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Com o intuito de disponibilizar as ferramentas necessárias para o bom desempenho de sua farmácia, a Linx traz inovações e melhorias para o Linx Softpharma, que foram aplicadas na Release 211.0, e através deste informativo vamos abordar sobre a integração com o Ifood no sistema.

Maiores informações referentes a esta inovação e as demais, serão detalhadas neste documento com a finalidade de trazer maior credibilidade e garantir a excelência dos processos administrativos da sua farmácia.

Ifood


O Linx Softpharmapossui a integração com o Ifood, o qual tem a possibilidade de envio de lista de produtos e baixa de pedidos.

Nota

Para utilizar a funcionalidade no Linx Softpharma, é necessário ter o produto 142- Ifood - 1.0 liberado para a filial. Para liberá-lo entre em contato com o nosso time comercial. 


Wizard de Configuração


Nota

Antes de iniciar a configuração entre em contato com o Ifood e solicite as informações de Usuário (Client ID) e Senha (Client Secret).

Mas lembre-se que o primeiro passo é entrar em contato com o time comercial do Linx Softpharma e solicitar a liberação do produto Ifood para o seu código de cliente.


Na tela de Configuração de Integração selecione a opção Integração Ifood e clique no botão "Clique aqui para acessar a configuração do Ifood".

Credenciais

Nesta etapa serão solicitadas as informações referentes ao cadastro da loja no Ifood.

Figura 1 - Wizard Credenciais


  • Filial: selecione a filial que deseja realizar a configuração;
  • URL: o endereço já deve estar preenchido automaticamente;
  • Usuário (Client ID): usuário que deve ter sido repassado pelo Ifood;
  • Senha (Client Secret): senha que também deve ter sido repassada pelo Ifood;

Ao pressionar Enter no campo Senha ou clicar no botão Buscar códigos de loja uma comunicação com o Ifood deve ser realizada onde irá retornar para o Linx Softpharma a informação de Código Loja. 

Nota

Caso exista mais de um Código Loja cadastrado no Ifood para estes mesmos Usuário e Senha aparecerá a listagem no campo Código Loja para seleção.

Financeiro

Nesta etapa serão solicitadas as informações para o cadastro da bandeira Ifood no Linx Softpharma.

Figura 2 - Wizard Financeiro


  • CNPJ do Ifood: Informar o CNPJ do Ifood que deve ser repassado pelos mesmos;
  • Taxa pedidos pagos pelo Ifood(%): Informar o valor que será cobrado pelo Ifood quando pagamento em Cartão por pedidos utilizando o Site/APP;
  • Conta Recebimento: informar a conta que será cadastrada dentro da bandeira para recebimentos em cartão;
  • DRE: informar Fornecedor, Plano de Contas, Local de pagamento e Tipo de documento que serão lançados em DRE;

Ao clicar no botão Cadastrar Condição de Pagamento Cartão - Ifood será automaticamente criada a bandeira e também uma forma de pagamento Ifood em cartão já com a bandeira vinculada na mesma.


Contas a Pagar

Nesta etapa serão solicitadas as informações para lançamento de recebimentos de contas a pagar.

Figura 3 - Wizard Contas a Pagar

  • Fornecedor: informe qual é o fornecedor;
  • Plano de Contas: informe para qual plano de contas o lançamento deve ser gerado;
  • Local de pagamento: informe o local de pagamento;
  • Tipo de Documento: informe o tipo de documento do lançamento;
  • Taxa pedidos pagos pela loja (%): Informe a taxa referente aos pedidos pagos pela loja;
  • Dia de vencimento do título a ser lançado: informe a data de vencimento para o título;


Pré-Venda

Nesta etapa serão solicitadas as informações para lançamento das pré-vendas referentes aos pedidos importados do APP.

