Versões comparadas

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  1. Pré-requisitos de instalação Windows 

Hardware e Sistema Operacional conforme descrito abaixo: 

  • Sistema Operacional Windows 7 SPK1 ou superior 32/64 bits; 

  • Privilégios de administrador no sistema operacional; 

  • Processador Core 2 Duo ou Superior; 

  • Memória RAM 4GB ou superior; 

  • Espaço em disco de 80GB livre ou superior; 

  • Uma/Duas Portas USB disponível na máquina caso venha a utilizar o equipamento SAT/MFE (SP/CE), a quantidade de portas USB necessárias irá variar de acordo com o modelo do equipamento SAT/MFE adquirido; 

  • Verificar Tabela de SAT e MFE homologados; 

  • Utilizar um Client 2.0 para cada PDV (Ponto de Venda)Caso necessário Client centralizado configurar para banco de dados Sql Express; 

Obs.: Caso o equipamento SAT ou MFE utilizado não está na relação dos homologados, entrem em contato com a nossa central de suporte para que possamos realizar a homologação e liberação. 

  1. Instalando o Client 2.0 no Windows 

Ao realizar o download da versão do Client 2.0, será necessário realizar a sua execução para que seja instalado corretamente.

Ao executar abrirá a tela de boas-vindas da instalação, nesta tela basta clicar em Avançar. 

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Na imagem acima é apresentado o local onde o Client 2.0 será instalado. Este diretório pode ser alterado conforme a sua regra. 

Após Avançar a configuração de diretório, abrirá a tela para confirmar a instalação, sendo necessário apenas clicar em Avançar. 

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Na imagem acima está apresentando progresso da instalação, assim que a mesma for concluída irá apresentar a imagem abaixo, clicando em Fechar, a instalação está concluída.

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Após finalizar a instalação, será necessário realizar a sua configuração, que é apresentada.

Painel
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titleApresentação do Client

Client 2.0 possui vários versionamentos para ser instalado, desta forma gerando opções para facilitar a integração entre o ERP e o Client. Abaixo vamos apresentar a instalação do Client 2.0 em duas versões. 

 

Painel
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titlePré-requisitos de instalação
Expandir
titleWindows 7 SP1 e Windows 10 Pro

Requisito 

Arquitetura 

Versão 

URL 

.NET Core Runtime 

x86 

3.1.0 ou superior 

https://dotnet.microsoft.com/download/dotnet/3.1  

ASP.NET Core Runtime 

x86 

3.1.0 ou superior 

https://dotnet.microsoft.com/download/dotnet/3.1 

Security Update 

Necessário somente Windows 7 

x86/x64 

KB3063858 

x64 - https://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=47442  

x86 - https://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=47409  

Expandir
titleWindows
Expandir
titleLINUX

Client 2.0 foi desenvolvido para suportar mais de uma versão do Linux, desta forma atendendo mais versões possíveis. Abaixo será apresentado as versões de cada um, e seus pré-requisitos de instalação. 

 Pré-requisitos instalação LINUX 

Hardware e Sistema Operacional conforme descrito abaixo: 

  • Sistemas Operacionais Ubuntu 16.04 64 bits ou superior, CentOS 7.7 64 bits ou superior; 

  • Privilégios de administrador no sistema operacional; 

  • Processador Core 2 Duo ou Superior; 

  • Memória RAM 4GB ou superior; 

  • Espaço em disco de 80GB livre ou superior; 

  • Uma/Duas Portas USB disponível na máquina caso venha a utilizar o equipamento SAT/MFE (SP/CE), a quantidade de portas USB necessárias irá variar de acordo com o modelo do equipamento SAT/MFE adquirido; 

  • Verificar Tabela de SAT e MFE homologados; 

  • Utilizar um Client 2.0 para cada PDV (Ponto de Venda); 

Obs.: Caso o equipamento SAT ou MFEe utilizado não está na relação dos homologados, entrem em contato com a nossa central de suporte para que possamos realizar a homologação e liberação. 

Instalando o Client 2.0 no Linux 

Conforme mencionado no item acima, existem duas versões de Linux que o Client 2.0 é compatível. Neste caso o procedimento de instalação é um pouco diferente de uma versão para outra. Nos itens abaixo vamos descrever o procedimento de cada versão. 

 

RASPBERRY Pi 4 

Abaixo será listado todos os pré-requisitos de instalação do Client 2.0 na plataforma Raspberry Pi 4. 

Pré-requisito de instalação Raspberry Pi 4 

Hardware e Sistema Operacional conforme descrito abaixo: 

  • Raspberry Pi 4 + SD de 32GB; 

  • Sistema Operacional Ubuntu 20.04.2 ARM ou superior (32 ou 64 bits); 

  • Privilégios de administrador no sistema operacional; 

  • Programa docker.io instalado; 

  • Uma/Duas Portas USB disponível na máquina caso venha a utilizar o equipamento SAT/MFE (SP/CE), a quantidade de portas USB necessárias irá variar de acordo com o modelo do equipamento SAT/MFE adquirido; 

  • Verificar Tabela de SAT e MFE homologados; 

  • Utilizar um Client 2.0 para cada PDV (Ponto de Venda); 

Obs.: Caso o equipamento SAT ou MFE utilizado não está na relação dos homologados, entrem em contato com a nossa central de suporte para que possamos realizar a homologação e liberação. 

