O PBM é um plano de beneficiamento de medicamentos e é promovido pelos laboratórios aplicando descontos, benefícios ou bonificações às farmácias que possuem integração com os mesmos. Neste artigo apresentamos a integração com o PBM - e-Pharma, abordando as configurações, processo de vendas, cancelamentos e entre outros.
Vendas PBM e-Pharma
Para iniciar uma venda com produtos PBM e-Pharma, acesse a tela Inicialização e-Pharma, localizadas em PBMs > e-Pharma.
Figura 02 - Autorização e-Pharma
Selecione o Convênio e no campo número cartão beneficiário informe o cartão e-Pharma.
Se a venda possuir prescrição de receita marque o campo , quando estiver marcado habilitará os campos:
- Data da receita
- Informe a UF (Estado) do responsável por prescrever a receita.
- Em tipo de documento deve selecionar se a receita foi prescrita por um médico (CRM) ou odontologista (CRO)
- informe o documento prescritor, ou seja, o número da inscrição no conselho profissional.
Após informar os dados clique em , então o sistema sinalizará em tela que está operando com o PBM.
Insira itens na fita detalhe, ao clicar em será solicitada a autorização do e-Pharma para os produtos informados, então o sistema apresentará uma tela com os retornos do PBM:
- Com descontos
- Sem descontos
- Com motivos de rejeição (se houver)
Através do recurso (xxx) o usuário poderá importar a cópia da receita, no entanto não é obrigatório durante a venda, podendo ser realizado através da tela Autorizações PBM.
Aviso |
---|
Se houver alterações de itens, e/ou de dados do usuário será realizada uma nova autorização. |
Cancelamento de vendas
O cancelamento de vendas com produtos PBM, ocorre através do programa Monitor de Notas Fiscais (Outras Opções > Monitor Notas Fiscais), e após cancelar uma venda com produtos PBM e-Pharma o sistema enviará automaticamente o comunicado de cancelamento para o PBM.
Dica |
---|
Mais informações sobre cancelamento de vendas, clique aqui. |
Rejeição de notas
Quando uma venda com produtos PBM for rejeitada pela SEFAZ, o sistema enviará um comunicado de cancelamento para o e-Pharma.
Vendas deletadas
Se durante o processo de vendas, e após a comunicação com o PBM e-Pharma, o usuário cancelar a operação (venda abandonada) o sistema enviará ao PBM um comunicado de cancelamento da transação. Também será enviado este comunicado quando uma pré-venda com produtos e-Pharma for excluída.
Desta forma, o sistema garante que as transações já autorizadas pelo PBM não ficarão pendentes em caso de desistência da venda/pré-venda.
Observamos, que após recuperar a pré-venda, cancelar a operação a autorização continuará pendente, então a mesma deve ser excluída através da tela Listagem de pré-venda (Outras Opções).
Autorizações PBM
Através deste programa o usuário poderá listar as vendas realizadas, e também realizar a importação da receita, caso não tenha sido feita durante a venda.