Figura 4 - Wizard Pré-Venda


  • Tempo de Consulta para pedidos (1 a 9 minutos): Informe o tempo para realização das consultas automáticas de pedidos;
  • Ao receber um pedido cadastrar o cliente no convênio: Informe o convênio que será cadastrado o cliente dos pedidos;
  • Vendedor (informe vendedor para novas vendas): Selecione um vendedor que irá aparecer nas vendas importadas do Ifood;
  • Produto relacionado a taxa de serviço: Selecione o produto que será adicionado na venda com o valor da taxa de serviço do Ifood. Lembrando que este não é o produto Tele-Entrega (usa o produto informado na tela de Parâmetros do Sistema).
  • Condição de Pagamento padrão paga no Ifood: No caso da venda ter sido paga pelo ifood selecione neste campo qual a condição de pagamento está pré-venda deve ser lançada.
  • Condição de Pagamento padrão paga na loja, Dinheiro: No caso da venda não ter sido paga pelo Ifood e o consumidor informar que pagará em dinheiro na loja selecione neste campo qual a condição de pagamento deve ser lançada nesta pré-venda;
  • Condição de Pagamento padrão paga na loja, Cartão: No caso da venda não ter sido paga pelo Ifood e o consumidor informar que pagará em cartão na loja selecione neste campo qual a condição de pagamento deve ser lançada nesta pré-venda;


Produto

Nesta etapa serão solicitadas as informações referentes ao cadastro de produtos a ser enviado para o Ifood.


Figura 5 - Wizard Produto


  • Tempo de sincronização de estoque/preço com Ifood: Informe a cada quanto tempo o sistema deve realizar a sincronização automática de estoque e preço dos produtos da lista;
  • Percentual de estoque de produtos a ser enviado ao Ifood: Informe neste campo qual é o percentual de estoque dos produtos que deve ser enviado ao Ifood. Ex: Produto A tem 100 quantidades em estoque e neste campo está configurado para subir 80%, será enviado ao Ifood 80 quantidades do item.
  • Padrão de preço de produtos a serem enviados para o Ifood: Selecione qual é o tipo de preço que deve ser enviado ao Ifood se Preço de Venda ou Preço com Desconto.
  • Executar este processo prioritariamente no terminal: Selecione o terminal que terá prioridade de execução dos processos que envolvem a integração, ou seja, envio de estoque/preço, busca de pedidos, sincronização de cadastros. 

Finalização 

Nesta etapa é informado que a configuração foi realizada e finalizada e que para iniciar o processo de envio de produtos para o Ifood é necessário criar uma lista de produtos no gerenciador de integrações com E-commerce e terá um botão disponível para chamada da tela.


Gerenciador de Integrações com E-Commerce


Nesta tela é possível criar e manter a lista de produtos que está no Ifood e também visualizar os pedidos bem como corrigir as inconsistências dos mesmos.

Lista de Produtos

Nesta tela é possível criar e manter a lista de produtos que deve ser enviada ao Ifood para posteriormente realizar vendas.

Figura 6 - Gerenciador - Lista de Produtos


Filtros:

  • Integração: selecionar a integração com Ifood;
  • Filial: Selecionar a loja para efetuar a lista;
  • Produto: Inserir um a um ou pelo filtro avançado os itens que devem fazer parte da lista;
  • Estoque (% a subir): Informar a % do estoque que deseja subir para o Ifood. Esta informação é configurada na etapa de Produtos do wizard mas pode ser alterada nesta tela. Ex: Produto A tem 100 quantidades em estoque e neste campo está configurado para subir 80%, será enviado ao Ifood 80 quantidades do item.
  • Valor Produto:
    • Manter Preço - Irá manter o preço de venda que está no cadastro de produtos;
    • Informar Desconto - Ao selecionar esta opção o campo ao lado será liberado para preencher o % de desconto que deve ser aplicado nos itens antes de enviar para o Ifood;
    • Informar Acréscimo - Ao selecionar esta opção o campo ao lado será liberado para preencher o % de acréscimo que deve ser aplicado nos itens antes de enviar para o Ifood;  


Grid:

  • Situação: Indica em forma de imagem a situação do item na lista se está sendo editado, se já foi carregado ou se está sendo excluído;
  • Código: Indica o código interno dos produtos das lista;
  • Produto: Mostra a descrição + apresentação dos produtos;
  • EAN: Indica o código de barras dos produtos das lista;
  • Preço: Mostra o preço do item sem desconto ou acréscimo;
  • Preço Venda: Traz o preço do item já aplicado o desconto ou acréscimo;
  • Estoque (%): Mostra o percentual de estoque irá subir para o site/APP;
  • Preço (%): Mostra o percentual de desconto ou acréscimo aplicado no item;
  • Status: Indica em forma de escrita o status do item na lista se está sendo editado, se já foi carregado ou se está sendo excluído;
  • Estoque Disponível: Mostra a quantidade em estoque disponível para o Ifood;
  • Última Atualização: Carrega a data e hora da última atualização do item no Ifood;


Envio de lista:

Após realizar a inserção dos itens na grid é necessário gravar a lista. Neste momento a lista será enviada para o Ifood e os produtos com quantidade de estoque maior que 2 irão aparecer ativos no site/APP para compra pelo consumidor final. 

Nota

A regra referente a mostrar no site apenas produtos com estoque maior que 2 é gerenciada pelo Ifood.


Nota

O envio da lista será realizado com um máximo de 8 mil produtos por vez então se tiver enviando 20 mil produtos serão realizados 2 envios de 8 mil e mais 1 com os últimos 4 mil produtos.


Atualização de itens já enviados:

Os itens que tiverem atualizações de preço e estoque devem ser enviados de forma automática a cada tempo configurado no wizard.


Exclusão de itens ou lista completa:

Ai selecionar um item da lista e pressionar Delete o mesmo será marcado como Excluindo e no momento que o sistema for enviar uma atualização de preços/estoque essa exclusão também será enviada.

Ao clicar no botão Excluir Lista todos os itens da lista são marcados como Excluindo e no momento que o sistema for enviar uma atualização de preços/estoque essa exclusão também será enviada.

Nota

Ao realizar exclusão de item ou de lista no site/APP os itens marcados como excluídos no Linx Softpharma vão aparecer como Inativos.


Pedidos

Guia Pedidos

Nesta tela serão listados os pedidos realizados no site/APP.

Figura 7 - Gerenciador - Pedidos

Filtros:

  • Data Pedido: Informe qual é a data dos pedidos que devem ser listados;
  • Situação: Selecione qual a situação dos pedidos a serem filtrados:
    • Todos: Serão listados todos os pedidos independente da sua situação; 
    • Emitido: Pedidos emitidos no Ifood, mas ainda não conferidos, sendo assim, ainda não deve ter número de pré-venda e consequentemente não serão exibidos no caixa on-line;
    • Em Separação: Pedidos que estão em separação no site do Ifood sendo assim, ainda não deve ter número de pré-venda e consequentemente não serão exibidos no caixa on-line;
    • Aguardando Retirada: Pedidos que já foram separados no site do Ifood e que estão aguardando a retirada pelo cliente na loja, sendo assim, já deve ter pré-venda para ser finalizada;
    • Enviado: Pedidos que já tiveram a nota fiscal emitida e estão em envio para o cliente;
    • Finalizado: Pedidos já enviados e recebidos pelo cliente;
    • Em Devolução: Pedidos que estão em processo de devolução no Ifood;
    • Cancelado: Pedidos que foram cancelados no Ifood;

Grid:

  • Filial: Id da filial que recebeu o pedido;
  • Id: Código do pedido gerado pelo Ifood;
  • Situação: Situação do pedido no Ifood;
  • Nota/Pré-venda: Número da nota ou da pré-venda a depender da situação;
  • Data/Hora: Data que o pedido foi realizado; 
  • Cliente: Nome do cliente do pedido;
  • Valor: Valor do pedido;
  • Pagamento: Se o pedido já está pago e qual é a forma de pagamento;
  • Tipo Entrega: Tele-entrega ou retirada na loja;


Logs:

Abre uma tela onde é possível visualizar os logs das comunicações com o Ifood;

Figura 8 - Gerenciador - Logs

Obter Pedidos:

Força a comunicação com o Ifood para importar novos pedidos ou corrigir eventuais inconsistências;

Itens do Pedido:

Ao selecionar um pedido e clicar neste botão abrirá uma tela contendo os itens daquele pedido;

Figura 9 - Gerenciador - Itens do Pedido


Guia Inconsistências

Nesta guia serão listados todos os pedidos com algum tipo de inconsistência para que seja corrigida e posteriormente o pedido será liberado para finalização.

