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Painel
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titleSumário

Índice


1 Conceito

O Linx Postos POS permitirá a realização de vendas de produtos e combustíveis com rapidez e praticidade. Com um teclado virtual que também pode ser utilizado com touchscreen nos dispositivos que possuam essa tecnologia, possui diversas teclas de atalho para realizar as funcionalidades mais frequentemente utilizadas no dia a dia, como: cancelamento da última venda, sangria de dinheiro, suprimento de caixa, recarga de celulares e fechamento de caixa.

Além disso, o Linx Postos POS permitirá a visualização de relatórios financeiros e a realização de sangrias de documentos. Será possível visualizar também os relatórios de abastecimentos, relatórios de encerrantes, posição de tanques, realizar aferição de bicos de combustíveis e medição de tanques de combustíveis. Quanto às vendas, é possível visualizar relatórios financeiros ou de estoque assim como emitir notas fiscais para vendas realizadas previamente. Todas as funcionalidades poderão ser realizadas em poucos passos, otimizando a rotina diária do caixa.


2 Requisitos

Para que seja possível instalar e configurar o Linx Postos POS será necessário ter uma conexão ativa com a internet, acesso ao FTP da Linx para efetuar o download do instalador e cadastrar no Seller Web as estações que utilizarão o Linx Postos POS.


2.1 Equipamentos Homologados


Dica

Para saber sobre os Equipamentos Homologados, acesse a página principal do Linx Postos POS ou clique aqui.


3 Instalação

Para instalar o Linx Postos POS será necessário visitar o endereço ftp://ftp.lzt.com.br/PDVSeller/e baixar os arquivos:

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É recomendável desabilitar a opção Executar Linx Postos POS antes de prosseguir. Clicar no botão Concluir para finalizar a instalação.


3.1 Chave de Licença

Para poder utilizar o Linx Postos POS, será necessário obter uma chave de licença. Para obtê-la, bastará abrir o atalho Linx Postos POS na área de trabalho ou o arquivo pdv na pasta padrão de instalação do sistema. Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:

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Informar os campos CNPJ do posto, Senha, Nome da estação e clicar no botão Realizar Solicitação. A licença será baixada na estação e será exibida uma mensagem conforme a imagem a seguir:



4 Configurações

Para que seja possível utilizar o Linx Postos POS, será necessário realizar algumas configurações que serão detalhadas nos capítulos seguintes.


4.1 Cadastro de Estações no Linx Postos POS

Para que a sincronia ocorra adequadamente, será necessário cadastrar no Seller Web as estações que utilizarão o Linx Postos POS. Para isso, será necessário acessar o endereço do Linx Postos POS. Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:

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Após a configuração da máquina no ambiente Seller, é recomendado abrir a sincronia do PDV, visto que o cadastro de usuários e demais informações serão carregados para a base local.


4.2 Configurações Linx Postos POS

Para realizar as configurações do Linx Postos POS será necessário efetuar login no sistema. Digite o usuário e senha do PDV e clique em Entrar.

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É Importante destacar que a cada alteração, é necessário clicar no botão Salvar individualmente. E para entrar em vigência, é necessário reinicializar o aplicativo (fechar e abrir novamente).


4.2.1 Impressora Fiscal

Esta guia permitirá realizar as configurações necessárias para que a impressora fiscal realize corretamente todas as suas funções, além de possibilitar configurar a abertura da gaveta e gerenciar as formas de pagamento associadas à ECF. A guia Impressora Fiscal será subdividida em capítulos para maior clareza, que serão: Configurações Impressora Fiscal, Opções, Recarga de Celular e Formas de Pagamento. Esses capítulos serão apresentados individualmente a seguir. 


