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titleEntendendo Status/Rejeição do Gerenciador de GTIN - (IMP500)

Entendendo Status/Rejeição do Gerenciador de GTIN - (IMP500)


A Consulta do GTIN funciona da seguinte forma, será enviando um arquivo de XML contendo o Código de Barra (GTIN) do Sistema Softpharma a ser consultado e terá um retorno deste Código de Barra enviado para SEFAZ sendo Consulta Realizada com Sucesso ou alguma Rejeição em relação ao Código de Barra (GTIN) enviado.

Aviso

O Retorno com Sucesso ou Rejeições é sobre o Código de Barra (GTIN/EAN) do produto com base nas informações que o Dono da Marca disponibilizou. Não é Retorno do Sistema Softpharma e sim do Web Services da SEFAZ.


Menu Status/Rejeições



  • Consulta realizada com Sucesso.

Códigos / Tipos de RejeiçãoO que pode ser feito?
9490 —  Consulta realizada com sucesso

Exportar para Excel e realizar um comparativo entre os dados dos cadastros de Produtos Internos com o que o Dono da Marca estão informando perante a SEFAZ. 
Validar descrição/ NCM / CEST (Caso houver)
Ver se os produtos Descrição/Apresentação estão muito fora dos padrões do Dono da Marca.


Dica

Não é obrigatório esta validação mas é interessante para ficar atentos como está sendo informado pelo Dono da Marca na GS1-Brasil.



  • Consulta realizada com Rejeição.


Códigos / Tipos de RejeiçãoO que pode ser feito?

9402 — Rejeição: GTIN com Zeros ou Dígitos de controle inválido

Nesta rejeição são produtos que não possuem GTIN válido GTIN-8, GTIN-12, GTIN-13 ou GTIN-14 com pré-fixo valido.
Neste caso revisar a entrada de mercadoria do fornecedor ou verificar se foi cadastrado corretamente e substituir o Código de Barra por um novo.

9491 — Rejeição: GTIN com dígito verificador inválido

Neste caso revisar o produto pois mesmo possuindo GTIN-8, GTIN-12, GTIN-13 ou GTIN-14 e iniciados em 789 ou 790, o pré-fixo pode estar inválido, o que faz ser GTIN inválido perante a SEFAZ.

9492 — Rejeição: GTIN não possui prefixo 789 ou 790 (Brasil)

A consulta é apenas para GTIN com iniciais em 789 ou 790.
Em nossa base de consulta foi já definido no gerenciador de GTIN enviar apenas iniciados em 789 ou 790.

9493 — Rejeição: CNPJ/CPF do Certificado de Transmissão não é emitente de NF-e ou
NFC-e

Esta rejeição é incomum mas pode acontecer caso tenha alguma divergência de informação do cliente com o seu cadastrado.

9494 — Rejeição: GTIN inexistente no Cadastro Centralizado de GTIN (CCG)

Esses erros são específicos do Dono da Marca no portal da GS1-Brasil.

Nesta situação teria que entrar em contato com o Fornecedor/Distribuidora/Fabricante da Nota Fiscal e verificar para atualizar o cadastro do produto no GS1-Brasil e voltar a reconsultar.

Aviso

O Softpharma apenas recepciona as informações do Portal WebService da SEFAZ. Não fazemos acesso ao portal GS1 e não temos como atualizar o GTIN/EAN caso apresente essas rejeições.


9495 — Rejeição: GTIN existe no CCG com situação inválida. Solicitar ao dono da marca que entre em contato com a GS1

9496 — Rejeição: GTIN existe no CCG, mas dono da marca não autorizou a publicação das informações. Entrar em contato com o dono da marca

9497 — Rejeição: GTIN existe no CCG com NCM não cadastrado

9498 — Rejeição: GTIN existe no CCG com NCM inválido

OUTRAS REJEIÇÕES NÃO CATALOGADAS

Pode acontecer de existir erros não catalogados, neste caso, entrar em contato com o suporte para identificação caso ocorrer para validação/Inclusão no Gerenciador de GTIN.




  • Consulta não realizada.

    São produtos que não foram consultados no portal da Web Services e precisam de atenção. Neste caso o sistema vai consultar em lote de todos os produtos que estão neste STATUS enviando para a SEFAZ e retornando.

    O interessante é não ter nenhum produto nesta situação.

     


Aviso

O ideal é não realizar esta consulta em horário de funcionamento da Farmácia e sim fora do expediente.




Sistema não esta travado, ele está importante essa consulta já realizada de vários produtos internamente para agilizar no processo de comparação com os produtos existem no cadastro do produto. Pode levar alguns minutos
  • Iniciados com 789 ou 790 - GTIN Brasil;
  • GTIN válidos com tamanhos em GTIN-8, GTIN-12, GTIN-13 ou GTIN-14;
  • Produtos Ativos apenas.
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titleProdutos validados pelo Gerenciador de GTIN (IMP500)

Produtos validados pelo Gerenciador de GTIN (IMP500)


O Gerenciador de GTIN consultará os seguintes GTIN:

Carga inicial de produtos validados pela SEFAZ

Para facilitar a vida do contribuinte em relação a consulta de todos os seus produtos perante o Web Services da SEFAZ pelo Código de Barra (GTIN) em relação as informações prestadas pelo Dono da Marca, será incluído no banco de dados uma tabela nova com quase 55 mil produtos já consultados internamente e com retornos da SEFAZ e será feito de forma automática a comparação com o banco de dados do cliente dos seus produtos, incluindo a informação no cadastro do produto (EST105) no campo DONO MARCA caso algum Código de Barra esteja nesta listagem, conforme imagem abaixo:

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Nota

A consulta realizada de quase 55 mil produtos trouxe tanto itens com sucesso quanto itens com alguma rejeição apresentada conforme comentadas neste informativo.
A ideia desta carga inicial é trazer o máximo de informação já preparada para o cliente e economizar tempo.

Como vai subir bastante produtos consultas via portal Web service via UPD181, quando o cliente for atualizado para a versão 208.100 e abrir o sistema pela primeira vez vai apresentar tela conforme abaixo:

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titleCarga inicial de produtos validados pela SEFAZ
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titleConsulta Individual GTIN - Cadastro de Produto (EST105)

Consulta Individual GTIN - Cadastro de Produto (EST105)

Quando cliente acessar o Cadastro do Produto e se deparar com a mensagem Não foi identificado no Banco de dados do Sistema este GTIN/EAN, o mesmo poderá realizar a consulta individual perante o Web Services da SEFAZ pelo Código de Barra (GTIN) em relação as informações prestadas pelo Dono da Marca. 




Após clicar no botão CONSULTA GTIN vai apresentar no campo do DONO MARCA a descrição conforme disponibilização do Fornecedor conforme imagem abaixo:





Caso no campo DONO MARCA apresente as iniciais REJEIÇÃO, significa que o Fabricante não disponibilizou as informações dos seus produtos ou não atualizou alguma informação.





Aviso

O campo DONO MARCA estiver com informação de DESCRIÇÃO COMPLETA DO PRODUTO ou apresentando alguma REJEIÇÃO, isso NADA IMPEDE VENDA e nem atrapalha os andamentos da atividade da empresa. Está opção é basicamente para realizar um comparativo entre o que o Fornecedor (Dono da Marca) em relação ao Cadastro do produto.


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