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Linx Farma- Cloud > Retaguarda > Administradora de cartões 

O objetivo do documento é demonstrar como Através da funcionalidade Administradora de Cartões, localizada no menu Cadastro, é possível cadastrar as bandeiras de cartão no Linx Farma Cloud.Conceito:  A cartões que são aceitas pela loja. A bandeira de um cartão é responsável por processar todas as transações que utilizem seu cartão de crédito, analisando também seu perfil de consumo e repassando essas informações para o banco ou instituição financeira que emitiu o cartão de crédito. Neste formulário de cadastros as bandeiras de cartões são chamadas de Administradoras de Cartão.Pré Requisitos:  Cliente a prazo, grupo econômico e filiais devidamente cadastradas.

Acesso: Cadastro > Financeiro > Administradora de cartões.
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1.Solução 

Na conclusão deste cadastro de Administradora de cartão teremos definido além da Bandeira, a Rede Adquirente, a Rede Autorizadora – Gateways (entradas) de pagamento ou Subadquierentes, a modalidade da venda, taxa e prazo de recebimento. Abaixo os quadros do formulário que deverão ser preenchidos, atentando ao fato de que alguns campos serão facultativos.

1.1 Tipo de Cartão (Campo Obrigatório);

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Os campos Nome usual, Tipo de cartão e Parcelas deverão ser preenchidos obrigatoriamente, o código será preenchido automaticamente após o cadastro ser finalizado;

  • Código – Não preencher;
  • Nome Usual –Sugerimos que o nome da bandeira tenha o seguinte padrão: Bandeira + Modalidade + Parcela. Veja o exemplo: VISA CREDITO POS - 01 PARCELA;

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Cadastro

Tipo de cartão

Nos campos abaixo informe os dados de identificação do cartão.

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Figura 01 - Cadastro tipo de cartão

Em nome usual refere-se ao campo de identicação do cartão, sugerimos que seja preenchido com a Bandeira + Modalidade + Parcelas, por exemplo VISA - CRÉDITO POS - 03 PARCELAS.

No campo tipo de cartão selecione a modalidade de pagamento que será vinculada a cartão:

  • Para Tipo de Cartão 0 - CREDITO e 1 - DÉBITO são vendas transacionadas no Pin Pad

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  • Para 2 - POS-CREDITO e 3 - POS DÉBITO serão as vendas transicionadas pelas maquinas de cartão

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  • Parcelas – Utilizado para definir o prazo de recebimento;
1.2 Retornos SITEF

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Código da Rede - Informar a Rede Autorizadora. Será importante para relatórios de vendas;
Código da Bandeira de débito – Facultativo;
Código da bandeira de crédito – Facultativo;

1.3 Dados para Conciliação

Somente configurar este campo se for contratar os serviços de Web SITEF da Software Express;
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Código da rede no TEF – Informar a Rede autorizadora;
Código do produto no TEF – Informar a bandeira;
Código da bandeira no extrato - Se refere a bandeira do cartão junto a operadora TEF Cód. Integração;
Descrição Integração - Usado na integração do sistema;

1.4 Bandeira SCOPE

Somente configurar este campo quando for utilizar o Servidor de TEF do SCOPE.
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Deverá clicar na lupa, digitar %%%, selecionar dentro as opções disponíveis uma que tenha relação com a bandeira que está sendo incluída. Caso não tenha uma opção relacionada deverá abrir chamado para inclusão.

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  • tipo POS.

Informe o número de parcelas aceitas pelo cartão que está sendo cadastrado. 

Retornos TEF

Em retornos TEF são cadastrados os dados das adquirentes, selecione o tipo, código da rede e o código da bandeira no TEF.

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Figura 02 - Retornos TEF

Dados para Conciliação

Esses dados somente devem ser informados se possuir os serviços de conciliação de cartões.

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Figura 03 - Conciliação de cartões

Informe o código da rede e do produto no TEF, código da bandeira no extrato, código e descrição de integração.

Relacionamento Cliente com a Operadora

Nessa etapa definiremos quem será a Adquirente da bandeira que esta sendo cadastrada. Para que seja possível a definição deverá ter ocorrido o "Cadastro de Cliente a prazo" primeiramente.
Nos está sendo cadastrada, nos processos de Baixa de Administradora de Cartão, relatório de vendas em cartão a receber e na Conciliação de Cartões serão apresentados o nome do cadastro que estiver definido aqui como Adquirente. Image Removed

Dica
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titleAção:

Clicar na lupa e escolher a adquirente. Caso não visualize a adquirente desejada, revisar o cadastro de clientes a prazo.