4.2.1.1 Configurações Impressora Fiscal

Esta guia permitirá definir a marca e o modelo da impressora fiscal a ser utilizada, além de permitir definir sua porta de comunicação e seu número de série. Estes campos são de preenchimento obrigatório para o correto funcionamento da impressora fiscal. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:

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Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.2.1.2 Opções 

Esta guia permitirá selecionar opções extras para as configurações da impressora fiscal e seu preenchimento será opcional. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:

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Após selecionar as opções desejadas, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.2.1.3 Recarga de Celular

Esta guia permitirá informar o índice totalizador não fiscal que será utilizado para a emissão do comprovante de recarga de celular e seu preenchimento será obrigatório para realizar a emissão deste tipo de comprovante. Totalizadores não fiscais são cadastrados na ECF através de intervenção técnica e podem ser listados através de uma Leitura X. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:

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Após preencher o campo, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.2.1.4 Formas de Pagamento

Esta guia permitirá associar as formas de pagamento cadastradas no sistema com as formas de pagamento cadastradas na ECF. Essas associações são obrigatórias para o correto funcionamento das formas de pagamento. As formas de pagamento são cadastradas na ECF através de intervenção técnica e podem ser listadas através de uma Leitura X. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:

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Após realizar as associações, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.2.2 Caixa

Esta guia permitirá realizar configurações específicas do caixa, selecionar o modo de fechamento de turno, configurar a forma de salvar medições de tanque e associar formas de pagamento aos botões de atalho presentes no teclado virtual da tela principal do caixa. A guia Caixa será subdividida em capítulos para maior clareza, que serão: Configurações de Caixa, Fechamento de turno, Salvar medições de tanque, Gaveta e Formas de pagamento dos botões. Esses capítulos serão apresentados individualmente a seguir. 

A guia possui o botão:
Salvar Configurações: permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações.


4.2.2.1 Configurações de Caixa

Esta guia será exibida conforme a imagem a seguir:

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Após selecionar as opções desejadas, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.2.2.2 Tela de mensagem de troco


Esta guia permitirá controlar o tempo que a tela de mensagem de troco será exibida no momento da venda. A guia de configuração é exibida conforme imagem abaixo:

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Após selecionar a opção desejada, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.2.2.4 Salvar medições de tanque

Esta guia permitirá definir se as medições de tanque serão ou não serão salvas e, no caso de serem salvas, em que momento serão. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:

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Após selecionar a opção desejada, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.2.2.5 Gaveta

Esta guia permitirá configurar a gaveta do caixa e a seleção de uma das opções será obrigatória. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:

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Após selecionar uma das opções, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


 4.2.2.6 Configuração para impressoras

Na guia Configuração para impressoras será possível selecionar as opções de configurações de corte e status do papel na impressora ECF:

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  • Envia comando de corte (guilhotina) a cada fechamento do caixa: permitirá que o sistema envie um comando de corte de papel para a ECF toda vez que o caixa for fechado;
  • Exibir mensagem de pouco papel na ECF: permitirá que o sistema exiba uma mensagem de notificação sempre que a ECF estiver com pouco papel na bobina.


4.2.2.7 Botões de formas de pagamento

Esta guia permitirá associar formas de pagamento aos botões de atalho presentes no teclado virtual da janela Caixa, selecionando a ordem de apresentação dos botões de forma de pagamento. Essas associações podem ser alteradas quantas vezes forem necessárias e são opcionais. 

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Após definir os botões, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.2.3 Leitor RFID

Esta guia permitirá realizar as configurações necessárias para que os leitores RFID da automação de bombas de combustíveis funcionem corretamente e se comuniquem adequadamente com o sistema. Essas configurações somente serão obrigatórias nos estabelecimentos que utilizem cartões RFID. A guia Leitor RFID será subdividida em capítulos para maior clareza, que serão: Configurações do Leitor RFID, Modo de conexão e Cartão RFID. Esses capítulos serão apresentados individualmente a seguir. 

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  • Salvar Configurações: permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações.


