Estorno de Vendas Nas Franquias
Nesse guia veremos como realizar o estorno das vendas/trocas em todas modalidades de pagamento.
Pergunta n° 1: Como realizar o estorno de vendas nas Franquias de todas as formas de pagamento?
Resposta:
Forma de Pagamento: DINHEIRO / DEPOSITO
Para vendas registradas no dinheiro ou deposito, teremos de realizar a devolução pelo caixa e em seguida utilizar a tela de Outros Lançamento para efetuar o ressarcimento com o crédito gerado.
1º Acessar Outros Lançamentos
2º Selecionar Ressarcimento
3º Selecionar o Ciente
4º Selecionar o Crédito de Cliente
5º Clicar em F8 – Selecionar
6º - Clicar em F8 - Ok
Conforme a imagem abaixo:
Forma de Pagamento: CARTÃO/RETIRE NA LOJA
Para vendas realizadas no cartão ou retire na loja utilizaremos a tela de Cancelamento de Vendas Fora do Prazo (Antiga tela de Estorno do Financeiro das Vendas) localizada no Retaguarda>>Vendas:
Na ferramenta deveremos:
1º Inserir o código da venda
2º Clicar em Estornar
3º Clicar em Sim para finalizar
Conforme a imagem abaixo:
Forma de Pagamento: CHEQUE
Para vendas realizadas no cheque devemos realizar a devolução pelo caixa e em seguida dar baixa no título em aberto do cheque, utilizando o crédito gerado para o cliente, na tela de baixa de títulos.
Para dar baixa basta seguir os passos abaixo:
1º Acessar a tela de Baixa de Títulos
2º Localizar o Cliente
3ª Selecionar o título de cheque
4º Clicar em F8-Concluir
5º Selecionar a opção F6 – Crédito
Conforme a imagem abaixo:
6º Clicar na lupa para localizar o crédito
7º Selecionar o crédito a ser utilizado
8º Clicar em Selecionar
9º Clicar em F8 – Ok
Conforme a imagem abaixo:
10º Concluir
Forma de Pagamento: CREDIARIO
Para vendas realizadas no crediário deveremos realizar a devolução pelo caixa e em seguida dar baixa nos títulos em aberto do crediário referente a venda devolvida, utilizando o crédito gerado para o cliente.
1º Acessar a tela de baixa de títulos
2º Localizar o cliente
3ª Selecionar os títulos de crediário referente a venda devolvida
4º Clicar em concluir
Conforme a imagem abaixo:
5º Selecionar a opção F6 – Crédito
6º Clicar na lupa para localizar o crédito
7º Selecionar o crédito a ser utilizado (terá de selecionar um a um, repetindo os passos 5º ao 9º )
8º Clicar em Selecionar
9º Clicar em F8 – Ok
Conforme a imagem abaixo:
10º Concluir
Forma de Pagamento: VALE PRESENTE
Para vendas realizadas no vale presente, geralmente é realizada a troca de produto, pois não é correto realizar o ressarcimento desse valor, o cliente pode optar por deixar o crédito em aberto para utilizar em outro momento. Por isso, as vendas em vale presente devem ser somente devolvidas.
Atenção!
Quando
...
temos cancelamento/devoluções/estornos
...
de vendas que estão utilizando o crédito de cliente é porque a venda original já foi devolvida devemos realizar a devolução e verificar a forma de pagamento da venda original para então realizarmos os processos.
- Dinheiro - Devolução e ressarcimento
- Cartão - Devolução e baixa do crédito e dos títulos de cartão, veremos mais à frente nesse manual
- Cheque - Devolução e baixa do título do cheque utilizando o crédito
- Crediário - Devolução e baixa dos títulos utilizando o crédito
- Depósito – Devolução e ressarcimento
Lembrando que pode ser uma opção da loja realizar o ressarcimento de uma venda registrada no cartão, se o cliente optar por isso é só realizar a devolução e o ressarcimento.
