Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

A integração AutoSystem x BR Mania, proporcionará proporciona a utilização do cadastro padrão, pontuação Premmia, envio de vendas, gestão e controle de posições livres para produtos e portal de monitoria Linx.


Aviso

Política de Segurança da Informação:

A empresa, tendo políticas de segurança em firewall, precisa permitir os seguintes domínios para o funcionamento adequado da transmissão de vendas realizadas:
URL 1: https://br-api.azure-api.net
URL 2: https://bramefunction.azurewebsites.net
URL 3: https://brpremmiafunction.azurewebsites.net
URL 4: http://cpbr.sellercorp.com.br


Cadastro Padrão

A baixa do cadastro é feita via executável distribuidora.exe, o qual baixa na matriz Matriz e replica via sincronia para as filiais Filiais que são BR. Caso seja um único posto, o cadastro será baixado e vinculado na base local. O sistema validará ao menos uma vez por dia se há atualizações de cadastros junto ao serviço integrado para a gestão de produtos, via serviço distribuidora. Neste mesmo processo, todos os produtos ou kits de produtos que forem encontrados no cadastro padrão serão automaticamente vinculados.

O mesmo irá acontecer para produtos que são posição livre. Caso eles sejam cadastrados pela BR o serviço automaticamente vincula vinculará ele ao cadastro padrão e desocupa uma posição livre.


Image RemovedImage Added


3 Vínculo Manual de Produto

O vínculo de produtos AutoSystem aos produtos BR Mania podem ser feitos por meio do código de barras. Todos os produtos a serem vendidos no caixa, exceto combustíveis e produtos livres, devem ter o código de barras. Para realizar o vínculo, acessar no o módulo Gerencial, menu Cadastros > Produtos > guia Distribuidora.


Image RemovedImage Added


Ao digitar o código de barras correspondente a à um produto BR Mania, este será automaticamente localizado pelo sistema, preenchendo todos os campos necessários, conforme exemplo abaixo:


Image RemovedImage Added


Para concluir, clicar em Salvar.


Aviso
titleImportante

Cabe ressaltar que no No momento da venda serão apresentados para a seleção , somente os produtos que possuírem vínculos BR ou que forem produtos livres.

...

As lojas de conveniência possuem por padrão 50 posições livres de produtos a serem cadastrados e vendidos pelo estabelecimento. A quantidade de posições livres disponíveis é estabelecida pela BR Mania (franqueadora). O cadastro do produto é efetuado normalmente no módulo Gerencial, menu Cadastros > Produtos, porém é necessário acessar a guia Distribuidora e marcar a opção Posição livre, conforme exemplo abaixo:


Image RemovedImage Added


Será apresentada uma mensagem indicando a quantidade de posições livres, a quantidade utilizada e o saldo disponível pra cadastro, conforme imagem abaixo:


Image RemovedImage Added


Aviso
titleImportante

Cabe ressaltar que a A opção Posição Livre ficará disponível para que seja habilitada e desabilitada a qualquer momento. A cada alteração será apresentada a mesma tela com a quantidade de posições livres, a quantidade utilizada e o saldo disponível, mencionada anteriormente.
Vale lembrar que o cadastro de produto livre é efetuado pelas filiais. Não Filiais, não estando disponível para matriz Matriz administrativa.


5 Serviços

Os serviços cadastrados no sistema não necessitam ser vinculados à a BR e nem ocupar posições livres, já que terão a mesma tratativa de combustíveis.

...

O cadastro de Kit de produtos é realizado no menu Cadastros > Kit de Produtos, a qual onde será apresentada a seguinte tela:


Image RemovedImage Added

Assim como no cadastro de produtos, ao informar um código de barras de um Kit BR Mania, os dados serão automaticamente carregados na tela.

Image Removed


Vale lembrar que os Image Added


Os produtos que compõem o Kit devem estar previamente cadastrados no sistema. Caso ainda não estejam, devem ser providenciados os cadastrados destes, acessando o menu Cadastros > Produtos.

...

Aviso
titleImportante

Cabe ressaltar que os produtos que compõem o kit, além de estarem cadastrados, devem estar vinculados ou possuir posições livres, caso contrário será apresentada uma mensagem de alerta, conforme imagem abaixo.



