Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.


Expandir
titleQUESTÕES SOLUCIONADAS NESTE GUIA
  • Nota Fiscal de entrada.
  • Como lançar a nota fiscal de entrada?
  • Fato multiplicador e fator de conversão.
  • Custo dos itens de estoque.


Nota fiscal de entrada

Nesse módulo é feito o lançamento das notas fiscais de entrada da loja manualmente através do menu "Estoque" > "Nota Fiscal de Entrada". Através dos lançamentos das notas os custos dos itens são alimentados.

 

Será apresentada a tela abaixo. Para visualizar as notas já lançadas, digite o período e clique no botão "Consultar". Para lançar uma nota fiscal de entrada clique no botão "Incluir". Após clicar em "Incluir", será exibida a tela abaixo para preencher os dados do cabeçalho da nota fiscal de entrada.

 

 

Após o preenchimento do cabeçalho da nota, clique em "Salvar" e será exibida a próxima tela solicitando as informações dos itens da nota. Para cada item da nota devem ser preenchidas essas informações. Após o preenchimento, clique em "Salvar".


 

1.1        Fator Multiplicador (FM) e Fator de Conversão (FC)


Dica

Tem dúvidas no preenchimento? Confira nosso DicaLinx abaixo


Conector de Widget
width800
urlhttps://www.youtube.com/watch?v=WikpzMylqB4&index=5&list=PLxzoU_Ud-MeKKnsdXnzJs1XQKQLj6CKLT
height400

 

Na inclusão do item na nota fiscal de entrada existem dois campos, o "Fator multiplicador (FM)" e o "Fator de conversão (FC)", utilizados para converter unidades de medida de um item. O campo "Fator multiplicador" é utilizado para multiplicar a quantidade (campo Qtde.), já o campo "Fator de conversão" é utilizado para dividir a quantidade (campo Qtde.) conforme a imagem abaixo.



Geralmente as lojas compram os itens de seus fornecedores em uma unidade, por exemplo, pacote e controlam seu estoque em outra unidade de medida, por exemplo, KG. Neste caso, de unidades de medidas diferentes, é necessário utilizar os campos "Fator multiplicador (FM)" e "Fator de conversão (FC)" na inclusão do item. Caso as unidades de medidas sejam iguais, ou seja, a loja compra em KG e controla o estoque em KG, os dois fatores devem ficar com o valor "1,0000".

Na imagem abaixo temos um exemplo. A loja comprou dois pacotes de açúcar com 5KG cada pacote. Observe os campos grifados na cor vermelha:

                                                                                                                                                                                                       

O campo "UN NF" é a unidade de medida que a loja compra de seu fornecedor, no exemplo é PCT (pacote).

O Fator Multiplicador nesse exemplo será "5,0000", pois cada pacote de açúcar tem 5 KG, ou seja, o sistema irá converter cada unidade do pacote em 5 KG. Nesse caso não será necessário utilizar o Fator de conversão, então, seu valor será "1,0000". O campo Qtde será "2,0000", pois é o número de pacotes que a loja comprou.

Agora observe os campos grifados na cor verde. O campo "Qtde. Est. (KG)" é a quantidade do item que está entrando no estoque da loja. Esse campo é calculado automaticamente pelo sistema pela fórmula abaixo:

 Qtde. Est. (KG) = (Qtde * Fator Multiplicador) /Fator de Conversão.

Logo abaixo está o campo "Custo Unit.” que também é calculado automaticamente pela fórmula abaixo:

 Custo Unit = (Valor Unitário * Qtde.) / Qtde. Est.  

Seguindo nosso exemplo, o custo do KG do açúcar comprado na loja é de R$ "1,5780".

 

Segundo exemplo - Na imagem abaixo a loja compra pacotes de 5KG de bifes de picanha, sendo que cada bife de picanha tem cerca de 250g. Nesse caso a loja compra em pacotes (PCT) e controla o estoque em unidades (bifes), ou seja, unidades de medidas diferentes.

Observe os campos grifados na cor vermelha.

UN NF - A loja compra em PCT (pacotes)

Fator Multiplicador - Nesse caso é "5,0000", pois cada pacote de carne tem 5KG.

Fator de Conversão - Nesse caso é "0,250", pois o pacote de 5KG é dividido em bifes de 250g.

Valor Unitário - Valor pago no pacote de 5KG.


Observe os campos grifados na cor verde:

Qtde. Est. (UN) - Quantidade de bifes de picanha que entraram no estoque da loja.

Fórmula = (Qtde * Fator Multiplicador) / Fator de Conversão = Qtde. Est.

       (1,0000 * 5,0000) / 0,250 = 20,0000 Unidades


Custo Unit. - O custo pago pela loja em cada unidade de bife de picanha.

               Fórmula = (Valor Unitário * Qtde.) / Qtde. Est = Custo Unit.

                     (119,5000 * 1) / 20,0000 = 5,9750

 

1.2 Custo Médio dos Itens.

 

O custo médio calculado pelo sistema é o custo total de um determinado item dividido pela quantidade total desse mesmo item adquirido num determinado período, por exemplo, um mês.

 Por exemplo, no relatório de Notas Fiscais em "Relatórios" > "Estoque" > "Notas Fiscais de itens" selecionamos o período e o item desejado e exportamos o relatório.

 Será exibido o relatório abaixo. Observe que foram efetivadas duas notas fiscais de entrada com o item "23 - REFR. COCA COLA LATA". Observe o custo médio por unidade (Custo Un.) de cada nota. O sistema faz uma média simples dentro do mês do valores das entradas das notas.

No relatório de Apuração de Inventário em "Relatórios" > "Estoque" > "Apuração do Inventário" utilizando os filtros: Tipo Relatório "Mensal", o mês de referência desejado , selecionamos o item desejado, a opção "Média Ponderada" e exportamos o mesmo.      

 


Observe no relatório gerado abaixo, na coluna "Custo Médio", o valor de R$ 1,6969.


Nos meses que não existem notas fiscais efetivadas para alimentar o custo do item, o sistema considera o custo médio do último mês que tenha nota fiscal de entrada efetivada com o item em questão. Caso tenha alguma transferência de estoque efetivada e a sua loja seja a "Loja Destino" o custo médio é influenciado pelo custo da "Loja Origem".


Dica

Está com alguma dúvida?

Consulte todos nossos guias na busca de nossa página principal clicando aqui.