Instalando o DOCKER.IO 

Ver com a Dani como faz a instalação do mesmo. 

Instalando o Client 2.0 no Raspberry Pi 4 

Abaixo será apresentado como realizar a instalação no Raspberry. De primeiro momento deve-se certificar que está instalada a versão do Linux Ubuntu 20.04.2, em seguida acesse o terminal e execute o comando abaixo para realizar o Login no Azure Container Registry (ACR) 

docker login acrfflowclient.azurecr.io -u <usuário> -p <senha> 

Após realizar o login no ACRpode-se realizar a execução do container, conforme o comando abaixo: 

docker run -it -d -p 8089:8089 -v/bin/mideclient/log:/bin/mideclient/log-v/bin/mideclient/DataBase:/bin/mideclient/DataBase--restart=always --name=client acrfflowclient.azurecr.io/<tag> 

Comando acima para versão Linux arm64, já o comando abaixo é para Linux arm32. 

docker run --privileged=true-it -d -p 8089:8089 --device=/dev/ttyACM0:/dev/ttyACM0-v/bin/mideclient/log:/bin/mideclient/log-v/bin/mideclient/DataBase:/bin/mideclient/DataBase--restart=always --name=client acrfflowclient.azurecr.io/<tag> 

Caso o Client 2.0 for instalado e nele será emitido SAT, será necessário conectar o equipamento SAT antes de executar os comandos acima. Caso conectar após, será necessário realizar reinicialização do container utilizando o comando abaixo: 

docker restart <container_name> 

Expandir
titleConfiguração do Client 2.0

Após a instalação do Client 2.0, será criado um acesso web local no PDV para realizar a configuração. Para isso deve-se acessar o link http://localhost:8089, abrirá uma tela na qual será necessário configurar o CNPJ emissor dos documentos, basta preencher o CNPJ e clicar em Configurar. 

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Ao vincular o principal CNPJ emissor, será direcionado para a próxima tela de configuração, nesta tela será configurado o usuário e senha de comunicação, ambiente assim como o Proxy quando utilizado. A imagem abaixo demonstra as opções. 

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A imagem acima apresenta a tela de configurações do Client 2.0. Conforme pode ser visto, a primeira aba refere-se as informações de Acessona qual será realizado as configurações de usuário, ambiente e proxy quando necessário. Vejam abaixo o que deve ser informado em cada campo: 

  • CNPJ: esta informação vem preenchida conforme a primeira tela; 

  • Usuário: usuário do Client 2.0, segue-se um padrão que é o CNPJ.clientessa informação é repassada por e-mail. Exemplo de usuário: 99999999000199.client; 

  • Senha: informa a senha do usuário; 

  • Protocolo: informar o protocolo de conexão com a URL conforme o ambiente que será utilizado; 

  • URL Comunicação MIDeinformar a URL de conexão com o MIDe para realização da emissão, será enviado por e-mail quais são as URL do ambiente de Homologação e Produção; 

  • Ativar Proxy: se a rede interna do emissor possuir Proxy, deve-se marcar como SIM e informar os dados abaixo: 

  • Servidor: informar os dados do servidor proxy, se for IP ou URL; 

  • Porta: informar a porta de comunicação; 

  • Domínio: informar o domínio; 

  • Usuário: informar o usuário de autenticação; 

  • Senha: informar a senha do usuário. 

Obs.: as informações de Domínio, Usuário e Senha não são obrigatórias. 

A próxima aba do Client 2.0 é a Históricoesta aba não necessita nenhuma configuração, ela apresenta o histórico de comunicação do emissor, caso seja verificado algum alto volume de emissão em contingência no PDV, é possível através desta aba verificar como está a comunicação do Client 2.0 com FiscalFlow. 

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A próxima aba a ser configurada é a Configurações, nesta aba será configurado o modelo de documento que será emitido, se vai ser NFC-e, CF-e SAT ou MFE. Na imagem abaixo será apresentado a tela de configuração: 

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Conforme podemos ver, o parâmetro Tipo de Emissão irá definir os parâmetros de configuração, se escolher NFC-e, terá poucos parâmetros para escolha, por sua vez, se a escolha for CF-e SAT, o processo de configuração se torna uma pouco diferente que veremos logo abaixo. 

  • Tipo Emissão: NFC-e ou CF-e; 

  • Utiliza Integrador: configuração para realizar a emissão de NFC-e utilizando o Integrador, esta configuração é específica para emissão no estado do Ceará: 

  • Sim: para conexão com o integrador; 

  • Não: conexão através de DLL (recomendado). 

  • Caminha Backup: informar o caminho que será realizado o backup do banco do Client 2.0; 

  • Intervalo (min): informar o intervalo em minutos que será executado o backup; 

  • Tamanho Pacote Json (bytes): informar o tamanho máximo de cada arquivo de backup; 

  • Caminho XML: caminho para salvar o XML localmente; 

  • Caminho DANFE: caminho para salvar o DANFE localmente. 