DUAS OU MAIS FORMAS DE PAGAMENTO:
Para vendas realizadas utilizando duas ou mais formas de pagamento deveremos realizar a devolução pelo caixa e em seguida pelo retaguarda a baixa do crédito de cliente e dos títulos de cartões.
OBS 1: Esse processo deixará o caixa com valores divergentes, pois não existe como separar o crédito gerado para anular as distintas formas de pagamento.
Nesse caso deveremos sempre alertar o cliente que o processo resultará em uma falta no caixa.
OBS 2: Devemos sempre realizar a BAIXA do crédito e dos títulos de cartão, pois caso seja feito o cancelamento impactará a integração com o sistema da Arezzo&Co.
Vejamos o exemplo de devolução da venda abaixo, onde o pagamento foi em Dinheiro e Cartão:
Ao realizarmos a devolução dessa venda será gerado um crédito de R$ 279,90.
Como é gerado um crédito só para as duas formas de pagamento não é possível realizarmos o ressarcimento do valor em dinheiro, uma vez que a tela de ressarcimento só ressarce o valor integral do crédito.
Dessa forma devemos realizar a BAIXA do crédito pela tela Financeiro >> Títulos a Receber, basta localizar o crédito conforme os filtros abaixo:
1º Selecionar o crédito
2º Clicar em BAIXAR
3º Selecionar a conta
4º Clicar em F8 - Baixar
Após a baixa do crédito devemos realizar a baixa dos títulos de cartões acessando Financeiro >> Controle de Cartões, basta realizar os filtros que localizem os títulos e clicar em F8 - Filtrar
Selecione os títulos a serem baixados e clique em Baixar Títulos e confirme clicando em Sim.
OBS: Cuidado, pois ao abrir a tela vem selecionando todos os títulos de cartões.
Para vendas em Cheque e Crediário, também deverão ser baixados os títulos pelo retaguarda conforme a orientação de baixa
de crédito, basta mudar o filtro para Crediário ou Cheque:
Forma de Pagamento: CREDITO DO CLIENTE+
...
DINHEIRO
Cliente entrou em contato pois registrou de forma errada uma venda com as formas de pagamento crédito de cliente e dinheiro.
Realizar o processo inverso, ou seja, a devolução dos itens que foram vendidos e venda os itens que foram devolvidos
Passar a venda correta registrando primeiro o valor em dinheiro correto e depois utilizar o crédito do cliente, isso gerará uma sobra de crédito que deverá ser ressarcida no caixa.
Forma de Pagamento: CREDITO DO CLIENTE+CARTÃO
Cliente entrou em contato pois registrou de forma errada uma venda com as formas de pagamento crédito de cliente e cartão.
Realizar o processo inverso, ou seja, a devolução dos itens que foram vendidos e venda os itens que foram devolvidos
Após isso, deverá ser passada a venda correta registrando primeiro o valor em cartão correto e depois utilizar o crédito do cliente, isso gerará uma sobra de crédito que deverá ser BAIXADA pelo retaguarda. Em seguida deverá ser baixado o título de cartão da venda registrada de forma errada. Conforme explicado nos passo acima neste manual.
Forma de Pagamento: CREDITO DO CLIENTE+ CREDIÁRIO
Cliente entrou em contato pois registrou de forma errada uma venda com as formas de pagamento crédito de cliente e crediário.
Realizar o processo inverso, ou seja, a devolução dos itens que foram vendidos e venda os itens que foram devolvidos
Após isso, deverá ser baixados os títulos do crediário da venda registrada errada utilizando o crédito gerado na operação inversa. Ficará sobrando somente o valor de crédito original, dessa forma a venda correta poderá ser registrada.
E Pronto!
Em anexo tem o material para ser baixado ;)
Um Grande Abraço e até a próxima!
Devoluções - Cancelamento de Vendas registrada de forma errada.pptx
Palavras chave: Seta, SetaDigital, SetaERP, Linx SetaDigital, Calçados.