Linx Mobile > Pesquisa > Pesquisa de Produto > Showrooming
Expandir | ||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||||
|
O que é
O showrooming é uma ação em que os compradores experimentam produtos na loja física e depois fazem a compra na loja virtual por um melhor preço.
Esse fenômeno tem acontecido cada vez mais porque as lojas virtuais muitas vezes oferecem condições e preços mais atrativos do que as lojas físicas, pois lojas virtuais não têm muitos custos de operação como a física, permitindo ao lojista oferecer ações mais atrativas no e-commerce, por exemplo, frete grátis e até mesmo preços menores.
Isso implica diretamente na forma de contato e interação entre os consumidores e a marca, pois além da relação direta entre lojas físicas e e-commerce, os consumidores também mantêm contato por outros meios, como os dispositivos móveis, por exemplo.
O showrooming do Linx Mobile está integrado ao OMS (Order Management System), que em tradução livre significa “Sistema de Gestão de Pedidos” e desempenha um papel fundamental para os varejistas como um meio confiável de gerenciar todos os aspectos e assegurar ao processo de pontualidade, eficiência e uma execução sem intercorrências.
O Linx OMS é o responsável pela comunicação dos pedidos entre os sistemas que estão integrados na plataforma: Linx UX, Linx OmniPOS e Linx Mobile. Ele irá gerenciar todos os pedidos, depois informar os dados de estoque disponíveis e fazer a reserva de mercadorias, viabilizando a criação dos pedidos nos diversos canais e pontos de venda.
Macrofluxo
Gliffy Diagram | ||||
---|---|---|---|---|
|
Como Funciona
Ao efetuar uma pesquisa na grade de produtos, serão exibidos os dados do item pesquisado, como cor, tamanho etc. Na parte inferior da tela, será apresentado o botão Pesquisar Estoque Virtual. Este botão tem por finalidade consultar no estoque da loja se o produto em questão está disponível para Showrooming.
Tipos de Showrooming que podem ser utilizados em uma venda
- Método Pickup in Store (Retirar em loja): a retirada do produto é feita na própria loja onde foi efetuada a compra em em outra loja da rede que seja da escolha do cliente e pode ou não haver cobrança de frete.
- Ship from (Método Entrega): o produto será enviado ao endereço desejado e será cobrado frete. Os métodos de entrega disponíveis são: entrega rápida, entrega expressa e entrega econômica.
- Ship to (Retirada futura em loja): quando a compra é efetuada na loja, mas o produto não está disponível no estoque e é solicitado de qualquer outra loja da rede. O cliente retira o produto no local onde a compra foi efetuada, porém paga o frete dessa movimentação realizada entre uma loja e outra.
Outras nomenclaturas que fazem parte dos tipos de showrooming
- Entrega futura: quando a compra é efetuada na loja, mas a entrega é realizada posteriormente, tanto na loja, quanto no endereço do cliente via Correios ou via transportadora.
- Pedido mesclado: quando é realizada uma compra normal e uma compra com showrooming.
- Preço e-Commerce: o Linx Mobile efetuará vendas com pedidos Showrooming. Essas operações são referentes ao Linx OMS, que são efetuadas quando o pedido é feito no e-Commerce (com ou sem pagamento) e entregue em uma das lojas.
- Preço Loja: é o valor cadastrado no banco de dados da loja. Entretanto, na venda, se o preço do e-Commerce estiver diferente do preço da loja, ao pressionar a opção Pesquisar, será considerado o valor do e-Commerce, já que por prática, consideram-se os valores do e-Commerce mais atualizados.
- Sacola Identificada: é composta por um grupo de entrega (CEP destino) e a cada novo item incluído, essa sacola será associada à ele. Também é possível abrir diversas sacolas em uma venda.
Exemplo de uma venda contendo 3 destinos de entrega:
Configuração de Modalidades disponíveis no Showrooming
No showrooming estão disponíveis as modalidades de entrega Shipto, Pickup e Shipment. Para lojas que desejam ter apenas um ou dois tipos de entrega, é necessário realizar a criação do parâmetro OMS_SHW_MODALIDADES na tela 014005 - Parâmetros do Linx ERP. Caso este parâmetro não seja criado, o Linx Mobile considerará todos os tipos de entrega na aplicação.
