Neste documento disponibilizamos algumas perguntas que visam auxiliar nas dúvidas e também melhor utilização da integração do Plugpharma com o sistema de gestão Linx Farma - Softpharma.
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1. O que é a Integração Plugpharma?
O Plugpharma é sistema gestão de Redes Associativas/Franquias, onde é possível acompanhar as movimentações de compras e vendas realizadas pelos Associados. E, através do programa Integração Plugpharma, localizado no menu Importação/Exportação Plugpharma, a farmácia poderá realizar a importação dos tabloides, listas de preços, e listas de produtos disponibilizados pela Rede Associativa, além de poder acompanhar o envio das movimentações diárias.
2. Quais são os pré-requisitos para utilização dos recursos do Plugpharma?
Para utilização dos recursos do Plugpharma a farmácia deverá pertencer a uma Rede Associativa, possuir produto 54 – Integração Plugpharma, e o cadastro no Plugpharma. O cadastro da farmácia no Plugpharma é realizado pela Rede Associativa.
3. Como é feita a configuração da Integração Plugpharma?
A configuração é realizada com o usuário e senha Softpharma, através do programa “Integração Plugpharma” localizado no menu Importação/Exportação e selecionar a opção “Configuração Geral”, onde deverá informar os dados abaixo:
- Código do Associado: refere-se ao código do cadastro da farmácia no Plugpharma.
- Código da Associação: refere-se ao código da Associação que a farmácia pertence no Plugpharma.
- CNPJ da Associação.
- Código Plugpharma: esse é um código sequencial utilizado para controles internos da Linx.
E, na tela Manutenção de Filiais (Parâmetros > Filiais > aba Produtos e Processos Utilizados) deverá marcar a opção Filial gerenciada pelo Plugpharma.
4. O que é e como é enviada a carga inicial?
A carga inicial é um arquivo enviado via webservice logo após a configuração da Integração Plugpharma, com alguns dados cadastrais da farmácia e a da versão do ERP e quando enviada com sucesso sinaliza que a comunicação entre os softwares foi efetuada, o acompanhamento da transmissão do arquivo pode ser feito pela opção Monitoramento de informações localizado no programa “Integração Plugpharma”.
5. O que é e como são enviadas as movimentações diárias?
A movimentação diária é um arquivo enviado diariamente via webservice com as movimentações de entradas e saídas do dia anterior (D-1) da farmácia com as informações de: compras, vendas, devoluções e cancelamentos de compra/venda. O envio é automático no primeiro acesso do dia, mas o usuário poderá acompanhar as transmissões dos arquivos através da opção “Monitoramento de informações” localizada no programa “Integração Plugpharma”.
O envio das movimentações diárias somente ocorrerá após a carga inicial ter sido enviada com sucesso.
6. Se o arquivo de movimentação diária não foi enviado, como validar?
É possível monitorar o envio dos arquivos através da opção Monitoramento de Informações, e os status dos envios dos arquivos é destacado por uma bolinha nas cores verde (sucesso) ou vermelha (com erro), e a coluna inconsistência (SIM/NÃO), quando o arquivo apresenta uma falha de transmissão é possível validar o ocorrido através do relatório de inconsistências, para acessá-lo basta selecionar a transmissão desejada e pressionar o atalho F5 – Relatório de Divergências.
7. Como importar o tabloide Plugpharma?
As Redes Associativas podem gerar tabloides e disponibilizá-los aos seus Associados (farmácias) e o Softpharma por sua vez importará automaticamente essa lista no primeiro acesso do dia, e os produtos terão seus cadastrados atualizados com os preços dos Tabloides Plugpharma, em um campo específico e somente como leitura.
Há também a possibilidade de importação manual, para isso basta acessar Integração Plugpharma na opção “Tabloide” e clicar em “Consultar”.
Para visualizar os dados do tabloide, o usuário terá que selecionar a lista desejada e pressionar o atalho F6 – Lista de Promoções ou através do menu Lançamentos > Estoque > Tabloide e Lista Plugpharma.