Essa mesma mensagem será apresentada, caso o usuário tente fazer alguma alteração num kit já cadastrado no sistema, composto por produtos não vinculados ou sem posições livres.

Na matriz (multiempresas) será possível efetuar o cadastro, porém no momento da venda será exibida uma mensagem de alerta com a mesma informação e não será possível realizar a venda.

Caso o Kitnão possua vínculo com a BR, porém os produtos que o compõem seja posição livre ou esteja vinculado, será permitido efetuar o cadastro.


7 BR Premmia - Promoção 

O programa de pontos BR Premmia dispõe de promoções de produtos para resgate, as quais podem ser consultadas no menu Configurações > Módulos > BR menu Configurações > Módulos > BR Mania > BR Premmia > Promoção. Ao acessar esta funcionalidade, será apresentada a seguinte tela:


Image RemovedImage Added


Selecionar a promoção a ser consultada e clicar em Visualizar.

Image Removed

 Será exibida na tela a promoção Promoção com seus respectivos dados.


Image Added


Aviso
titleImportante

Cabe ressaltar que para Para efetuar o resgate de um produto, este deve estar previamente cadastrado no sistema, ou seja, os produtos que constam como Promoção devem ser cadastrados no menu Cadastros > Produtos para serem resgatados. É necessário que estejam vinculados.

...

Durante a venda no Caixa é possível efetuar acúmulo de pontos referente à compra. Ao iniciar a venda, após selecionar o item, será apresentada uma tela para inserir o CPF do consumidor, uma vez que o acúmulo é feito por CPF.


Image RemovedImage Added

Image RemovedImage Added


Após inserir o CPF e Confirmar, será dada continuação na venda.


Image RemovedImage Added


Image RemovedImage Added


Ao concluir a transação será apresentado um comprovante não fiscal informando o saldo de pontos do consumidor, conforme exemplo abaixo:


Image RemovedImage Added


Caso ocorra alguma falha de comunicação com a BR Premmia ao finalizar a venda e efetuar o cálculo de pontos, o sistema fará a gravação do acúmulo de pontos e o envio será feito posteriormente.


Aviso
titleImportante

Cabe ressaltar que como Como forma de segurança, o Premmia não permite que seja realizado mais de um processo de acúmulo para o mesmo cliente/estabelecimento/valor dentro de um prazo de 24h.

...

Também é possível efetuar o resgate de pontos acumulados, que podem ser trocados por produtos e/ou benefícios. Para isso, acessar o módulo Caixa e pressionar a tecla de atalho K. Será apresentada uma tela para informar o CPF do consumidorDa mesma forma que no acúmulo, caso o cliente possua Pin Pad (TEF), o CPF será digitado pelo cliente no equipamento.

Image Removed

Apos


Aviso
titleImportante
Os benefícios estarão disponíveis no AutoSystem a partir das versões 3.3.1.23 ou superior.


Image Added

Após inserir o CPF e Confirmar, será o sistema valida quais promoções estão vigentes e quais os benefícios que o cliente informado possui.


Image Added

Será apresentada uma tela com a relação de produtos da promoção para resgate e os benefícios que o cliente possui conforme o nível em que está no momento.

Image Removed

Após selecionar o produto e Confirmar, o cliente deverá digitar sua senha.

Image RemovedNesta tela é informado o nível do cliente no Premmia e o vencimento do nível para este cliente. 


Image Added

É possível selecionar uma ou mais promoções e/ou benefícios para a mesma operação de resgate. Existem alguns tipos de benefícios possíveis na operação de resgate (descritas abaixo). A coluna QTDE de cada um dos benefícios se refere a quantidade disponível para cada um dos benefícios, e quando a quantidade for Zero, uma mensagem referente à quantidade será apresentada caso se tente resgatá-los:


Image Added


Descrição dos Tipos de Benefícios

  • Tipo Informativo: somente mensagens promocionais que retornam da BR para orientação ao consumidor. Ao clicar sobre o item 2x é apresentada a mensagem promocional;

  • Tipo Queima: benefício que realiza o resgate de alguns itens em 100% do valor do item, sem custo ao cliente final;

  • Tipo Desconto: permite dar um percentual de desconto em um determinado produto.


