...
Painel | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||
|
1 Introdução
O sistema de Automação Ipiranga é integrado com o aplicativo Abastece Aí. Com esta integração, o cliente pode efetuar o pagamento de suas compras através do aplicativo instalado em seu smartphone por QR Code digitado.
2 Requisitos
- Módulos Ipiranga e Sinapse liberados na intranet;
A versão mínima exigida do AutoSystem é a 3.3.1.79;
3 CF-e e MF-e SAT
Para emissores CF-e e MF-e SAT os motivos de movimentação devem ter o campo Tipo pagamento CF-e configurado com a opção "Programa de fidelidade, Cashback, Crédito Virtual", conforme imagem abaixo:
...
Em caso de PAF, para mais detalhes da configuração das formas de pagamento, consulte o módulo de configuração das formas de pagamento no manual: Cadastros - Geral - AutoSystem, no tópico 4.14 Motivos de Movimentação.
3.
...
1 ECF/TEF
Para cadastrar Motivos de Movimentação através da aba ECF/TEF, é necessário inserir os campos Forma de Pgto ECF e Índice Totalizador conforme imagem abaixo:
...
Caso o processo de emissão do comprovante não seja realizado, não será possível finalizar a venda posteriormente.
4 Venda com Forma de Pagamento - Pedido Digitalizado
Aviso | ||
---|---|---|
| ||
Para a realização do processo de pagamento digitado o vendedor precisará estar cadastrado no Clube Vip. Para informações adicionais entrar em contato com a Ipiranga. |
...
Em seguida, para a realização do pagamento, o vendedor deve orientar o cliente entrar no aplicativo Abastece Aí instalado em seu smartphone.
No aplicativo, o cliente seleciona as seguintes opções: Pagar > QR CodeQr Code conforme imagem abaixo:
O cliente possui diversas formas de pagamento, sendo elas:
Dinheiro: Para a realização de pagamentos por dinheiro;
Dinheiro + Saldo:
4.1 Rotina de Vendas com Pagamentos PIX
A seguir, um exemplo da rotina de vendas utilizando forma de pagamento PIX:
Para realização de pagamento com valor específico em espécie e o restante de saldo que o cliente possui no aplicativo.
Cartão + Saldo: Para realização de pagamento com valor específico em cartão e o restante de saldo que o cliente possui no aplicativo.
Cartão de Débito: Para pagamentos com cartão de débito;
Cartão de Crédito: Para pagamentos com cartão de crédito;
Paypal: Caso utilize uma conta vinculado ao aplicativo Paypal.
Aviso | ||
---|---|---|
| ||
O valor a ser preenchido sob o produto comprado deverá permitir a integração do Abastece Aí e precisa ser exatamente do mesmo valor, caso contrário, a transação será rejeitada. |
No momento em que o cliente insere o valor para pagamento, ele possui uma opção para poder utilizar o saldo em que possui vinculado a sua conta. Desta forma, aparecerá a seguinte mensagem:
Ele pode estar escolhendo a melhor forma de pagamento, caso não queira utilizar o saldo, selecionar "Não quero usar agora", sendo assim, será direcionado para a próxima tela para selecionar outra forma de pagamento.
...
Uma vez escolhida a forma de pagamento e o benefício a adquirir (se houver), a tela seguinte mostrará o código a ser digitado no Caixa.
Após o respectivo código for informado pelo cliente, a tela seguinte será a de Fechamento de Caixa.
Esta tela demonstrará o valor que o cliente pagará e qual valor foi recebido pelo Caixa, bem como o troco (se houver)
Aviso | ||
---|---|---|
| ||
Caso seja escolhida a opção Cancelar nesta tela, toda a transação será cancelada. |
Após a confirmação, será geada a DANFE
A operação sendo realizada com sucesso, o Caixa deverá ficar livre automaticamente para uma próxima venda, caso contrário, a venda estará ainda pendente.
5 Cancelamento de Venda
Para o O cancelamento de uma venda, acessar o poderá ser realizado no módulo Caixa e em seguida o menu Operações > Cancelar última venda:
...
Após o cancelamento da venda, o usuário será notificado de que a venda foi cancelada e o reembolso solicitado à Ipiranga.
...
title | Importante |
---|
...