Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Para que o sistema de retaguarda Emporio PRO faça a comunicação entre os pedidos realizados nas plataformas delivery com o PDV Emporio PRO, é necessário acessar o menu Cadastros > Estabelecimento > Máquinas e selecionar a máquina a qual fará a comunicação com o delivery e pressionar o botão Alterar.

Image RemovedImage Added


Selecione a opção Comunica com Delivery e pressione o botão Salvar localizado na lateral direita da tela.

...

Acesse o menu Cadastros > Estabelecimento > Estabelecimento e a guia Conf. Delivery para efetuar a configuração de token de acesso e regra de formação de preços. Nessa tela será possível consultar o token de acesso e as informações de Client Id e Client Secret de cada produto (Delivery App, iFood e SiteMercado).

Image Modified


Será possível também cadastrar uma Regra de formação de preço sugerido. Essa opção permite cadastrar preços diferenciados para as plataformas delivery cadastradas.

Dica

É possível criar uma regra de preço para cada plataforma inserindo um acréscimo em percentual, praticar um valor diferenciado para essas plataformas ou ainda, conceder um percentual de desconto para os produtos disponibilizados.


Image Modified

Nas opções iFood - Mercado ainda é possível inserir o Id da loja cadastrada.

...

Para que o PDV Emporio PRO identifique a forma de pagamento de pedidos realizados através das lojas virtuais, será necessário cadastrar uma forma de pagamento correspondente. Para cadastrar uma forma de pagamento SiteMercado no Emporio PRO, acesse o menu Cadastros > Financeiro > Formas de Pagamento. Selecione a opção SiteMercado e na lateral direita da tela pressione o botão Incluir para adicionar a nova forma de pagamento.

Image RemovedImage Added



3.2 Preparação dos Produtos para venda no Emporio PRO

Os produtos que serão disponibilizados para a venda nas plataformas de delivery integrados com o PDV Emporio PRO deverão estar cadastrados no Emporio PRO e poderão ser consultados através do menu Cadastros > Produtos > Delivery.

Image RemovedImage Added


O produtos serão primeiramente organizados por categoria e cada categoria conterá os produtos relacionados. Ao clicar sob uma categoria, os produtos serão apresentados detalhadamente. 

Image RemovedImage Added


3.3 Adicionar Produtos

Além da consulta dos produtos cadastrados, ainda é possível através do botão Adicionar Produtos, cadastrar novos produtos para a venda nos aplicativos delivery.

Image Modified


Ao pressionar o botão Adicionar Produtos, a seguinte tela será apresentada:

Image Modified

Esta tela apresenta os seguintes campos:

...

Ao clicar sob uma categoria, os produtos serão apresentados detalhadamente. Será possível ainda inativar ou ainda excluir os produtos cadastrados.

Image Modified

Essa tela apresenta as seguintes informações:

...

Ao clicar no botão  será apresentada a tela que exibirá além da descrição, introdução, códigos do produto e preços, uma tabela com as variações de apresentação dos produtos e os valores (tipos de preços praticados) para cada plataforma delivery cadastrada.

Image Modified


Ao lado do código de barras de cada produto também será possível inativar ou excluir a regra.

...

Antes de serem disponibilizados no SiteMercado, os produtos passam pelo processo de padronização que envolvem as informações de produto, categorias, imagens, código de barras e demais informações. Esse processo é controlado pelo site SiteMercado extranet e recebe o nome de normalização. 

Image Modified

Aviso

Esse processo é feito de forma automática pelo SiteMercado. Dessa forma, as equipes de implantação Linx, não serão responsáveis por essa rotina.

Abaixo segue um exemplo de produto que já foi recebido pelo SiteMercado extranet para normalização e está com o status de Em Aprovação.

Image Modified

Nessa tela é apresentado o item, o departamento ao qual o mesmo pertence, a categoria e subcategoria, marca, unidade de medida o texto de pesquisa que será utilizado no SiteMercado, código de barras e a URL da imagem (caso houver). Ainda será possível subir uma imagem para o site para completar o cadastro. 

...

Para realizar um pedido no SiteMercado, o cliente deverá estar logado na plataforma. Caso ainda não tenha cadastro, poderá realizar na própria ferramenta.