4.2.3.1 Configurações do Leitor RFID

Esta guia permitirá definir o modelo do leitor RFID a ser utilizado, a porta de comunicação e o tipo de cartão. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:

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Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.2.3.2 Modo de conexão

Esta guia permitirá definir o modo de conexão do leitor RFID. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:

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Após selecionar uma das opções, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.2.3.3 Cartão RFID 

Esta guia permitirá realizar configurações adicionais para o leitor RFID e será exibida conforme a imagem a seguir:

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Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.2.4 Banco de Dados Abastecimento

Esta guia permitirá realizar as configurações para a utilização de um banco de dados para os abastecimentos e o seu preenchimento só será obrigatório no caso de se desejar criar o banco de dados. Caso esta guia não seja preenchida o sistema identifica que o banco de dados será local. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:

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Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.2.5 Banco de Dados Pré-Venda

Esta guia permitirá realizar as configurações para a utilização de um banco de dados para a pré-venda e o seu preenchimento só será obrigatório no caso de se desejar criar o banco de dados. Caso esta guia não seja preenchida o sistema identifica que o banco de dados será local. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:

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Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.2.6 Automação de Bombas

Esta guia permitirá realizar as configurações necessárias para que as bombas de combustíveis funcionem corretamente e se comuniquem adequadamente com o sistema. O preenchimento desta guia será obrigatório para o funcionamento da automação de bombas. A guia Automação de Bombas será subdividida em capítulos para maior clareza, que serão: Configurações da Automação de Bombas, Alterar endereço lógico de bombas e Opções. Esses capítulos serão apresentados individualmente a seguir. 

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Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.2.6.1 Configurações da automação de bombas

Esta guia permitirá realizar a configuração básica da automação de bombas e somente após esta configuração ser realizada será possível visualizar a aba Abastecimentos na janela Caixa Livre. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:

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Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.2.6.2 Alterar endereço lógico de bombas

Esta guia permitirá visualizar bicos de combustíveis, visualizar informações como número do bico, combustível disponível em cada bico e visualizar ou definir o código hexadecimal de cada bico de combustíveis. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:

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Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.2.6.3 Configuração TCU - Comanda de Abastecimento

Ainda dentro de Configurações da Automação de Bombas, será possível configurar também o equipamento TCU da Companytec para leitura de cartões Identfid. 

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Nota

Para cadastro dos cartões Identfid cliente na automação e solicitação de drivers de comunicação com o sistema operacional, deve ser contatado o fornecedor/fabricante.

4.2.7 Servidor de E-mail

Esta guia permitirá realizar as configurações para a utilização de um servidor de e-mail e para envio de e-mails e seu preenchimento não será obrigatório, porém não será possível utilizar esta funcionalidade sem preencher estes campos. 

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Painel
titleSMTP do Gmail



Por precaução, os serviços de e-mail estão sempre em constante evolução, proporcionando mais segurança aos usuários. Por este motivo, frequentemente é solicitada a realização de configurações e permissões garantindo que a plataforma de e-mail, consiga receber dados de outros sites.

Configuração de SMTP do Gmail

Recentemente o Google atualizou as diretrizes de segurança no seu provedor de e-mail Gmail, anunciando que a funcionalidade "Apps menos seguros" irá parar de funcionar em 30 de maio de 2022. O anuncio pode ser acessado clicando aqui.


Sendo assim, para realizar a configuração do SMTP do Gmail no Linx Postos POS, o estabelecimento deverá utilizar a funcionalidade "Senha App" do Gmail, seguindo os passos abaixo:

  1. Para poder utilizar e configurar a funcionalidade "Senha App" no Gmail é necessário estar configurado a funcionalidade "verificação em duas etapas", conforme está descrito no manual: "Fazer login com senhas de app" do próprio Google. - Para saber como ativar a função "verificação em duas etapas" acesse clicando aqui.

    Aviso
    titleIMPORTANTE!

    Se a funcionalidade "verificação em duas etapas" não estiver configurada e ativa, o passo 2 em diante não funcionará.

    Ao tentar acessar a página funcionalidade senha "Senha App" mostrará a seguinte mensagem: "A configuração que você está procurando não está disponível para sua conta".

    Esta configuração deve ser realizada anteriormente, conforme está descrito no manual da funcionalidade "Senha App", que pode ser acessado clicando aqui.


