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Este manual irá te orientar sobre como gerar SPED ECD – Escrituração Contábil Digital. |
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Antes de gerar o SPED Contábil, o resultado do exercício deverá ser apurado (encerramento das contas de resultado). Para isso, é necessário entrar na tela Apuração de Resultado, através do seguinte caminho: Gestão < Fechamento de Período. O sistema abrirá a tela abaixo: Deverão ser preenchidos os campos Empresa e Período e logo em seguida clicar em Pesquisar: O sistema retornará os saldos de todas as contas de resultado que foram movimentadas durante o ano. Será necessário preencher o campo Conta Resultado (será a conta de apuração do exercício) e Conta Passivo (será a conta de lucros ou prejuízos acumulados no Patrimônio Líquido): Agora basta clicar em Executar para finalizar a apuração.
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Para criar o Diário Geral, o usuário deverá entrar na tela Cadastro de Livro Diário, através do seguinte caminho: Gestão < Diário Geral. Em seguida, deverá preencher os seguintes campos:
Agora basta incluir o Diário Geral clicando no símbolo (+), contido no canto superior esquerdo da janela. |
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Os demonstrativos contábeis que vão compor o SPED Contábil são: o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo de Resultado do Exercício. Para criá-los, entre na tela Compositor de Demonstrações, através do seguinte caminho: Plano de Contas < Compositor de Demonstrações.
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O tipo das contas do Plano de Contas sempre deverá ser verificado antes de gerar o SPED Contábil, pois podem ocorrer erros ao tentar validar o arquivo. Para alterar os tipos de contas, o usuário primeiramente deverá entrar na tela Alteração Tipo Conta SPED, através do seguinte caminho: Arquivos Contábeis < SPED < Opções < Tipo Conta SPED: Irá abrir a seguinte tela. Todas as contas do plano de contas devem estar parametrizadas com o tipo correspondente, como nos exemplos abaixo:
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Para fazer a amarração das contas, entre na tela Vincular Plano Referencial, através do seguinte caminho: Plano de Contas < De-Para < Vincular Plano Referencial: Irá abrir a janela abaixo. No quadro do lado esquerdo está o Plano de Contas definido pelo Contador e no quadro do lado direito está o Plano de Contas Referencial. Para fazer a amarração de determinada conta, clique e segure sobre conta do quadro direito e arraste ela para a respectiva conta do quadro esquerdo. Após soltar, a conta ficará verde: Todas as contas do quadro esquerdo deverão ser amarradas para que não gere erros no SPED Contábil. Após amarrar todas as contas clique no botão Gravar Estrutura, contido no canto superior direito da janela. |
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Para gerar o arquivo, será necessário entrar na tela SPED, através do seguinte caminho: Arquivos Contábeis < SPED < SPED ECD:
Irá abrir a janela abaixo. Nela, será necessário preencher os seguintes campos:
Após o preenchimento das informações, basta clicar em Gerar SPED. |
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Após gerar o ECD, abra o validador da Receita Federal e importe o arquivo. Com o arquivo importado, verifique os possíveis erros e advertências. Caso não haja erros, basta validar e transmitir o arquivo. |
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Abaixo, os e-mails do time contábil para contato caso tenha ficado alguma dúvida: Coordenador: Max Denner André Ribeiro / [email protected] Analistas: Ricardo Magalhães de Brito / [email protected] Andressa de Almeida Malaggi / [email protected] Leonardo Luiz Gonçalves Garcez / [email protected] |