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O S@T é um sistema autenticador e transmissor de cupons fiscais eletrônicos (CF-e-S@T). Ou seja, é um equipamento que tem por objetivo documentar eletronicamente, as operações comerciais do varejo dos contribuintes do Estado de São Paulo.


Localização: Lançamentos > Faturamento > Vendas S@T


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Índice
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titleAtalhos de acesso rápido


Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2:Consulta de produtos e clientes
F3:Nova venda
F4:Finalizar venda
F5:Encomendas e Falteiros
F6:Consultar produtos por substância, farmacológico e terapêutico
F7:Vias adicionais
F10:Selecionar pessoas autorizadas
F11:Calculadora
F12:Consultar produtos com estoque positivo
ALT+NConsulta rápida de notas
ALT+MCompras por cliente
ALT+GControle de Tele Entregas
ALT+CCadastro de Clientes
ALT+TContas a Receber
ALT+PCadastro de Produtos
ALT+FSair do programa
CTRL+GAbrir gaveta de dinheiro
CTRL+PInforma posologia
CTRL+OOpções de integração



Como funciona?

Para gerar uma venda em S@T acesse o programa através do menu Lançamentos > Faturamento > Venda S@T.

Figura 01: Venda S@T


Aviso

Para que seja possível emitir as vendas do tipo S@T deverá:

  • Possuir o produto 84 - SAT-CF-e devidamente liberado para a farmácia.
  • O Estado (UF) do cliente, deverá participar do projeto de emissão de NFC-e, por gentileza confirmar essa informação com a sua Contabilidade.
  • Possuir acesso à internet.
  • Equipamento S@T bem como o Certificado Digital S@T, que deverão ser configurados no programa Configuração S@T (Parâmetros).
  • Impressora térmica não fiscal para emissão do Extrato do CF-e-S@T, que terá suas configurações realizadas através do programa Impres. e Terminais NFC-e S@T, e maiores funcionalidades no programa Impressora Térmica, ambos localizados no menu Parâmetros.

Na sequência informe o código de barras do item e a quantidade a ser dispensada. Este campo fica desabilitado quando estiver desmarcada a opção Pedir quantidade na venda no programa Parâmetros do Sistema (Parâmetros > Parâmetros > Vendas).

Através do campo % Desc deve ser informado o percentual de desconto que será aplicado no produto. Quando já houver um desconto configurado, o mesmo será carregado neste campo. Colocando o cursor do mouse sobre o ícone presente ao lado do campo, aparecerá a origem do desconto do item.

  • Ao lado de cada item inserido na fita detalhe, será exibido o ícone. Ao clicar sobre esse indicador, será exibido uma mensagem informando qual o tipo de desconto aplicado para esse(s) produto(s) sem a necessidade de editar a venda.


Figura 02: Identificando descontos.


O campo unitário é preenchido automaticamente pelo sistema com o valor unitário do produto.

  • Quando, nas parametrizações da empresa, o parâmetro "Pedir Desconto por Item" estiver marcado, será apresentado o ícone , sinalizando que é possível alterar o valor unitário do item.
  • E, se para o tipo de produto do item o parâmetro "Alterar preço na venda?" estiver desmarcado, a diferença entre o preço de venda do produto e o novo valor inserido, será calculada e inserida como desconto para o item.

Na sequencia deverá informar o matrícula do cliente no convênio onde a pré-venda será realizada, o usuário poderá pesquisar pelo cliente utilizando o atalho F2. Para fidelização de clientes Linx Conecta,  clique em , para maiores informações acesse: Linx Softpharma: Vendas Linx Conecta.

Dica

Em caso de tele entregas pode ser informado o telefone se o mesmo já estiver cadastrado no sistema, logo após carregar em tela as informações do cliente será preenchido automaticamente o convênio a qual pertence.


Informe o código do vendedor e a forma de pagamento que será feito o registro da venda Marque o campo como Tele Entrega quando orçamento for nessa modalidade. Desta forma o sistema solicitará as informações referentes ao endereço do cliente e troco e fará a impressão do endereço de entrega dos produtos. 

  • Quando desmarcada a tabulação 02 (vide Configurações do Usuário), permitirá substituir a forma de pagamento, ao consultar as formas de pagamento, estarão habilitadas somente as condições de pagamento disponíveis para essa venda.

  • As condições de pagamento que poderão ser trocadas no caixa deverão ter os mesmos percentuais de descontos (com senha, sem senha ou cobertura de oferta) configurado entre ela.