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Ao selecionar a opção CF-enovas configurações são abertas e mantendo configurações já mencionadas na configuração de NFC-e. Seguem as novas configurações: 

  • Fabricante: selecionar o Fabricando do SAT. Obs.: verificar a tabela de SAT homologados no item 6 deste manual; 

  • Modelo: selecionar o modelo do SAT conforme o Fabricante selecionado. Obs.: verificar a tabela de SAT homologados no item 6 deste manual; 

  • Utiliza Integrador: configuração para realizar a emissão de NFC-e utilizando o Integrador, esta configuração é específica para emissão no estado do Ceará: 

  • Sim: para conexão com o integrador; 

  • Não: conexão através de DLL (recomendado). 

  • Entrada de Comunicação com o Integrador: caminho onde será salvo o XML de envio da NFC-e utilizando o Integrador; 

  • Saída de Comunicação com o Integrador: caminho onde será salvo o XML de retorno do envio da NFC-e utilizando o Integrador; 

  • Utiliza Resposta Fiscal: 

  • Sim 

  • Não:  

  • TimeOut SAT (seg): definir o tempo em segundos que o Client 2.0 irá aguardar o retorno do SAT. Se manter 0 o Client vai aguardar o SAT responder. 

  • Máximo Trans. na Fila:  

  • Código Ativação SAT: informar o código de ativação do equipamento SAT. Esta ativação deve ser realizada pelo emissor utilizando o software de ativação do fabricando do SAT. Lembrando sempre de verificar a tabela de SAT’s homologado no item 5. 

  • Configurações de SAT’s disponíveis: 

  • ID: identificação de registro; 

  • URL de Comunicação:  

  • Número de Série: 

  • Estabilização: 

  • Prioridade: 

  • Remover: opção para remover as configurações correspondente a linha selecionada. 

Como estamos apresentando as configurações do SAT, ao realizar a ativação do SAT é habilitado a aba Funções SAT, na tela abaixo é possível identificar as funções que esta tela apresenta e qual a funcionalidade de cada uma das opções, lembrando que esta funcionalidade é para os equipamentos SAT e MFE. 

  • Consular: realiza um teste de comunicação com o equipamento SAT ou MFE; 

  • Teste fim-a-fim: este processo realiza a emissão de um documento no ambiente de homologação da SEFAZ; 

  • Consultar status: este procedimento retorna informações importantes do equipamento como IPsúltimos documentos emitidos, status do equipamento entre outros; 

  • Gerar assinatura: esta opção é utilizada quando o emissor ainda não possui a assinatura SAT, o recomendado é realizar o procedimento via Portal FiscalFlow; 

  • Associar Assinatura: procedimento que realiza a vinculação do aparelho a assinatura cadastrada no Portal FiscalFlow; 

  • Atualizar SB: realiza o procedimento de atualização do software básico do equipamento; 

  • Extrair LOG: irá retornar o LOG do equipamento SAT/MFE. 

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Além das Funções SAT, ao configurar o Tipo de Emissão como CF-e SAT, também é habilitado a aba Guarda CFe SAT, nesta tela vai listar documentos que estão pendentes de sincronização com o FiscalFlow. 

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Na aba Configurações quando é selecionado NFC-e no Tipo Emissão, será habilitado a aba de ContingênciaNesta aba será apresentado os dados de operação do Client 2.0, se está online ou offline, e o status da comunicação entre o Client 2.0 e o FiscalFlow. Na imagem abaixo é apresentado a tela. 

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Além disso, abaixo do status de operação e comunicação, é apresentado um grid com as informações das notas que foram emitidas em contingência e ainda não foram sincronizadas. Nesta opção é possível realizar filtros de pesquisa por CNPJ, Nota e Série. Ao clicar na lupa irá trazer o documento conforme os filtros e se ele realmente existe. Após o documento ser transmitido, ele não será mais listado nesta tela. 

Caso haver necessidade de um PDV emitir de forma offline por um períodobasta acessar esta tela e na opção Ativar modo offline e marcar como Sim. A partir deste momento Client para de se comunicar com o FiscalFlow e as notas são emitidas em contingência offline e ficam represadas. Para que o PDV volte a emitir a NFC-e de forma online e as notas emitidas em contingência offline são sincronizadas, torna-se necessário alterar a configuração “Ativar modo offline” para “Não”. 

A última aba informa os dados de Versão do ClientNa imagem abaixo podemos verificar a informação da versão. 

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O Client 2.0 está disponível para facilitar a emissão dos seus clientes em ambiente Windows, Linux e Raspberry Pi 4. vamos apresentar como realizar a instalação nesse ambientes.

 


Painel
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titlePré-requisito de acesso


URL e portas Client 2.0. 

  • TCP: 80 – Comunicação Fiscal Flow Client x Fiscal Flow Central 

  • TCP: 443 – Comunicação SAT Sefaz e Fiscal Flow Client x Fiscal Flow Central 

  • UDP: 123 – Sincronismo horário SAT. 








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titleÍndice


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