Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Os seguintes pontos são requeridos para que a integração seja configurada e colocada em funcionamento pela equipe de integrações:. Os itens formam um check list que deve ser cumprido antes do início da instalação da integração.

ItemDescriçãoJustificativaResponsabilidade
1Treinamento de usuário no Totvs ChefO cliente precisará saber como operar o ambiente Totvs para poder extrair dados necessários para as etapas seguintes.Cliente/Totvs
2Ativação do serviço receptor de pedidos online

...

A integração da Totvs transfere dados da alta plataforma Totvs para o ambiente do local do cliente e, para tanto, precisa que um programa específico seja executado em uma das máquinas do cliente.Cliente/Totvs
3Preparação dos cardápios

...

Os cardápios (no Totvs Chef e no Delivery App) precisam ter seus itens relacionados através de códigos de integração.Cliente/Linx (implantação)
4Treinamento de usuário no Delivery AppO cliente precisará saber operar o Delivery App para poder alterar itens de cardápio, configurar formas de pagamento, verificar a chegada, confirmar ou cancelar pedidos etc.Cliente/Linx (implantação)
5Configuração das formas de pagamentoO Delivery App precisa apresentar ao consumidor apenas as formas de pagamento aceitas pelo cliente.Cliente/Linx (integração)

O controle de instalações de integração é feito através do software Trello, ao qual os membros da equipe de implantação tem acesso para que possam registrar os agendamentos (mais, no tópico 5na etapa 4, nota 3)

Gliffy Diagram
nameMacro fluxo Delivery App -> Totvs
pagePin3

1. Treinamento de usuário no Totvs Chef

Para que o ciclo de vida operacional do Totvs Chef seja produtivo é imprescindível que o operador (ou a pessoa que vá acompanhar o procedimento de configuração de integração) tenha domínio sobre a operação do PDV para que seja possível:

  • Abrir o caixa do dia;
  • Consultar as formas de pagamento cadastradas;
  • Consultar e promover alterações ao cardápio, especificamente, verificar códigos de itens;
  • Verificar se pedidos feitos pela equipe Linx, a título de teste, foram integrados ao PDV;
  • Cancelar pedidos feitos pela equipe Linx a título de teste;

Notas:

  1. O treinamento deve ser dado pela Totvs ao cliente.
  2. A equipe Linx não tem autorização para acessar, consultar, ou promover alteração de dados aos cadastros do sistema Totvs, seja através do uso direto do PDV ou através de outros meios. Assim, durante todas as interações entre a equipe Linx e uma instalação Totvs Chef, será necessário o auxílio direto do cliente.

2. Ativação do serviço receptor de pedidos online

O serviço receptor de pedidos online da Totvs é o recurso do sistema Chef que possibilita que pedidos armazenados nos servidores em nuvem da Totvs sejam enviados para o PDV local, do cliente.

O cliente deve solicitar a ativação diretamente a Totvs. Quando a ativação for feita, um código será informado pela Totvs ao cliente. O cliente deverá, então, informá-lo à equipe da Linx para que a equipe de integração configure este código na plataforma, habilitando a integração.

...

3. Preparação dos cardápios

O cardápio é um dos pilares do sistema de restaurante e exerce papel fundamental na integração de pedidos entre o Delivery App e o Totvs Chef. É o cardápio que permite ao consumidor escolher o que vai pedir.

...

Contudo, para uma implantação nova ou ativação de integração, muitas vezes será preciso rever o cardápio inteiro. Nesses casos a equipe Linx presta apoio direto ao cliente, analisando e até mesmo executando o cadastro do cardápio quando necessário. Esta ação tem prazo mínimo e máximo para ocorrer, e depende da disponibilidade da equipe específica.

...

.

4. Treinamento de usuário no Delivery App

Para que o cliente possa perceber e se beneficiar dos benefícios da integração entre Delivery App e Totvs Chef, ele precisará ter o devido treinamento de uso da plataforma para que:

  • Consultar e atualizar as formas de pagamento;
  • Consultar e promover alterações ao cardápio, especificamente, verificar e inserir códigos de itens;
  • Verificar e movimentar (confirmar, enviar, finalizar, e excluir) pedidos;
  • Controlar o horário de atendimento do estabelecimento;
  • Definir áreas e taxas de entrega;

Notas:

  1. O treinamento deve ser dado pela Linx ao cliente.
  2. Durante o treinamento deve ser comunicada ao cliente a necessidade de um software de acesso remoto instalado nos computadores utilizados pelo Totvs Chef (servidor e caixas). Atualmente a Linx adota o software Any Desk. O cliente precisa adquirir o conhecimento mínimo de operação do Any Desk para permitir, posteriormente, o acesso remoto de membros da equipe Linx, especialmente durante a instalação da integração.
  3. O analista que der o treinamento deverá definir, com o cliente, um melhor dia e hora para a realização da instalação da integração. Com essa informação, o analista de implantação deverá acessar o Trello do departamento de integração para fazer o agendamento da instalação e registrar o cartão na trilha "AGENDADO".

