Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.


Painel
titleColor#FFB200
titleBGColor#2C004B
titleSumário

Índice
outlinetrue


Painel
borderColor#5A2D91
titleColor#FFB900
borderStyledashed
titleIntrodução

Introdução

O SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) ou “Protocolo de transferência de correio simples” é o protocolo padrão para o envio de e-mail através da internet. No Pop serve para configurar o e-mail do estabelecimento que enviará as Faturas e Notas Fiscais geradas pelo sistema, através do e-mail para o e-mail do cliente.

O Pop é homologado com os principais provedores de serviço de e-mail do mercado são eles: Yahoo, Gmail e Outlook.

Cada provedor de serviço de e-mail tem suas especificações e configurações, mas todos tem informações padrões para que os serviços se comuniquem, são elas:

  • Servidor de SMPT: Endereço do servidor de SMTP.
  • Porta SMTP: Porta de comunicação com o servidor SMTP.
  • Autenticação Segura: Informa se o servidor de SMTP utiliza uma autenticação diferenciada.
  • Endereço de E-mail: E-mail do estabelecimento que irá enviar os e-mails para os clientes.
  • Nome de Exibição: Campo "Assunto" que irá aparecer no e-mail enviado.
  • Usuário: E-mail do estabelecimento que irá enviar os e-mails para os clientes.
  • Senha: Senha do e-mail do estabelecimento configurado.

No o Pop a configuração do serviço de envio de e-mail fica no menu [Configurações - Configurações Gerais]  na aba: E-mail.


Aviso

Para ter certeza dos dados a serem inseridos acima verifique na documentação oficial do seu provedor de serviço de e-mail.



Painel
borderColor#5A2D91
titleColor#FFB900
borderStyledashed
titleTestar a conexão com o e-mail
Testar a conexão om

Teste de envio de e-mail

Depois de preencher os campos clique no botão <Testar> o sistema processará e irá dar um retorno em tela.


Aviso

Se mostrou uma mensagem de erro na mensagem de retorno, verifique se os dados preenchidos estão corretos ou se deve ser realizado alguma configuração no seu provedor de e-mail para liberar está comunicação.

Lembrando que o tempo do envio do E-mail de Teste pode variar dependendo do seu provedor de serviço de e-mail.


Posteriormente verifique no e-mail configurado como servidor de SMTP para ver se recebeu o e-mail de teste.


Painel
borderColor#5A2D91
titleColor#FFB900
borderStyledashed
titleSegurança nos serviços de e-mail.

Segurança nos serviços de e-mail

Os serviços de e-mail estão em constante evolução para proporcionar cada vez mais segurança aos seus usuários. Uma prática comum a este tipo de serviço é ter que realizar configurações/permissões para que na plataforma de e-mail para que consiga receber dados de outros sites.

Yahoo

Se você tem um e-mail do Yahoo conforme as últimas atualizações de segurança da plataforma, para que você utilize este e-mail para reenviar e-mail, é necessário criar senhas especificas para aplicativos de terceiros.

1 - Dentro do Yahoo vá no menu: Informações de Conta.

2 - Vá na guia: Segurança da Conta, e clique no botão: <Gerenciar Contas>

3 - Abrirá uma tela onde você vai escolher a opção: "Outro App". Informe uma descrição para identificar este site e clique no botão <Gerar>, a tela processará e criará uma Senha. Está senha você irá usar no Pop para configurar o SMTP. No campo Senha da Configuração de SMTP, no menu: [Configurações - Configurações Gerais] coloque esta senha gerada em vez do senha do e-mail.

https://br.ajuda.yahoo.com/kb/account/Gerar-senhas-de-aplicativos-de-terceiros-sln15241.html



GMAIL

Se você tem um e-mail do Gmail conforme as ultimas atualizações de segurança da plataforma, para que você utilize este e-mail para reenviar e-mail, é necessário liberar o acesso de outros Apps.

1 -Dentro do Gmail, clique em <Gerenciar sua conta do Google>.

2 - Na página que abrir vá na guia: "Segurança" e Ative o campo: "Acesso a outros Apps".

https://support.google.com/accounts/answer/6010255?hl=pt-BR



Outlook

Se o estabelecimento utilizar um provedor de e-mail Outlook ou Office 365, por padrão o teste de e-mail é bloqueado. Para liberar o teste de e-mail e por consequência os e-mails enviados pelo Pop, siga os passos a baixo.

  1. No Pop acesso o menu: Configurações > Configurações Gerais > E-mail.
  2. Configure os campos corretamente e clique no botão <Testar>. O sistema irá processar e mostrar uma mensagem de falha.
  3. Agora no e-mail do cliente acesse o caminho: Minha Conta Microsoft > Segurança > Atividade de Entrada, procure o registro de SMTP recente e clique no botão <Liberar>, para o provedor passar a aceitar os e-mails recebidos por SMTP do Pop.
  4. Espere uns 10 min, depois de liberar a conexão, volte ao Pop e tente novamente o teste de envio de e-mail. Agora o sistema irá retornar a mensagem  "Configurações de e-mail ok.".

  5. No e-mail configurado verifique o e-mail