Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Expandir

Nessa etapa, ao(s) respectivo(s) produto(s) filtrado(s), será possível incluir o respectivo código de benefício fiscal, sinalizando o CST e UF que será aplicado.

Ao mesmo produto, pode ser cadastro vários códigos, tudo depende do CST e UF a ser aplicado.


Figura 09 - Código Benefício Fiscal


Aviso

O funcionamento da tela permanece o mesmo do existente no cadastro de produto, aba “Inf. Fiscais”.


Extrair

Configuração por Operação

Expandir

A opção “Configuração por operação” representa a junção dos mecanismos que foram retirados e demonstrados no começo desse artigo, sendo a tela de “Operações fiscais”, “Vínculo da operação fiscal na filial” e “CST’s fixos no cadastro de série”.

O objetivo da junção e criação é reduzir a complexidade nas amarrações de informação.

Vamos entender um pouco melhor sobre a funcionalidade de cadastro...

Caso exista alguma particularidade na definição de tributação em algum documento fiscal a ser emitido, como por exemplo, onde não deve ser informado configuração tributária para os respectivos produtos, mas sim uma informação fixa, será possível fazer a configuração nessa aba e selecionando a operação que será aplicada. Porém, por mais que a configuração seja criada, será aplicado os valores configurados apenas as filiais selecionadas (botão “Aplicar p/ filiais”), caso contrário, o documento fiscal será emitido com base na tributação configurada ao respectivo produto.


Ao

Image Removed

Image Added clicar em Image Modified ou na tecla de atalho F5 um registro, deve se atentar aos seguintes campos, sendo:

  • Operação: O valor do campo operação defini em qual operação as parametrizações serão aplicadas;
  • Tipo de preço a ser utilizado: Ao definir o tipo de preço a ser utilizado diante da configuração criada para determinada operação, o valor selecionado irá retornar o configurado ao respectivo produto.

Importante saber, que esse campo está liberado apenas as operações: Perdas e Outras Operações > Produtos. 

  • Tipo de operação: Define se o tipo de operação é “Entrada” ou “Saída” ao emitir o documento fiscal.

Essa opção será passível de preenchimento apenas para a operação de: Outras Operações > Produtos, Outras Operações > Bens do Ativo e Remessa para conserto.

  • Tipo de Destinatário: Defini de onde será buscado o cadastro do destinatário, podendo ser “Cliente” ou “Fornecedor”.

Essa opção será passível de preenchimento apenas quando a operação for igual a: Outras Operações > Produtos e Outras Operações > Bens do Ativo.

  • Grupo “Inf. Estadual”:Os valores a serem preenchidos nesse grupo será levado em consideração a operação cadastrada e aplicando o valor a todos os produtos na emissão do documento fiscal.

Importante saber que o campo não é obrigatório de preenchimento, e caso não seja preenchido nenhum valor, não irá resultar em erro na emissão e será definido a configuração tributária configura aos respectivos produtos.

  • Grupo “Inf. Federal”: Os valores a serem preenchidos nesse grupo será levado em consideração a operação cadastrada e aplicando o valor a todos os produtos na emissão do documento fiscal.

Importante saber que o campo não é obrigatório de preenchimento, e caso não seja preenchido nenhum valor, não irá resultar em erro na emissão e será definido a configuração tributária configura aos respectivos produtos.

  • CFOP: O maior impacto no preenchimento de valor neste grupo se refere as operações Outras Operações > Produtos, Outras Operações > Bens do Ativo e Remessa para conserto, pois nessas operações se faz necessário a configuração de uma operação e vínculo do CFOP, seja nesse grupo para respeitar o valor de CST ou CSOSN fixo, como a correção no grupo “CFOP por CST/CSOSN” por CST ou CSOSN.
  • Grupo CFOP por CST/CSOSN: O maior impacto no preenchimento de valor neste grupo se refere as operações Outras Operações > Produtos, Outras Operações > Bens do Ativo e Remessa para conserto, pois nessas operações se faz necessário a configuração de uma operação e vínculo do CFOP, seja nesse grupo para respeitar o valor de CST ou CSOSN fixo, como a correção no grupo “CFOP por CST/CSOSN” por CST ou CSOSN.

Em especial nesse grupo, será atribuído o CFOP configurado para determinado CST ou CSOSN preenchido no documento fiscal para a sua respectiva tributação conforme configurado no passo “Configuração tributária”.

  • Informação complementar: Nesse campo, caso exista a necessidade de informar no documento fiscal uma informação fixa, basta criar um registro para a operação desejada e inclusão de valor.
    Sempre que existir valor preenchido em determinada operação, será acrescentado na emissão do documento fiscal a informação preenchida.


Image Modified: Ao cadastrar uma “Configuração por operação”, sempre será necessário informar a filial que irá utilizar a operação.

O intuito da opção é reduzir cadastros por filial, para que assim, determinada operação cadastrada se aplica a uma ou mais filiais. Porém, o cadastro fica a critério do usuário.


Aviso
Exceto as operações Outras Operações > Produtos, Outras Operações > Bens do Ativo e Remessa para conserto, não será possível cadastrar mais de uma “Operação” para a mesma loja.


Parâmetros:

- Realiza operação fora do estado: Ao marcar este parâmetro, será permitido cadastrar o valor de CFOP para fora do estado.

- Emissão própria: Ao marcar este parâmetro, ao informar o valor no campo “Tipo de operação” igual a “Entrada”, o Linx Big Farma entende que a emissão de entrada será de emissão própria, ou seja, emissão de um documento fiscal de entrada.

- Desfazer CF-e duplicado: Ao marcar este parâmetro, será preenchido dados de forma automática ao cadastrar a configuração por operação.

Essa opção será passível de marcação apenas se existir alguma filial no Estado do Ceará.


Image Modified: Caso exista duplicidade de informações e uma para cada filial selecionada devido uma possível migração ou importação de informações, ao clicar nesse botão, será feito um agrupamento de informações, e caso sejam idênticas será mantido apenas uma configuração e marcação de todas as filiais.


Image Modified: A consulta do gestor tributário tem como responsabilidade buscar informação tributária de um ou mais itens, com isso realizando a conferência de informações no cadastro vs o retornado pelo nosso gestor tributário.

Ao localizar inconsistência, será retornado para o usuário a necessidade de atualização.


Aviso

Caso o produto seja aberto via cadastro de produto, e não seja feito nenhuma pesquisa na nova tela de configuração tributária, ao

Image Removed

Image Added clicar no botão Image Modified será feito a consulta apenas do item aberto, caso contrário, feito a abertura da tela via menu será feito a consulta da base total do cadastro de produtos.



Funcionamento das Rotinas na Emissão de Documentos Fiscais e Escrituração Fiscal Diante das Modificações

...