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Estorno de Vendas Nas Franquias

Nesse guia veremos como realizar o estorno das vendas/trocas em todas modalidades de pagamento.


Pergunta n° 1: Como realizar o estorno de vendas nas Franquias de todas as formas de pagamento?

Resposta: 

Forma de Pagamento: DINHEIRO / DEPOSITO

Para vendas registradas no dinheiro ou deposito, teremos de realizar a devolução pelo caixa e em seguida utilizar a tela de Outros Lançamento para efetuar o ressarcimento com o crédito gerado.


1º Acessar Outros Lançamentos

2º Selecionar Ressarcimento

3º Selecionar  o Ciente

4º Selecionar o Crédito de Cliente

5º Clicar em F8 – Selecionar

6º - Clicar em F8 - Ok


Conforme a imagem abaixo:


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Forma de Pagamento: CARTÃO/RETIRE NA LOJA

Para vendas realizadas no cartão ou retire na loja utilizaremos a tela de Cancelamento de Vendas Fora do Prazo (Antiga tela de Estorno do Financeiro das Vendas) localizada no Retaguarda>>Vendas:


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Na ferramenta deveremos:

1º Inserir o código da venda

2º Clicar em Estornar

3º Clicar em Sim para finalizar


Conforme a imagem abaixo:


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Forma de Pagamento: CHEQUE

Para vendas realizadas no cheque devemos realizar a devolução pelo caixa e em seguida dar baixa no título em aberto do cheque, utilizando o crédito gerado para o cliente, na tela de baixa de títulos.


Para dar baixa basta seguir os passos abaixo:

1º Acessar a tela de Baixa de Títulos

2º Localizar o Cliente

3ª Selecionar o título de cheque

4º Clicar em F8-Concluir

5º Selecionar a opção F6 – Crédito


Conforme a imagem abaixo:


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6º Clicar na lupa para localizar o crédito

7º Selecionar o crédito a ser utilizado

8º Clicar em Selecionar

9º Clicar em F8 – Ok


Conforme a imagem abaixo:


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10º  Concluir


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Forma de Pagamento:  CREDIARIO

Para vendas realizadas no crediário deveremos realizar a devolução pelo caixa e em seguida dar baixa nos títulos em aberto do crediário referente a venda devolvida, utilizando o crédito gerado para o cliente.


1º Acessar a tela de baixa de títulos

2º Localizar o cliente

3ª Selecionar os títulos de crediário referente a venda devolvida

4º Clicar em concluir


Conforme a imagem abaixo:


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5º Selecionar a opção F6 – Crédito

6º Clicar na lupa para localizar o crédito

7º Selecionar o crédito a ser utilizado (terá de selecionar um a um, repetindo os passos 5º ao 9º )

8º Clicar em Selecionar

9º Clicar em F8 – Ok


Conforme a imagem abaixo:


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10º  Concluir


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Forma de Pagamento: VALE PRESENTE

Para vendas realizadas no vale presente, geralmente é realizada a troca de produto, pois não é correto realizar o ressarcimento desse valor, o cliente pode optar por deixar o crédito em aberto para utilizar em outro momento. Por isso, as vendas em vale presente devem ser somente devolvidas.


Atenção!

Quando

...

temos cancelamento/devoluções/estornos

...

 de vendas que estão utilizando o crédito de cliente é porque a venda original já foi devolvida devemos realizar a devolução e verificar a forma de pagamento da venda original para então realizarmos os processos.

  • Dinheiro - Devolução e ressarcimento
  • Cartão - Devolução e baixa do crédito e dos títulos de cartão, veremos mais à frente nesse manual
  • Cheque - Devolução e baixa do título do cheque utilizando o crédito
  • Crediário - Devolução e baixa dos títulos utilizando o crédito
  • Depósito – Devolução e ressarcimento

 

Lembrando que pode ser uma opção da loja realizar o ressarcimento de uma venda registrada no cartão, se o cliente optar por isso é só realizar a devolução e o ressarcimento.

