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Linx Mobile > Pesquisa > Pesquisa de Produto > Showrooming



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Índice
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O que é

O showrooming é uma ação em que os compradores experimentam produtos na loja física e depois fazem a compra na loja virtual por um melhor preço.

Esse fenômeno tem acontecido cada vez mais porque as lojas virtuais muitas vezes oferecem condições e preços mais atrativos do que as lojas físicas, pois lojas virtuais não têm muitos custos de operação como a física, permitindo ao lojista oferecer ações mais atrativas no e-commerce, por exemplo, frete grátis e até mesmo preços menores.

Isso implica diretamente na forma de contato e interação entre os consumidores e a marca, pois além da relação direta entre lojas físicas e e-commerce, os consumidores também mantêm contato por outros meios, como os dispositivos móveis, por exemplo.

O showrooming do Linx Mobile está integrado ao OMS (Order Management System), que em tradução livre significa “Sistema de Gestão de Pedidos” e desempenha um papel fundamental para os varejistas como um meio confiável de gerenciar todos os aspectos e assegurar ao processo de pontualidade, eficiência e uma execução sem intercorrências.

O Linx OMS é o responsável pela comunicação dos pedidos entre os sistemas que estão integrados na plataforma: Linx UX, Linx OmniPOS e Linx Mobile. Ele irá gerenciar todos os pedidos, depois informar os dados de estoque disponíveis e fazer a reserva de mercadorias, viabilizando a criação dos pedidos nos diversos canais e pontos de venda.

Macrofluxo

Gliffy Diagram
nameVenda com Showrooming - Linx Mobile
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Como Funciona

Ao efetuar uma pesquisa na grade de produtos, serão exibidos os dados do item pesquisado, como cor, tamanho etc. Na parte inferior da tela, será apresentado o botão Pesquisar Estoque Virtual. Este botão tem por finalidade consultar no estoque da loja se o produto em questão está disponível para Showrooming

Tipos de Showrooming que podem ser utilizados em uma venda

  • Método Pickup in Store (Retirar em loja): a retirada do produto é feita na própria loja onde foi efetuada a compra em em outra loja da rede que seja da escolha do cliente e pode ou não haver cobrança de frete.
  • Ship from (Método Entrega): o produto será enviado ao endereço desejado e será cobrado frete. Os métodos de entrega disponíveis são: entrega rápida, entrega expressa e entrega econômica.
  • Ship to (Retirada futura em loja): quando a compra é efetuada na loja, mas o produto não está disponível no estoque e é solicitado de qualquer outra loja da rede. O cliente retira o produto no local onde a compra foi efetuada, porém paga o frete dessa movimentação realizada entre uma loja e outra.

Outras nomenclaturas que fazem parte dos tipos de showrooming

  • Entrega futura: quando a compra é efetuada na loja, mas a entrega é realizada posteriormente, tanto na loja, quanto no endereço do cliente via Correios ou via transportadora.
  • Pedido mesclado: quando é realizada uma compra normal e uma compra com showrooming.
  • Preço e-Commerce: o Linx Mobile efetuará vendas com pedidos Showrooming. Essas operações são referentes ao Linx OMS, que são efetuadas quando o pedido é feito no e-Commerce (com ou sem pagamento) e entregue em uma das lojas.
  • Preço Loja: é o valor cadastrado no banco de dados da loja. Entretanto, na venda, se o preço do e-Commerce estiver diferente do preço da loja, ao pressionar a opção Pesquisar, será considerado o valor do e-Commerce, já que por prática, consideram-se os valores do e-Commerce mais atualizados.
  • Sacola Identificada: é composta por um grupo de entrega (CEP destino) e a cada novo item incluído, essa sacola será associada à ele. Também é possível abrir diversas sacolas em uma venda.

   Exemplo de uma venda contendo 3 destinos de entrega:


Venda A

Sacola X

(CEP: 11111-111)

Venda A

Sacola Y

(CEP: 22222-222)

Venda A

Sacola W

(CEP: 11111-222)

1 calça1 calça1 sapato
1 camisa1 camisa1 meia
1 meia1 tênis2 tênis


Configuração de Modalidades disponíveis no Showrooming

No showrooming estão disponíveis as modalidades de entrega Shipto, Pickup e Shipment. Para lojas que desejam ter apenas um ou dois tipos de entrega, é necessário realizar a criação do parâmetro OMS_SHW_MODALIDADES na tela 014005 - Parâmetros do Linx ERP. Caso este parâmetro não seja criado, o Linx Mobile considerará todos os tipos de entrega na aplicação.