5. Configuração dAS formas de pagamento

A exemplo do que ocorre com o cardápio, as formas de pagamento utilizadas pelo estabelecimento também deverão ser sincronizadas entre o Delivery App e o Totvs Chef. Todo pedido precisa ser pago e uma boa gama de opções oferecidas ao consumidor ajuda a melhorar sua experiência de compra.(informação) REVER: VERIFICAR SE NO TOTVS HÁ A NECESSIDADE DE CADASTRAR AS FORMAS DE PAGAMENTO E ADEQUAR

O

...

primeiro passo é extrair um relatório das formas de pagamento cadastradas no Totvs Chef. Esse relatório servirá como base para o cadastro das formas de pagamento no Delivery App. Para cadastrar as formas de pagamento no Delivery App, o cliente deverá:

  1. acessar o menu Configurações > Configuração de pagamento;
  2. clicar no botão "Editar configuração de pagamento";
  3. Na tela que será apresentada, o cliente deverá preencher o campo "Formas" que se encontra na seção "Formas possíveis para pagamento do pedido";

O preenchimento do campo "Formas" segue as seguintes regras:

  • Cada forma de pagamento deve ser registrada exatamente igual como está no Totvs Chef;
  • Cada forma de pagamento deve ser separada da anterior por uma vírgula ( , ). Atenção: isso elimina a possibilidade de uma forma de pagamento conter vírgula como parte de seu nome;
  • Não deve haver espaços no início ou no final dos nomes de cada forma de pagamento.

Em situação normal, a A sequência de formas de pagamento deve serincluir as formas aceitas pelo cliente, como por exemplo:

"DINHEIRO,VISA CRÉDITO,VISA DÉBITO,TICKET DE ALIMENTAÇÃO,CRÉDITO,HIPERCARD CRÉDITO,MASTER CRÉDITO,MASTER DÉBITO"

Exemplos de preenchimento do campo "Formas":

CERTO:  "DINHEIRO,VISA DÉBITO,AMEX DÉBITO,AMEX CRÉDITO"

ERRADO: " DINHEIRO, VISA DÉBITO ,AMEX"

...

Para que o ciclo de vida operacional do Totvs Chef seja produtivo é imprescindível que o operador (ou a pessoa que vá acompanhar o procedimento de configuração de integração) tenha domínio sobre a operação do PDV para que seja possível:

  • Abrir o caixa do dia;
  • Consultar as formas de pagamento cadastradas;
  • Consultar e promover alterações ao cardápio, especificamente, verificar códigos de itens;
  • Verificar se pedidos feitos pela equipe Linx, a título de teste, foram integrados ao PDV;
  • Cancelar pedidos feitos pela equipe Linx a título de teste;

Notas:

  1. O treinamento deve ser dado pela Totvs ao cliente.
  2. A equipe Linx não tem autorização para acessar, consultar, ou promover alteração de dados aos cadastros do sistema Totvs, seja através do uso direto do PDV ou através de outros meios. Assim, durante todas as interações entre a equipe Linx e uma instalação Totvs Chef, será necessário o auxílio direto do cliente.

5. Treinamento de usuário no Delivery App

Para que o cliente possa perceber e se beneficiar dos benefícios da integração entre Delivery App e Totvs Chef, ele precisará ter o devido treinamento de uso da plataforma para que:

  • Consultar e atualizar as formas de pagamento;
  • Consultar e promover alterações ao cardápio, especificamente, verificar e inserir códigos de itens;
  • Verificar e movimentar (confirmar, enviar, finalizar, e excluir) pedidos;
  • Controlar o horário de atendimento do estabelecimento;
  • Definir áreas e taxas de entrega;

Notas:

...

"

...

Procedimento de Instalação da Integração

...

  • Chat online de suporte, que fará a triagem correta. Em caso de urgência, o suporte acionará a liderança do departamento de integração.Email para integracao-neemo@linx.com.br ← VERIFICAR O ENDEREÇO CORRETO

...

Data: 2021-05-05 - Autor: Gustavo Pinsard - [email protected]