 

DUAS OU MAIS FORMAS DE PAGAMENTO:

 

Para vendas realizadas utilizando duas ou mais formas de pagamento deveremos realizar a devolução pelo caixa e em seguida pelo retaguarda a baixa do crédito de cliente e dos títulos de cartões.

OBS 1: Esse processo deixará o caixa com valores divergentes, pois não existe como separar o crédito gerado para anular as distintas formas de pagamento.

Nesse caso deveremos sempre alertar o cliente que o processo resultará em uma falta no caixa. 

OBS 2: Devemos sempre realizar a BAIXA do crédito e dos títulos de cartão, pois caso seja feito o cancelamento impactará a integração com o sistema da Arezzo&Co.

 

Vejamos o exemplo de devolução da venda abaixo, onde o pagamento foi em Dinheiro e Cartão:


Uma imagem contendo Tabela

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Ao realizarmos a devolução dessa venda será gerado um crédito de R$ 279,90.

Como é gerado um crédito só para as duas formas de pagamento não é possível realizarmos o ressarcimento do valor em dinheiro, uma vez que a tela de ressarcimento só ressarce o valor integral do crédito.

Dessa forma devemos realizar a BAIXA do crédito pela tela Financeiro >> Títulos a Receber, basta localizar o crédito conforme os filtros abaixo:

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamenteImage Modified

 

1º Selecionar o crédito

2º Clicar em BAIXAR

3º Selecionar a conta

4º Clicar em F8 - Baixar

 Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente com confiança médiaImage Modified


Após a baixa do crédito devemos realizar a baixa dos títulos de cartões acessando Financeiro >> Controle de Cartões, basta realizar os filtros que localizem os títulos e clicar em F8 - Filtrar


Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamenteImage Modified


Selecione os títulos a serem baixados e clique em Baixar Títulos e confirme clicando em Sim.

OBS: Cuidado, pois ao abrir a tela vem selecionando todos os títulos de cartões.


Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamenteImage Modified


Para vendas em Cheque e Crediário, também deverão ser baixados os títulos pelo retaguarda conforme a orientação de baixa 

de crédito, basta mudar o filtro para Crediário ou Cheque:


Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamenteImage Modified


Forma de Pagamento: CREDITO DO CLIENTE+

...

 DINHEIRO

Cliente entrou em contato pois registrou de forma errada uma venda com as formas de pagamento crédito de cliente e dinheiro.

Realizar o processo inverso, ou seja, a devolução dos itens que foram vendidos e venda os itens que foram devolvidos 

Passar a venda correta registrando primeiro o valor em dinheiro correto e depois utilizar o crédito do cliente, isso gerará uma sobra de crédito que deverá ser ressarcida no caixa.


Forma de Pagamento: CREDITO DO CLIENTE+CARTÃO

Cliente entrou em contato pois registrou de forma errada uma venda com as formas de pagamento crédito de cliente e cartão.

Realizar o processo inverso, ou seja, a devolução dos itens que foram vendidos e venda os itens que foram devolvidos 

Após isso, deverá ser passada a venda correta registrando primeiro o valor em cartão correto e depois utilizar o crédito do cliente, isso gerará uma sobra de crédito que deverá ser BAIXADA pelo retaguarda. Em seguida deverá ser baixado o título de cartão da venda registrada de forma errada. Conforme explicado nos passo acima neste manual.


Forma de Pagamento: CREDITO DO CLIENTE+ CREDIÁRIO

Cliente entrou em contato pois registrou de forma errada uma venda com as formas de pagamento crédito de cliente e crediário.

Realizar o processo inverso, ou seja, a devolução dos itens que foram vendidos e venda os itens que foram devolvidos 

Após isso, deverá ser baixados os títulos do crediário da venda registrada errada utilizando o crédito gerado na operação inversa. Ficará sobrando somente o valor de crédito original, dessa forma a venda correta poderá ser registrada.


E Pronto!

Em anexo tem o material para ser baixado ;)

Um Grande Abraço e até a próxima!


Devoluções - Cancelamento de Vendas registrada de forma errada.pptx










Palavras chave: Seta, SetaDigital, SetaERP, Linx SetaDigital, Calçados.