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titleConfiguração

Na funcionalidade Configuração de Integrações, localizado no menu Parâmetros > Configuração > Configuração de Integraçõesselecionar no campo Selecione a integração a configurar a opção PBM E-Pharma. Serão exibidos os seguintes campos em tela:

  • Forma de comunicação: selecione a opção Via Requisição - Versão 2.0.
  • Ambiente:
    • Homologação
    • Produção
  • URL Integração e-Pharma: é informação preenchida automaticamente, conforme o ambiente selecionado.
  • Identificador do cliente: informação fornecida pelo e-Pharmapreenchida automaticamente.
  • Usuário: informação fornecida pelo e-Pharma.
  • Senha: informação fornecida pelo e-Pharma.
    Convênio para cadastro padrão de novos clientes: informe um convênio para vincular os clientes que serão cadastrados automaticamente pelo sistema.

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Figura 01 - Configuração Webservice.


Informações

A configuração é realizada uma única vez, não havendo necessidade de configuração ou instalação por terminal.


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Quando a informação solicitada pelo plano (Gestão ou Programa da Indústria) for Matrícula ou Carteirinha, é necessário que a mesma informação inserida ao iniciar a venda e-Pharma, esteja também preenchida no Cadastro de Clientes, no campo Cartão localizado na aba Vincular Convênios.

Observação: para liberar o campo Cartão para edição é necessário acessar o programa PAR120 - Usuários, localizar o programa CAR110 - Cadastro de Cliente e desmarcar a tabulação 9.

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Figura 19 - Cadastro de Cliente.

Quando a informação solicitada for CPF, o sistema irá validar o campo CPF/CNPJ do Cadastro de Clientes.
  • Caso o cadastro selecionado não tenha a informação igual a inserida inicialmente na tela do e-Pharma, o sistema emitirá mensagem informativa, porém permitirá prosseguir com a venda. Isso fará com que o cadastro do cliente junto ao programa não tenha uma correlação ao cadastro do cliente no Linx Softpharma.

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Figura 20 - Confirmação do cadastro de cliente selecionado.

  • A venda será emitida normalmente, com base na informação inserida na tela do e-Pharma. Caso o cliente compre novamente nesse plano, ao consultar o cadastro junto ao e-Pharma será localizado, e como o sistema não localizará nenhum cadastro com a informação de matrícula/carteirinha, irá cadastrá-lo automaticamente no sistema.
  • Por esse motivo é importante inserir a informação no campo Cartão do cadastro já existente, para que não hajam cadastros duplicados no sistema

    .



    Alguns desses planos exigem o cadastro do beneficiário junto ao programa, porém não permitem que seja realizado pelo sistema. Nesses casos, será necessário que o cliente realize o cadastro através dos meios de comunicação (telefone/site) informados em tela.

    Após o cadastro ser realizado é possível consultá-lo pela opção CONSULTAR NOVAMENTE ou o sistema irá consultá-lo quando iniciada uma nova venda.

    Figura 21 - Solicitação de cadastro do beneficiário.



    Há planos que não exigem nenhum tipo de cadastro junto ao programa e permitem prosseguir com a venda normalmente adquirindo os descontos, após inserida a informação de Carteirinha, CPF ou Matrícula.


    Figura 22 - Tela de PBM e-Pharma.



    O sistema irá retornar para a tela de Venda/Pré-venda. Insira os produtos.

    Figura 23 - Venda e-Pharma.


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    titleVenda/Pré-venda

    Ao acessar a tela de Vendas (ECF, NFC-e, Sat e MF-e) ou Pré-Venda, pressione Ctrl+E para iniciar o e-Pharma automaticamente ou pressione Ctrl+O e selecione a opção e-Pharma.


    Figura 02 - Iniciar venda e-Pharma.



    Nessa tela, o filtro Plano listará todos os planos liberados para a farmácia.

    Nessa versão, além dos planos de Gestão, o sistema também está integrado com Programas de Indústrias parceiras do e-Pharma. Os planos serão listados separadamente e os que pertencem à Programas de Indústrias estarão sinalizados com a sigla P.I.

    Figura 03 - Planos e-Pharma.


    Informações

    Os planos de Programas de Indústrias são consultados uma vez ao dia. Se o servidor fica ligado, será consultado em período noturno, caso contrário será consultado quando o servidor for iniciado, visto que trata-se de um processo demorado devido a quantidade de informações recebidas.

