Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Sinopse

Treinamento TotvsInstalação de Integrador Totvs → Configuração de CardápiosTreinamento Delivery AppFormas de Pagamento → Ativação da Integração

Em laranja, atividades executadas pela equipe Linx

Em azul, atividades executadas pela equipe Totvs

...

Introdução

A plataforma Delivery App possui integração de pedidos com o Totvs Chef.

...

Os seguintes pontos são requeridos para que a integração seja configurada e colocada em funcionamento pela equipe de integrações. Os itens formam um check list que deve ser cumprido antes do início da instalação da integração.

ItemDescriçãoJustificativaResponsabilidade
1Treinamento de usuário no Totvs ChefO cliente precisará saber como operar o ambiente Totvs para poder extrair dados necessários para as etapas seguintes.Cliente/Totvs
2Ativação do serviço receptor de pedidos onlineA integração da Totvs transfere dados da alta plataforma Totvs para o ambiente do local do cliente e, para tanto, precisa que um programa específico seja executado em uma das máquinas do cliente.Cliente/Totvs
3Preparação dos cardápiosOs cardápios (no Totvs Chef e no Delivery App) precisam ter seus itens relacionados através de códigos de integração.Cliente/Linx (implantação)
4Treinamento de usuário no Delivery AppO cliente precisará saber operar o Delivery App para poder alterar itens de cardápio, configurar formas de pagamento, verificar a chegada, confirmar ou cancelar pedidos etc.Cliente/Linx (implantação)
5Configuração das formas de pagamentoO Delivery App precisa apresentar ao consumidor apenas as formas de pagamento aceitas pelo cliente.Cliente/Linx (integração)

O controle de instalações de integração é feito através do software Trello, ao qual os membros da equipe de implantação tem acesso para que possam registrar os agendamentos (mais, na etapa 4, nota 3)

Gliffy Diagram
nameMacro fluxo Delivery App -> Totvs
pagePin3

1. Treinamento de usuário no Totvs Chef

Para que o ciclo de vida operacional do Totvs Chef seja produtivo é imprescindível que o operador (ou a pessoa que vá acompanhar o procedimento de configuração de integração) tenha domínio sobre a operação do PDV para que seja possível:

...

  1. O treinamento deve ser dado pela Totvs ao cliente.
  2. A equipe Linx não tem autorização para acessar, consultar, ou promover alteração de dados aos cadastros do sistema Totvs, seja através do uso direto do PDV ou através de outros meios. Assim, durante todas as interações entre a equipe Linx e uma instalação Totvs Chef, será necessário o auxílio direto do cliente.

2. Ativação do serviço receptor de pedidos online

O serviço receptor de pedidos online da Totvs é o recurso do sistema Chef que possibilita que pedidos armazenados nos servidores em nuvem da Totvs sejam enviados para o PDV local, do cliente.

O cliente deve solicitar a ativação diretamente a Totvs. Quando a ativação for feita, um código será informado pela Totvs ao cliente. O cliente deverá, então, informá-lo à equipe da Linx para que a equipe de integração configure este código na plataforma, habilitando a integração.

3. Preparação dos cardápios

O cardápio é um dos pilares do sistema de restaurante e exerce papel fundamental na integração de pedidos entre o Delivery App e o Totvs Chef. É o cardápio que permite ao consumidor escolher o que vai pedir.

...

Contudo, para uma implantação nova ou ativação de integração, muitas vezes será preciso rever o cardápio inteiro. Nesses casos a equipe Linx presta apoio direto ao cliente, analisando e até mesmo executando o cadastro do cardápio quando necessário. Esta ação tem prazo mínimo e máximo para ocorrer, e depende da disponibilidade da equipe específica.

4. Treinamento de usuário no Delivery App

Para que o cliente possa perceber e se beneficiar dos benefícios da integração entre Delivery App e Totvs Chef, ele precisará ter o devido treinamento de uso da plataforma para que:

...

  1. O treinamento deve ser dado pela Linx ao cliente.
  2. Durante o treinamento deve ser comunicada ao cliente a necessidade de um software de acesso remoto instalado nos computadores utilizados pelo Totvs Chef (servidor e caixas). Atualmente a Linx adota o software Any Desk. O cliente precisa adquirir o conhecimento mínimo de operação do Any Desk para permitir, posteriormente, o acesso remoto de membros da equipe Linx, especialmente durante a instalação da integração.
  3. O analista que der o treinamento deverá definir, com o cliente, um melhor dia e hora para a realização da instalação da integração. Com essa informação, o analista de implantação deverá acessar o Trello do departamento de integração para fazer o agendamento da instalação e registrar o cartão na trilha "AGENDADO".

5. Configuração dAS formas de pagamento

A exemplo do que ocorre com o cardápio, as formas de pagamento utilizadas pelo estabelecimento também deverão ser sincronizadas entre o Delivery App e o Totvs Chef. Todo pedido precisa ser pago e uma boa gama de opções oferecidas ao consumidor ajuda a melhorar sua experiência de compra.

...

"DINHEIRO,VISA CRÉDITO,VISA DÉBITO,TICKET DE ALIMENTAÇÃO,CRÉDITO,HIPERCARD CRÉDITO,MASTER CRÉDITO,MASTER DÉBITO"

Exemplos de preenchimento do campo "Formas":

CERTO:  "DINHEIRO,VISA DÉBITO,AMEX DÉBITO,AMEX CRÉDITO"

ERRADO: " DINHEIRO, VISA DÉBITO ,AMEX"

Procedimento de Instalação da Integração

A execução da instalação da integração inicia na data agendada com cliente. A marcação da data é feita pela equipe de implantação após o treinamento de uso do Delivery App ter sido dado ao cliente. O departamento de integrações não executa instalações às sextas-feiras para evitar que problemas afetem a operação durante o fim de semana. Excepcionalmente em situações específicas e sob critério do departamento de integrações, poderão ser executadas instalações de integração. Tais situações deverão ser previamente negociadas e acordadas entre os departamentos de implantação, integração, e o cliente.

...

Com a decisão sobre o sucesso total, parcial, ou não sucesso da instalação da integração orientará como o analista de integração atualizará o controle de agendamentos. , e o cartão referente àquela instalação poderá ser colocado na trilha de "PENDÊNCIA COM DEV NEEMO OU DEV DO PDV" ou "CONCLUÍDO".

Conclusão

Cumprido este processo, dá se por em andamento ou por finalizada, uma instalação de integração e inicia-se a fase operacional da integração do Delivery App com o Totvs Chef para o cliente.

Suporte

Caso o cliente precise de suporte relativo a questões de integração, os seguintes canais deverão ser utilizados:

...