Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

1. Introdução

      Com o intuito de sempre fornecer as ferramentas necessárias para o bom desempenho de sua farmácia, a Softpharma traz inovações para o software através do release SG3 3.0.67.0. Neste informativo serão abordadas as inovações referentes a Relatório de Conferência de Entradas e de Saídas ICMS IPI, Conciliação de Documentos Fiscais, dentre outros no qual veremos a seguir.

2. Func 148 – Livro de Entrada – Conferência ICMS

      A partir deste release foram realizados algumas alterações no que diz respeito as notas de ajuste de ICMS. Estas notas serão escrituradas com as seguintes regras:

  • Os valores de data de entrada, documentos fiscais (espécie, série, sub-série, número documento, data do documento, CPF/CNPJ do emitente e UF) e CFOP serão apresentados normalmente;
  • O Valor Contábil será apresentado como Zerado;
  • Os Valores Fiscais serão apresentados em Branco;
  • E em Observação será apresentada com o seguinte texto: “Nota fiscal de ajuste de ICMS CFOP: [CFOP da nota], valor: [Valor da nota]”.

3. Func 149 – Livro de Saída – Conferência de Saída

      Foram implementadas alterações no Relatório de Conferência de Saída ICMS IPI a fim de adicionar informações que estavam faltando no mesmo.

      Realizou a alteração da descrição do texto fixo de “Nova fiscal de ajuste de ICMS CFOP: [CFOP da nota], valor: [valor da nota]”, retirando apenas o campo CFOP ficando a partir de agora assim: “Nota fiscal de ajuste de ICMS: [VALOR DA NOTA]”. Essa medida foi aplicada pois a partir deste release a coluna CFOP será apresentada;
      Quando é apresentado o texto fixo referente a Nota de Ajuste de ICMS, logo abaixo também será exibido a mensagem de Observação quando existir;
      No caso das colunas (Espécie, Série, Sub-série, Número documento, Data do Documento, UF e CFOP), estas serão apresentadas normalmente no relatório. Já no caso do campo Valor Contábil será exibido como “Zerado” e as demais colunas do relatório será exibida em “Branco”. 

4. 207 – Relatório Conciliação Documentos Fiscais

      Foi identificado que em alguns clientes estava ocorrendo divergências de informações entre os programas Softpharma e o Escrita Fiscal SG3, onde estas estavam sendo apontadas no mês de geração do arquivo ou posterior a entrega, acarretando retificações desnecessária e retrabalhos.

      Sendo assim, para atender a solicitação foi desenvolvido um novo relatório que possibilitará uma rápida verificação das movimentações fiscais que existem no Softpharma, porém que não existem na Escrita Fiscal.

      As movimentações que serão conciliadas serão: “Notas fiscais de entradas, Notas fiscais de saídas, Cupom fiscal e Redução Z”.

      Sendo assim, haverá uma forma do usuário verificar o que não foi importado, possibilitando que seja gerado pendências novamente para estas situações.

5. Func 203 – SEF II

      Visando atender ao Fisco do estado do Pernambuco com a geração do SEF II (Sistema de Escrituração Fiscal Versão II), com a geração de arquivos específicos conforme cada necessidade fiscal, sendo utilizado pelos clientes com perfil Simples, Lucro Presumido e Lucro Real, foram feitas algumas alterações.

      Realizou-se ajustes no registro que trata sobre as movimentações de Entradas e Saída, sendo apenas da filial e do período da geração. Também foi adicionado um novo tipo de nota “29-Água” no Softpharma para atender solicitações estaduais. Quando realizado a importação dessa nota para o Escrita Fiscal SG3:

  • Será importado a nota modelo 29 para o livro de entrada;
  • Será gerado a nota no livro fiscal de entrada e apuração de ICMS;
  • Será gerado a nota no SPED EFD, SPED CONTRIBUIÇÕES, SEF II e SINTEGRA

6. Func 151 – Livro Apuração de ICMS e ICMS-ST

      Atualmente não é apresentado nos relatórios notas de entrada que sejam de complemento de ICMS. Mas, visando atender as necessidades do cliente, a partir deste release, as notas de complemento de ICMS de Entrada e Saída serão exibidas no livro de apuração de ICMS normalmente.

7. Func 127 – SPED ICMS – Bloco C

      Para atender as demandas referentes a notas complementares de entrada e saída, foram realizados algumas alterações referentes ao SPED.

      Quando identificado a situação da nota para que seja necessário o uso de notas de ajustes de ICMS, será incluído a regra para geração de nota complementar.
   Também foi incluído o “modelo 29 – Água” para atender as necessidades estaduais do cliente.

8. Func 149 – Livro de Saída

      Para atender os ajustes as notas de complemento de ICMS e complemento de IPI, quando ao livro de saída, o “Valor contábil” deverá ser calculado da seguinte forma:

  • ST(Substituição Tributária) + Valor Adicional + IPI

      E se existir valores para os campos [ICMS, ST, IPI, ISS], os mesmos devem ser exibidos.

9. Func 148 – Livro de Entrada

      Assim como no “Livro de Saída”, no livro de entrada também se fez necessário ajustar as notas de complemento de ICMS. Nesse caso, o “Valor contábil” também deverá ser calculado da seguinte forma:

  • ST(Substituição Tributária) + Valor Adicional + IPI

      Esse valor será exibido, sendo que este é obtido do valor da base de cálculo e da alíquota de ICMS.