Informações

Será considerado o parâmetro "Isentar Taxa de Tele-Entrega" do convênio localizado no menu Cadastros > Convênio, na guia Parâmetros e sub-guia Vendas, ao qual o cliente esta vinculado. Dessa forma, na janela de "Informações Sobre Tele-Entrega", ao realizar a venda  para o convênio com isenção da taxa de tele-entrega logado na filial 1 e alterar para a filial 2,  será recalculado a taxa de tele-entrega com o valor que estiver configurado nela. Ou seja, ao alterar alguma informação, por exemplo bairro ou a filial de entrega, onde a taxa de tele-entrega é recalculada, o sistema verificará se o convênio está configurado para isentar a taxa de tele-entrega. Se voltar para a filial 1, será recalculada a taxa de tele entrega conforme configuração da filial.

Conforme o usuário for informando os produtos, os mesmos serão apresentados na fita detalhe (quadro do lado direito) com todos os produtos digitados com a sua quantidade e valor, inclusive o total da nota. Caso o produto tenha uma mensagem cadastrada, essa aparece na venda para o vendedor.

Nos campos de Totalizadores são apresentados a somatória dos itens da pré-venda

  • Em Total bruto informa o total da compra do cliente sem os descontos dos produtos.
  • Em Promoção média informa o valor dos descontos dos produtos que estão em promoção.
  • Informe o percentual de desconto negociado com o cliente. Este percentual somente será sob os produtos que não estão na promoção e que estejam liberados no cadastro Tipo de Produto para dar desconto.
  • No campo total da compra mostra o valor final do orçamento do cliente e pode ser utilizado para efetuar arredondamento na venda. Se o vendedor optar por digitar o valor cobrado do cliente, o sistema calculará automaticamente o valor do desconto e o percentual correspondente a este desconto. Porém, este arredondamento segue algumas regras:
    • Se o valor informado pelo vendedor exceder o valor total da nota, o sistema mantém o valor original.
    • Se o valor informado for menor que o permitido nos parâmetros do sistema, é solicitada uma senha de liberação para desconto acima do permitido.
    • Se o sistema estiver configurado nos Parâmetros da Empresa (Parâmetros > Parâmetros > Vendas)para arredondar somente os centavos, somente isto será permitido, uma vez que esses centavos arredondados não ultrapassem o máximo de desconto permitido para a condição de pagamento em que foi feita a venda.
    • Porém, permite o arredondamento da última casa dos centavos sem informar senha e sem respeitar o teto máximo de descontos da condição de pagamento.
    • Com isso, pretende-se reduzir as divergências de valores no caixa diário, vinculadas aos centavos de arredondamento em cada venda, além de facilitar e agilizar o fechamento do caixa ao final do período.
      • Exemplo: Valor da venda = R$ 18,45– Neste caso o usuário poderá arredondar até 98,40 sem informar senha de liberação. Importante: Alguns Estados da Federação não permitem o arredondamento do valor da venda.
  • O número de requisição é solicitado em todas as vendas a prazo para convênios que exigem o número de requisição de compra. Este número é enviado ao convênio no fechamento do mesmo para controle interno. Este campo somente é exibido se no Cadastro de Convênios estiver marcada a opção "Pedir número requisição na venda?".
  • Os campos Dólar/Peso/Guarani/Euro são exibidos somente quando o cliente configurar a cotação das moedas de câmbio nos Parâmetros da Empresa (Parâmetros > Parâmetros > Vendas). Neste caso o sistema exibe o valor total da compra do cliente já convertido para estas moedas, que são as mais utilizadas nas cidades de fronteira e no Paraguai.

Observações gerais

  • Ao pressionar F7 ou o botão "F7 - 1-2-3", habilita o campo "Vias de Impressão" permitindo ao usuário informar quantas vias gostaria de imprimir do documento fiscal.

  • O CTRL+O  utilizado para acessar a administradora de determinado cartão/convênio, iniciar uma venda PBM, entre outros. Observamos que, quando a descrição do PBM começar com "Iniciar", significa que a comunicação com o PBM ocorrerá apenas ao final do processo de venda. Para os os demais, a comunicação com o PBM iniciará após selecioná-lo.

  • Como configurar as vendas para quantidade 1 automaticamente? Acesse o Parâmetros da Empresa > Guias Vendas e desmarque a opção "Pedir quantidade na venda".

  • Como bloquear os descontos de determinado tipo de produto? Acesse o cadastro de tipos de produtos e selecione o tipo desejado e desmarque a opção de:

    • Liberar desconto no balcão: para bloquear os produtos cadastrados neste tipo de produtos a ganhar o desconto que o vendedor efetua no ato da venda.