  2. Acesse o link myaccount.google.com que irá redirecionar para a página da funcionalidade "Senha App" do Gmail.

  3. Quando abrir a página do passo anterior, no campo "Selecionar app"  escolha a opção "Outro" e em seguida, digite uma identificação, por exemplo: "Linx Postos Pos",  e clique no botão GERAR. O sistema irá abrir uma tela chamada "Senha de app gerada",  esta tela conterá uma senha de com 16 caracteres que foi gerada automaticamente. copie a senha gerada e clique no botão: CONCLUÍDO.



  4. Acessar o menu: " Configurações> Servidor de E-mail e preencher os campos obrigatórios, no campo: "Senha",colocarEXATAMENTEa mesma senha gerada, de 16 caracteres, do passo anterior e repetir a senha no campo "Confirmação de Senha".

  5. Clique no botão Salvar Configurações

          Algo deu errado?

    1. Verifique se os dados preenchidos estão corretos.
    2. Verifique se o Gmail está configurado corretamente.
    3. Verifique se no Gmail apareceu um e-mail informando que houve uma tentativa de acesso. Caso sim, informe que foi você e que deve passar a aceitar este acesso. 



4.2.8 Balança

Esta guia permitirá realizar a configuração da balança que será utilizada no estabelecimento e seu preenchimento só será obrigatório no caso de utilização de uma. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:

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Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.

4.2.9 Biometria

Esta guia permitirá realizar a configuração para utilização de leitor biométrico e seu preenchimento será obrigatório apenas no caso de utilização deste equipamento. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:

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Salvar Configurações: permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações.
Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.2.10 Integração de Pré-venda

Esta guia permitirá realizar as configurações necessárias para a utilização dos módulos Inforlub e CheckApp e seu preenchimento só será obrigatório no caso de utilização destes módulos. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:

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Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.2.11 TEF


Aviso

O aplicativo de DTEF deverá estar instalado na máquina para a função TEF no PDV funcionar corretamente.

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Ao finalizar esta configuração, pode ser aberto o aplicativo 'prevenda.exe' para realizar a integração com a troca de óleo. Os itens serão carregados na aba de pré-venda do PDV.


4.2.12 Documentos Fiscais

Esta guia permitirá configurar os documentos fiscais que serão emitidos pelo PDV e seu preenchimento será obrigatório para a correta execução das rotinas de caixa. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:

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  • Salvar Configurações: permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações.


4.2.13 Mensagem de fechamento

Para que seja emitido no comprovante fiscal as informações complementares de venda como KM, Nome, Endereço entre outros, é necessário realizar as configurações de Mensagem de Fechamento:

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Após selecionar uma das opções e preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.2.14 Medição de Tanque

Esta guia permitirá realizar as configurações necessárias para que o medidor de tanques de combustíveis funcione corretamente e faça medições precisas. Estas configurações serão obrigatórias para a utilização do medidor de tanques. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:

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Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.


4.2.15 Configurações do Terminal Comanda

Em Configurações de Terminal Comanda será possível selecionar e configurar o microterminal do cliente no PDV.

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O botão Salvar Configurações permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações.


4.2.16 Configurações de Catracas

Nessa opção será possível selecionar a catraca utilizada e configurar a comunicação com o PDV. O cadastro da catraca será realizado no Seller Web e através do PDV será possível alterar o diretório de gravação do arquivo de comunicação.

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Esta tela apresenta o Código do equipamento cadastrado, o Nome e o campo Diretório de integração onde consta o arquivo. Para alterar o diretório basta digitar um novo endereço no campo destinado para tanto. Realizadas as alterações, clique me Salvar Configurações para finalizar o processo.


5 Sincronia

No menu superior do PDV é possível acessar as informações referente a Sincronia

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Nas duas guias será apresentado o botão Sincronizar agora que permitirá ao usuário a qualquer momento sincronizar as informações alteradas.


6 Status dos Serviços

No menu superior poderão ser consultados os status dos serviços na máquina PDV. Em caso dos serviços estarem ativos, serão sinalizados com a cor verde. Do contrário, o usuário saberá qual serviço não está ativo ao visualizar a opção em vermelho. 

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