Para que o parâmetro funcione corretamente, é necessário indicar os seguintes valores, de acordo com a modalidade de entrega escolhida:

  • shipto
  • pickup
  • shipment


Aviso
titleAtenção
  • Para habilitar o shipto é necessário inserir o valor pickup também. Um depende do outro e, portanto, se inserir um e não o outro, o método de entrega não irá funcionar.
  • Os valores devem ser separados por ";" (ponto e vírgula).
  • Certifique-se de que os valores foram inseridos conforme descrito mais acima, pois se for escrito incorretamente o método de entrega também não funcionará.

Exemplo 1

ParâmetroValores
OMS_SHW_MODALIDADESshipto;pickup;


Exemplo 2

ParâmetroValor
OMS_SHW_MODALIDADESshipment;


Nota
titleNota

Na versão 3.40 do Mobile foi implementado o parâmetro OMS_SHW_VALIDA_EAN, com o objetivo de comparar o EAN cadastrado no OMS com o código de barras do produto na loja (quando habilitado na tela 014005 - Parâmetros do Linx ERP).

Caso não tenha EAN no OMS, ou o EAN esteja diferente do código de barras, não será possível incluir o item no pedido do Showrooming. E, para ambientes que utilizam Showrooming, serão bloqueadas os itens das vendas.

Para que seja possível realizar a validação do GTIN é necessário que a API ProductCatalog esteja configurada para que retorne a propriedade EAN, para que seja possível realizar a validação do Linx Mobile.


Passo a passo para utilização do showrooming em uma venda

1. Acesse a tela Produtos e bipe ou digite o código de barras da mercadoria ou pesquise os produtos por código, descrição e/ou código de barras.

2. Caso o produto possua estoque >0, a opção Pesquisar Estoque Virtual será habilitada. Se o cliente não tiver sido vinculado anteriormente, será exibido um pop-up, informando que será necessário vincular um cliente para prosseguir.


Nota
titleNota

Produtos com estoque =0 desabilitam o campo "Pesquisar estoque disponível" impedindo prosseguir com a entrega.

3. Pressione Sim, vincule o cliente e, na sequência, pressione Pesquisar.

4. Pressione a opção Pesquisa Estoque Virtual novamente e será exibida a tela com os endereços disponíveis para entrega.

Nota
titleNota

Observe que nesta tela é exibido o campo Quantidade. Para o showrooming, não é possível adicionar o mesmo item para o mesmo endereço mais de uma vez pelo método tradicional de uma venda. Para adicionar o mesmo item, toque em para adicionar o mesmo item ao carrinho.

5. Na sequência será exibida a tela Estoque Virtual, onde serão apresentados os dados do produto e o endereço para entrega ou retirada. Nessa tela, caso o produto esteja disponível para entrega no endereço do cliente, serão exibidas as opções de entrega, que podem variar de acordo com o CEP do cliente. Veja um exemplo:


  • Entrega Normal - 7 dias
  • Entrega Expressa - 3 dias
  • Entrega Super Expressa - 2 dias


Selecione o tipo de entrega.

Nota
titleNota

Caso não tenha sido exibida opções para entrega na tela Estoque Virtual, pressione a opção Nova Cotação para realizar uma outra cotação do produto.




6. Depois, pressione em Adicionar ao carrinho para que a mercadoria seja adicionada à tela de pagamento. 

Nota
titleNota

Caso seja efetuada uma segunda venda do mesmo produto, com as mesmas especificações da venda anterior com showrooming e para o mesmo cliente associado ao carrinho, não será possível selecionar o mesmo endereço já selecionado anteriormente. Sendo assim, será necessário selecionar um novo endereço para entrega ou retirada do produto.

7. Toque no Carrinho e prossiga com o pagamento do produto.

Observe que será exibido o item showrooming e, ao tocar nesta opção, será exibido o número do pedido e o valor do frete. Observe que na tela de pagamento, em Detalhes do pedido, será discriminado o valor do frete.



Nota
titleNota
  • Os pagamentos das vendas realizadas serão rateados proporcionalmente entre itens físicos (itens retirados na própria loja) e os itens de showrooming (venda virtual).

Ocorre, porém, que os itens do Showrooming não podem ser retirados/excluídos do carrinho. Com esse impeditivo o operador terá que excluir o pedido clicando no ícone e efetuar um novo pedido com os itens corretos.

  • Para clientes que utilizam a funcionalidade Link de Pagamento, os pedidos de showrooming adicionados ao Carrinho, estarão disponíveis para pagamento com esta funcionalidade.
  • Pedidos com itens de Showrooming não estão elegíveis a utilização do CRM Bônus ou Motor de Promoção.


Veja a seguir um vídeo-exemplo do processo descrito acima:


Multimedia
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Veja também o tópico Pedidos - Showrooming.

Âncora
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