    • Liberar desconto no convênio tele entrega: para bloquear os descontos efetuados pelo vendedor no ato da venda para as vendas em clientes cadastrados como tele entregas.

    • Liberar desconto no cheque pré-datado: para bloquear os descontos efetuados pelo vendedor no ato da venda para as vendas feitas na forma de cheque pré-datados.

  • Se o sistema estiver configurado para repetir itens na venda, esse parâmetro será respeitado somente se o usuário logado no sistema estiver com a Guia 1 do programa "Cupom Fiscal" DESmarcada. Caso contrário, será sempre somado 01 (um) à quantidade do item já informado anteriormente.

  • Quando a filial for Gerenciada pelo PlugPharma (Parâmetro > Filiais) e na configuração PlugPharma estiver marcado o parâmetro Informar/Enviar receita sem venda vinculada, será apresentado nas telas de venda um novo ícone de atalho para a tela de Prescrição Médica Instituto de Pesquisa / Plugpharma  a qual também é acessada pelo atalho CTRL + O.
    • Ao inserir informações de receitas e produtos prescritos serão gravados em banco de dados para envio diário ao Plugpharma.

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Como realizar vendas (condição de pagamento)?

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titleVendas à vista

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas à vista
FARMA:Linx Softpharma: Vendas à vista


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titleVendas a prazo

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas a prazo
FARMA:Linx Softpharma: Vendas a prazo


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titleVendas com cheque pré-datado

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas cheque pré-datado
FARMA:Linx Softpharma: Vendas cheque pré-datado


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titleVendas com cartão

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas cartão
FARMA:Linx Softpharma: Vendas cartão

Extrato do CF-e S@T

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titleComo é emitida a DANFE do S@T?

A diferença da da venda SAT para as demais está na impressão, cuja comunicação não será entre o Softpharma e a SEFAZ. Quando o usuário adicionar todas as informações necessárias, o sistema encaminhará as vendas para o banco de dados da farmácia e o equipamento S@T ficará responsável por:

  • Validar as informações da venda (XML):

  • Transmiti-la a SEFAZ;

  • Aguardar o retorno da SEFAZ quanto a autorização ou não do CF-e-SAT;

Sendo autorizada, o SAT receberá a confirmação e repassará a informação recebida ao Softpharma que executará o comando de impressão do Extrato do CF-e-SAT.

O CF-e-SAT será apenas um comprovante eletrônico, o comprovante físico que será entregue ao consumidor é o próprio "Extrato".

Vendas com Tele-Entrega

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titleComo realizar vendas tele-entrega?

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas Tele-entrega
FARMA:Linx Softpharma: Vendas Tele-entrega

Posologia

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titleComo imprimir a posologia?

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas Posologia
FARMA:Linx Softpharma: Vendas Posologia

Vendas de Psicotrópicos (Controlados)

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titleMais informações sobre vendas de produtos controlados

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas Psicotrópicos
FARMA:Linx Softpharma: Vendas Psicotrópicos

Vendas com Lotes e Vencimentos

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titleMais informações sobre vendas com lotes e vencimentos

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas Lotes e Vencimentos
FARMA:Linx Softpharma: Vendas Lotes e Vencimentos

Vendas com múltiplos vendedores

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titleMais informações sobre vendas com múltiplos vendedores

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas Múltiplos Vendedores
FARMA:Linx Softpharma: Vendas Múltiplos Vendedores

Vendas PBM

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titleMais informações sobre vendas com PBMs

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas PBM
FARMA:Linx Softpharma: Vendas PBM

Instituto de Pesquisas

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titleMais informações sobre instituto de pesquisa

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FARMA:Linx Softpharma: Instituto de Pesquisas
FARMA:Linx Softpharma: Instituto de Pesquisas

Vendas TEF

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titleMais informações sobre vendas com TEF

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas TEF
FARMA:Linx Softpharma: Vendas TEF

Serviços

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titleMais informações sobre a emissão de RPS e NFS-e.

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas de serviços
FARMA:Linx Softpharma: Vendas de serviços

Vendas com Linx Conecta

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titleMais informações sobre vendas com Linx Conecta

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas Linx Conecta
FARMA:Linx Softpharma: Vendas Linx Conecta

Cancelamentos

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titleComo cancelar vendas S@T

As notas/extratos poderão ser canceladas até 30 (trinta) minutos após sua impressão. Caso a emissão da nota tenha excedido esse tempo, será possível realizar apenas o cancelamento administrativo (Retorno de Cliente), que deverá ser  realizado no programa "Cancelamentos", semelhante ao cancelamento de NFC-e.