Para que o parâmetro funcione corretamente, é necessário indicar os seguintes valores, de acordo com a modalidade de entrega escolhida:
- shipto
- pickup
- shipment
Aviso | ||
---|---|---|
| ||
|
Exemplo 1
Parâmetro | Valores |
---|---|
OMS_SHW_MODALIDADES | shipto;pickup; |
Exemplo 2
Parâmetro | Valor |
---|---|
OMS_SHW_MODALIDADES | shipment; |
Nota | ||
---|---|---|
| ||
Na versão 3.40 do Mobile foi implementado o parâmetro OMS_SHW_VALIDA_EAN, com o objetivo de comparar o EAN cadastrado no OMS com o código de barras do produto na loja (quando habilitado na tela 014005 - Parâmetros do Linx ERP). Caso não tenha EAN no OMS, ou o EAN esteja diferente do código de barras, não será possível incluir o item no pedido do Showrooming. E, para ambientes que utilizam Showrooming, serão bloqueadas os itens das vendas. Para que seja possível realizar a validação do GTIN é necessário que a API ProductCatalog esteja configurada para que retorne a propriedade EAN, para que seja possível realizar a validação do Linx Mobile. |
Passo a passo para utilização do showrooming em uma venda
1. Acesse a tela Produtos e bipe ou digite o código de barras da mercadoria ou pesquise os produtos por código, descrição e/ou código de barras.
2. Na tela de vendas, toque em Pesquisar Estoque Virtual para que a aplicação verifique se a mercadoria está disponível para Showrooming. Caso o produto possua estoque >0, a opção Pesquisar Estoque Virtual será habilitada. Se o cliente não tiver sido vinculado anteriormente, será exibido um popuppop-up, informando que será necessário vincular um cliente para prosseguir.
Nota | ||
---|---|---|
| ||
Produtos com estoque =0 desabilitam o campo "Pesquisar estoque disponível" impedindo prosseguir com a entrega. |
3. Pressione Sim, vincule o cliente e, na sequência, pressione Pesquisar.
4. Pressione a opção Pesquisa Estoque Virtual novamente e será exibida a tela com os endereços disponíveis para entrega.
Nota | ||
---|---|---|
| ||
Observe que nesta tela é exibido o campo Quantidade. Para o showrooming, não é possível adicionar o mesmo item para o mesmo endereço mais de uma vez pelo método tradicional de uma venda. Para adicionar o mesmo item, toque em + para adicionar o mesmo item ao carrinho. |
5. Na sequência será exibida a tela Estoque Virtual, onde serão apresentados os dados do produto e o endereço para entrega ou retirada. Nessa tela, caso o produto esteja disponível para entrega no endereço do cliente, serão exibidas as opções de entrega, que podem variar de acordo com o CEP do cliente. Veja um exemplo:
- Entrega Normal - 7 dias
- Entrega Expressa - 3 dias
- Entrega Super Expressa - 2 dias
Selecione o tipo de entrega.
Nota | ||
---|---|---|
| ||
Caso não tenha sido exibida opções para entrega na tela Estoque Virtual, pressione a opção Nova Cotação para realizar uma outra cotação do produto. |
6. Depois, pressione em Adicionar ao carrinho para que a mercadoria seja adicionada à tela de pagamento.
Nota | ||
---|---|---|
| ||
Caso seja efetuada uma segunda venda do mesmo produto, com as mesmas especificações da venda anterior com showrooming e para o mesmo cliente associado ao carrinho, não será possível selecionar o mesmo endereço já selecionado anteriormente. Sendo assim, será necessário selecionar um novo endereço para entrega ou retirada do produto. |
7. Toque no Carrinho e prossiga com o pagamento do produto.
Observe que será exibido o item showrooming e, ao tocar nesta opção, será exibido o número do pedido e o valor do frete. Observe que na tela de pagamento, em Detalhes do pedido, será discriminado o valor do frete.
Nota | ||
---|---|---|
| ||
Ocorre, porém, que os itens do Showrooming não podem ser retirados/excluídos do carrinho. Com esse impeditivo o operador terá que excluir o pedido clicando no ícone e efetuar um novo pedido com os itens corretos.
|
Veja a seguir um vídeo-exemplo do processo descrito acima:
Multimedia | ||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
|