Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Expandir
titleTela do Ajusta GTIN - Venda NFC-e (FAT103) e no Gerenciador de NFC-e (FAT148)

Tela do Ajusta GTIN - Venda NFC-e (FAT103) e no Gerenciador de NFC-e (FAT148)


Quando cliente tentar emitir uma NFC-e com o produto com código de barra que inicie 789 ou 790 válido, dentro dos NCM's especificados e dos CFOP's da listagem e ao ser enviado para a SEFAZ retorne, como por exemplo, a rejeição 890 conforme tela abaixo, teremos duas situações para ser tratado em relação a NFC-e:

Nota

A Rejeição por GTIN só é válida para modelo de documento 55 (NF-e) contudo adequamos para documento modelo 65 (NFC-e) caso tenha alguma mudança na Nota Técnica no futuro.


Tela de Venda da NFC-E (FAT103)



Aviso

A opção F8-Cadastro de Produtos (EST105) só será disponibilizada se a rejeição ocorrida na nota fiscal NFC-e for :

  • 882 - Rejeição: GTIN (cEAN) com prefixo inválido [nItem: 999]
  • 884 - Rejeição: GTIN da unidade tributável (cEANTrib) com prefixo inválido [nItem: 999]
  • 890 - Rejeição GTIN inexistente no Cadastro Centralizado CCG.
  • 894 - Rejeição: GTIN da unidade tributável inexistente no Cadastro Centralizado de GTIN (CCG) [nItem: 999]

Caso contrário não será exibida esta opção.


Quando clicado no F8 - CADASTRO DE PRODUTO(EST105), será carregado a tela do Cadastro do Produto (EST105) já com o produto que apresentou a rejeição conforme abaixo:


Quando ajustado qualquer informação do produto, por exemplo, a Descrição/Apresentação ou trocando o Código de Barra do produto e clicado em GRAVAR, fechando a tela do cadastro de produto e voltando para a tela da Rejeição basta apertar F9 - Retransmitir Novamente que será recriado as informações para ser transmitido novamente para SEFAZ.


Dica

A opção do AJUSTA GTIN é sobre o código de barra (GTIN/EAN) do produto, ou seja, não tem a ver com descrição, não tem a ver com Lote/Vencimento/Registro MS, tem a ver com o código de barra, se é válido no cadastro do produto ou não. Por isso, caso receba qualquer rejeição listados acima sobre o GTIN, o cliente tem que verificar se o GTIN do cadastro tem as informações do DONO DA MARCA e se existe no portal da SEFAZ que é o GS1-Brasil, caso contrário continuará recebendo rejeição.


Dica

Caso apresente novamente rejeição em outro produto, basta executar a mesma operação realizada, clicando em visualizar e abrindo a opção do AJUSTA GTIN.



Gerenciador de NFC-e (FAT148)

No Gerenciador de NFC-e (FAT148) não tem o status de Rejeitada da NFC-e, contudo, existe a situação onde o cliente está enviando as NFC-e em modo Contingência e precisa retransmitir as notas que estão como pendentes de envio em outro momento do seu dia. 


Venda NFC-e em Contingência


Acessar Lançamento → Faturamento → Gerenciador de NFC-e (FAT148) no Status PENDENTE DE ENVIO. Esta Nota nº 182340, por exemplo, está com o Status de pressione F8. 


Quando pressionado  F8 - Retransmitir para a SEFAZ e retornar, por exemplo, com a rejeição 890, será apresentado no mesmo campo Status conforme abaixo:




Selecione a nota fiscal novamente, neste exemplo, selecionarei a nota fiscal n.º 182340, depois clique em VISUALIZAR, logo apresentará a tela do visualizar XML. Ao lado da versão layout será apresentado o status da rejeição da nota fiscal, motivo qual o cliente conseguirá saber que se trata a nota caso tenha selecionado errado e no menu lateral terá a opção AJUSTA GTIN.



Aviso

A opção AJUSTA GTIN só será disponibilizada se a rejeição ocorrida na nota fiscal NFC-e for  

  • 882 - Rejeição: GTIN (cEAN) com prefixo inválido [nItem: 999]
  • 884 - Rejeição: GTIN da unidade tributável (cEANTrib) com prefixo inválido [nItem: 999]
  • 890 - Rejeição GTIN inexistente no Cadastro Centralizado CCG.
  • 894 - Rejeição: GTIN da unidade tributável inexistente no Cadastro Centralizado de GTIN (CCG) [nItem: 999]

Caso contrário não será exibida está opção.


Quando clicado em AJUSTA GTIN abrirá a tela AJUSTA GTIN conforme abaixo:



Dica

Será carregado TODOS OS PRODUTOS da Nota Fiscal emitida pois, por mais que a SEFAZ retorne o item que está sendo recusado na própria rejeição, o cliente tem a possibilidade de ajustar e consulta todos os produtos da Nota Fiscal e revisar o cadastro do produto.


A opção do AJUSTA GTIN/EAN será da seguinte forma sugestiva:

  • Sequência: do Item da Nota Fiscal (Ordenação);
  • Descrição Produto (XML): Informação que saiu no XML emitido;
  • GTIN XML (EAN): Informação que saiu no XML emitido;
  • Descrição/Apresentação do Produto (EST105): Informação do Cadastro do Produto - EST105 atual;
  • GTIN Produto (EAN) (EST-105):  Informação do Cadastro do Produto - EST105 atual. 


Quando selecionado um item, conforme este primeiro, código 43199 ANADOR 10 MG, código de Barra 7892917598762 e clicado na opção na lateral, PRODUTO, será trazido a tela de Cadastro de Produto (EST105) carregado com as informações do produto selecionado conforme abaixo:


Usando como exemplo o produto código 43199 ANADOR 10 MG , código de Barra 7892917598762 vamos alterar algumas informações dele conforme abaixo:

Descrição AntesDescrição Ajustada
ANADOR 10 MG ANADOR 10 MG 1 LOTE E MS 


Código de Barra (GTIN) AntesCódigo de Barra (GTIN) Ajustada
78929175987627896026303408 

Quando ajustado qualquer informação do produto, por exemplo, a Descrição/Apresentação ou trocando o Código de Barra do produto e clicado em GRAVAR, fechando logo em seguida a tela do cadastro do produto e ao retornar a tela do AJUSTA GTIN será apresentado o cadastro do produto atualizado conforme abaixo:



Ao fechar esta tela do Ajusta GTIN e voltar para a tela do Gerenciador de NFC-e, vai apresentar a mensagem automaticamente se deseja retransmitir novamente a Nota Fiscal conforme abaixo:


Dica

Caso apresente novamente rejeição em outro produto, basta executar a mesma operação realizada, clicando em visualizar e abrindo a opção do AJUSTA GTIN.


...