8. Qual é a diferença entre o tabloide fixo e flexível?
A Associação poderá gerar tabloides fixos ou flexíveis, onde:
- Fixo: é uma lista promocional que não poderá ser alterada pela farmácia, ou seja, deverá respeitar os preços, produtos e prazos conforme enviados pela Rede Associativa.
- Flexível: é uma sugestão de lista promocional, que após recebida pela farmácia a mesma poderá realizar alterações conforme sua necessidade, as manutenções do tabloide são realizadas através do programa Tabloide e Lista Plugpharma (Lançamentos > Estoque).
9. Como faço para restaurar os dados de um tabloide flexível?
Após realizar as alterações no Tabloide Plugpharma Flexível, e por um acaso queira restaurar o mesmo para a versão original é possível através do programa Integração Plugpharma, na opção Tabloide > F8 – Revisar Tabloide, abrirá uma nova tela com as opções:
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10. Como é o processo de importar uma Lista de Preços?
As Redes Associativas podem gerar Listas de Preços e disponibilizá-los aos seus Associados (farmácias) e o usuário deverá importar manualmente essa lista através do programa Integração Plugpharma na opção “Lista de Preços Plugpharma” e pressionar o botão Consultar, logo após a importação os produtos terão seus cadastros atualizados com os valores da Lista de Preços, em um campo específico e somente como leitura.
Para visualizar os dados da Lista de Preços poderá acessar o programa “Tabloide e Lista Plugpharma” localizado no menu Lançamentos > Estoque e selecionar a lista desejada.
11. Qual a diferença entre Lista de Preços e Tabloide?
Ambas são listas de produtos com descontos a serem aplicados nas vendas, porém há diferenças tais como:
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12. É possível um produto estar na Lista de preços e no Tabloide Plugpharma no mesmo período de vigência?
Sim, e durante a dispensação dos produtos em promoção o sistema respeitará a hierarquia de descontos do Softpharma.
13. É permitido a farmácia possuir uma Lista de Preços e/ou Tabloide Plugpharma e um Tabloide e/ou promoções da farmácia no mesmo período?
Sim, e durante a dispensação dos produtos em promoção o sistema respeitará a hierarquia de descontos do Softpharma.
14. O que é a lista de produtos alternativos do Plugpharma?
As Redes Associativas tem a opção de indicar no cadastro de produtos os produtos alternativos no Plugpharma, e posteriormente disponibilizar essa informação via webservice.
Para as farmácias importarem essa lista deverão acessar o programa Integração Plugpharma e selecionar a opção Lista de produtos alternativos e pressionar Consultar, então serão atualizados os cadastros dos produtos e durante a dispensação o sistema apresentará os produtos indicados como alternativos.
15. É possível atualizar o cadastro de produtos no Softpharma com as informações do Plugpharma?
Sim, o usuário poderá atualizar algumas informações no cadastro de produtos do Softpharma individual ou em lote.
- Individual: deverá acessar o cadastro de produto, informar um código de barras e pressionar ALT+P ou clicar nas setas localizadas ao lado do campo Cód. Barra e selecionar a opção “Informações auxiliares Plugpharma”, então abrirá uma tela com a comparação dos dados e o usuário poderá selecionar quais dados deseja atualizar.
- Em lote: no programa Integração Plugpharma, ao selecionar a opção “Lista de informações auxiliares de produtos” o sistema disponibilizará vários filtros onde o usuário poderá selecionar as opções desejadas e processar, ao final do processamento os produtos que corresponderam aos filtros informados serão atualizados.
16. Como é realizada a importação das mensagens de produtos PBMs?
As Redes Associativas tem a opção de gerar as mensagens de divulgação dos PBMs, e posteriormente disponibilizar essa informação via webservice.
Para as farmácias importarem essas listas deverão acessar o programa Integração Plugpharma e selecionar a opção Importar mensagens de produtos PBM, então serão atualizados os cadastros dos produtos e durante a dispensação o sistema apresentará os produtos indicados como PBM.
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