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O erro "HASSINA" ocorre quando a estação de trabalho ou servidor tenta efetuar os envios dos eventos do E-Social para o painel de comunicação do módulo de Processos Legais, neste momento os eventos gerados passam pela assinatura com o certificado. Quando há alguma inconsistência ou divergência com o certificado digital o erro é apresentado.

Verificações necessários que sua Equipe que deve-se fazer:

1- Verifique se seu certificado não está vencido. No módulo de processos legais, acesse a aba de "Cadastros > Parâmetros > Parâmetros de Filial > Certificado Digital".

Verifique a data de Validade do certificado, caso esteja vencido, atualize o certificado na estação e no servidor. ( Verifique no Linx-Share em "Tecnologia" o passo a passo para atualização do certificado digital).

Se o certificado instalado na estação não é o mais atual, exclua o certificado vinculado no módulo e vincule o mais recente. Não deixar certificados vencidos instalados nas máquinas dos usuários ou no servidor.

2 - Veja qual o retorno do WebServiceH do "Envia Lotes", clique em "Invoke" e verifique qual a mensagem apresentada.

Normalmente quando não há problemas no certificado o retorno vem vazio, mas caso existir problemas com o registro do certificado, irá aparecer uma mensagem de que " Não foi possível criar uma conexão segura".

Exemplo da imagem acima: Envia lotes sem problemas – certificado OK.

Quando o método da mensageria "Envia Lotes" emite a mensagem de que "Não foi possível criar uma conexão segura", é necessário registrar o certificado novamente.
Para isso deve-se executar o "CMD" como "Administrador" e executar os comandos de registro de certificado:

cd/
cd “program Files (X86)”
Cd “Windows Resource Kits”
Cd tools > quando chegar em tools cole o comando + cn do seu certificado.

winhttpcertcfg.exe -g -c local_machine\TrustedPeople -s "CN DO SEU CERTIFICADO" -a todos

Se seu Servidor estiver em inglês:

winhttpcertcfg.exe -g -c local_machine\TrustedPeople -s "CN DO SEU CERTIFICADO" -a everyone

Veja o nome correto do CN do certificado da empresa, no seguinte caminho. C:\Windows\System32\ mmc.exe, execute-o.

Ir em:  "Arquivo - Adicionar ou remover Snap-in - Certificados -  Adicionar para Local Machine - Pessoas Confiáveis - Certificado - Selecione o certificado da empresa com um duplo clique - Aba detalhes - Campo Requerente - Opção CN".


Após localizar o campo, selecione e copie o nome CN com cuidado, para não ficar com espaçamento no início e no final do nome.
Agora que sabemos o nome CN o comando ficará dessa maneira:

winhttpcertcfg.exe -g -c local_machine\TrustedPeople -s "CR SISTEMAS LTDA:07716820000123" -a todos


3 - Verifique permissão das pastas do E-social:


Deve-se verificar se as pastas dos xmls gerados estão com permissão “Full” para "Todos", e se a pasta principal do xml está compartilhada com "Todos" em sua rede.
Para localizar essa pasta acesse o módulo "Processos Legais em: Cadastros, Parâmetros,  Parâmetros de Empresa, Parâmetro 4 e 5".

4 -  Verificar IP do parâmetro 900 cadastrado:

Esse Parâmetro fica no módulo "Processos Legais – parâmetros – parâmetros de filial".


Se o IP estiver incorreto no parâmetro, ao tentar fazer os envios dos eventos, pode dar erro "Hassina", pois não vai localizar o certificado porque o IP está incorreto. O Ip que deve conter no parâmetro é sempre o IP do servidor onde está instalado o certificado.


Nesse parâmetro deve ser colocado o caminho da aplicação do WebserviceH (Mensageria).
Exemplo: http://ipdoservidor/nomedapastadaaplicaçãodamensageria/
Exemplo preenchido com dados: http:192.168.0.8/WebserviceH/ o nome da pasta pode variar conforme a criação de nome escolhida, assim como o ip.

Para descobrir seu IP você deve abrir o seu "CMD" e digitar o comando ipconfig, o ip que deve ser colocado no parâmetro é o do IPV4.

5-  Reinstalar o certificado: 

Caso ao seguir os passos mencionados anteriormente não funcione, exclua seu certificado e faça uma nova instalação. Se tiver mais de uma empresa, ou seja mais de um certificado, faço isso para todos as empresas.

Se não Obter sucesso em nenhuma das etapas, acione o suporte.