Figura 10 - Gerenciador - Inconsistências de Pedidos


Filtros:

  • Data Pedido: Informe qual é a data dos pedidos que devem ser listados;
  • Situação: Selecione qual a situação dos pedidos a serem filtrados:
    • Todos: Serão listados todos os pedidos com inconsistência independente da sua situação; 
    • Bairro: Pedidos com inconsistências referentes ao bairro;
    • Cidade: Pedidos com inconsistências referentes a cidade do cliente;
    • Produto Taxa TE: Pedidos com inconsistências referentes ao produto taxa de tele-entrega;

Grid:

  • Filial: Id da filial que recebeu o pedido;
  • Id: Código do pedido gerado pelo Ifood;
  • Data/Hora: Data que o pedido foi realizado; 
  • Cliente: Nome do cliente do pedido;
  • CPF: CPF do cliente;
  • Tipo Inconsistência: Mostra qual é o tipo da inconsistência do pedido;
  • Inconsistência: Detalha a inconsistência;


Produto:

Ao clicar neste botão abre o cadastro de produtos para realizar as correções necessárias.

Cidade:

Ao clicar neste botão abre o cadastro de cidades para realizar as correções necessárias.

Bairro:

Ao clicar neste botão abre o cadastro de bairros para realizar as correções necessárias.

Obter Pedidos:

Ao clicar neste botãoapós corrigir as inconsistências os pedidos vão para a guia Pedidos.


Caixa On-Line

Após realizar a importação dos pedidos e a correção das inconsistências é gerada a pré-venda dos mesmos e as pré-Vendas serão listadas normalmente no Caixa On-Line.

Ao selecionar uma pré-venda oriunda de um pedido Ifood a mesma será sinalizada e um detalhamento aparecerá na tela do caixa on-line.

Figura 11 - Caixa On-Line - Detalhamento de Pedidos

Detalhamento:

  • Status: Mostra qual é o atual status do pedido no Ifood;
  • Pedido: Mostra o ID do pedido no Ifood;
  • Pagamento: Mostra se o pagamento já foi realizado ou se ainda está a pagar;
  • Forma de Pagamento: Mostra qual é a forma de pagamento que o consumidor escolheu no momento do pedido no site/APP;
  • Entrega: Mostra se é tele-entrega ou retirada na loja;
  • Autorizado a Retirar: Caso o consumidor tenha colocado no pedido mostra essa informação;

Para realizar a finalização desta pré-venda basta pressionar a tecla F4 ou F5 para chamar as vendas NF-e, ECF, NFC-e ou S@T como já é de costume da loja.

 

Nota

Ao finalizar vendas oriundas de qualquer tipo de Ecommerce não é possível realizar nenhum ajuste, ou seja, não é possível inserir mais itens ou trocar a forma de pagamento por exemplo.


Tele-Entregas

Após realizar a efetivação das pré-vendas com Tipo de Entrega igual a Tele-Entrega as mesmas ficam liberadas para entrega e são listadas na tela de Tele-Entrega.

Ao selecionar uma dessas vendas o mesmo detalhamento que aparece no Caixa On-Line deve aparecer nesta tela.

Figura 12 - Tele-Entregas 

Detalhamento:

  • Status: Mostra qual é o atual status do pedido no Ifood;
  • Pedido: Mostra o ID do pedido no Ifood;
  • Pagamento: Mostra se o pagamento já foi realizado ou se ainda está a pagar;
  • Forma de Pagamento: Mostra qual é a forma de pagamento que o consumidor escolheu no momento do pedido no site/APP;
  • Entrega: Mostra se é tele-entrega ou retirada na loja;
  • Autorizado a Retirar: Caso o consumidor tenha colocado no pedido mostra essa informação;

O processo de entrega permanece o mesmo.