Image Modified


Ao realizar o cadastro e login no SiteMercado, o cliente poderá acessar as lojas e os cardápios disponibilizados. Quando for selecionada uma loja para realizar um pedido, na parte superior da tela, será apresentado o nome e o endereço da loja para retirada.

Ainda na parte superior será apresentado o campo para digitação da busca por produtos, o nome do usuário logado e o botão Carrinho que possibilita visualizar os itens adicionados à compra.

Image Modified


Logo após serão exibidas as informações de consulta de produtos e preços disponibilizada pela loja ou salvas pelo cliente.

Image Modified

Serão apresentadas as seguintes opções:

...

Os produtos nos quais foram criados alertas para notificação em caso de promoções serão identificados com a notificação acionada 

Image Modified


3.6 Realizando um pedido no SiteMercado

Após realizar o login na plataforma, será possível iniciar um pedido. Será apresentado o menu disponível pela loja/restaurante com todos os produtos elegíveis para a venda através dessa modalidade. Para iniciar a seleção de itens, é possível escolher qualquer produto apresentado na tela ou realizar a busca por um produto específico através do campo O que você procura? digitando o produto a ser adicionado ao carrinho.


Image Modified


Também é possível filtrar o cardápio com a categoria de produtos específicas, basta clicar sob a categoria e acessar os produtos referentes.

Image Modified


Para inserir um produto ao carrinho, basta ao deslizar sob o produto, clicar no botão 

Image Modified

No detalhe do produto será apresentada a foto para melhor identificação, o preço atual (e anterior se houver) o valor de desconto caso o produto participe de alguma campanha de descontos e a descrição do mesmo.

Após ser inserida a quantidade no carrinho, no produto será indicada a quantidade adicionada.

Image Modified


Da mesma forma será apresentado no carrinho na lateral direita da tela. Ali serão apresentadas as quantidades e valor total do pedido. Conforme forem sendo adicionados os produtos, o valor e quantidades serão atualizadas.

Image Modified


O botão Carrinho poderá ser acessado a qualquer momento para consulta dos itens adicionados. Caso a loja estabeleça um valor mínimo para fechamento do pedido, será indicado nessa tela e caso o cliente não tenha atingido o valor mínimo do pedido, será informado.


Image Modified


Atingido o valor mínimo para fechamento do pedido, o botão Ir para pagamento será habilitado, basta pressionar o mesmo para prosseguir com a solicitação. O cliente será direcionado para a tela onde terá que completar os dados de contato (caso não tenha feito no momento do cadastro), confirmar o endereço da loja e a forma de entrega de recebimento do pedido (entrega ou retirada), o horário para retirada do pedido (se for o caso), a forma de pagamento do pedido e por fim, fará a conferência dos produtos comprados.

Image Modified


As seguintes informações para completar o cadastro serão solicitadas:

Image Modified

  • Celular: cliente deve informar um número de celular para vinculá-lo ao pedido. Essa informação é muito importante para que o mesmo possa ser informado em caso de qualquer contratempo referente ao pedido ou para que a loja o contacte em caso de dúvidas ou ainda para confirmar informações cadastrais (caso necessário);
  • Telefone: essa informação não é obrigatória, e serve para que caso não haja resposta no número de celular indicado, esse possa ser utilizado;
  • CPF: cliente deve informar seu CPF para fins fiscais e de cadastro;
  • RG: cliente deve informar seu RG para fins fiscais e de cadastro;
  • Data de nascimento: cliente deve informar sua data de nascimento para fins de cadastro.

...

Ao avançar, o cliente será direcionado para confirmação de recebimento do pedido e deve clicar no botão Estou Ciente para prosseguir. No exemplo abaixo, o cliente solicitou a retirada da compra na loja, dessa forma será informado do endereço e distância da loja do seu endereço informado no cadastro. Caso queira mudar a forma de recebimento, basta clicar no link Quero que minha compra seja entregue para selecionar que o pedido seja entregue.

Image Modified


Caso houvesse escolhido receber a compra no endereço e quisesse alterar a forma de entrega do pedido, bastaria clicar no link Quero retirar minha compra na loja que seria apresentado nessa tela.

O próximo passo em relação à entrega do pedido será o dia e horário. O SiteMercado irá apresentar uma lista de com os dias e horários sugeridos para a entrega. O cliente deverá selecionar uma das opções para prosseguir.