Para efetuar o cancelamento serão solicitadas as seguintes informações:

  • Nota Fiscal - Informe o número do Extrato emitido do CF-e referente a venda;

  • Tipo de Nota - Selecione a opção "Venda SAT";

Ao realizar o cancelamento, será emitido o extrato referente ao mesmo e nele constará, além das informações da venda, o "QR Code" da venda e o "QR Code" do cancelamento efetuado.

Vendas com Fidelidade Marka

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titleComo efetuar vendas utilizando sistema de fidelidade Marka?

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas Marka
FARMA:Linx Softpharma: Vendas Marka

Vendas Plugpharma

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titleMais informações sobre vendas com produtos Plugpharma

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FARMA:Linx Softpharma: Vendas Plugpharma
FARMA:Linx Softpharma: Vendas Plugpharma

Promoção Kit de Produtos / Venda Agregada

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titleMais informações sobre promoções por Kit de Produtos / Venda Agredada

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FARMA:Funcionamento na venda
FARMA:Funcionamento na venda


Configurações por Usuário

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titleComo efetuar configurações por usuários?

O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Cadastro de Usuários (Parâmetros > Usuários) informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa Vendas SAT - FAT102 e clique em . Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo:

Tabulações

  • Desmarque a tabulação 2 para habilitar o campo "forma de pagamento", permitindo assim a alteração da condição de pagamento.

  • Desmarque a tabulação 3 para bloquear os campos '%desc' e '%desconto' em todos os programas de vendas. É necessário atenção ao desmarcar esta tabulação, pois gera grandes impactos nas vendas, uma vez que bloqueia os campos de descontos.

  • Desmarque a tabulação 4 para que o usuário possa editar a pré-venda (F8) sem precisar senha de liberação.

  • Desmarque a tabulação 5 para que o usuário do caixa não tenha acesso a alterar o desconto que foi negociado e informado na pré-venda pelo vendedor.

  • Desmarque a tabulação 6 para que o usuário não tenha acesso a alterar o campo 'Tele entrega' (marcando/desmarcando) informado na pré-venda ao finalizá-la pelo caixa on-line.

  • Desmarque a tabulação 7 para que o vendedor não tenha acesso a atualizar os dados do cliente na venda com tele entrega. Neste tipo de venda, ao lançar informações de tele entrega diferente das cadastradas no sistema, o mesmo solicita se deseja atualizar o cadastro do cliente de acordo com as novas informações.

  • Desmarque a tabulação 9 para que o usuário do caixa não consiga alterar nenhuma informação da pré-venda ao finalizá-la. Com essa tabulação desmarcada a pré-venda fica totalmente engessada, não sendo possível alterar quantidades, valores, remover ou adicionar itens, etc.

  • Na venda de produtos para o "Cliente balcão" e que a farmácia utiliza o parâmetro de desconto por item, quando a tabulação 10 estiver desmarcada, o sistema trás o percentual de desconto zerado para que o vendedor possa informar. Essa opção é para que o vendedor não veja o percentual máximo de desconto que pode ser liberado, desta forma o vendedor vai tentando um percentual até que o sistema avise que está acima do limite. Com isso, pretende-se que a média de desconto baixe nas farmácias.

  • Se o percentual de descontos liberados na venda não aparecer na fita detalhe da venda para impressão e aparecer o caractere "*" (asterisco), isso é devido ao bloqueio feito pela guia 5 do est198 para não mostrar os descontos liberados ao cliente na consulta de produtos e na tela de vendas.

Guias

  • Quando proveniente do Caixa On-line, ou seja, finalização de uma pré-venda (F5), e a guia 01 estiver desmarcada solicitará a senha de liberação para poder excluir algum item digitado, observando que quando for venda direta o sistema não solicitará senha para exclusão do item.

  • Desmarque a guia 2 para que o usuário que está finalizando a pré-venda não tenha acesso a inserir novos itens na fita detalhe.

  • Desmarque a guia 3 para que o usuário, ao finalizar a venda, não tenha acesso a alterar o percentual de desconto de venda originado de uma pré-venda, ou seja, o desconto dado no balcão pelo vendedor será mantido. SOMENTE PARA VENDA EM CONCOMITÂNCIA.

  • Desmarque a guia 4 para que, ao deletar um item da fita detalhe seja solicitada a senha de liberação.

  • Desmarque a guia 5 para que o usuário não tenha acesso a reprocessar a venda no caixa, alterando as informações iniciais (F8).

  • Desmarque a guia 6 para que, quando o usuário adicionar um produto na fita detalhe não permita o fechamento da tela. Quando essa guia estiver desmarcada não será possível fechar a tela de vendas sem faturar a nota caso houver itens adicionados na fita detalhe.