    Os planos de Gestão são consultados na primeira comunicação com o e-Pharma realizada no dia, porém se necessário, podem ser consultados a qualquer momento pela opção ATUALIZAR PLANOS.


    Vendas utilizando Planos de Gestão


    Após iniciar o e-Pharma, selecione o Plano.

    Em seguida, informe a Carteirinha, o CPF ou a Matrícula, solicitado conforme o plano selecionado.

    Figura 04 - Carteirinha, CPF ou Matrícula.



    O sistema irá comunicar com o e-Pharma e retornar os dados do cliente.

    Selecione um cadastro de cliente no sistema para prosseguir com a venda. Pressione F2 para selecionar o cadastro do cliente, ou caso ele ainda não esteja cadastrado, pressione CADASTRAR NOVO CLIENTE realize o cadastro, em seguida o selecione e pressione CONFIRMAR.

    Image AddedFigura 05 - Selecionar cadastro de cliente.



    Se o cadastro do cliente selecionado possuir mais de um convênio vinculado à ele, será necessário selecionar o convênio para prosseguir.

    Image AddedFigura 06 - Selecionar convênio.


    Caso haja algum dependente é possível selecioná-lo no campo Efetuar venda para (Titular/Dependente).

    Figura 05 07 - Dependentes.



    Para prosseguir pressione CONFIRMAR.

    O sistema irá comunicar com o e-Pharma e caso ainda não exista um cadastro de cliente com a informação inserida, irá cadastrá-lo automaticamente, vinculando-o ao convênio inserido na configuração de integrações.Após, o sistema retornará para a tela de venda para que sejam informados os produtos.

    Ao informar o código de barras do produto, caso o usuário queira, é possível consultar o valor junto ao e-Pharma antes de realizar a autorização. Pressione Ctrl+O e selecione a opção Consultar desconto e-Pharma. (Esse processo não é obrigatório para a realização da venda).

    Figura 06 08 - Consultar valores e-Pharma.



    Os valores serão apresentados em tela para o produto e cliente informados.

    Informações

    Observação: a aplicação do desconto no produto está condicionada a autorização da compra pelo e-Pharma. O produto pode sofrer alterações nos valores de acordo com o maior desconto aplicado pelo Linx Softpharma.

    Alguns programas de indústrias concedem o desconto somente após a compra de determinada quantidade.

    Quando utilizado Planos de Gestão, o e-Pharma retorna o melhor preço ao consumidor. Caso o melhor preço seja o da farmácia, a transação será efetivada com esse valor.

    Figura 07 09 - Valores retornados pelo e-Pharma.



    Após inserir os produtos pressione F4 para prosseguir com a venda.

    Dica

    Agora é possível inserir produtos que não fazem parte da transação e-Pharma na mesma venda, sem a necessidade de fazer vendas separadas.

    Figura 08 10 - Venda e-Pharma.



    Em seguida, insira as informações de CR/Posologia para os produtos e-Pharma.

    Figura 09 11 - Informações sobre CR/Posologia.



    Serão apresentados em tela os produtos autorizados e os não autorizados pelo e-Pharma, assim como os valores de descontos e total a pagar pelo beneficiário.

    Pressione PROSSEGUIR para confirmar a transação.

    Figura 10 12 - Retorno PBM e-Pharma.



    Caso o e-Pharma exija receita para a venda, será solicitada nesse momento. Pressione OK.

    Figura 11 13 - Solicitação de Receita.



    Localize a imagem na máquina ou digitalize a receita e pressione Gravar.

    Figura 12 14 - Anexar Documentos.



    Se a venda possuir produtos que não foram autorizados pelo e-Pharma o sistema irá informar. Pressione Manter para prosseguir com todos os produtos na venda ou Remover para que apenas os produtos autorizados pelo e-Pharma continuem em tela.

    Figura 13 15 - Manter ou Remover itens não autorizados pelo e-Pharma.



    Em seguida, é só prosseguir com o desdobramento de valores e finalizar a Venda/Pré-venda normalmente.

    Figura 14 16 - Desdobramento de valores.



    Nota

    Após confirmar a transação, prosseguindo na tela de Retorno PBM e-Pharma, ao inserir novos produtos tanto na continuação da venda, na edição da pré-venda ou no Caixa Online, o sistema irá emitir mensagem informando que os produtos não comunicarão com o e-Pharma novamente e assumirão valores praticados pela farmácia. Para que esses novos itens estejam na transação e-Pharma a venda deve ser refeita, ou deve ser emitida nova venda apenas com esses itens.

