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📑 CONCEITO Para lojas que não trabalham com pré-atendimento, a operação de vendas no Linx POS é iniciada com a informação do vendedor e cliente. A informação do vendedor identifica o pagamento de comissões e a informação do cliente permite atualizar seu histórico. A apresentação do histórico do cliente na tela de venda é opcional, configurada no Linx POS Manager por meio da opção Configurações de Venda. Normalmente, as lojas a utilizam para o gerenciamento do Cadastro de Clientes, uma vez que na tela de venda é possível consultar, inserir ou alterar dados cadastrais, inserir número do cartão fidelidade, dentre outras opções. Caso não configurada a apresentação do histórico do cliente na tela de vendas, o botão Clientes apresenta uma tela para consultas, alteração e inclusão de dados e características do cliente. Nesta opção, é possível informar um limite de crédito. Desta forma, na ocasião de uma venda com cheque, caso o limite seja excedido, será apresentada uma mensagem informativa. Nestes casos, para que a venda seja feita com a forma de pagamento cheque, somente será realizada com a senha do gerente. Outras modalidades de pagamento serão permitidas. Como funciona: 1. Na tela de vendas, informe os campos:
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Cadastro de novos clientes
Quando a venda for realizada para um novo cliente, será apresentada uma tela para cadastro de seus dados. Nas vendas posteriores, de acordo com a configuração, esta tela será apresentada.
Pensando na agilidade da venda, o sistema possibilita que os dados sejam cadastrados em uma outra oportunidade, prosseguindo com a venda mesmo sem o cadastro do novo cliente.
No cadastro, são feitas consistências do número do CPF e do CEP. Os demais dados são informados pelo operador.
Procedimentos
1. Na tela de vendas, após informar o vendedor, informe o número do CPF do cliente.
Será apresentada uma tela informando que o cliente não foi encontrado, perguntando se deseja cadastrá-lo agora.
2. Clique no botão OK.
3. Preencha os dados e clique no botão Salvar e, em seguida, no botão Voltar, para retorna à tela de vendas.
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Consulta de clientes
No Linx POS 7.8SPK4 foi implementado o parâmetro DESAB_PESQ_NOME_CLI, com a finalidade de inibir a pesquisa de clientes nas telas de Cadastro de Clientes, de Vendas, Pré-venda e Orçamento, para que os usuários do Linx POS, não escolham erroneamente o cliente a pesquisa, entrando em contato com ele de forma indevida e gerando reclamações relacionadas à LGPD.
Este parâmetro será criado na instalação do Service Pack 4 e o seu gerenciamento será efetuado a partir da retaguarda, na tela Parâmetros do Linx ERP.
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⚠️ IMPORTANTE
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✔️ PASSO A PASSO
Tela Vendas: deve ser possível efetuar pesquisa pelo nome do cliente. Tela de Pré-venda / Orçamento: deve ser possível efetuar pesquisa pelo nome do cliente. Cad. Clientes: deve ser possível pesquisar pelo nome do cliente. Venda recuperada: nome do cliente deve estar habilitado.
Campo Nome não deve estar habilitado para Consulta. Deverá permitir fazer a busca pelo CPF. Venda recuperada: nome do cliente não deve estar habilitado. Vendas: não deve ser possível pesquisar pelo nome do cliente. Pré-venda / Orçamento: não deve ser possível efetuar pesquisa pelo nome do cliente. Cad. Clientes: não deve ser possível efetuar pesquisa pelo nome do cliente. Cad. Clientes: habilita o nome em alteração e inclusão. Cad. Clientes: entra em modo de edição e em seguida limpar a tela. |
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🎞️ EXEMPLOObserve como o sistema se comportará na tela de vendas, se o parâmetro DESAB_PESQ_NOME_CLI estiver como verdadeiro: *vídeo sem som |