tipo como Direta via TCP ( ) e no campo Endereço TCP informe o número e a porta pos.pbms.com.br:7000 ( ).

 Clique no botão  para que esta tela seja fechada e volte para a tela de configurações mostrada na Figura 02.

Então  clique no botão  para efetuar as configuração de pastas.

Na seção Modo de Operação defina como PDV.

 

Figura 04 - Modos de Operaçãooperação
 

Nota
titleNota


Crie os diretórios destacados na figura acima na seção Diretórios de Comando.

...

As outras configurações poderão ser mantidas.

Em seguida   clique no botão  para que esta tela seja fechada e retorne à anterior.
Nesta tela pressione a tecla F5 Inicialização ou  clique no botão .

Desta forma o programa E-Pharma estará configurado e iniciado.

Coloque o executável na inicialização do Windows para que seja aberto automaticamente assim que este for iniciado.
 

Configurações no Linx Farma Big

Vá té o menu Configurações > Filiais > Cartão e PBM e selecione qual a versão do E-Pharma será utilizado.

 

Figura 05 - Configurações Filiais filiais aba Cartão cartão e PBM

 
Acesse o menu Configurações > Configurações Diretórios > P.B.M.'s, na seção E-Pharma informe o diretório de envio e de resposta nos respectivos campos, no campo Tempo (seg.) informe 20.

 

Figura 06 - Configurações DiretóriosConfigurações diretórios

 
Após a configuração  clique no botão  , e em seguida vá ao menu Configurações > Fechamento da Venda marque opção E-Pharma.

 

Figura 07 - Configurações Fechamento fechamento da Vendavenda  

Procedimentos na tela de vendas

Na tela de Vendas defina o Usuário, Empresa 0 e Cliente 0 (a vista) e inclua os produtos.  

  

Figura 08 - Tela de Vendas vendas - E-pharma

 
Finalize a venda pressionando a tecla Esc, selecione a opção  e em seguida a opção .

 

Figura 09 - Digitação de Dados dados E-Pharma

 

  • Convênio: Defina o convênio que o cliente faz parte;
  • Data Receita: Informe a data da receita que o cliente está efetuando a compra;
  • Tipo de Prescritor: Defina qual tipo de médico CRM, CRMV ou CRO;
  • CRM: Defina o CRM do médico;
  • UF do Profissional: Defina o UF do médico;
  • Cartão E-Pharma: Informe número do cartão do cliente.

 
Em seguida, depois de ter informado os dados e  clicado no botão  será exibida a tela de captura de receita.

 

Figura 10 - Captura de Receitareceita

 
Após selecionar a receita  clique no botão  e será exibida a tela com os descontos autorizados para o produto.  

  

Figura 11 - Descontos E-Pharma

 
Verifique o campo Total a Vista, esse valor é composto pelo Total Líquido - (menos) o Subsídio.

Ao  clicar no botão  será retornado para a tela de vendas para encerrar a venda, com a marcação do produto como PBM: E-Pharma.

 

Figura 12 - Tela de Vendas vendas - PBM E-Pharma

 
A partir dessa etapa, o fechamento da venda permanece como de costume.
 

Cancelamento

Ao acessar o menu Operacional > Consultas e Cancelamentos, ou pelo botão   na barra de menu rápido.

Deve-se informar uma operação, no campo "Selecionar a Operação", pois a partir de agora, as consultas serão separadas por operação e de acordo com a que for escolhida as colunas da grade superior serão modificadas para trazer somente as informações necessárias e correspondentes ao registro.

Informe o período de consulta (se for por data/hora), caso contrário, informe o COO/Num.Lanc. e  clique no botão   ou pela tecla de atalho F3.

A operação de cancelamento permanecerá da mesma maneira, tanto para cancelamento total como parcial.

A opção  é outra novidade que possibilitará o cancelamento de vendas PBM que não foram concluídas por algum motivo.

Ao acessar essa opção serão exibidas mais três opções:
 

    • Cancelar na Administradora (Ctrl + A);

Esta opção possibilitará que a venda seja cancelada diretamente na operadora correspondente ao PBM.

Se ao tentar efetuar o cancelamento da venda na operadora, não for possível obter retorno da mesma será exibida uma mensagem ao usuário informando que a venda poderá ser cancelada no PBM posteriormente.

 

Figura 13 - Cancelamento na Administradora Sem Sucessoadministradora sem sucesso

 
Se  clicar em , a venda será marcada como cancelada apenas no sistema, ficando pendente para cancelamento na operadora em outro momento.

Desta maneira o registro será exibido da seguinte forma.

 

Figura 14 - Cancelamento de PBM Pendentependente

 
Quando desejar cancelar novamente o registro na administradora, utilize a opção correspondente.
 

    • Cancelar Manualmente (Ctrl + M);

A opção Cancelar Manualmente (Ctrl + M) poderá ser utilizada quando por algum motivo o usuário cancelar a venda na própria administradora (site do PBM) e então, apenas quiser marcar no sistema a venda correspondente como Cancelada, não sendo necessário utilizar a opção de cancelamento na administradora, pois, lá consta que a venda já foi cancelada.
 

    • Filtrar Pendentes (Ctrl + P).

Caso queira filtrar apenas os registros pendentes para cancelamento de todos os PBM's, utilize a opção Filtrar Pendentes (Ctrl + P) e serão listados apenas os registros nessa condição.  

Dados para teste

 

  • Dados para programa E-Pharma:
    • CNPJ: 00.000.000/0001-91
    • Terminal: 206130

...

EAN                           DESCRIÇÃO
7896016804939        LUFTAL MAX CAPS GELAT MOLE 125MG CX 10
7895800457863        ACCUPRIL 20MG
7895800457825        ACCUPRIL 10MG
12345670                  Produto Manipulado
   

Observações importantes

  • O terminal E-pharma é intransferível. Todo terminal é agregado a um CNPJ, não pode ser cadastrado em mais de uma máquina e a máquina não pode ter mais de 13 caracteres no nome;
  • A mensagem de aplicativo desatualizado pode ser apresentada quando o terminal estiver duplicado.
  • Se o terminal for cadastrado na loja errada gerará reposição para o local errado, causando assim prejuízo à loja.
  • Se for instalado em mais de uma máquina, apresentará o alerta de Terminal Duplicado, conforme Figura 15 abaixo, em que "(00.000.000/0000-00)"  representa o CNPJ do cliente.
  • Se a máquina tiver mais de 13 caracteres no nome, apresentará em todas as inicializações o alerta de Terminal Duplicado.
  • O alerta de Terminal Duplicado impossibilita a loja de realizar vendas, gerando assim transtornos para a mesma e para o cliente.
  • Em caso de Terminal Duplicado deve ser informado sempre o CNPJ e o número do terminal ao atendente do E-pharma para a liberação. O contato para liberação deve ser feito pelo número (11) 4002- 1600 custo de uma ligação local.

 
 

Figura 15 - Erro: Terminal Duplicadoterminal duplicado