    Figura 15 17 - Produtos inseridos após autorização efetuada.



    Vendas utilizando planos de Programas da Indústria


    Após iniciar o e-Pharma, selecione o Plano. Os planos de programas da indústria estão localizados logo abaixo dos planos de gestão e estão sinalizados pela sigla P.I.

    Figura 16 18 - Planos da Indústria.



    Em seguida, informe a Carteirinha, o CPF ou a Matrícula, solicitado conforme o plano selecionado.

    Figura 17 19 - Carteirinha, CPF ou Matrícula.



    Há planos que exigem o cadastro do beneficiário junto ao programa em que o produto faz parte. Nesse caso o sistema irá solicitar que seja selecionado Selecione um cadastro de cliente para prosseguir com a venda.

    Figura 18 20 - Selecionar cadastro de cliente.



    Pressione F2 para selecionar o cadastro do cliente, ou caso ele ainda não esteja cadastrado, pressione CADASTRAR NOVO CLIENTE realize o cadastro, em seguida o selecione e pressione CONFIRMAR.

    Nota
    Dica

    Para as vendas utilizando planos de Programas de Indústrias, também é possível inserir produtos que não fazem parte da transação e-Pharma na mesma venda e utilizar a opção Consultar desconto e-Pharma.


    Em seguida, insira as informações de CR/Posologia para os produtos e-Pharma.

    Figura 24 - Informações de CR/Posologia.



    Para alguns planos é necessário que sejam enviadas algumas informações para cadastrar o beneficiário junto a indústria. Essas informações são solicitadas de forma dinâmica, variando de acordo com o plano e produto informados.

    Insira as informações solicitadas e pressione CADASTRAR.

    Figura 25 - Informações dinâmicas solicitadas para cadastro do beneficiário.



    Alguns planos também exigem informações para a adesão do produto. Quando isso ocorrer com mais de um produto ao mesmo tempo, o sistema irá separá-los por abas.

    Preencha as informações e pressione CADASTRAR.

    Figura 26 - Informações dinâmicas solicitadas para adesão do produto.


    Informações

    Após o cadastro do beneficiário e a adesão do produto serem realizados, em uma próxima venda não será necessário realizar todo o processo novamente.


    Serão apresentados em tela os produtos autorizados e os não autorizados pelo e-Pharma, juntamente com os valores de desconto e total a pagar pelo beneficiário.

    Pressione PROSSEGUIR para confirmar a transação.

    Figura 27 - Retorno PBM e-Pharma.



    Em seguida, é só prosseguir com o desdobramento de valores e finalizar a Venda/Pré-venda normalmente.

    Figura 28 - Desdobramento de valores.



    Nota
    titleOutras informações
    • Os Programas da Indústria possuem preços fixos de venda sobre os produtos, já com os descontos concedidos.

    Caso a farmácia tenha um preço de venda mais baixo do que o preço do plano, o sistema apresenta em tela o valor da farmácia, porém o valor a pagar pelo beneficiário retornado pelo e-Pharma é o do Programa da Indústria, gerando assim um desconto negativo, ou seja um acréscimo na venda.

    Ao tentar efetivar a transação o sistema identificará essa situação, emitirá mensagem informativa e permitirá prosseguir com a venda sem ser pelo e-Pharma, pois não haverá a possibilidade de finalizá-la pelo PBM.


    Figura 29 - Mensagem devido valores.


    Figura 30 - Retorno PBM e-Pharma.



    • Há programas que fornecem um desconto a partir de determinada quantidade comprada. Por exemplo, o medicamento Saxenda do plano Novo Nordisk concede desconto na 3ª caixa comprada. Para que o desconto seja recebido é necessário que a 3ª caixa seja uma transação diferente das outras duas. Não é possível receber desconto se realizada uma única venda com as 3 unidades, o e-Pharma irá autorizar apenas 2 propositalmente, para que a 3ª seja enviada novamente.


    • Ao inserir um mesmo produto 2 vezes na venda, o sistema irá agrupá-los na fita detalhe, independente se o parâmetro 'Repetir Itens ao Processar Venda' está marcado. Foi necessário implementar dessa forma, devido o cenário atual de envio das informações para o e-Pharma com as quantidades corretas.

    Após a autorização com o e-Pharma já efetivada, caso seja inserido o mesmo produto novamente na venda, o sistema emitirá mensagem para informar que não fará nova comunicação com o e-Pharma e irá inserir o item separadamente na fita detalhe, praticando os valores da loja.



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