Aviso
titleImportante
Os benefícios que são Consumo/Queima ou Desconto precisam que os itens sejam previamente cadastrados no AutoSystem para que o resgate seja realizado. Quando o item não estiver cadastrado, a mensagem abaixo será apresentada:


Image Added


Ao Confirmar o benefício ou promoção, será solicitada a senha do cliente para o programa Premmia:


Image Added


Ao Confirmar a senha, será dado prosseguimento na venda. Ao concluir será emitido o comprovante fiscal.

Para os benefícios do tipo Consumo/Queima o resgate apresentará a tela abaixo, orientando que esta operação não tem processo de cancelamento ou desfazimento da operação através do sistema:


Image Added


Após confirmação, o sistema insere os itens selecionados e finaliza a venda com a forma de pagamento Resgate Premmia.

Para benefícios do tipo Desconto o sistema aplica um no resgate do item, conforme percentual definido no benefício.


Image Added


Ao Encerrar a venda o sistema solicita a forma de pagamento e mostra que o desconto promocional será finalizado com a forma de pagamento Premmia.

No exemplo abaixo o valor do item é de R$ 15,00, o benefício é de R$ 3,75 e o valor pago pelo cliente será de R$11,25:


Image Added


Aviso
titleImportante
Em benefícios do tipo Desconto ou Consumo/Quebra somente o valor referente ao desconto na venda não deve ser cobrado do cliente, pois este valor será realizado com a forma de pagamento Resgate Premmia e se refere ao benefício concedido ao cliente. 


Ao confirmar o sistema apresenta a mensagem abaixo sobre o desfazimento ou cancelamento da operação. 


Image Added


E na sequência faz a emissão do documento fiscal. O sistema realiza a pontuação do valor realmente pago pelo cliente e imprime o comprovante da pontuação:


Image Added


9.1 Configurações

É necessário realizar o cadastro de um motivo de movimentação para o resgate de benefícios ou promoções, a partir da versão 3.3.1.23. Isso porque o sistema ao invés de aplicar um desconto na venda vai utilizar uma forma de pagamento para apresentação destes descontos.


Image Added


Image Added


Na tela dos Motivos de Movimentação, na guia Informações, deve-se associar no campo Informações adicionais o tipo BR Premmia a esta forma de pagamento. Os campos Tipo pag. NF-e/NFC-e e Tipo pagamento CF-e  também devem ser identificados conforme o caso.

Para concluir, clicar em Salvar.

Na sequência, acessar o menu Configurações > Parâmetros > Motivos de Movimentação e na chave BRPREMMIA associar o motivo criado:


Image Added


Para concluir, clicar em Salvar informações.


10 Resgate Vale Combustível

Outra opção referente ao resgate de pontos , seria é o vale combustível, onde por meio do aplicativo Petrobras Premmia o cliente faz a troca de pontos por valor. Essa troca irá gerar um saldo em valor que poderá ser utilizado para pagamento de abastecimento ou produtos. Abaixo serão descritas as configurações necessárias e uma operação utilizando o vale combustível.

...

Para criar uma nova forma de pagamento é necessário cadastrar uma conta contábil referente ao vale combustível, no plano de contas. Para isso, acessar o menu Cadastros > Plano de Contas, selecionar a estrutura Ativo > Valores a Receber e clicar em Novo, conforme abaixo:

Image Removed


Image RemovedImage Added


Na tela apresentada, alguns campos deverão ser preenchidos, conforme mostra o exemplo abaixo:


Image RemovedImage Added


Informar o Nome da conta a ser cadastrada, no campo Tipo marcar a opção Conta a receber e na guia aba Opções marcar a opção Aceitar lançamentos. Para finalizar clicar em Confirmar


Cadastro de Motivo de Movimentação

Para criar um novo motivo de movimentação, que será a forma de pagamento utilizada no Caixa, acessar o menu Cadastros > Motivos de Movimentação. Na tela apresentada, alguns campos deverão ser preenchidos, como mostra o exemplo abaixo:


Image RemovedImage Added

Inserir o Nome da forma de pagamento, no campo Conta a debitar informar a conta cadastrada no plano de contas (no exemplo apresentado a conta é a 1.3.14 25 - Vale Combustivel Combustível BR Premmia), no campo Conta a Creditarcreditar informar a conta de ponto de venda, nos campos referentes ao Tipo movto selecionar a opção Forma de Pagamento e marcar a opção Forma pagamento.