Image Modified


Caso os dias e horários sugeridos não estejam de acordo com a expectativa/disponibilidade do cliente, o mesmo poderá clicar no link Outros dias e horários para abrir a lista completa do estabelecimento.

Após indicados os dados, o tipo do recebimento do pedido e o dia e hora da retirada (para esse tipo de modalidade), o cliente será direcionado para a tela de pagamento e deve selecionar entre as opções disponibilizadas e pressionar o botão Salvar Dados para prosseguir.

Image Modified


O último passo dessa seção será a conferência de itens do pedido. Em Produtos o cliente poderá conferir itens, quantidades e valores. Caso queira realizar alguma modificação no pedido, basta pressionar o botão Alterar compra.

Image Modified


Na seção ao lado, após informadas e conferidas as informações, a seguinte tela será apresentada:

Image Modified

Esta tela apresenta as seguintes informações:

...

Deverá digitar o texto do cupom e clicar no botão Aplicar para processar o desconto. Para visualizar todos os cupons de desconto disponíveis, basta clicar no link Ver disponíveis para selecionar o cupom que deseja para a venda. Os cupons serão apresentados da seguinte forma:

Image Modified


  • Subtotal da compra: apresenta o valor do pedidos sem as taxas;
  • Serviços: apresenta o valor dos serviços cobrados pelo estabelecimento;
  • Desconto no carrinho: essa opção estará disponível apenas em caso de inserção de cupom de desconto na venda e indicará o valor do desconto concedido na compra;
  • Total: apresenta os valores finais, somados os valores de serviços e subtraídos os descontos;

...

O pedido será enviado para a loja e o cliente receberá, via e-mail cadastrado, uma confirmação com as informações completas da compra.

Image Modified

3.7 SiteMercado Receptor

O sistema SiteMercado Receptor faz o gerenciamento dos pedidos realizados através da plataforma SiteMercado. Assim que o cliente confirma o pedido no SiteMercado, o receptor recebe os pedidos e notifica a loja dos novos pedidos para separação através do pop-up na tela, que indicará a quantidade de pedidos novos e sinalizará caso algum pedido não tenha sido separado no tempo esperado.

Image RemovedImage Added

Ao acessar o SiteMercado receptor, será apresentada a seguinte tela:

Image Modified


Na parte superior da tela serão apresentados os status dos pedidos:

...

Para configurar a  impressora que fará a impressão das ordens de produção dos pedidos realizados via Delivery, acesse o menu no PDV Emporio PRO Configurações > Integração Delivery.

Image Modified


Selecione a impressora entre as opções apresentadas.

Image Modified


Essa tela ainda apresentará o campo Exibir Notificação de Novos Pedidos para seleção. Ao selecionar essa opção, assim que novos pedidos chegarem ao PDV Emporio PRO para baixa, o operador receberá em tela uma notificação.

...

O PDV Emporio PRO apresentará a guia Delivery, onde o operador de caixa do estabelecimento poderá visualizar os pedidos realizados através das lojas virtuais.

Image Modified


Caso seja selecionada a opção de notificação para cada novo pedido no PDV conforme demonstrado no tópico 6.3, o seguinte aviso de novos pedidos será exibido na tela do PDV Emporio PRO.

...

Ao selecionar um pedido para a baixa, a seguinte tela será apresentada: 

Image Modified

Essa tela apresenta os seguintes campos:

...

  • Fechar: fecha a consulta do pedido realizado através de plataformas Delivery;
  • Ordem de Produção: caso houver sido configurada a impressora de ordem de produção conforme apresentado no tópico 8.2, quando o pedido chegar ao PDV Emporio PRO e o serviço de ordem de produção estiver sendo executado, será impressa a ordem de produção onde essa impressora estiver conectada (caixa, cozinha), para que o operador tome conhecimento de que há um novo pedido. Esse procedimento também poderá ser feito de forma manual ao clicar no botão Ordem Produção. 

Image Modified

  • Cancelar: exclui o pedido do PDV Emporio PRO;
  • Baixar: realiza a baixa de uma venda no PDV Emporio PRO.

...

Após selecionar o pedido a ser finalizado no PDV Emporio Pro, basta pressionar o botão Baixar localizado na lateral direita da tela para finalizar a venda. 

Image Modified

Os itens serão apresentados no PDV como uma venda em curso.  

Image Modified

Selecione a opção de pagamento SiteMercado e finalize a venda.


Image Modified