Nesse artigo vamos abordar como é gerada a NF-e de Perda e Vencimento no Linx Farma Cloud.
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Para gerar a nota de perda e vencimento deverá ter o cadastro de série NF-e (Cadastro > NF-e), e o Certificado Digital válido configurado. |
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Segue abaixo os vídeos demonstrativo de como gerar uma nota de perda e vencimento: Parte 1:
Parte 2:
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PASSO A PASSO
Passo 1: Acesse a funcionalidade Perda e Vencimento, localizada em Movimentação, informe a filial, Natureza da Movimentação e o Destinatário.
Figura 01: Emissão de NF-e de perda e vencimento
No campo Natureza da Movimentação são disponibilizadas as opções de acordo com as informações cadastradas na tela de Natureza da Movimentação, localizada no menu Fiscal, o campo Origem Destinatário, será preenchido de acordo com as regras informadas na tela de Natureza da Movimentação. Caso necessário, as informações do destinatário poderão ser alteradas.
Dica |
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Para mais informações sobre Natureza da Movimentação, clique aqui. |
Passo 2: Para dar sequência na emissão da nota inclua os produtos. Localize o produto pelo código de barras ou pela descrição, informe a quantidade e o valor unitário e
Figura 02: Incluindo produto para emissão da NF-e
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O campo Valor unitário poderá ser desabilitado ou habilitado para edição de acordo com as configurações efetuadas na tela de Natureza da Movimentação. |
Passo 3: Caso o produto informado for controlado pela ANVISA (SNGPC), será necessário incluir o Número de lote, Quantidade e o Motivo, para que essas informações sejam apresentadas na tela de Conferência > Perdas, localizada no menu SNGPC. Insira as informações e clique em .
Figura 03: Controle de produtos controlados
No campo de Motivo da perda, vencimento ou deterioração para o SNGPC serão disponibilizadas as seguintes opções:
- Furto/Roubo.
- Avaria.
- Vencimento.
- Apreensão/Recolhimento pela Visa.
- Perda no processo.
- Coleta para controle de qualidade.
- Perda de exclusão da portaria 344.
- Por desvio de qualidade.
- Recolhimento do fabricante.
Passo 4: Após incluir as informações clique em .
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Não é possível informar o motivo da perda diferente para um lote já lançado, faça uma nova nota se o motivo da perda for diferente. |
Passo 5: Após a inclusão dos itens é necessário que clique em .
Figura 04: Produtos inclusos para finalizar a emissão
Obrigatoriedade do Rastro de Medicamento (Dados: Lote, Fabricação, Validade e Registro MS): NT 2021.004
Com a entrada em vigência da NT 2021.004 versão 1.20, que estava prevista para o dia 16/05/2022 foi prorrogada para 08/08/2022, a SEFAZ de cada Estado (UF) poderá exigir o preenchimento do rastro dos medicamentos na emissão de NF-e.
O rastro do medicamento são os dados de:
- Lote.
- Data de fabricação.
- Data de validade.
- Registro MS.
Se seu Estado exige essa informação de rastro de medicamento, será necessário habilitar a configuração.
Caso o usuário faça a emissão de uma NF-e, e não seja informado o Rastro de Medicamento, a nota apresentará a rejeição 840 - NCM de medicamento e não informado o grupo de medicamento.
Para evitar a rejeição é necessário que configure o sistema para que sejam enviadas as informações de rastro do produto no arquivo da nota fiscal.
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Acesse o menu Configurações > Parâmetros empresa/filial, no campo empresa selecione a opção filial, informe a filial e em tipo de sistema selecione a opção Farmacloud. Figura 05: Configurações empresa/filial Localize o parâmetro INFORMAR_NA_NFE_RASTRO_MEDICAMENTO clique em . Figura 06: Parâmetro para configuração No campo Valor da chave informe: 1, e clique em . Figura 07: Incluir parâmetro para emissão da nota Após realizar a configuração, todos os produtos iniciados com os NCMs: 3001, 3002, 3003, 3004, 3005 e 3006, serão solicitados os dados de lote, fabricação, vencimento, Registro MS e quantidade. Figura 08: Tela para inclusão de dados Após informar os dados clique em e salve as informações. |
Passo 6: Após a confirmação da transação, poderá acompanhar a emissão da nota em Movimentação > Saída.
Dica |
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Na tela Movimentação > Saída:
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A baixa do estoque de produtos controlados pela ANVISA (SNGPC) serão realizadas apenas quando o usuário efetuar a conferência na tela de Conferência > Perdas (SNGPC). |