1.6 Rateio de Arredondamento

Definir como a regra de arredondamento estabelecido pela adquirente para a bandeira que esta sendo incluída. As principais adquirentes do mercado utilizam "Últimas Parcelas" como padrão.
Status da Administradora – Definirá se este cadastro está ou não em uso.
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1.7 Valor mínimo

Utilizar este recursos quando desejar Para que seja possível a definição cadastre a mesma como cliente da farmácia, para mais informações clique aqui. Após efetuar o cadastro Image Added clique em Image Added e selecione o cliente cadastrado. 

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Figura 04 - Vinculando a adquirente.

Parâmetros

Nesse bloco de informações disponibilizamos alguns parâmetros que poderão ser configurados conforme a necessidade.

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Figura 05 - Parâmetros

Marque se o rateio de arrendondamento será na primeira ou última parcela

Se desejar desejar gerenciar o parcelamento das vendas no PDV. Para realizar esta configuração deverá tomar a seguinte ação :          1.7.1 Escolher "Controlar marcar o parâmetro controlar lançamento por valor mínimo de recebimento em cartão "          1.7.2 Informar e informar o valor mínimo.

Vejamos qual procedimento realizar neste exemplo: Para parcelamento em três vezes o valor mínimo permitido será de R$ 40,00.
Deverá observar o campo Parcelas:
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Assegurando que esteja definido 3 e digitar o valor de R$ 40,00 no campo valor mínimo.
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  • Bloqueia Venda a vista com desconto – Impedir descontos nas vendas em cartão

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Para impedir descontos em vendas cartão, marque a opção bloqueia venda a vista com desconto.


E através do parâmetro administradora que representa a operação não definida

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a operação não definida são as vendas em cartão que ao serem consolidadas o sistema Financeiro Farma Cloud não identificará um cadastro de administradora, seja por erros cadastrais ou por ausência de cadastro.

Aviso

É obrigatório a existência de um

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cadastro de administradora tendo esta opção escolhida, para que as funcionalidades do Financeiro Farma Cloud estejam habilitadas. O nome para esta administradora sugerimos que seja "Operadora não classificada"

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E a configuração exportar número de comprovante E-Extrato

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 é utilizada para enviar o numero do comprovante para integração com extrato.

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Taxas

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Âncora_GoBack_GoBackA configuração da taxa poderá ocorrer por Grupo Econômico ou por filiais. Esta taxa representa o percentual cobrado pelas adquirentes.

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De-Para Bandeira PDV

Há duas alternativas para realizar esta configuração. São elas:

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  • Digitar neste campo o nome do "Produto TEF" definido no servidor de TEF;

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  • Deixá-lo em branco no primeiro momento e aguardar que apareça uma ocorrência no Fechamento de Caixa da loja dizendo que existe operadora não classifica e/ou acompanhar a tela "Análise e correção de vendas de cartão não identificada".

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Considerações Finais

Neste momento você já terá gravado o primeiro cadastro de Administradora de Cartão e terá chegado a conclusão que para cada parcelamento em cartão deverá haver um cadastro correspondente. Ou seja, devido aos prazos de recebimento haverá necessidade de realizar um cadastro de administradora para cada parcelamento que a rede de farmácia dispor aos clientes. Vejamos o exemplo:
Rede de Farmácia disponibiliza parcelar as compras em 4 vezes na bandeira Visa.

AçãoDescrição
Efetuar quatro cadastros de administradoras para as vendas em TEF.
  • VISA CREDITO TEF - 01 PARCELA
  • VISA CREDITO TEF - 02 PARCELA
  • VISA CREDITO TEF - 03 PARCELA
  • VISA CREDITO TEF - 04 PARCELA
Efetuar quatro cadastros de administradoras para as vendas em POS – Máquinas de cartão.
  • VISA CREDITO POS - 01 PARCELA
  • VISA CREDITO POS - 02 PARCELA
  • VISA CREDITO POS - 03 PARCELA
  • VISA CREDITO POS - 04 PARCELA
Se a rede de farmácia vende em parcelado, significa que também venderá a vista, ou seja, no débito. Para completar a configuração deverá existir mais dois cadastros com as seguintes descrições
  • VISA ELETRON POS
  • VISA ELETRON TEF

2. Impactos

Nas Vendas no PDV, Auditoria de Caixa e Contas a Receber.

3. Processos relacionados

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