Uma das situações mais comuns que acontece em uma loja, é a devolução de uma mercadoria ou a troca de produto ou numeração/tamanho. Neste treinamento, você irá aprender como realizar o processo de devolução e troca no SetaERP.
Como posso realizar a troca de um produto onde o cliente vai na loja e devolve o produto que tinha comprado e leva outro?
- Para realizar a troca de produto, onde o cliente vai na loja devolve o produto que tinha comprado anteriormente e leva outro produto, siga os passos abaixo.
Passo 01: Acesse o sistema SetaERP e, em seguida, clique no Módulo Caixa;
Passo 02: Na aba 1. Início, informe o vendedor responsável pelo atendimento (clique na lupa para pesquisar, caso necessário);
...
Passo 03: Pressione a tecla TAB ou clique na aba 2. Cliente e informe o nome, código, CPF ou o número do cartão do cliente (clique na lupa para pesquisar, caso necessário, ou pressione a tecla F5 para cadastrá-lo);
Obs.: é
Consigo realizar a devolução com informações incompletas no cadastro do cliente como CPF, endereço?
- Não é possível realizar devolução com cadastro incompleto, a receita não permite. É importante que o cadastro do cliente esteja completo para realizar o processo de devolução, sem a informação de CPF e Endereço, o sistema não permite finalizar o procedimento.
Passo 04: Pressione a tecla TAB ou clique na aba 3. Produtos, clique no botão (-) Troca ou pressione o sinal de menos (-) do teclado;
...
Passo 12: Verifique se o cliente deseja informar o CPF e, em seguida, clique no botão Finalizar Venda, imprimindo o comprovante da devolução.
O que fazer quando o cliente não quer levar outro produto?
- Caso a loja trabalhe com esta opção, é possível deixar o crédito do cliente em aberto para uma futura compra ou então, realizar a devolução do dinheiro para o cliente.
- O procedimento é o mesmo citado acima, porém, na aba 3. Produtos, apenas será informado o produto que está sendo devolvido, permanecendo com a bolinha vermelha. Neste caso, não será informado mais nenhum produto no lançamento.
3. Após informar o produto, clique na aba 4. Pagamento e observe que o valor do produto encontra-se no campo Crédito do Cliente, onde poderá ser consultado e utilizado futuramente.
4. Para finalizar, clique na aba 5. Finalização, verifique se o cliente deseja ou não informar o CPF e clique no botão Finalizar Venda.
Consigo verificar o crédito do cliente depois de realizar a devolução e não trocar por nenhum produto?
- Caso queira verificar o crédito em aberto para o cliente, pressione as teclas de atalho Ctrl + A ou acesse o Cadastro de Clientes.
- Localize o cliente desejado, selecione-o e clique no botão Financeiro.
3. Será aberta a tela Histórico Financeiro, onde poderá ser verificado, na lateral esquerda da tela, o valor de crédito que está disponível para o cliente.
4. Segue abaixo, um vídeo explicando o procedimento detalhado acima.
Bom vídeo!!
Conector de Widget | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
|