Acessar a guia guia Informações e preencher algumas informações, conforme mostra o exemplo abaixo:


Image RemovedImage Added

Na subguia subaba Informação, no campo Informações adicionais selecionar a opção BR Premmia - Vale Combustível. Caso essa esta opção não seja selecionada, não será possível utilizar o resgate como forma de pagamento.

A opção Vale Combustível também deve ser selecionada nos campos Tipo pag. NF-e / NFC-e ou Tipo pagamento CF-e, conforme o documento fiscal utilizado no estabelecimento. 

Em ambientes PAF-ECF, acessar a guia aba ECF / TEF e incluir no campo Forma Pgto ECF a forma de pagamento registrada na ECF.:


Image RemovedImage Added

Para concluir clicar em Salvar.


Venda com Vale Combustível

Iniciar a venda utilizando a tecla de atalho F5 e informar o CPF do consumidor para pontuação.


Image RemovedImage Added


Será apresentada a tela para informar a forma de pagamento e identificação do cliente.


Image RemovedImage Added


No campo Forma de Pgto deve ser informado o motivo de movimentação criado anteriormente (no exemplo foi demonstrado o Vale Combustivel Combustível - BR Premmia). Em seguida Confirmar e dar continuidade ao processo de venda, com a seleção do abastecimento e produtos desejados.


Image RemovedImage Added


Ao finalizar a venda utilizando a tecla de atalho F5, o consumidor deverá digitar sua senha.:


Image Removed Image Added


Ao Confirmar, o pagamento será processado e após confirmado será emitido um comprovante não fiscal com o acúmulo e o saldo de pontos.:


Image Modified

Image Modified


Image RemovedImage Added

11 Consultas

No módulo BR Mania foram disponibilizadas consultas de produtos e unidades de medida.

A consulta de produtos BR Mania, pode ser feita no menu Configurações > Módulos > BR Mania > Consultas > Produtos. Será apresentada a seguinte tela:


Image RemovedImage Added

Ao clicar em Procurar, será exibida uma lista com os produtos da BR Mania. Selecionar o produto e clicar em Confirmar.


Image RemovedImage Added


A consulta será apresentada na tela .de Produtos:


Image RemovedImage Added


consulta de unidades de medida, pode ser feita no menu Configurações > Módulos > BR Mania > Consultas > Unidades de Medida. Será apresentada a seguinte tela:


Image RemovedImage Added


Serão exibidas as unidades de medidas e as respectivas siglas. Para concluir a consulta clicar em Confirmar.


12 Relatórios

Foram disponibilizados no menu Configurações > Módulos > BR Mania > Relatórioalguns relatórios para consultas e conferências de produtos Produtos livres e não vinculados, venda Venda realizada e vendas BRVendas BR e Setor de produtos em lote.


Produtos Livres e Não Vinculados

Ao acessar o relatório de Produtos Livres Não Vinculados será apresentada a seguinte tela:


Image RemovedImage Added

Em caso de multiempresa, será exibido o campo Empresa, o qual possui preenchimento obrigatório. Após a seleção dos filtros clicar em Visualizar.


Image Modified

Serão apresentados todos os produtos livres e não vinculados, assim como as descrições e número de posição.

...

Ao acessar o relatório de Venda Realizada será apresentada a seguinte tela:


Image RemovedImage Added

Após a seleção dos filtros clicar em Visualizar. O sistema irá exibir uma mensagem para atualização do estoque.


Image RemovedImage Added


Ao clicar me no botão Sim, o estoque será atualizado e o relatório emitido.:


Image RemovedImage Added


Serão apresentadas as quantidades de produtos vendidos, total de vendas brutas, descontos, acréscimos, total de venda líquida, total e percentual de margem de contribuição, percentual de participação total de vendas, percentual de participação de margem de contribuição e ticket médio.

...

Ao acessar o relatório de Vendas BR será apresentada a seguinte tela:


Image RemovedImage Added


Após a seleção dos filtros clicar em Visualizar.


Image RemovedImage Added


Além das informações apresentadas no relatório de Venda Realizada, este relatório também apresentará as quantidades de cupons fiscais, NFC-e, CF-e e NF-e vendidas.